O “Logos” é o Pai ou é o Filho?
Essas pessoas que querem dividir o Pai e o Filho em duas pessoas distintas têm a maior dificuldade para responder a esta simples pergunta. Esta dificuldade vem pelo motivo dessas pessoas crerem que o Pai e o Filho são duas pessoas, dois seres distintos. Pois se de fato eles fossem realmente duas pessoas, então somente um deles seria O Logos, o que significa O Verbo, A Palavra. Pois se o Pai for O Logos (A Palavra) e O Filho também for O Logos (A Palavra) então fica evidente que os dois são a Mesma Pessoa. E é isto mesmo que a Palavra ensina, que O Logos é tanto O Filho quanto O Pai. Assim fica claro que O Pai e O Filho são a Mesma Pessoa, O Mesmo Ser. Vamos primeiro colocar os parágrafos onde o irmão Branham ensina que O LOGOS é O Filho e depois estaremos colocando também os parágrafos onde ele ensina que O LOGOS é o Pai, nisto ficará mais uma vez provado que O Pai e O Filho são a Mesma Pessoa, o Mesmo Ser.
82 Ou, como tenho passado por isto, os católicos chamam Isto: “a eterna filiação de Deus.”. . .Ora, como eu disse antes, a palavra nem mesmo faz sentido. Vejam, não pode haver um filho eterno, porque um filho tem que ter um princípio. E então Jesus teve um princípio; Deus não teve nenhum princípio. Veem? Mas o Filho era o. . . Não uma filiação eterna, mas o Filho que estava com o Pai no princípio era O LOGOS que saiu de Deus.
Perguntas sobre Hebreus parte 2, pregada em 1957
No principio era o Verbo (O LOGOS), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. São João 1:1
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. São João 1:14
Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
1 João 1:7
10 ... A primeira criação foi Deus mesmo e de Deus saiu o LOGOS, o qual foi o Filho de Deus, e do LOGOS, o qual era a Palavra. (“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou
entre nós”) e do LOGOS veio o homem.
12 Agora, “Nenhum homem jamais viu o Pai”. Nenhum homem pode ver Deus na forma corporal, porque Deus não está em forma corporal, Deus é um Espírito. Vê? Certo. “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que
está no seio do Pai, esse o fez conhecer”. João 1... Vê? Agora, notem, não havia nada, somente espaço. Não havia luz, nem trevas, nada, simplesmente o parecer era nada. Mas ali estava um grande Ser sobrenatural, Jeová Deus, o
Qual cobria todo espaço de todos os lugares o tempo todo. Ele era de eternidade à eternidade, Ele é o princípio da criação. Este é Deus. Não se podia ver nada, nem ouvir nada, nem sequer o movimento de um átomo no ar, nada, nem ar, nada, todavia Deus estava lá. Este era Deus. (Agora, vamos observar por alguns minutos, e depois de um tempo...) “Ninguém jamais viu...” Este agora, este é
o Pai. É Deus, o Pai.
13 Notem, então após um tempo, eu começo a ver uma pequena e sagrada Luz começando a se formar, como um pequeno halo ou algo, você somente poderia ver isto pelos olhos espirituais, enquanto estamos olhando, toda a igreja agora. Estamos parados juntos a um enorme corrimão, observando o que Deus está fazendo. E entraremos à esta pergunta aqui e voces verão como Ele a declara. Agora, não há ninguém que tenha visto a Deus, e a próxima coisa que começamos a ver, olhando pelos olhos sobrenaturais, é uma pequena e branca Luz formando-se ali. O que é isto? Isto foi chamado pelos leitores da Bíblia de: “Logos” ou “o ungido”, ou “a unção”, ou a-como eu ia dizendo, a parte de Deus que começou a se desenvolver em algo para que os seres humanos pudessem ter algum tipo de ideia do que Isto era, isto era uma pequena Luz movendo-se. Ele... Era a Palavra de Deus. Agora, Deus Ele mesmo deu a luz a este Filho o qual era antes mesmo que houvesse um átomo no... quero dizer antes que houvesse ar para fazer um átomo. Este foi... Vê? Jesus disse: “Glorifica-me Pai, com a glória que Nós tínhamos antes da fundação do mundo”. Vê? Lá no princípio...
14 Agora, em São João 1 Ele disse: “No princípio era o Verbo”. Quando o primeiro... “E o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós”. Deus mesmo revelando-se, chegando a ser um ser humano, vejam como Ele o fez. Agora, lá no princípio, quando este pequeno halo veio... Não podemos ver nada todavia, a não ser pelos olhos sobrenaturais é que podemos ver um halo permanecendo ali. Este é o Filho de Deus, o LOGOS, posso vê-lo com toda eternidade brincando como uma criança ao redor da porta do Pai. Vê? Então em Sua mente criativa, Ele começou a pensar nas coisas que iria criar, posso
ouví-Lo dizer: “Haja luz”. Quando Ele disse, um átomo explodiu e o sol veio a existência. Ela girou por centenas de milhões de anos, formando e queimando, e formando o que isto é hoje: ainda queimando, desintegrando-se átomos. Se
as cadeias de átomos da bomba atômica perdessem seu controle... esta terra seria como o sol ali no princípio, estaria desintegrando-se e explodindo. E se vocês pudessem ir a um outro continente e olhar fora dele, seria visto como um outro sol, onde os átomos estariam queimando esta terra, a cadeia de átomos perderiam seu controle e começariam a girar assim. E grandes chamas de fogo que saem do sol com temperaturas que chegam a bilhões de graus centígrados alcançam uma área de milhões e milhões de milhas.
15 Agora, observem isto. Formoso... Ele fez o sol. Então a primeira coisa você sabe, um grande pedaço de lava porosa se desprendeu pesando cerca... como esta terra, se foi, “lançou”... Então este LOGOS, o Filho de Deus, observa isto, Ele permite isto cair por centenas de milhões de anos até que Ele faz isto parar. Então uma outra se desprende e a deixa voar por milhões de anos e a detém. Agora, nós estamos parados observando-a vir a existência. Agora, Ele tem algo em Sua mente. E o que Ele está fazendo? Ele está escrevendo Sua primeira Bíblia. A primeira Bíblia que o homem leu foi o zodíaco, as estrelas. E isto é um perfeito... enquadra-se com esta Bíblia aqui. O zodíaco principia-secom a virgem. Correto? E com o que termina? Leo, o leão. Esta é a primeira vinda de Jesus, Ele veio através de uma virgem, na sua segunda vinda, vem como o Leão da tribo de Judá. Vê? Ele o desenhou todo, a idade de câncer, e tudo o demais. Agora, Ele colocou tudo no céu, todos os meteoros, pedaços de terra, ou o sol flutuando ali, posicionou-os. Agora, quando a ciência vai em busca dos meteoritos que têm caído, isto não desmente à Deus, somente confirma a mim. Vê? O faz mais real para mim. Notem, todos estes meteoritos que estão flutuando ali longe do sol quente, indo através do ar, lógico, e os têm colecionado. A primeira coisa você sabe, isto começou com uma bola de gelo.
Perguntas sobre Gênesis. Preg em 1953
O logos, e esta grande fonte; esta grande fonte de Espírito a qual não tinha nenhum principio ou nenhum fim. Este grande Espírito começou a formar na criação, e o logos que saiu disto era o filho de Deus. Era a única forma visível que o Espírito tinha. E isto era uma teofania, que significa um corpo, e o corpo era como de um homem.
Moises o viu quando passou pela... Pela rocha. E ele olhou para quilo, e disse, “aquilo se parecia como um homem de costas”.
Aquele é o mesmo tipo de corpo que recebemos quando morremos aqui.
Hebreus, capitulo 1 parágrafo 129 e 130
Vemos então que aquela mesma teofania se fez carne e recebeu o nome de Jesus Cristo.
“Porque estás rindo?” Veem, suas costas voltadas para aquilo. A Bíblia afirma isto: E as suas costas estavam voltadas para a tenda. (mas Ele sabia daquilo). Porque está ela lá atrás fazendo isto, vê você? Então, Ele disse: “Eu vou te visitar”.
Quem é este estranho companheiro? Você sabe o que aconteceu? Ele saiu dali e desapareceu. E a Bíblia diz que aquele era o Deus todo poderoso, Jeová, a grande fonte, aquela teofania, aquele LOGOS.
Certo pregador me disse algum tempo atrás, disse, “irmão Branham, você na realidade não pensa que aquele era Deus, pensa?” Eu disse, “A Bíblia disse,” Era Deus, Elohim”. Que Ele era o Deus todo poderoso, O El Shadai ( correto), O doador de forças, O que satisfaz. Amém! Oh, eu me sinto religioso. Pense nisso!
Aqui está Ele, agora. Eu vou lhe mostrar quem é Ele, e então você verá quem é o Filho. Aquele era Jesus, antes Dele ter O Nome humano “Jesus”!
Hebreus capitulo um parágrafo 147- 151
ATÉ AQUI NÓS TEMOS VISTO QUE O LOGOS é o Filho de Deus. Tem muito mais parágrafos onde o irmão Branham ensina que O Filho de Deus é O Logos, mas cremos que estes já são suficientes para provar isto. Agora estaremos colocando alguns parágrafos que provam também que O Pai é o Logos. Agora, se os dois forem duas pessoas distintas, então existe uma contradição na Mensagem. Mas nós já temos provado nos capítulos anteriores que o Pai e o Filho são O Mesmo Ser, a Mesma Pessoa, então não há contradição alguma na Mensagem.
79- Ele era Deus, o LOGOS, a Palavra que saiu de Deus. Quando, Ele começou a pairar sobre a terra, e produziu vida marítima. Quando o Espírito de Deus, o LOGOS, a Palavra, que Deus disse: "Haja," e lá se foi o LOGOS, que é a Palavra. E a Palavra começou a... porque tudo isto estava no LOGOS; a Palavra de Deus toda, a Bíblia toda, para cada era. E como o LOGOS começou a respirar sobre a terra, vida marítima surgiu; e desenvolvendo, a vida dos pássaros, continuando até à vida animal. E finalmente surgiu algo na representação, ou parecia aquilo que estava passando, pairando sobre isso, Deus, um homem na própria imagem de Deus.
80- Aquele homem caiu, como a semente tem que cair. E então Deus começou a pairar sobre isso, depois da queda. Ele levantou um-um Enoque, Ele levantou um Elias, Ele levantou um Moisés, Ele levantou profeta após profeta, tentando restaurar aquela imagem novamente. E, finalmente, sobre a terra veio a genuína imagem do Próprio Deus novamente, que foi Deus, o LOGOS feito carne e habitou entre nós.
81- Agora aquele mesmo LOGOS tem uma parte, Ele tem uma Noiva, e o mesmo LOGOS, esta Palavra que não pode ser modificada, está pairando sobre as igrejas hoje, tentando trazer de volta a Palavra à sua manifestação integral. O que, os-os profetas foram portadores daquela Semente, e as denominações de igreja têm sido portadoras daquela Semente agora. Agora note, rapidamente, mas como a casca abraça, contém a Semente agora, depois a deixa.
82- Jesus era Deus. Ele era. Seu Pai foi o grande LOGOS Ele mesmo. E Ele não podia derramá-Lo todo em Moisés, pois ele era um profeta.
A semente não herda com a palha. Pregada em 1964
13- ALGUNS DIZEM QUE O IRMÃO BRANHAM É O FILHO DO HOMEM. EU CRIA QUE A COLUNA DE FOGO ERA O FILHODO HOMEM. ESTOU ERRADO?
101- Bom, essa é uma boa pergunta, muito boa. Porém eu não sou o Filho do homem, mas um filho do homem. Há bastante diferença. Jesus Cristo era o Filho do Homem, o Filho de Deus, o Filho de Davi.
102- Agora, a razão pela qual provavelmente lhe foi feita essa pergunta a esta pessoa ou foi dita, porque a gente me considera como um vidente, o que eu nunca tenho... aqui tenho uma pergunta absolutamente explodindo-me nisto. Veem? Porém eu...eu... .eu... você... você. Quando eu leio estas perguntas verão porque respondo as coisas na maneira que o faço. Até que sou definitivamente guiado a fazer algo [veem?], então eu... Eu direi o que devo dizer. Mas não tem chegado a hora.
103- Portanto não sou o - o - o ungido Filho do homem. Não reclamo ser Seu profeta. Muitas vezes o tenho dito quando pensei que não o disse, me tem captado na gravação. Porém algumas vezes digo isso, por que se você quer dar em termos "um profeta" em inglês, meramente é um pregador. Qualquer um sabe disso, consiga o dicionário. Veem? Sob o dicionário de inglês um profeta é um pregador. Porém no hebreu, ou grego um profeta é um vidente.
104- Assim sendo não quero chamar-me outra coisa senão seu irmão. Sou seu irmão, e você apenas considere-me como o irmão Bill, ou o Irmão Branham ou o que for que desejes fazer acerca disso Isso - isso está bem. Isso é qualquer.. O que você creia reserve isso para você mesmo. Veem vocês?
105- E agora, que era essa outra pergunta? Começo a envolver me nestas, esqueço o que eram as coisas. Uma delas era: "Era eu o Filho do homem? e.. Aqui está, creio eu "o Filho do homem ou a Coluna de Fogo era o Filho do homem?”Não! A Coluna de Fogo é a unção.
106- A Coluna de Fogo.. Agora, possivelmente isto vá um pouco profundo a menos que seja alguns de vocês, os teólogos o Dr. Vayle, provavelmente o irmão aqui e alguns destes ministros aqui de Arkansas e os - meus bons amigos ao redor, eles provavelmente saibam.
107- Agora, essa Coluna de Fogo é O LOGOS que saiu de Deus. O LOGOS o qual efetivamente é o atributo da Plenitude de Deus. Quando Deus se converte à forma em que podia ser visto, Isso era a unção do grande Espírito que saiu, descendo, vindo, Deus o Pai, O LOGOS que esteve sobre Israel, que.. Ele era Santo, não levava pecado. Tinha que haver uma oferta de sangue no Éden mesmo. Então aquele Logos se encarnou e habitou entre nós e onde habitou este Logos num Corpo humano que era o Sacrifício
108- Quando o homem foi feito a imagem de Deus... E então Deus desceu à imagem do homem para redimir ao homem isso uniu a Deus e ao homem. Os céus e a torra se abraçaram e se beijaram um ao outro, Deus e o homem se abraçaram um ao outro como Paternidade e filiação quando O LOGOS se encarnou e habitou em nosso meio.
109- Jesus disse: "Vim de Deus e vou para Deus" Esta isso correto? Depois de Sua morte, sepultura, ressurreição e ascensão, quando o corpo foi assunto e assentou-se a destra de Deus Agora, não quero dizer que Deus tenha uma destra, Deus é um Espírito. Porém a destra significa: em poder e autoridade de Deus "Do qual toda família no céu ou na terra toma o seu nome". [Efésios 3 15 ] Tudo na terra é nomeado e submisso à Ele, um Nome sobre todo nome: Jesus Cristo.
110- Agora, este Logos que havia n'Ele, o Qual era o Espírito de Deus, a Unção, por meio da graça santificadora do Sangue trouxe a muitos filhos a Deus que estão ungidos com este mesmo LOGOS.
111- Agora, no dia de Pentecostes Ele desceu, essa Coluna de Fogo e se espalhou nessa forma, e línguas de fogo se assentaram sobre cada um deles, não suas línguas, mas línguas de fogo pousaram sobre cada um deles, um grupo escolhido e selecionado, identificado por esta Coluna de Fogo mostrando que Deus espalhou de Si mesmo sobre o homem, não captaram isto? Deus, O LOGOS, se derramou no homem. Deus, não numa pessoa, Ele está em Sua Igreja Universal! Essa é a razão pela qual Ele disse: "As obras que Eu faço, vós também as fareis; mais". Agora, sei que King James diz: "maiores", porém a tradução correta que há é: "mais que estas vós fareis". Deus foi contido e confinado num Homem, Jesus Cristo. Porém agora Ele está contido e confinado em toda a Igreja Universal do Deus vivo.
112- Agora mesmo, enquanto Deus está aqui falando em nossos corações aqui, Ele está na África, está na Ásia, está na Europa, está na Inglaterra. Onde quer que seja que se congreguem os crentes, aí Ele está no meio deles.
113- Agora, depois de sua morte, sepultura e ascensão e a vinda do Espírito Santo, Paulo de caminho - o qual era Saulo - a Damasco, foi derrubado por uma Coluna de Fogo: O LOGOS. E aquele Judeu nunca haveria chamado "Senhor" aquela Coluna de Fogo a menos que ele soubesse que Ela era o mesmo LOGOS que seu povo seguiu através do deserto. Veem? Agora, quilo não era o Filho do homem, aquilo era O LOGOS.
114-Agora, dizemos isto com reverência e amor e respeito. Veem? Como Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre e também nos últimos dias, assim como foi antes do tempo de Ló, ou no tempo de Ló em Sodoma, assim também será no dia que o Filho do homem se der a conhecer outra vez, manifestando-se por Si. Agora, nestes últimos dias O LOGOS que estava sobre Jesus - do qual Ele se tem convertido outra vez à Coluna de Fogo de novo e tem descido à terra para [ ia dizer algo, porém observo a fita. Eles não creriam isso se vocês contassem. Não faria nenhuma diferença. Eles... A gente não o creria, mas omitirei isto porém tem descido para, como um juízo de investigação continuando.
115- E agora, esta grande Coluna de Fogo que absolutamente tem sido identificada mesmo pelas câmeras científicas que hoje em dia há aqui na terra... Aí está pendurada a fotografia D'Ela. Creio que ainda está aí, não é isso correto? Esta aí? Provado cientificamente pelo melhor que temos. George J. Lacy, o chefe do Negócio de investigações Federais [F.B.I.] para vestígios digitais e documentos, disse: "Eu mesmo o chamava psicologia, Reverendo Branham, porém," disse, "a luz traspassou as lentes. A coloquei sob luzes de raios ultra vermelhos e o tive em prova aqui por quatro ou cinco dias. E a Luz traspassou as lentes. E estas lentes não fotografariam a psicologia!" Agora, isso está identificado.
116- Então vigie as obras d'Ela. Ela em nosso meio prova o mesmo Jesus que viveu uma vez na Palestina, o mesmo Espírito que estava sobre Ele tem subido através de um Corpo até que Ela regresse a Cabeça outra vez, que Ele logo vem reclamar o Corpo, Amém, a Cabeça vindo ao Corpo. O captaram? Isso será o Filho de Deus, o Filho do homem o Filho de Davi, o Eu Sou, a Rosa de Saron, o Lírio dos Vales, a Estrela da manhã.
Perguntas e Respostas numero 2 parágrafo105-120. Pregada em 1964
Nós vemos provado aqui que O Pai e O Filho são O Logos de Deus. Portanto os dois são a Mesma Pessoa, ou então há uma contradição na Palavra de Deus. Mas esta contradição não existe, pois está claro na Bíblia Sagrada que O Pai e O Filho são a Mesma Pessoa. Como já dissemos antes, Pai, Filho e Espírito Santo são três Manifestações da Mesma Pessoa, a qual é Deus. Deus Se Manifestou como Pai no Velho Testamento, como Filho quando nasceu aqui na terra e como Espírito Santo Ele está Se manifestando hoje dentro da Sua Igreja. Isto é, Como Pai foi Deus sobre nós, como Filho foi Deus conosco e como Espírito Santo é Deus em nós.
Disse agora, Ele disse: “Eu e Meu Pai somos Um”, não: “Eu e Meu Pai somos três,” Jesus disse...
Agora, o credo diz: “Eu e Meu Pai somos três”, porém a Bíblia disse, e Jesus disse: “Eu e Meu Pai somos Um”. Isso é Maravilhoso! Veja como Deus Se fez carne (Aleluia), não alguma segunda, ou terceira, ou quarta pessoa, porém o Próprio Deus. Jesus disse assim! Argumente com Ele, não comigo; eu estou apenas dizendo o que Ele disse. “Eu e Meu Pai somos Um. Não sou Eu que faço as obras, é Meu Pai; Ele habita em Mim. Se vós não credes em Mim, crede na Palavra, porque Ele é a Palavra. E a Palavra foi feita carne e Eu sou. No princípio era a Palavra”.
Este mesmo escritor do Evangelho, João, disse: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós,... Isso faz a Ele e a Deus a mesma pessoa se Deus é a Palavra e Ele é a Palavra; “Eu e Meu Pai somos Um”, então. Oh, isso é Maravilhoso. Sim, senhor! Tantas coisas poderíamos dizer sobre isso. Maravilhosas, coisas que Ele disse.
Senhores, queríamos ver a Jesus. Pagina 22
Se os dois são O Logos, a Palavra, então é evidente que o Pai e o Filho são a Mesma Pessoa. Se não fosse assim então teríamos dois Logos, duas Palavras e consequentemente dois Deuses também. Mas já temos provado neste capítulo que eles são a Mesma Pessoa. Portanto, Pai, Filho e Espírito Santo são três Manifestações do mesmo Ser, o qual é Deus, o Criador. O irmão Branham ensina que Deus foi o Pai quando Ele estava na Forma da Coluna de Fogo guiando o povo de Israel no deserto, Ele foi O Filho quando nasceu na terra em carne humana e como Espírito Santo foi desde que Ele desceu para dentro do homem no dia de Pentecostes. Então nós vemos que foi o irmão Branham que ensinou que O Logos, a Coluna de Fogo no deserto foi o Pai, assim nós vemos que O Pai e O Filho são a Mesma Pessoa, o Mesmo Ser, somente atuando em três oficios diferentes:
Ele era o Pai guiando os filhos de Israel. Aquele era o Seu ofício, o grande Pai Jeová. E Ele habitou na terra, chamado o Filho. E agora Ele habita em Sua Igreja, chamado o Espírito Santo. Não três deuses, um Deus em três ofícios. Pai, Filho e Espírito Santo!
Hebreus, capitulo um. Parágrafo 119
93 "Então o que é isto?" Você diria. Não são três deuses. São três ofícios do mesmo Deus. ELE ERA O PAI no princípio que estava no. . .deserto em. . . uma chama de fogo, na sarça ardente. . .[Espaço vazio na fita - Ed.]. . .Paternidade, Deus, simplesmente como eu estava dizendo, condescendente, descendo; aquela era a ordem mais alta. O Espírito, o. . .o. . .o Ágape, o Zoe, a . . .a Vida de Deus Ele mesmo em forma de Coluna de Fogo. E aquela Mesma depois de estar na Paternidade, se tornou o Filho , e o Espírito do. . .que estava na sarça ardente estava no Homem Cristo. E isto trouxe a mesma evidência que o fogo trouxe. Disse: "Se Eu não faço as obras de Meu Pai, não creais em Mim." Cada árvore produzirá conforme o seu próprio fruto.
94 Então depois que Ele se tornou homem. . .Vêem, Isto desceu do Super natural a algo tangível que poderia ser tocado, um corpo. E através da morte sacrificial e do sacrifício supremo deste único Deus, Jesus. . .Ele disse: "Eu e o Pai somos Um. Meu Pai habita em mim." Pode. . .Ninguém poderia ler aquilo mais claro.
Eles disseram: "Por que tu não nos mostras o Pai, e isto nos basta." João 14:8
95 Ele disse: "A quanto tempo estou convosco e não Me tendes conhecido?" Ele disse: "Quando vês ao Pai. . .quem vê a Mim, vê ao Pai."
Como uma senhora certa vez saltou, e ela disse: "Ora, irmão Branham," Ela disse: "você. . .o Pai e o Filho são um como você e sua esposa são um."
Eu disse: "Oh, não eles não são."
Eu disse: "Você me vê?"
Ela disse: "Sim."
Eu disse: "Vê você minha esposa?"
Disse: "Não!"
96 Eu disse: "Então não são o mesmo. Jesus disse: 'Quem vê a Mim, vê ao Pai. O Pai habita em mim.' Minha esposa não habita em mim." Vê? Eles são um; de todas as formas Eles são um. E nós somos um através de um acordo, a esposa e eu. Nós somos um em companheirismo, mas nós temos duas personalidades. Minha esposa pode ter uma classe de pensamento e eu outro, e nós somos duas pessoas. Mas não é assim com Deus, eles. . .Deus e Cristo são a mesma Pessoa.
Batismo do Espírito Santo. 1958
O Principio da Criação de Deus
Não existem dois seres na divindade como essas pessoas querem nos fazer crer, eles dizem que o primeiro ser que Deus criou foi O Filho e que depois esse Filho criou o resto da criação. Mas isso não se alinha com o resto das Escrituras, pois sabemos que a primeira coisa que Deus fez na velha criação foram os anjos.
O que acontece é que as pessoas não sabem que a revelação veio ao irmão Branham gradualmente. Então essas pessoas pegam algumas expressões do irmão Branham de1953, 1954, 1955, etc. E desconectam essas citações da Luz posterior que veio ao irmão Branham sobre esses mesmos assuntos. Assim essas pessoas tentam fundamentar os seus dogmas através dessas citações, sem levar em conta que a revelação veio aos poucos ao irmão Branham. Olhe o irmão Branham dizendo nessa Mensagem abaixo que o Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade. Tudo indica que até esse tempo ele não tinha a revelação que o Jesus do Novo Testamento é o mesmo Jeová do Velho Testamento. Isto nos mostra que devemos concluir a todos os ensinamentos da Mensagem através das últimas citações do irmão Branham sobre aquele assunto que estamos tratando.
39- E agora, como Teu pobre, indigno, inútil servo, parece caber a mim partir o Pão da Vida, para o povo novamente nesta noite. Senhor, eu oro que Tu auxilies, nesta noite. Que o Espírito Santo, a terceira pessoa da trindade, venha, tome a Palavra de Deus, e A coloque em cada coração, conforme sua necessidade. Então que Ela possa ser regada com fé, e trazer frutos em abundância. Concede, Senhor.
Testemunhas. Parágrafo 39. Pregada em 05/04/1953
E sobre o que o irmão Branham cria acerca da criação de Gênesis é a mesma coisa. Nós temos que nos fundamentarmos em suas últimas citações sobre este assunto. Pois tem uma Mensagem dele intitulada de Perguntas e resposta sobre Gênesis, onde ele fala algumas coisas, que as vezes dá a entender que ele está ensinando que o Filho é uma pessoa distinta de Deus. Onde parece que ele está ensinando que a primeira coisa que Deus criou foi o Filho e que depois disso Esse Filho criou o resto da criação. Mas como pode ser isto, se O Filho é o próprio Deus, o único criador que há. Então nós temos que seguir a luz da revelação e ver qual foi a conclusão que o Espírito Santo deu acerca deste ensinamento. A Mensagem é assim, é como uma obra de arte, onde o Grande Escultor a foi aperfeiçoando durante os anos até que em 1965 Ele à concluiu.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:26-27
18 Fez todas as coisas... fez todas as outras coisas, toda vida animal, as aves, as abelhas, os macacos, e o que quer que fosse, colocou-os todos sobre a terra. Então disse isto: “Façamos”. (“Quem, Pai e Filho?)” “Façamos o homem à Nossa própria imagem”. Se um homem fosse feito algo como aquela pequena Luz sagrada ali, ou algo assim, não poderia ser visto. (porque é um Ser espiritual). Ele manifestou-se e revelou-se a Si mesmo um pouquinho mais, e fez uma trindade de Si mesmo pelo Pai, Filho e Espírito Santo. E aqui estava Deus, revelando-se a Si mesmo ao dizer:” Façamos o homem, (o qual era Seu filho, um renovo Dele). Façamos o homem à Nossa própria imagem, (Ele era um Ser sobrenatural) e tenha domínio sobre o gado do campo, e assim por diante”. Agora, o homem guiava o homem – digo guiava o gado e tudo, simplesmente como o Espírito Santo guia a um verdadeiro crente hoje. A Voz de Deus ali... Ou melhor, a voz do homem, se ouvia e dizia... chamava o gado para esta parte, as ovelhas para estes pastos, os peixes para as águas. Vê? Ele tinha domínio, tudo obedecia a ele.
Pergunta e Resposta sobre Gênesis 1953
Nesta Mensagem “Pergunta e Resposta sobre Gênesis” do ano de 1953, nos parece que Deus está falando com o seu Filho: “Façamos”. Porém o irmão Branham nunca mais volta a nos dar a transparecer nas Mensagens futuras que esse seja o entendimento que ele tinha sobre este assunto. Mas o que aconteceu foi o contrário disto, ele ensinou posteriormente que quando Deus disse lá no principio: “Façamos”, que ali ele estava falando com seus anjos. Não que os anjos sejam criadores, mas o Pai chamou seus anjos, os quais foram a primeira criação, e fez tudo diante deles, assim como um pai terreno faz, ele chama seus filhinhos e lhes diz: façamos tal coisa, mas quem faz aquilo é somente o pai, mas ele quer dar a glória a seus filhos. Agora, isto quem ensina é o irmão Branham e não nós, se você pode crer nisto, então creia e seja salvo! Portanto esta foi a conclusão da Mensagem sobre este assunto. É por causa disto que nós devemos seguir a Luz da revelação que veio ao irmão Branham e jamais nos estacionar antes da Luz plena!
75- Ele deu outro sinal na sarça ardente. O que foi isto quando Ele apanhou o Seu profeta fugitivo: "Tenho ouvido o clamor de Meu povo, e lembrei do Meu pacto"? Ele deu outro sinal ali, que Ele era um Deus que guardava o pacto, que Ele lembrava de tudo que Ele disse, cada promessa que Ele fez. Ele deu um sinal na sarça ardente: "E Eu desci para libertá-los."
76 Observe a Deus em Suas maneiras de operar. Quando Ele criou os Céus e a terra, Ele ajuntou os Anjos, e Ele disse:
“Façamos." Cada lugar na Escritura onde Ele fez qualquer coisa, na maior parte: "Não Eu, mas Meu Pai."
77-Mas quando isto chegou ao plano de redenção, Ele veio só, ninguém estava com Ele. Ele era o Único que podia vir. Um Anjo não podia fazer isto. Outro homem, chamado Seu filho, não podia fazer isto. Outro chamado outra coisa, uma virgem santa, ou uma mãe santa, ou-ou algum santo, não podia fazer isto. Deus tinha que vir! "E Eu lhes darei um sinal. Uma virgem conceberá; e um filho nascerá, e Ele será Emanuel, Deus conosco," o super sinal. Deus em Seu povo. Deus com Seu povo. Deus Se torna o Seu povo. Deus e o homem se tornam um. Um sinal! Uma pedra de tropeço para o mundo, mas uma esperança bendita para o crente. Um sinal que falarão mal dele.
Um Super sinal. Pregada em 1959
Veja em Gênesis 1: 26. Ali nos dá a impressão que o homem foi criado por mais do que uma pessoa. Mas quando chegamos a Gênesis 1:27, então vemos que foi apenas uma Pessoa que criou o homem. É por causa disto que não podemos isolar a nenhum verciculo da Palavra de Deus. Devemos deixar que a Luz da revelação venha no decorrer da leitura da Palavra e a clareie completamente para nós. Vamos agora ver qual foi a conclusão da Mensagem sobre qual foi a primeira coisa que Deus criou:
177 Assim a primeira coisa que Ele criou. Agora, alguns de vocês querem saber a respeito da minha história de Gênesis. Deus disse: “Façamos o homem.” A primeira coisa que Ele criou foi os Anjos, para adorá-Lo, então Ele Se tornou Deus. Então quando Ele disse: “Façamos o homem à nossa Própria imagem,” que tipo de homem Ele fez? Homem espírito. Então quando Ele fez esse homem, Ele lhe deu o controle. Então Ele fez o homem do pó da terra. Então, ele caiu; então Ele se tornou um Salvador. O pecado trouxe a enfermidade, então Ele Se tornou um Curador. Aleluia! Não há nada dando errado. Ele sabia tudo acerca disto, antes mesmo que o mundo fosse formado. Ele sabia que teríamos esta reunião hoje a noite. Ele conheceu cada mosquito que alguma vez estaria na terra, e quanto sebo ele produziria, e quantas vezes ele piscaria os olhos. Ele é o Deus infinito. Ele conhece todas as coisas. Amém. Você não está alegre, esta noite, de que seu nome esteja no Livro? (A congregação diz: “Amém” - Ed)
Que bonito pensamento estou tendo
A respeito de uma grande Ave salpicada,
E dizem que Seu Nome está registrado
Nas páginas da Santa Palavra de Deus.
Todas as outras aves reunidas à Sua volta,
Ela é desprezada por todas.
Cinco identificações definidas da verdadeira Igreja do Deus vivo
... Porque, primeiro, não havia nem mesmo uma lua, estrela, átomo, molécula, ou nada. Ele era Deus. Porém Ele não era exatamente Deus naquele tempo, porque Deus é um objeto de adoração, e não havia nada para adorá-lo.
Então, em Sua grande mente, Ele desejava que estes atributos fossem expressos. E Nele estava o amor; Nele havia de estar O Pai; Nele havia de estar O Filho; Nele havia de estar um salvador; Nele havia de estar um curador. E todos estes grandes atributos que nós já vemos expressos, eles estava em Deus.
Deste modo, minha opinião, a primeira coisa que Ele fez foram os anjos. E então eles O adoraram, e isso O fez Deus... Cristo é o mistério de Deus revelado. Parágrafo102-104
Mas não adianta o profeta falar essas coisas, esses grupos da dualidade ainda assim rejeitam ao seu ensinamento e ficam com aquilo que eles entendem das Escrituras Sagradas. Eles dizem que o profeta não veio contra a Bíblia Sagrada e se Ela diz que Jesus Cristo foi o principio da criação de Deus, então Ele foi o primeiro ser criado e ponto final, dizem eles. Na verdade o profeta não veio contra As Escrituras Sagradas, mas ele veio contra o nosso entendimento acerca Dela. Pois ele veio para revelar o que Ela diz e na maioria das vezes, isto é contrario ao nosso próprio entendimento acerca da Bíblia Sagrada. Veja a revelação que veio ao irmão Branham sobre o significado da expressão de Jesus: “Eu Sou o principio da Criação de Deus:
...Eu creio que li isto a poucos momentos atrás. Ouçam isto: “... Ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.” Deus é o criador e como foi Ele criado? Mas este é o princípio da criação de Deus. Quando Deus, o Espírito, foi criado em forma de homem; aquilo era Deus sendo criado. Deus o criador. Ele mesmo se tornando uma criação. Deus, quem fez o barro; fez o cálcio e fez o potássio; a luz cósmica, o petróleo, juntou tudo e criou a si mesmo, no principio da criação de Deus - o amém, o final. Amém significa assim seja. O final de Deus, quando Deus completou em sua criação. . .
“E Não Sabeis”. Parágrafo 97
Nós vemos neste parágrafo que quando Jesus disse ser o principio da criação de Deus, que Ele não estava querendo dizer com esta frase ser o primeiro ser a ser criado. Vamos continuar vendo o resto da revelação dada ao irmão Branham acerca desta frase de Jesus Cristo. Então nós veremos que lá no principio Deus não gerou a um outro Ser, pois se assim fosse, então ele seria um outro Deus, o Deus Filho. Mas isto não enquadra com a Palavra de Deus. Vamos então ver o que Jesus quis dizer ao Se identificar como "O Principio da Criação de Deus":
“O Princípio da Criação de Deus.” É isso que o senhor Jesus diz que Ele é. Porém estas palavras não significam exatamente como soam para nós. O fato de tomá-las da maneiram como soam tem feito algumas pessoas (na realidade multidões de pessoas) pensarem que Jesus foi a primeira criação de Deus, fazendo-O menor do que a Divindade. Depois essa primeira criação criou todo o restante do universo e tudo quanto ele contém. Porém isso não é correto você sabe que isso não se alinha com o restante da Bíblia. As palavras são: “Ele é o Originador ou Autor da criação de Deus.” Sabemos com segurança que Jesus é Deus o próprio Deus. Ele é o criador. João 1:3 “Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.” Ele é Aquele de quem é dito em Gênises 1:1: “ No princípio criou Deus os céus e a terra.” Também diz em Êxodo 20:11: “Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou.” Veja, não há dúvida de que Ele é o criador, Ele foi o criador de uma criação física concluída.
Certamente podemos ver agora o que estas palavras significam. Ter qualquer outra interpretação significa que Deus criou Deus. Como poderia Deus ser criado quando Ele próprio é o criador?
Mas agora Ele está no meio da Igreja. Enquanto está ali revelando quem Ele é nesta última era, Ele se denomina o “Autor da criação de Deus.” Isto é uma outra criação. Isto tem que ver com A Igreja. Está é uma designação especial de Si mesmo. Ele é o criador dessa Igreja. O Noivo celestial criou sua própria noiva. Como Espírito de Deus, Ele desceu e criou na virgem Maria as células das quais nasceu Seu corpo... Maria foi a incubadora humana e esteve grávida daquele santo filho e o deu a luz. Era um homem Deus. Ele era o Filho de Deus. Ele era da nova criação. O homem e Deus se encontraram e se uniram; Ele foi o primeiro dessa nova raça. Ele é a cabeça dessa nova raça... “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” Você pode ver ai que embora o homem fosse da velha ordem ou velha criação, agora em união com Cristo, ele se tornou a nova criação de Deus. Efésios 2: 10... Esta nova criação não é a velha criação reformada, ou não poderia ser chamada de nova criação. Isto é exatamente o que diz que é: “Nova Criação.” É uma outra criação, distinta da velha. Ele não está mais tratando pelos caminhos da carne. Foi assim que Ele tratou com Israel. Ele escolheu Abraão, e os da prole de Abraão através da linhagem do piedoso Isaque. Mas agora, de cada tribo, grupo e nação Ele propôs uma nova criação. Ele é o primeiro dessa criação. Ele era Deus criado em forma de homem. Agora pelo Seu Espírito Ele está criando muitos filhos para Si... A Era da Igreja de Laodicéia. Pagina 303
Quem pode receber um profeta em qualidade de profeta que receba este ensinamento dele então e todos os outros ensinamentos também e creia que faz parte desta nova criação, da qual Jesus Cristo foi o primogênito. Dizer que crê no irmão Branham é fácil, difícil mesmo é aceitar seu ensinamento. Ensinamento este que não é dele próprio, mas de Deus. Os sinais sobrenaturais na vida deste homem provam que o seu ensinamento é verdadeiro. Pois Deus jamais vindica a um falso ensinamento. Se Deus vindicou a este homem então podemos descansar nos ensinamentos que vieram através dele. Deus jamais mente. Quando Ele vindica a um homem, esta vindicação sobrenatural é a autenticação de que o ensinamento que veio através daquele ser humano é verdadeiro.
E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
João 3:1-2
A Teofania de Deus
Temos visto até aqui, que O Filho foi Àquela mesma Coluna de Fogo que apareceu para Moisés, a qual o irmão Branham a identifica como sendo o "Pai" e não outra pessoa distinta. Pois se fossem duas pessoas distintas então Deus teria dito para Moisés na sarça ardente: "Eu não Sou essa Luz que você está vendo, porém esse Logos é Meu Filho, portanto não adore essa coluna de fogo, pois Eu Sou o único Deus, não tereis outro Deus diante de Mim". Portanto está claro que o Logos é o Pai, Filho e Espírito Santo, O Mesmo Ser manifestando em três oficios. Vamos ver agora, que Ele foi também àquela mesma teofania que apareceu para Abraão depois da matança dos reis, o qual se chamava Melquisedeque, o que por sua vez foi o mesmo Logos que saiu de Deus lá no principio, uma teofania. Mas isto nunca foi uma outra pessoa distinta, mas foi Deus em Morfe, o que significa que Deus muda de mascara, a Sua forma, como um ator em uma peça.
O logos, e esta grande fonte; esta grande fonte de Espírito a qual não tinha nenhum principio ou nenhum fim. Este grande Espírito começou a formar na criação, e o logos que saiu disto era o filho de Deus. Era única forma visível que o Espírito tinha. E isto era uma teofania, que significa um corpo, e o corpo era como de um homem.
Moises o viu quando passou pela... Pela rocha. E ele olhou para quilo, e disse, “aquilo se parecia como um homem de costas”.
Aquele é o mesmo tipo de corpo que recebemos quando morremos aqui.
Hebreus, capitulo 1 parágrafo 129 e 130
Vemos então que aquela mesma teofania se fez carne e recebeu o nome de Jesus Cristo.
“Porque estás rindo?” Vêem, suas costas voltadas para aquilo. A Bíblia afirma isto: E as suas costas estavam voltadas para a tenda. (mas Ele sabia daquilo). Porque está ela lá atrás fazendo isto, vê você? Então, Ele disse: “Eu vou te visitar”.
Quem é este estranho companheiro? Você sabe o que aconteceu? Ele saiu dali e desapareceu. E a Bíblia diz que aquele era o Deus todo poderoso, Jeová, a grande fonte, aquela teofania, aquele logos.
Certo pregador me disse algum tempo atrás, disse, “irmão Branham, você na realidade não pensa que aquele era Deus, pensa?”
Eu disse, “A Bíblia disse,” Era Deus, Elohim”. Que Ele era o Deus todo poderoso, O El Shadai (correto), O doador de forças, O que satisfaz. Amém! Oh, eu me sinto religioso. Pense nisso!
Aqui está Ele, agora. Eu vou lhe mostrar quem é Ele, e então você verá quem é o Filho. Aquele era Jesus, antes Dele ter O Nome humano “Jesus”! Hebreus capitulo um parágrafo 147- 151
Mas as pessoas confundem isto e pensam que este Filho foi um ser gerado de outro ser e assim confundem o quadro todo e fazem dois seres distintos, mas não é isto. Foi o mesmo ser se transformando em logos, uma forma em que Ele poderia ser visto e logo esse mesmo ser, o qual é Deus, desceu e se fez homem e redimiu o homem:
Era Deus um homem? Certamente! “Façamos o homem a nossa própria imagem”. O que era Deus? Uma teofania, um corpo! E ali Deus... O homem foi feito daquela forma e foi colocado no jardim, mas não havia ninguém para lavrar o solo, nos sentidos. Então ele criou o homem do pó da terra na vida animal, e aquele homem lavrou o solo. E o homem caiu na transgressão. Correto. E Deus, a teofania, desceu e foi feito carne e habitou entre nós para redimir o homem. Hebreus capitulo 4 parágrafo 230
...Jesus foi ao inferno quando Ele morreu e pregou às almas que estavam na prisão. Se converteu de novo nessa teofania... Quem é este Melquisedeque? Par.78
Vemos que Deus antes de se fazer carne, Ele primeiro se fez a Palavra, a teofania, Melquisedeque, é por isso que Jesus sabia tudo, Ele era a Palavra, mas nós saímos de Deus e viemos direto a carne e só agora é que iremos a Palavra, a teofania.
Agora, a diferença entre Ele e você como um Filho... Vêem, Ele era no principio a Palavra, um corpo en morfe. Ele entrou e viveu nisso, na pessoa de Melquisedeque. Então mais tarde... Nunca mais ouvimos de Melquisedeque, porém se tornou em Jesus Cristo. Melquisedeque foi o sacerdote, porem se tornou em Jesus Cristo. Agora, vocês passaram por isso, porque naquela forma Ele sabia todas as coisas. E vocês nunca puderam saber isso ainda. Vocês vieram como Adão, como eu. Vocês se tornaram do atributo à carne para serem tentados. Porem quando esta vida estiver terminada aqui... “Se este tabernáculo terrestre se desfizer, temos um já esperando.” Esse é para onde vamos; isso é a Palavra. Então poderemos olhar atrás e ver o que fizemos. Agora não o entendemos. Nunca temos nos tornado a Palavra; só nos tornamos o homem-carne, não a Palavra. Porém...
Sabemos que Melquisedeque foi o próprio Deus, pois Ele não teve principio de dias e nem fim de vida e o profeta está dizendo neste parágrafo que foi Ele que nasceu em Belém, mas não foi o filho, o logos que nasceu em Belém? Você vê a contradição deste grupo, o qual diz que o Filho não é o próprio Deus encarnado? Mas este parágrafo mostra que foi o próprio Deus, o todo Poderoso que se tornou Filho, como todos os outros parágrafos que temos colocado aqui. Pai, Filho e Espírito Santo são manifestações e ofícios de um único e mesmo ser.
E agora a palavra grega “en morfe” quer dizer que Ele mudou Sua máscara. E isso é o que Deus fez. É o mesmo Deus o tempo todo. Deus na forma do Pai, o-o Espírito, A Coluna de Fogo, o mesmo Deus Se fez carne e habitou entre nós: En morfe, Se apresentando assim Ele pôde ser visto. E agora, esse mesmo Deus é o Espírito Santo. Pai, Filho, Santo-não três deuses, três ofícios, três atos do único Deus. Quem é Este Melquisedeque? Par. 40
Este mesmo Logos, o qual é A Palavra de Deus, Se fez carne novamente nestes últimos dias, ou seja, Se manifestou novamente como O Filho do Homem, o que significa Helohim, a Plenitude corporal da Divindade.
Jesus disse, antes que o Filho Prometido volte outra vez, Elohim o faria Ele mesmo, A sua Palavra, manifestada em carne, DEUS. O Cristo identificado de todas as eras. Par 68
E assim estamos hoje no último ato de Deus aos Gentios, como foi em Sodoma, quando Deus Se manifestou a Abraão em plenitude corporal, na forma do Filho do Homem, um pouco antes do filho prometido chegar, Isaque. Hoje é a mesma coisa, Deus já Se manifestou em plenitude corporal aos Gentios nestes últimos dias, agora só falta a Vinda do Filho Prometido, ou seja, A Segunda Vinda de Jesus Cristo.
Quando Jesus foi manifestado no velho testamento como cremos nisto... Agora, vocês, pregadores lá fora, vocês podem discutir isto, faça o que vocês desejarem, mas estou falando o que eu penso. Vêem?
Quando Jesus foi manifestado em teofania no velho Testamento, na pessoa de Melquisedeque, não um sacerdócio, mas a pessoa, o homem... Vêem? Pois este homem ainda não havia nascido, mas Ele estava em uma teofania então, Ele não tinha pai, nem mãe. Ele era Deus Ele mesmo. Ele estava manifestado na forma de um homem chamado Rei de Salém, o qual é Rei de Paz e Rei da justiça. Vêem? Ele era Melquisedeque. Ele não tinha pai nem mãe, princípios de dias ou fim de vida. Vêem? Era Jesus em uma teofania na forma de homem. Poderia você entender aquilo? Correto.
Então Ele foi feito verdadeiramente carne humana e habitou no nosso meio na pessoa de Jesus Cristo Ele mesmo, nascido da virgem Maria. Ele veio daquela forma para que então Ele pudesse morrer, e voltou ao céu. Agora, nesses últimos Ele tem prometido manifestar a si mesmo na plenitude outra vez de sua carne em Espírito. Vêem? Pois como foi nos dia de Sodoma, assim também será na vinda do Filho do Homem. Agora, veja Sodoma, como ela está, o que aconteceu, é Jesus Cristo manifestado corporalmente na sua igreja hoje. (Vêem), fazendo as mesmas coisas, as mesmas obras, as mesmas coisas que Ele fez o tempo todo, nunca muda, o eterno. Vêem? E sobre a terra hoje, Ele tem se manifestado nos corpos humanos, nossos corpos humanos que Ele tem chamado, e Ele tem feito exatamente a mesma coisa que Ele fez várias vezes, e nos tempos de sua carne sobre a terra. E esta fazendo a mesma coisa hoje, porque Deus várias vezes falou aos pais através dos profetas, neste ultimo dia através de seu Filho, Jesus Cristo (Vêem?), o Filho sendo revelado nos últimos dias, Deus manifestado em carne humana, estabeleceu antes da destruição de Sodoma, o fim do mundo Gentio. Vê você isto? Há três manifestações. Cristo é revelado em sua própria Palavra, Par. 139-141.
Melquizedeque Se Fez Filho?
Eles também tentam fundamentar a essa heresia na Mensagem, de que o Pai e o Filho são dois seres distintos, usando a frase do irmão Branham de que o Filho de Deus teve principio mas Melquizedeque não. Porém este argumento é mais fraco do que a sopa que foi feita da sombra da sombra de um frango que morreu de fome. Pois sabemos que o Filho de Deus teve principio, é claro, isto porque todo filho tem que ter princípio. Todavia, além de Jesus Cristo ser Filho, Ele também era Pai. Por isto Ele disse: “Não vos deixarei órfãos”. É por isto que o irmão Branham diz que Jesus não é o Filho eterno, mas sim o Deus eterno. Isto porque como Filho Ele teve principio. Mas note que ao falar de Jesus sendo O Deus eterno e ao mesmo tempo Dele também sendo O Filho não eterno, que ele estava a todo tempo falando da Mesma e única Pessoa .Agora, Melquisedeque não foi filho, ele não nasceu de mulher alguma, ele foi uma teofania de Deus. Você entendeu isto? Todavia, ambos eram o Mesmo Deus, um era o Deus sem princípio e sem fim de dias, já o outro era o mesmo Deus, mas na forma de Filho, com principio e com fim de dias. Não dá para entender por que as pessoas fazem tanta confusão.
Quando Jesus foi manifestado no velho testamento como cremos nisto... Agora, vocês, pregadores lá fora, vocês podem discutir isto, faça o que vocês desejarem, mas estou falando o que eu penso. Vêem?
Quando Jesus foi manifestado em teofania no velho Testamento, na pessoa de Melquisedeque, não um sacerdócio, mas a pessoa, o homem... Vêem? Pois este homem ainda não havia nascido, mas Ele estava em uma teofania então, Ele não tinha pai, nem mãe. Ele era Deus Ele mesmo. Ele estava manifestado na forma de um homem chamado Rei de Salém, o qual é Rei de Paz e Rei da justiça. Vêem? Ele era Melquisedeque. Ele não tinha pai nem mãe, princípios de dias ou fim de vida. Vêem? Era Jesus em uma teofania na forma de homem. Poderia você entender aquilo? Correto.
Então Ele foi feito verdadeiramente carne humana e habitou no nosso meio na pessoa de Jesus Cristo Ele mesmo, nascido da virgem Maria. Ele veio daquela forma para que então Ele pudesse morrer, e voltou ao céu. Agora, nesses últimos Ele tem prometido manifestar a si mesmo na plenitude outra vez de sua carne em Espírito. Vêem? Pois como foi nos dia de Sodoma, assim também será na vinda do Filho do Homem. Agora, veja Sodoma, como ela está, o que aconteceu, é Jesus Cristo manifestado corporalmente na sua igreja hoje. (Vêem), fazendo as mesmas coisas, as mesmas obras, as mesmas coisas que Ele fez o tempo todo, nunca muda, o eterno. Vêem? E sobre a terra hoje, Ele tem se manifestado nos corpos humanos, nossos corpos humanos que Ele tem chamado, e Ele tem feito exatamente a mesma coisa que Ele fez várias vezes, e nos tempos de sua carne sobre a terra. E esta fazendo a mesma coisa hoje, porque Deus várias vezes falou aos pais através dos profetas, neste ultimo dia através de seu Filho, Jesus Cristo (Vêem?), o Filho sendo revelado nos últimos dias, Deus manifestado em carne humana, estabeleceu antes da destruição de Sodoma, o fim do mundo Gentio. Vê você isto? Há três manifestações.
Cristo é revelado em sua própria Palavra, Par. 139-141.
68 Agora, a diferença entre Ele e você como um filho... Vêem, Ele era no princípio a Palavra, um corpo en morfe. Ele entrou e viveu nisso, na Pessoa de MELQUISEDEQUE. Então mais tarde... Nunca mais ouvimos de MELQUISEDEQUE, porque Ele Se converteu em Jesus Cristo. MELQUISEDEQUE foi o Sacerdote, porém Se tornou em Jesus Cristo. Agora, vocês passaram por isso, porque naquela forma Ele sabia todas as coisas. E vocês nunca puderam saber isso ainda. Vocês vieram como Adão, como eu. Vocês se tornaram do atributo à carne para serem tentados. Porém quando esta vida estiver terminado aqui...” Se este tabernáculo terrestre se desfizer, temos um já esperando.” Esse é para onde vamos; isso é a Palavra. Então podemos olhar atrás e ver o que fizemos. Agora não o entendemos. Nunca temos nos tornado a Palavra; só nos tornamos o homem-carne, não a Palavra. Porém...
95 Agora, a verdadeira revelação de MELQUISEDEQUE que aparece foi... que Ele era Deus, a Palavra, antes de se fazer carne, Deus a Palavra. Porque Ele o tinha de ser; ninguém mais poderia ser imortal como Ele. Vejam, eu tive pai e mãe; vocês também. Jesus teve pai e mãe. Porém este Homem não teve nem pai nem mãe. Jesus teve um tempo em que começou; este Homem não. Jesus deu Sua vida; este Homem não podia, porque Ele era a Vida. E é o mesmo Homem todo o te mpo. Espero que Deus o revele a vocês. A mesma Pessoa todo o tempo.
Quem é este Melquisedeque?
202- Eu rogo, Deus, que cada pessoa enferma aqui dentro, que a fé dela seja suficiente, esta manhã, agora, para lembrar que o grande MELQUISEDEQUE lá no passado, Que não teve princípio de dias. Ele nunca teve pai, nem mãe. Ele nunca teve fim de vida; que vive ainda hoje. Então, foi encarnado, chamado Jesus Cristo, tornou-Se carne; morreu, voltou a isso novamente. Ele é ainda o Rei de paz, o Rei de justiça, prometendo-nos estas grandes coisas eternas. Que Ele…Foi jurado por Deus, a Abraão, que Ele guardaria o pacto, a promessa, através Dele e de Sua Semente, para sempre. Ajuda-nos, hoje, a nos adiantarmos até esta plataforma agora, com fé imortal.
Melquisedeque, o grande príncipe e rei
135 Quem é este MELQUISEDEQUE? Porque este MELQUISEDEQUE, rei de Salém (que é Jerusalém), príncipe do Deus Altíssimo, . . .(com certeza). . . que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, (aquele grande Amor - Amor, aquele grande Espírito no princípio) . . . rei da justiça . . . e depois. . . rei de Salém, que é rei de paz; Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida;
136 Quem era ele? Ele nunca nasceu, Ele nunca morrerá. Quem era ele? Era Deus, claro que era, na prefiguração do Senhor Jesus. Certamente, era Ele. Mas Ele teve que vir através de uma mulher, como você veio através de uma mulher, e Ele teve que vir do modo que você veio, a fim de trazer de volta para Ele. Aleluia!Sublime graça! quão dócil é cântico,Que salvou um pobre, cego miserável como eu!
Estive uma vez perdido, mas agora fui encontrado, (pela Sua graça)Eu era cego, mas agora vejo. Hebreus capitulo 6 e 7