top of page

 O Casamento acaba quando o Marido deixa de ser a Cabeça da mulher. 

      Nós sabemos através da Palavra de Deus que o homem tem o direito de repudiar a sua esposa em divórcio e se casar com outra, se ela vier a cortar o cabelo. Isto porque a mulher desonra a sua cabeça quando pratica tal ato. E sua cabeça é seu marido, assim ensina a Escritura Sagrada. Então o que será que o cabelo comprido da mulher representa? Deve representar algo muito importante para que seu corte possa causar uma coisa tão drástica como esta. E estudando a Palavra de Deus nós vemos que o cabelo longo da mulher representa a sua submissão e fidelidade ao marido. Agora, qual é o mais importante, é o símbolo ou é aquilo que o símbolo representa?  Claro que é o objeto que o símbolo representa. E se o homem pode repudiar sua mulher por ela cortar o cabelo, quanto mais ele terá este direito se ela quebrar aquilo que seu cabelo comprido substitui. É sobre este tema que estaremos tratando neste capítulo.

     87 Por que, você sabe o que a Bíblia disse? Que, um homem tem o direito de REPUDIAR a sua esposa e se divorciar dela se ela corta o seu cabelo. Se ela corta o seu cabelo, isto mostra que ela está vivendo infiel para ele. A Bíblia disse assim, I Coríntios 12, verifique se Isto não é correto. A mulher que... Uma mulher que corta o seu cabelo desonra o seu cabeça, que é o seu marido. E se ela é desonrável, ela deveria ser divorciada e repudiada. Isso é correto. Porém, veja, o pastor nunca lhe diz essas coisas. E essa é a razão que você faz da maneira que faz. E - e o homem, a Bíblia disse...

A igreja e sua condição. 1956

     39 Cortando o cabelo. A Bíblia diz que se uma mulher cortar o cabelo, seu esposo tem o direito de dar-lhe o Divórcio, porque ela lhe tem sido infiel. Ele disse que ela desonra sua cabeça. Não é assim? E o homem é a cabeça da mulher.

Discernindo o corpo de Cristo. 1959

     210 Esta é uma das Palavras, pois a Bíblia diz que é errado para uma mulher cortar o seu cabelo. Isto é certo. Se ela o faz, como ela vai entrar? Veem? Simplesmente pergunte, qualquer pregador lhe dirá que a Palavra diz isto. Veem, “ela desonra sua cabeça”, ela desonra seu esposo. Ela deveria receber o Divórcio. Isto é exatamente certo. “Pois aquela que cortar seu cabelo, também se tosquie, raspe”. Veja, isto mostra através daquilo. Não apenas cortado, Deus não deseja isto daquela forma. Isto é o meio termo. Não brinque com isto. Ou corte tudo ou deixe-o crescer, isto é o que Deus disse. Qualquer ministro do Evangelho sabe que isto é a Verdade, se você disser isto ou não. Mas isto é a Verdade. Veem? Bom, que bem fará, se você fizer todo o resto e deixar isso passar?

O Tempo de colheita. 1964

      Agora, o cabelo longo da mulher simboliza sua submissão à autoridade dada por Deus ao seu marido para governa-la, pois ele é a sua cabeça, seu líder, diz a Bíblia Sagrada. Porém quando a mulher se recusa a submeter à autoridade do marido, ela então o rejeita como a sua cabeça, saindo assim do seu lugar original, da hierarquia constituída por Deus no casamento. E automaticamente com este ato o casamento deixa de existir. Pois o casamento verdadeiro foi instituído por Deus segundo esta ordem hierárquica, na qual o homem é a cabeça da mulher, o governante dela, que é simbolizado por seus cabelos longos.

      Porém quando esta ordem é alterada, então o casamento também é totalmente desfeito, pois esta ordem hierárquica é a base essencial na constituição do casamento. E quando invertemos esta ordem ou alteramos ela de alguma forma, então o matrimônio se acaba. Seria como mudar  a ordem dos elementos da água ou de qualquer outra coisa da natureza, quando fazemos isto, tiramos aquilo do seu original, já não é mais o que era antes. Assim também não tem como haver casamento quando não aceitamos a ordem na qual Deus organizou esta instituição, onde Ele colocou o marido como a cabeça da mulher, o senhor, o governador dela. Portanto quando se mexe na ordem do matrimônio e a mulher deixa de ser submissa ao marido, então esta instituição é desfeita e Deus não reconhece mais esse casamento.

       E ao olharmos para essas famílias deste dia moderno, onde a mulher não é mais submissa ao seu marido, os Eleitos naturalmente percebem que este não é o casamento original que Deus instituiu no Jardim do Éden. Porém ele é sim, somente uma personificação, uma imitação do verdadeiro casamento. Dá mesma forma como são as denominações também, elas não são a Igreja original instituída por Deus no dia de Pentecostes, mas elas são sim, simplesmente personificações da Igreja verdadeira. Porém hoje ainda existe a verdadeira Igreja de Deus na terra, onde as pessoas são submissas a Palavra de Seu Marido Jesus, assim como também existem verdadeiros casamentos, onde as mulheres são submissas aos seus maridos.

       E quando um casamento vem a ser desfeito por este motivo, dá mulher deixar de ser submissa ao marido ou por qualquer outro motivo que seja. Sabemos que a mulher jamais poderá contrair um novo matrimônio enquanto seu marido estiver vivo. Isto porque a Bíblia ensina claramente que a mulher está ligada ao marido enquanto este viver. Portanto se ela casar de novo, estando seu marido ainda vivo, ela então será considerada como uma adúltera perante Deus. Agora o que esta mulher poderá fazer é se reconciliar com seu marido, o que é legal perante Deus. Mas essa mulher somente poderá se reconciliar com seu marido se ela não tiver contraído um novo matrimônio enquanto esteve separada dele.

      Porém o que geralmente acontece é que o casamento se acaba, por causa da mulher se tornar a cabeça da casa, mas mesmo assim o casal continua junto, o homem se submete ao governo de sua mulher. E isto muitas vezes acontece até mesmo em lares que professam crer em William Branham, porém a verdade é que eles creem mesmo é nos conceitos filosóficos que seus lideres têm difundido acerca deste assunto e não no que realmente o irmão Branham ensina sobre o mesmo. Pois se eles cressem de fato na Mensagem então as mulheres obedeceriam a seus maridos, da maneira como Deus ordena, assim como Sara obedecia a Abraão, chamando-o de Senhor.

Pois assim se adornavam também noutro tempo as santas mulheres que esperavam em Deus, estando sujeitas a seus maridos,

como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vos sois filhas, fazendo o bem e não temendo nenhum espanto.

1 Pedro 3:5-6

     Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?

2 Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.

3 De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.

Romanos 7:1-3

10 Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.

11 Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.

1 Coríntios 7:10-11

      De maneira que ao tratarmos deste assunto neste capítulo, procuraremos mostrar através da voz de Deus para estes últimos dias, o que o marido deve fazer quando sua mulher se recusa a submeter-se à autoridade outorgada a ele por Deus para governá-la. Já que é de suma importância o homem saber como proceder em casos como este. Pelo fato desta sua posição no casamento ser sim um Mandamento divino e não uma questão de ponto de vista que alguém haja expressado.

      Portanto o homem está em pecado, separado de Deus, quando ele foge desta responsabilidade, a qual é a de governar a sua mulher. Sendo assim tão importante, vamos então ver qual será a atitude correta que um marido deve tomar ao passar por esta experiência de ser destituído pela esposa deste cargo sagrado confiado a ele por Deus. Ele deve aceitar esta ocupação de uma forma submissa ou deve lutar para manter sua posição original dada a ele por Deus nesta instituição familiar? Qual deve ser a posição dele nestes casos?

      Sabemos que tudo isto que estamos ensinando neste capítulo é chamado por esta sociedade podre de ‘machismo”. Não nego que tenha havido abuso de poder de alguns homens sobre as mulheres durante esses anos em que a sociedade viveu em um regime patriarcal, se é que eles chamam de regime patriarcal o tempo em que o homem era o cabeça, a autoridade da casa. Mas dai dizer que a base desse abuso foi o próprio sistema patriarcal, isto é pura ilusão.

      Mas este discurso teve muita força em meado do século vinte, pois as mulheres daquele período, com o avanço da democracia,  podiam expressar seus pensamentos. E as principais feministas daquela época viram no sistema patriarcal, que sabemos através da Bíblia que foi instituído pelo próprio Deus, sendo o homem o cabeça da mulher, que esse sistema era a própria causa da opressão feminina. E a sociedade daquele tempo não teve como refutar essa argumentação, visto que as mulheres até ali nunca haviam tido a experiência de viverem em um sistema, que não fosse o patriarcal. Portanto não havia como provar para as mulheres daquela época que o lugar mais feliz para elas era estar em casa cuidando dos filhos, pois elas nunca haviam experimentado o outro lado ainda, o do homem. Então as mulheres tomaram o poder e ficaram em pé de igualdade com o homem, não aceitando mais o seu governo.

       As mulheres então entraram no mercado de trabalho e se tornaram independentes de seus maridos e quando surgiu a pílula anticoncepcional, então sim, a mulher pode transpor, o que para ela era a última fronteira que a separava da igualdade com os homens, que ė praticar sexo sem o inconveniente da gravidez. Ela achava que agora sim, ela era igual ao homem em tudo. Porém com o passar dos anos ela foi percebendo que a coisa não era bem assim como ela pensava, pois seu corpo, mente e emoção não foram feitos para ela viver igual ao homem. Então, com toda essa mudança “positiva” para as mulheres, como propaga o mundo, ao invés das mulheres se tornarem mais felizes, aconteceu o contrário, elas se tornaram mais infelizes, pois antes dessas “conquistas”, elas eram mais felizes do que os homens, mas agora, as pesquisas revelam, que os homens são mais felizes do que elas.

       Esta infelicidade  têm acontecido com as mulheres por causa delas terem sido retiradas do ambiente do lar que tanto se harmoniza com a natureza com a qual Deus a constituiu. Deus fez a mulher com o propósito de ser a companheira e ajudadora do homem dentro de casa, cuidando das crianças ( física, emocional e psiquicamente), sendo a rainha do lar. Mas Satanás tem conseguido nesta última era, através de uma falsa propaganda, tirar a mulher de dentro de casa e a colocar no mercado de trabalho, prometendo a ela um mundo de satisfação e felicidade. E assim iludidas por uma mentira as mulheres começaram em meado do século xx a tentar ser como os homens, vestiram suas calças compridas, cortaram seus cabelos e começaram este êxodo de ilusão que às conduziram até este caos de frustrações na qual elas vivem hoje.

     As mulheres têm conseguido direitos iguais aos homens, porém isto não lhes trouxe a felicidade prometida, pois elas não foram feitas por Deus para serem iguais aos homens, nem física e nem mentalmente, sua natureza é diferente das deles. Elas foram para as faculdades em busca de uma carreira como os homens, começaram a trabalhar nas empresas como eles, se tornaram motoristas de ônibus, de táxis, gerentes de bancos, policiais etc. Assim a mulher saiu do lugar onde Deus a havia colocado no princípio e isto arruinou completamente a estrutura familiar, tudo o que Satanás sempre quis.

       Pois a partir deste momento o lar perdeu uma de suas peças principais, isto desmoronou a família, os filhos ficaram completamente desnorteados, se tornando mais tarde cidadãos deficientes, emocional e psiquicamente. Pois o papel da mulher no dia a dia com os filhos é de trabalhar e fortalecer, minuto a minuto, todo o sistema emocional e psicológico, para que a pessoa se torne um adulto forte e completo mais tarde. Este trabalho com a criança jamais será feito de uma forma satisfatória pela creche, escola, empregada, avós, tios, etc.

     Mas o que esta mudança na sociedade terrena tem a ver com os cristãos, na verdade nada. Pois os cristão não seguem a cultura terrena, mas sim a cultura do céu, que está tudo descrita na Bíblia. E esta cultura celeste é tão diferente que fala que a mulher desonra seu marido quando corta o cabelo e que ele tem o direito de se divorciar dela por causa disto. Isto é um escândalo para as pessoas que seguem a cultura desta sociedade terrena, mas para o cristão isto é comum, pois é a cultura de sua pátria.

     Agora, note uma coisa povo de Deus, se o homem tem o direito de repudiar a sua mulher por causa dela cortar o cabelo, o que é um símbolo de submissão à sua cabeça (o marido), quanto mais tem ele o direito de repudiá-la quando ela pratica o próprio ato que os seus cabelos longos simbolizam.

     Pois os símbolos simplesmente apontam para uma obra real, como por exemplo: “O batismo nas águas aponta para uma obra interna que foi realizada na pessoa que está sendo batizada. Isto é, o batismo significa que a pessoa morreu para o mundo, foi sepultada e ao sair das águas, isso mostra simbolicamente, que ela nasceu de novo”. Assim também é o símbolo da Santa Ceia, do Lava pés, etc. Pois esses símbolos apontam para uma obra que a pessoa já deve ter em sua vida ou então esses símbolos não terão valor algum na vida dessas pessoas que praticam os mesmos. E isto é o que comumente acontece, as pessoas praticam o símbolo sem ter em suas vidas a obra real que esses símbolos representam.

      Agora, nós não estamos aqui, de maneira alguma, menosprezando esses símbolos, pois eles têm muito valor, desde que a obra que eles simbolizam esteja presente nas vidas das pessoas que os praticam. E esses símbolos são tão necessários que Jesus chegou a dizer que quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Ele disse também que quando a mulher corta o cabelo, ela desonra a sua cabeça (seu marido). No entanto é um contrassenso valorizar mais os símbolos do que a obra que ele representa.

    Como por exemplo, o homem repudiar a sua mulher em divórcio por ela cortar os cabelos (o que é certo fazer, pois ela o está desonrando ao fazer isto) e, no entanto não repudia-la quando ela não pratica aquela obra (ser submissa ao marido) que os cabelos longos simboliza. Pois quando a mulher corta o cabelo é uma desonra para o marido, por ele ser a cabeça dela. Quanto mais é uma desonra a ele quando ela se torna insubmissa a sua autoridade, sendo que Deus o colocou como a cabeça, o dominador dela.

       Agora, imagine um homem convivendo com uma mulher que apesar de todos os seus rogos, ainda continua se pintando, usando shorts e outras roupas imorais. O que esse marido poderá fazer a não ser se divorciar dessa mulher, se depois de muito tempo ela ainda continuar desacatando a sua autoridade e usando essas roupas sumárias. Será que quando uma mulher usa shorts, ou outra qualquer roupa imoral, não está ela desonrando seu marido, assim como ocorre quando ela corta o seu cabelo? Sim, ela está sem dúvida, desonrando-o do mesmo jeito. Assim a mulher também faz quando ela desobedece ao marido, ela desonra-o, não respeitando a posição na qual Deus o colocou no casamento.

      E um homem jamais deve viver com uma mulher desonrada, que não o respeita como seu marido. E como temos visto até aqui, o marido é a cabeça da mulher, seu dominador, seu senhor, pois assim ensina a Bíblia Sagrada. Portanto quando a mulher se recusa a submeter-se a seu marido, nesta mesma hora ela também está rejeitando-o como seu marido.

       Isto porque o oficio do marido é ser a cabeça da mulher, seu governante. De maneira que não tem como rejeitar o ofício de marido sem rejeitar ao próprio marido também, pois os dois são um (o marido e seu ofício), rejeitando um, automáticamente rejeita ao outro. E o marido é a cabeça da mulher, Deus o colocou nessa posição no casamento. Sendo assim, quando a mulher rejeita o marido como sendo a sua cabeça, não querendo lhe obedecer, então ele também não é mais o seu marido a partir deste momento, pois ao agir assim, ela o tira desta posição.

      Agora, em casos como estes, quando é a mulher que rejeita o marido, e não ele que a rejeita. Neste caso ele logicamente está livre para casar novamente. Sim amados, quando a mulher rejeita o marido como sendo a sua cabeça, seu governante, nesta hora ela o rejeita como esposo também, deixando-o livre para casar com outra. Isto acontece porque esta foi a fórmula instituída com relação ao casamento feito por Deus no jardim do Éden, onde o marido foi colocado como a cabeça da mulher, seu governante. Desse modo vemos que não tem como inverter estas posições, tirando o marido deste lugar na ordem do casamento, sem destruir o próprio casamento. Assim como não tem também maneira de tirar Jesus da Cabeça da Igreja e ainda assim continuar sendo Ela a Esposa Dele.

     Porém o que acontece é que as pessoas até querem Jesus, mas apenas como amigo, como curador, como salvador, porém não O querem como Cabeça, como Senhor (governante). Não O querem mandando, dizendo a maneira delas se vestirem, de se comportarem, etc. Assim também são essas mulheres de hoje, da era de Laodicéia, elas não querem um marido mandando nelas, lhes dizendo o que fazer, onde ir, como se vestirem. Porém o que essas mulheres querem mesmo é ter um marido que seja apenas um fantoche em suas mãos, apenas um objeto de enfeite do casamento, uma figura decorativa e nada mais!

84. A Bíblia disse que é errado para as mulheres agirem assim, e homens deixarem elas fazerem isto. Isto é ambos vocês. Um homem que permite sua mulher sair na rua semi nua - usando roupas assim, eu tenho pouco respeito por ele como sendo um homem. Ele é um fantoche. Isto é correto. Ela o usa como um pano de prato. Que vergonha. Vocês deveriam ser homens.

E um pastor que permite sua igreja ir adiante com tais coisas como esta sem atacar isto do púlpito, ele é um marica. O que precisamos é de homens.

O Evangelho - não com luvas de borrachas, mas com o poder e demonstração do Espírito Santo com a Palavra... A Bíblia diz que estas coisas são erradas.

É errado para as pessoas fazerem isto desta forma, agirem desta forma. Isto deve ser pregado, vivido em todos os lugares. Deve... A igreja precisa de uma purgação, uma limpeza.

Casamento do cordeiro

    210 Entram assim, unem-se às igrejas - igrejas pentecostais - voltam e nunca mudam nem um pouquinho, permanecem a mesma coisa, nunca mudam nenhum pouquinho. Oh, misericórdia! O que é? Jezabéis modernas. Há somente uma mulher na Bíblia que alguma vez pintou seu rosto, e Deus a deu de alimento aos cães. Jezabéis modernas arrastando seus Acabes por aí pelo colarinho. Qualquer homenzinho efeminado que deixa sua esposa fazer assim, usar shortes e coisas tais, e saem aqui na rua, e vestidas de vestidos que parecem tão colados ao corpo como uma salsicha, tão colados ao corpo assim, e saem [eu não digo isso como piada; este lugar não é para piadas. Isto é a Palavra de Deus! É verdade! Correto!]- desce a rua com um vestido tão apertado que ela até não pode andar, então algum homem faz um comentário a respeito dela e você quer brigar com ele. Você deveria Ter - necessita que lhe esbofeteiem o queixo [isso é correto!] por deixá-la fazer isso. Isto mostra do que você é feito. Isso é exatamente correto.

211 O que nós necessitamos é do Evangelho. Deus, levanta alguém em cena que esteja exatamente de volta com a Palavra. Deus disse que nem mesmo é uma coisa decente para uma mulher até mesmo vir à igreja e orar com seu cabelo cortado. E uma mulher que corta seu cabelo tem um... Um homem tem direito perfeito de divorciar-se dela. Ela é uma mulher desonrável. A Bíblia disse assim. Ela é desonrável para seu marido. Ela talvez não saiba disto. Qualquer mulher que usar shortes é desonrável. Ela talvez não saiba disto. Senhora, eu não estou tentando magoá-la. Eu estou tentando salvá-la dum lago de fogo, do inferno! Arrependa-se!

Um verdadeiro sinal que se deixa passar por alto

    Portanto o marido tem o direito de repudiar a sua mulher em divórcio e casar com outra quando ela se recusa a submeter-se a autoridade outorgada a ele por Deus para governá-la. Como por exemplo: O marido diz para a sua mulher fazer algo e ela diz na presença de todos que não irá fazê-lo porque ele não manda nela. Agora, como um homem irá conviver com uma mulher dessas, que se nega insistentemente a ser submissa a ele, pisando assim nos mandamentos de Deus. Que lar será esse, que respeito esse homem terá de seus filhos e de seus conhecidos? Portanto o homem não está preso a uma mulher que não o reconhece como a sua cabeça, seu governante. E a Bíblia é clara ao ensinar que em casos como este o homem tem o direito de repudiar a sua mulher e casar com outra:

     E sucedeu nos dias de Assuero, o Assuero que reinou desde a Índia até a Etiópia, sobre cento e vinte e sete províncias,

Que, naqueles dias, assentando-se o rei Assuero no trono do seu reino, que estava na fortaleza de Susã,

No terceiro ano do seu reinado, fez um banquete a todos os seus príncipes e seus servos, estando assim perante ele o poder da Pérsia e Média e os nobres e príncipes das províncias,

Para mostrar as riquezas da glória do seu reino, e o esplendor da sua excelente grandeza, por muitos dias, a saber: cento e oitenta dias.

E, acabados aqueles dias, fez o rei um banquete a todo o povo que se achava na fortaleza de Susã, desde o maior até ao menor, por sete dias, no pátio do jardim do palácio real.

As tapeçarias eram de pano branco, verde, e azul celeste, pendentes de cordões de linho fino e púrpura, e argolas de prata, e colunas de mármore; os leitos de ouro e de prata, sobre um pavimento de mármore vermelho, e azul, e branco, e preto.

E dava-se de beber em copos de ouro, e os copos eram diferentes uns dos outros; e havia muito vinho real, segundo a generosidade do rei.

E o beber era por lei, sem constrangimento; porque assim tinha ordenado o rei expressamente a todos os oficiais da sua casa, que fizessem conforme a vontade de cada um.

Também a rainha Vasti deu um banquete às mulheres, na casa real do rei Assuero.

¶ E ao sétimo dia, estando já o coração do rei alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e Carcas, os sete camareiros que serviam na presença do rei Assuero,

Que introduzissem na presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua beleza, porque era formosa à vista.

Porém a rainha Vasti recusou vir conforme a palavra do rei, por meio dos camareiros; assim o rei muito se enfureceu, e acendeu nele a sua ira.

Então perguntou o rei aos sábios que entendiam dos tempos (porque assim se tratavam os negócios do rei na presença de todos os que sabiam a lei e o direito;

E os mais chegados a ele eram: Carsena, Setar, Admata, Társis, Meres, Marsena, e Memucã, os sete príncipes dos persas e dos medos, que viam a face do rei, e se assentavam como principais no reino),

O que, segundo a lei, se devia fazer à rainha Vasti, por não ter obedecido ao mandado do rei Assuero, por meio dos camareiros.

Então disse Memucã na presença do rei e dos príncipes: Não somente contra o rei pecou a rainha Vasti, porém também contra todos os príncipes, e contra todos os povos que há em todas as províncias do rei Assuero.

Porque a notícia do que fez a rainha chegará a todas as mulheres, de modo que aos seus olhos desprezarão a seus maridos quando ouvirem dizer: Mandou o rei Assuero que introduzissem à sua presença a rainha Vasti, porém ela não veio.

E neste mesmo dia as senhoras da Pérsia e da Média, ouvindo o que fez a rainha, dirão o mesmo a todos os príncipes do rei; e assim haverá muito desprezo e indignação.

Se bem parecer ao rei, saia da sua parte um edito real, e escreva-se nas leis dos persas e dos medos, e não se revogue, a saber: que Vasti não entre mais na presença do rei Assuero, e o rei dê o reino dela a outra que seja melhor do que ela.

E, ouvindo-se o mandado, que o rei decretará em todo o seu reino (porque é grande), todas as mulheres darão honra a seus maridos, desde a maior até à menor.

E pareceram bem estas palavras aos olhos do rei e dos príncipes; e fez o rei conforme a palavra de Memucã.

Então enviou cartas a todas as províncias do rei, a cada província segundo a sua escrita, e a cada povo segundo a sua língua; que cada homem fosse senhor em sua casa, e que se falasse conforme a língua do seu povo.

Ester 1:1-22

     Assim nós vemos nesta passagem da Bíblia que os mandamentos de Deus não são para um só povo observar, mas são para todos os povos, para todos o indivíduos. Veja Jonas sendo enviado para falar ao povo de Nínive que eles seriam destruídos por causa de seus pecados, sendo que nem judeus eles eram. Portanto quando a mulher se recusa a ser submissa a seu marido, rejeitando obedecer -lhe, nesta hora ela desonra a sua cabeça (seu marido), então ele tem o direito de repudiá-la em divórcio e casar novamente.

     E este ensinamento está claro na Mensagem “Casamento e Divórcio”, a qual foi pregada em 1965. Sabemos que até esta data o irmão Branham cria que nem o homem e nem a mulher podiam casar novamente. Porém quando a revelação acerca deste tema veio a ele em 1965, então ele viu que as Escrituras ensina que o homem pode casar novamente, porém a mulher não. Todavia os grupos fundamentam seus credos e dogmas sobre este assunto nas Mensagens anteriores a 1965. E assim eles tem apenas uma luz parcial sobre  a doutrina correta acerca deste tema. E as pessoas ao rejeitarem a Luz plena que veio ao irmão Branham sobre esta doutrina em 1965, ou sobre qualquer outra doutrina, elas perecem! Pois é somente a Luz Plena do dia que pode produzir vida e não a luz parcial.

    243 Todavia para endireitar este CASAMENTO e Divórcio, de modo que você saiba o que era certo e o que era errado, agora Ele claramente mostra aqui nestes tipos. Há um Cristo; e muitos membros dessa Esposa. Note, Ele pode nos repudiar por fornicações espirituais e falsa doutrina, a qualquer momento que queira; porém como você ousa tentar repudiá-Lo e sair-se bem? O homem pode repudiar a esposa e casar com outra; mas não a mulher repudiar o marido e casar com outro. Está vendo todas as sombras e tipos aí perfeitamente balanceados? Veja a criação original; não o subproduto em nenhum lugar. Não a igreja; a noiva através da Palavra. Não a mulher; o homem, cada vez. E por isso que nunca diz nada contra o homem fazer isto; é sempre a mulher. Exatamente.

252 Note, Ele pode repudiar Sua esposa a qualquer momento que queira, porém ela não pode repudiá-Lo; Ele pode me fazer, Ele pode me lançar no pó a qualquer momento que desejar, porém, oh, irmão, é melhor que eu nunca tente lançá-Lo ali, eu estou liquidado.

257 E qualquer mulher que recuse a um homem seu filho não têm direito de ser sua esposa. Amém. Você se lembra, na Bíblia, quando o rei casou com Ester? Porque a rainha se recusou, ele simplesmente obteve outra para si. E quando a.. . O que aconteceu quando ela se recusou a sair com o rei e obedecê-lo? E a mesma coisa com uma mulher que se recusa a ser esposa para seu marido.

Casamento e Divórcio

     Quem pode suportar esta Luz plena que veio ao irmão Branham no ano de 1965 sobre esta doutrina? Esta Luz é muito forte, somente os eleitos a suportam, os demais fogem Dela como baratas assustadas quando se acende a luz durante a noite. Esses membros de igrejas denominacionais são filhos ilegítimos, são filhos da noite, não suportam a luz Plena da Palavra da hora. Porém os eleitos, eles são filhos do dia, a Luz Plena é seu habitat natural, é por causa disto que eles correm para a Luz plena quando a veem. Onde estiver a carne fresca da hora, ali se ajuntarão as águias.

      Olhe A Luz Plena sobre esta doutrina saindo da boca do profeta vindicado de Deus desta última era: “Ele pode repudiar sua esposa a qualquer momento que queira, porém ela não pode repudiá-lo”.  Casamento e Divórcio 252. Isto é algo que sempre esteve na Bíblia, mas precisava de um profeta para Deus revelar esta doutrina ao Seu povo, pois Sua Palavra somente vem através deste canal vindicado. Sabemos que o marido e sua mulher são um tipo de Cristo e da Igreja. Sendo assim, então se Cristo pode nos repudiar se rejeitarmos submeter –nos sob Sua autoridade, assim também o marido pode repudiar a sua mulher se ela rejeitar submeter-se sob sua autoridade.

      Portanto todos os homens que permitem suas mulheres tomarem a liderança nos lares, se tornando assim a cabeça da casa, eles então automaticamente quebram o mandamento de Deus e são condenados por causa desta aberração. Pois os homens foram eleitos por Deus para serem os governantes de suas mulheres. Sendo assim os homens jamais devem permitir que suas mulheres façam essas coisas erradas, como por exemplo: “Ser insubmissas a eles, cortarem os cabelos, usarem pinturas, vestirem roupas imorais, roupas de homens, etc.”. Visto que isso será cobrado de cada um deles no dia do julgamento final.

      Pois quando a mulher se recusa a submeter à autoridade do marido, ela está também com este posicionamento recusando ao próprio marido. Assim como quem se recusa a submeter à autoridade da Palavra de Jesus, o mesmo está logicamente recusando ao próprio Jesus. E por causa desta rejeição o marido pode repudiar a sua mulher e casar com outra. Assim como Jesus fez à igreja denominacional, ela rejeitou a autoridade da Sua Palavra, por causa disto Ele a repudiou em divórcio e obteve Outra, A Noiva Virgem da Palavra.

      Você notou isto? O tipo não pode falhar! Assim como Cristo é a cabeça da Igreja, assim também o marido é a cabeça da mulher. Se Cristo repudiou a igreja por causa dela rejeitar a se submeter à autoridade de Sua Palavra e casou com Outra. Assim também o marido pode repudiar a sua mulher por causa dela rejeitar a se submeter à sua autoridade e casar com outra. Se não fosse assim então o tipo falharia! Agora a igreja pode até não ter praticado o ato de cortar o cabelo quando Deus a repudiou em divórcio nos dias de Lutero, nos dias de Wesley, porém ela praticou o ato real que esse símbolo tipifica. Por causa disto é que Jesus Cristo a repudiou em divórcio e casou com Outra. Já que o ato real é tão importante, ou até mesmo mais, do que o símbolo que o representa.

     E foi isto o que a igreja também fez com Jesus Cristo, ela rejeitou a autoridade de Sua Palavra e ao fazer isso, ela então não pôde se engravidar e produzir os filhos desta era. Pois ao recusar a autoridade da Palavra de Deus em sua vida, a igreja rejeitou o próprio Deus. Portanto não tem como recusar a autoridade de Deus sem recusar ao próprio Deus. Assim como também não tem como a mulher recusar a autoridade do marido sem recusar ao próprio marido. E sabemos que quando a mulher rejeita ao seu marido, ele então tem o direito de repudiá-la em divórcio e casar com outra.

     258 E assim é com a igreja que se recusa a engravidar na era em que agora vivemos, para produzir filhos desta era. Nós não somos luteranos, nós não somos Wesleys, nem somos pentecostais! Nós temos de ser os filhos desta era, através da gravidez da Palavra de Deus, para produzir um Filho desta era, o Filho Semente. Amém. Espero que você entenda. Não poderia engravidar, não, assim o que Ele fez? Repudiou-a, em divórcio. Isso mesmo. Porém ela não ousa repudiá-Lo. Ele a REPUDIOU.

Casamento e Divórcio 258

      Deste modo vemos que muitas mulheres têm apenas o símbolo de sua submissão ao marido, elas não cortam o cabelo. Todavia essas mulheres não têm o objeto real que esse símbolo representa, visto que elas não são submissas aos maridos, como ordena a Palavra de Deus. Essas mulheres têm uma índole forte lhes impedindo de se submeterem a autoridade de seus maridos. Ora, qual é mais importante, o símbolo ou o que ele representa? É como perguntar, qual é mais importante, comer o pão e beber o vinho da santa ceia do Senhor ou comer, receber a Palavra de Deus, que esses símbolos representam? É claro que a resposta correta para esta pergunta seria responder que o mais importante é receber toda a Palavra de Deus da hora e não ficar somente com os símbolos. Porém não é isso que as pessoas estão fazendo hoje, já que elas participam do pão e do vinho, no entanto rejeitam a Palavra completa, a Qual esses símbolos representam.

      Assim também tem mulheres com os cabelos compridos, mas que, no entanto não conseguem ficar caladas, isto é, ser obediente ao marido. Quando a Bíblia diz para as mulheres ficarem caladas, isto significa que é para elas serem obedientes às autoridades constituídas por Deus, como é o caso do marido por exemplo. Porém é difícil encontrar uma mulher que seja verdadeiramente obediente ao seu marido. Isto acontece por causa do temperamento difícil que algumas mulheres têm, seriam capazes de brigarem até mesmo contra uma serra circular. E assim, de que adianta as mulheres terem os cabelos compridos, se elas não têm em suas vidas a obra que esses cabelos compridos simbolizam.

152 Então, no Velho Testamento, a elas não era permitido falar, pois Paulo diz aqui que não era. Isto está correto? "As mulheres estejam caladas, isto é obediência." Agora, se você quer prosseguir com sua leitura da nota à margem ali, volte a Gênesis 3:16. Está vendo? Pois bem. "Debaixo, como debaixo da lei." E, se elas... aprender alguma coisa, deixe que seus... interroguem - interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja. Porventura...?

 Por que não somos uma denominação?

       62- Aqui há algum tempo atrás eu encontrei com um homem, ali do lado. E eu tinha uma pianista aqui que usava uma pequena, sainha curta, e não estava exatamente, eu penso, exatamente certo. E a moça tinha os cabelos curtos, e ela era apenas um bebê neste Caminho, e ela estava tocando o piano. E um homem me encontrou ali fora e quase me rasgou aos pedaços, ele disse, "E você é um pregador pentecostal, e deixa aquela mulher se assentar ali em cima! Com aquele cabelo curto!' E assim por diante.

63- "Bem", eu disse, "Eu penso que a mulher tem um bom espírito nela. Eu com certeza não concordo com aquilo, você sabe, a saia partida aqui em cima, as duas partes."

64- Uma delas é aqui embaixo e a outra é aqui em cima, e como uma camisa que elas usam. E então é bastante fina, e mostra aquela roupa de baixo que elas usam ali ao redor. Eu não creio que aquilo - aquilo deve ser feito. Eu - eu não gosto daquilo, eu realmente não gosto. Eu - - eu não posso dizer, ela pode estar tão cheia do Espírito como qualquer um, eu não sei; Deus conhece aquilo. Porém eu não condenaria aquela mulher e diria que ela estava indo para o inferno, pela aparência.

65- Esta mesma pessoa tinha na sua igreja uma senhora que usava cabelos longos e vestidos compridos, e tinha um temperamento suficiente para brigar com uma serra circular, e ela era tão vil o quanto podia ser. Agora, cabelos longos e saias compridas não te levam para o Céu. Não , senhor! É o Espírito que está em você que te leva ao Céu. Mas se você como um Cristão...

Perg. e Resp.(Deus sendo incompreendido)

      As mulheres jamais devem cortar seus cabelos, se assim elas procederem, seus maridos tem o direito de repudia-las e casarem novamente. Agora, se os homens têm o direito de repudiar as suas esposas por causa do símbolo (por cortar o cabelo), quanto mais têm eles esse direito se elas não praticarem o ato real que esse símbolo representa (ser submissas aos seus próprios maridos)! Agora, uma coisa tem que ficar claro para todos, isto é, que esse mandamento da submissão da mulher ao marido não vem de homem algum, mas de Deus. Portanto quando o casal negligencia este mandamento, eles estão rejeitando e se afastando do próprio Deus, pois Deus é a Palavra. Assim sendo, quando rejeitamos a Palavra, rejeitamos ao próprio Deus.

      De maneira que quando o marido se mantém firme em sua posição, não se dobrando sob o desejo de domínio de sua mulher, então ele fica livre do juízo de Deus. Porém sua mulher, ao recusar-se submeter a sua autoridade, ela logicamente também está se recusando a se colocar sob a autoridade do próprio Deus. Isto porque foi Deus quem instituiu esta autoridade do marido sobre a sua mulher. Assim então quando a mulher rejeita se submeter à autoridade do marido, ela também se separa do próprio Deus.

      79- As mulheres devem olhar para Jesus Cristo. Você deve olhar para Sara e aquelas do Velho Testamento.

80- Agora. Eles tem tanto que... Eu estava pregando outra noite, em algum lugar, a respeito das mulheres obedecerem a seus maridos. Obedecerem? Sim isto já saiu fora do ritual do casamento a tanto tempo atrás. Mas... Elas não farão isso. Não, senhor: Elas vivem na América e elas te farão saber então. Elas não irão obedecer. Mas uma vez que você não faz isto, nunca tente chamar a si mesma de cristã, porque você não é. Não me importa o quanto você dance e fale em línguas, se você não obedece a seu marido, você está fora da vontade do Senhor.

   81- E uma mulher que usa shorts e faz estas coisas que elas fazem nas ruas, não chame a si mesma de cristã. Você deseja ter o mundo e continuar sustentando o seu testemunho. Você não pode fazer isso na presença de Deus quando você sabe melhor do que fazer isto.

È sua vinda digna do evangelho?

       Portanto vemos que este posinamento no qual Deus situou tanto o homem como a mulher no casamento é sem duvida o principal mandamento de Deus acerca do matrimônio. Visto que não tem como a mulher recusar a se submeter à autoridade do seu marido, sem sair também de sob a autoridade do próprio Deus, pois foi ele quem deu esta ordenança. Assim como também não tem como o homem fugir dessa responsabilidade, a qual é a de exercer essa autoridade com a qual Deus o revestiu na família, sem sair da própria presença de Deus.  Assim vemos que estas sãos as condições em que Deus colocou tanto o homem como a mulher em relação a este assunto do casamento.

       Precisamos entender que o símbolo e a obra que ele representa forma um só Mandamento, assim quando quebramos um dos dois, o símbolo ou a obra, então quebramos o Mandamento completo de Deus. Isto é, quando a mulher corta os cabelos ou se torna insubmissa ao seu marido, ela então quebrou o mandamento de quê o marido é a sua cabeça, seu senhor, seu governante. E assim quando ela quebra este mandamento, ela então se torna desonesta, infiel. E ao estar nesta condição, ela então está em um daqueles casos no qual o seu marido tem o direito de repudiá-la em divórcio e casar com outra.

       214 Isto - isto significa que eles estão tirando ou colocando cabelos... Eu acho que a pessoa deve ter se enganado em pensar lá que isto significa um - um homem profetizando com a sua cabeça coberta, então ele tira fora aquela cobertura. Veem? Não. Aquilo não é que ele tinha cabelos longos, isto quer dizer, se ele está coberto... Agora, você lê um pouco mais adiante, você que fez a pergunta, e você descobrirá que a cabeça da mulher é o seu marido. Quantos sabem disso? E que a cabeça do homem é Cristo; portanto, um homem deve cortar o seu cabelo por causa de Cristo, porque Nele estão ambos, homem, mulher e tudo. Ele é ambos, pai, mãe, irmã, irmão, todos. Mas em um homem há somente o masculino. Portanto ele deve cortar aquilo por causa de Cristo; mas na mulher há somente o feminino, então ela deve ter a sua cobertura; porque o seu marido está sobre ela. Ele é o seu senhor, o seu governante; portanto, ela deve ter os cabelos longos.

Perguntas e respostas - N 03

     169- Eu não... não creio que a Deus importa como um homem corta seu cabelo, contanto que o corte, porque Deus é sua cabeça. Porém a cabeça da mulher é um homem, portanto, ela deve... .E se ela corta seu cabelo, ela tem... seu esposo absolutamente tem um direito bíblico para repudiá-la por vida desonesta - uma pessoa desonrada. Quantos sabem que é a verdade? É que a Bíblia diz, porque ela desonra sua cabeça. Não se deve viver com nenhuma mulher desonrosa.

Pergunta e Resposta número 2. 1964

Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.
E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei.
Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.
Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.
Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.
Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.
O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.
Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.
Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.
Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.
Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?
Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?
Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.
Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus. 

1 Coríntios 11:1-16

     192 E Ele a fez para o homem, e não o homem para ela. Você sabia disso, que: "A mulher foi feita para o homem, e não o homem para a mulher"? Quantos sabiam disso? [A congregação diz: "Amém." - Ed.] A Bíblia ensina isso. Muito bem. Foi-lhe dado um lugar no homem, antes da queda, igual sobre toda a criação. Porém "após" a queda, agora aqui nós mencionamos o assunto. Porém "após" a queda, ele era seu dominador, ela tem de guardar silêncio em todos os assuntos, agora depois que o princípio original terminou.

Casamento e Divórcio

      Deste modo vemos pela Palavra de Deus que as mulher devem guardar silêncio diante de seus maridos. Porém sabemos que isto não tem acontecido entre o povo que se intitula de Noiva de Jesus Cristo. Isto porque esse povo não é a Noiva, mas é apenas uma personificação Dela. Porém na verdadeira Noiva sim, Nela as mulheres são submissas a seus maridos. Sabemos que o símbolo da submissão da mulher ao marido (os cabelos longos) é muito importante, a tal ponto que o homem pode repudiar a sua mulher e casar com outra, se ela cortar os cabelos. Todavia o objeto real (a submissão da mulher ao marido) que é representado pelos cabelos longos da mulher é indiscutivelmente tão importante quanto o ato físico do cabelo longo.

       Pensa um pouco, tem cabimento o homem repudiar a sua esposa por causa dela cortar os cabelos e, no entanto não a repudiar quando ela pratica o próprio ato que os cabelos longos simbolizam? Isto não tem cabimento, é um total contrassenso. Existem casos onde as mulheres dizem até mesmo na cara de seus maridos que elas não lhes obedecerão e, no entanto esses homens não fazem nada contra isto, ficando assim ao lado das mulheres ao invés de ficarem ao lado do Mandamento da Palavra de Deus. Pois Deus ordena claramente que a mulher deve ficar sob o domínio do marido, ser submissa a sua autoridade, ao seu governo. Aceitar qualquer outro tipo de organização no casamento é uma total apostasia do modelo original instituído por Deus no Jardim do Éden.

      E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
Gênesis 3:16.

        Você entendeu esta Escritura? Depois da queda, no segundo pacto, onde estamos hoje, os filhos não vem mais através da criação, mas através do desejo sexual. E por causa da mulher ter sido a causadora da queda lá no Édem, então ela não é mais coigual ao marido, porém agora o seu desejo é para ele, o qual a governa.

     No passado, quando a mulher se casava, ela colocava o véu sobre o ombro do esposo, simbolizando com isso, que ela estava cedendo a ele todos seus direitos e desejos, e que a partir daquele momento ele seria o responsável por ela. Isto é um tipo de Cristo e da Igreja. Nós temos que morrer para os nossos desejos e vontades e fazer somente a vontade de Deus. Mas é esta a realidade do mundo hoje? não. Em vez de o homem governar a mulher é ela quem o está governando, tem se tornado seu deus e isto está acontecendo até mesmo entre os grupos que professam crer na Mensagem. Estamos hoje na era da mulher, na era de Laodicéia, quando a mulher quer ter o domínio sobre os seus maridos, e este espírito está dominando a todos, porém os eleitos escaparão deste poder maligno.

      E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
Apocalipse 3:7

      Isaias 22:22: "E porei a chave da casa de Davi sobre o Seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará, e fechará, e ninguém abrirá." O Espírito usa esta referência do Velho Testamento com relação ao Senhor Jesus Cristo e Seu ministério na igreja. O que a chave de Davi significava naquele tempo é mera sombra, a qual é agora cumprida em Jesus estando no meio dos candeeiros. Isto tem a ver com nosso Senhor APÓS a Sua ressurreição e não com a Sua peregrinação terrena. Mas o que esta chave significa? A resposta encontra-se na POSIÇÃO da chave. Ela NÃO está em Sua mão. Ela não está pendurada em Seu pescoço. Não está colocada nas mãos de outros homens, ou o versículo não poderia estar dizendo que SOMENTE ELE TEM o USO DESSA CHAVE - PORQUE SOMENTE ELE ABRE E FECHA, E NINGUÉM tem esse direito senão o Próprio Jesus. Não é isso correto? Mas onde está a chave? ESTÁ SOBRE O SEU OMBRO. Mas o que o OMBRO tem a ver com isto? Leia Isaias 9:6: "E o principado está sobre os SEUS OMBROS." Mas o que significa isto? A resposta é esta. A frase "o principado sobre os SEUS OMBROS" vem da cerimônia nupcial do oriente. Quando a noiva é entregue ao noivo ela tira o seu véu e coloca-o sobre os ombros do noivo, significando que ela está não apenas sob o seu domínio - que ela transferiu seus direitos a ele - que ele é cabeça - mas também que ele assume a responsabilidade e o encargo e que ELE E SOMENTE ELE NINGUÉM MAIS - NENHUM OUTRO HOMEM - NENHUM OUTRO PODER TEM QUALQUER DIREITO E RESPONSABILIDADE. E isso, amados, é a CHAVE de Davi.

      Mas têm os homens considerado esta verdade? Eles têm estimado a Sua Pessoa, a Qual unicamente tem total autoridade soberana sobre Sua igreja? Eu digo: "Não".
A Era da Igreja de Filadélfia. Paginas 264, 265
     Nós vemos que depois do casamento o homem e a mulher se tornam em uma só carne, em um só corpo, onde o homem é a cabeça. De maneira que a mulher está no homem, em seu marido, ele a conduz e é responsável por ela. Por causa disto Deus não matou Sara naquele dia na tenda, pois ela estava em Abraão, Ele não poderia feri-la sem ferir Abraão. É por causa disto que a Bíblia diz que a mulher vai se salvar se ela der a luz filhos, pois assim ela será uma parte de seu marido, circuncidada através dele. Já que sem circuncisão a pessoa fica fora do pacto com Deus. Assim vemos o quanto é importante o casamento na vida da mulher, ela é circuncidada através do marido.

       Isto não significa que uma moça solteira não possa ser salva. Pois isso dependerá muito do motivo e objetivo pelo qual ela não se casou. Às vezes a moça não se casa para servir melhor a Deus, tanto no espírito como no corpo, outras vezes ela não se casa por não encontrar um homem cheio do Espírito Santo que a ame e que ela também o ame.

       Porém têm moças que não se casam para não ter que obedecer a um homem, neste caso é claro que essa moça está errada. Pois Deus fez a mulher para ser adjuntora de algum filho Seu, e quando ela se nega a cumprir esse seu papel, ela então logicamente estará rejeitando o próprio proposito pelo qual foi criada. E quando a pessoa não cumpre propositalmente o seu propósito pelo qual ela foi criada, então ela se separa eternamente da presença de Deus.

      Agora, note que estamos falando acerca de casamento dentro da Igreja Eleita. Pois de que adianta uma moça casar com uma pessoa que não tem a circuncisão (o Batismo do Espírito Santo na alma), que não teme a Deus, Sua Palavra. Neste caso será melhor para essa moça se ela não se casasse.

      244 Porém ela pode ser a Noiva de Cristo, ao ser... E lembre-se, ela sendo uma parte do homem, a Bíblia diz que ela pode on-. . . "Não permito, porém, que a mulher ensine, ou use de qualquer autoridade, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas o subproduto, foi enganado. Salvar-se-á, porém, se permanecer na santificação e com modéstia, e dando à luz filhos, e tudo isto," porque então ela se torna parte deste homem. Isso é o que traz. . .

245 Por que Abraão não... Por que Deus não matou Sara sentada bem ali, negando, e mentindo bem na face de Deus? Sentado ali como um Homem mortal, comendo carne, comendo pão, bebendo leite, e Ele disse: "Por que se riu Sara, ali atrás," atrás Dele, na tenda, Ele nunca a tinha visto, "dizendo isto:
'Como pode ser isso'?"

246 Ela disse: "Eu nunca disse isto!" Ah - oh, que coisa, dizer a Deus que Ele é mentiroso, em Sua face? Porém Ele não podia tomá-la. Por quê? Ela era uma parte de Abraão. Amém. Ele não podia feri-la sem ferir Abraão.

247 Agora vocês, mulheres, vejam onde se encaixam. E a Bíblia disse: "Vocês, mulheres, sejam como Sara foi, que a si mesma se ataviava com traje decente, viveu honesta e fielmente ao seu próprio marido, amando-o tanto que (ele) ela o chamava seu 'senhor,''' dominador, posse.

Casamento e divórcio

        Agora, quando uma mulher rejeita a autoridade do marido sobre ela, não querendo lhe obedecer, lhe ser submissa, na verdade ela não está simplesmente rejeitando a autoridade de um homem, mas à do próprio Deus, pois foi Ele quem deu este mandamento. E este mandamento não está somente no Velho Testamento, como muitas pessoas alegam, mas está no Novo Testamento também, como você poderá estar constatando a seguir.

Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. 

Efésios 5:22-33

Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos,
mas {como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus} com boas obras.
A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão.
Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio.
Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão;
salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação 

1 Timóteo 2:9-15

Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres,
considerando o vosso procedimento casto e com temor.
Não seja o seu adorno o enfeite exterior dos cabelos entrançados, das guarnições de renda de ouro ou da compostura dos vestidos,
mas seja o homem que está escondido no coração, no vestido incorruptível de um espírito manso e tranquilo, que é de grande estima diante de Deus.
Pois assim se adornavam também noutro tempo as santas mulheres que esperavam em Deus, estando sujeitas a seus maridos,
como Sara obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vos tornais filhas, se fazeis o bem e não temeis perturbação alguma.
Igualmente vós, maridos, vivei com elas segundo a ciência, como sendo vaso mulheril mais fraco, dando-lhes honra como a herdeiras juntamente convosco da graça da vida, para que as vossas orações não sejam impedidas. 

1 Pedro 3:1-7

34 As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.

35 E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.

1 Corintios 14:34, 35

9 Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras,

10 mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus.

11 A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição.

12 Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio.

13 Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva.

14 E Adão não foi enganado, mas sim a mulher, que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora.

15 Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos — se elas permanecerem na fé, no amor e na santidade, com bom senso.

    Portanto quando a mulher decide sair de sob a autoridade do marido, na verdade ela está se apostatando, se afastando do próprio Deus. Agora, quando a vontade do marido se opõe a vontade de Deus exposta em Sua Palavra, ai já é outra coisa, neste caso a mulher tem que pôr Deus em primeiro lugar, pois a Bíblia diz: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça, o resto vós será acrescentado”.

7- IRMÃO BRANHAM, TAMBÉM CREIO QUE UMA MULHER DEVE ESTAR SUJEITA A SEU ESPOSO. PORÉM SE UMA MULHER CRISTÃ TEM UM ESPOSO PECADOR QUE NEM SE QUER A UM DE SEUS SERVIÇOS - VEM A UM DE SEUS SERVIÇOS E NÂO - E QUER QUE SUA ESPOSA FAÇA COISAS: CORTAR O CABELO, VESTIR SHORTS E IR A LUGARES ÍMPIOS, DEVE ESTA MULHER ESTAR SUJEITA A ESTE HOMEM NESTA MANEIRA? POR FAVOR EXPLIQUE ISTO MAIS CLARAMENTE, ESTA É UMA PERGUNTA QUE É FEITA A MIÚDE.
       78- Não irmã, não estás sujeita a tal pessoa. Não, claro. Por esta causa deixarás tudo e te achegarás a Deus. Agora, a coisa... Se tu queres - esse homem quer viver contigo, e você seja - permaneça cristã... Porém se ele vai fazer você usar shorts, cortar seu cabelo, e fazer todas estas outras coisas e lugares Ímpios, primeiro busque o Reino de Deus e Sua justiça. Não estás atada a tal pessoa como essa. "Porém enquanto", diz a Bíblia, "enquanto ela e ele consentem em viver juntos [ você recorda isto ] que ele..."
E agora, estes, não anotei as Escrituras porque só as escolho [vê você? ] lá uns quantos minutos. Escolho uma agora e logo não tenho tempo.

79- Porém Paulo disse que enquanto eles - o esposo não crente tem uma não crente, ou esposa crente e assim sucessivamente, que a esposa crente permaneça com o esposo crente, enquanto não for contrário para com Deus. Se ele consente em viver com ela... "Siga adiante, querida, se queres ir à igreja, isso está bem. porém eu não vou. Não creio nela, nada tenho a ver com ela. Porém tu prossigas, isso está bem". Porém quando ele diz: "Não podes fazê-lo", agora aí há uma coisa diferente. Não estás sujeita a isso então, por Deus te separarás de tudo.

Pergunta e Resposta 2

   

 20. O meu esposo e eu não vemos a Bíblia da mesma maneira, as verdades - como esta verdade que você prega. Ele não compreende. Devo eu ir com ele às igrejas quando eu não creio em seus ensinamentos? Estou muito preocupada a respeito disto.
191 Sim! Se você é uma esposa para este marido, e ele não te condena, você não - você não deve condená-lo (Veem?), porque o marido é santificado através da mulher. Veem? E eu creio, se ele vai a alguma igreja denominacional ou algo assim, e ele deseja que você vá até lá com ele... Vê você? Se você não for... Veem, não há nada lá que possa te fazer mal, porque de qualquer de qualquer modo você não está indo para ouvir o que eles vão dizer, porque você acabou de dizer aqui que não crê em seus ensinamentos. Veem? Então isto não te fará mal, mas você estará simplesmente mostrando respeito para com o seu marido. Você estará submetendo-se a si mesma a ele, e talvez em fazer isto, você - você... Se eles ensinam e fazem as coisas lá embaixo... As coisas que te foram ensinadas são muito mais altas do que aquilo; você será sal; ele verá e virá para o Senhor. Eu creio que eu seguiria em frente. Meu Deus, veja que horas já são?

Perguntas e respostas - N 03

      Assim quando uma mulher se casa, o papel que cabe a ela exercer é aquele no qual ela deve ser submissa a autoridade do esposo, assim como também ao Senhor. Porém quando ela quebra essa imagem, ela então está se recusando a ser esposa para seu marido, e assim nesse instante ela se torna uma pervertida. Por outro lado quando o marido a aceita nessas condições, ele também se apóstata, se tornando um pervertido, assim como sua esposa. Portanto jamais o homem deve aceitar essa inversão de autoridade, ainda que isto venha acabar com seu casamento. Pois na verdade seu casamento já acabou mesmo, isto aconteceu a partir do momento em que a mulher passou a usar de autoridade sobre o marido. Mas as pessoas são tão carnais que elas estão mais preoculpadas com a sociedade do que com Deus.

     Pois no momento em que o homem aceita que a mulher seja insubmissa a ele, neste mesmo instante o casamento se acaba e o homem morre diante de Deus, se separando eternamente de Sua presença. Portanto neste caso é melhor acabar o “casamento”, ou seja, com o que a sociedade chama de casamento, se separar da mulher, do que se separar de Deus. O que nós temos de entender é o seguinte, isto que é chamado de casamento pela sociedade, Deus chama o mesmo de perversão, de imundícia.

     E quando Deus fez ao primeiro homem, Ele fez um filho para Si. E o filho foi tão corrupto que escutou a sua esposa em vez de escutar a Deus, e a mulher escutou ao diabo em vez de escutar a seu esposo, e, quando o fizeram, se corromperam juntamente, a tal ponto que trouxeram uma contaminação.

O Sinal 116.

      Agora uma mulher não esta destinada a ter uma índole de ferro. Ela deve, de acordo com a Santa Escritura, ser SUBMISSA ao varão. Isso é exigido dela. A mulher que é verdadeiramente feminina, completamente feminina, terá essa índole. Não um capacho. Nenhum verdadeiro varão faz de uma mulher um capacho. Porém ela desejará estar sob a autoridade do varão, e não governá-lo, porque ele é o cabeça da casa. Se ela quebra essa imagem que Deus lhe fez, ela está pervertida. Qualquer varão que permite a mulher assumir autoridade também quebrou essa imagem e está pervertido. É por isso que uma mulher NÃO PODE USAR TRAJE DE HOMEM OU CORTAR SEU CABELO. Ela jamais deve usar roupas que pertençam a um varão ou cortar seu cabelo. Quando ela o faz está se intrometendo no domínio masculino, assumindo autoridade e se pervertendo. E quando uma mulher invade o púlpito o que LHE É ORDENADO NÃO FAZER, ela mostra de que Espírito é. Ser uma fêmea dominante é anticristão e as sementes da Igreja Católica Romana estão nela, embora ela possa negar isto sempre tão veementemente. Mas quando se TRATA DA PALAVRA, Seja Deus verdadeiro e a palavra de todo homem mentira. Amém. 

Era da Igreja de Tiatira. pagina 189

     Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus.

Deuteronômio 22:6

       Assim nós vemos que a mulher deve ter os cabelos longos por causa de seu marido ser a sua cabeça, seu governante, seu senhor. No momento em que ela corta seu cabelo, ela desonra seu marido, e, portanto se torna desonesta. Pois com este ato, é como se ela estivesse falando que não reconhece mais a autoridade do seu marido sobre ela. Ou seja, que ele não manda mais nela, que ele não é mais a sua cabeça.

     Mas e quando a mulher não corta os cabelos, porém diz literalmente na cara do seu marido que ele não manda nela e que por isso ela não vai obedecer-lhe. Tem alguma diferença em quebrar o símbolo ou deixar de praticar a obra que ele representa? Não, não há diferença alguma, o crime é o mesmo. E casos como este estão acontecendo com pessoas que se dizem da Mensagem. Pois as mulheres cortam seus cabelos ou dizem literalmente aos seus maridos que eles não mandam nelas.

       E os homens por outro lado têm medo de contradizê-las, já que elas fecham a cara para eles, rejeitando-os como maridos. Pois como já dissemos antes, quando a mulher rejeita obedecer a seu conjugue, nesta hora ela o rejeita como marido também. Por exemplo, o marido manda a mulher ir, ela não vai, ele a manda ficar e ela por birra então vai, desrespeitando assim a autoridade com a qual Deus lhe deu para governa-la. Mas a verdade é que esses homens estão tão efeminados hoje, que eles não têm a coragem de mostrar a essas mulheres os seus lugares originais no casamento, com medo de que elas os deixem e casarem com outros. Mas o que acontece também é que esses homens por outro lado não querem é abrir mão de parte de seus bens. O que naturalmente irá ocorrer com a separaçao. Por isso é que eles permanecem assim, nesta condição lamentável, sendo submissos às mulheres.

       E os assim chamados pastores da Mensagem, são tão efeminados quanto esses maridos, pois eles também não pregam essa verdade em suas igrejas com medo delas os deixarem e arrumarem outros pastores. Nós sabemos pela Mensagem que o natural tipifica o espiritual. É por causa disto que esses grupos estão nesta condição, onde os pastores têm medo de tomar uma posição ao lado da Palavra de Deus, pois se eles tomarem esta posição, então suas suas igrejas os deixarão e casarão com outros pastores. Porém os homens, por serem as cabeças das mulheres, eles precisam serem corajosos e jamais admitirem, ainda que suas mulheres os abandonem, que elas invertam a ordem hierárquica do casamento e hajam como se elas fossem às cabeças dos lares. Pois se eles permitirem tal coisa, então seus casamentos serão apenas uma perversão do verdadeiro casamento e eles se separarão para sempre da presença de Deus.

       Agora muitas pessoas alegam que os maridos não serão condenados pelos erros de suas mulheres, por causa da salvação ser individual. E de fato eles não serão condenados por causa dos erros de suas mulheres, porém eles serão sim, condenados pelas suas próprias incredulidades. Pois o mandamento de Deus para os homens é que eles sejam as cabeças de suas mulheres, seus governantes. E a partir do momento em que os homens desobedecem este mandamento, ao deixarem suas mulheres fazerem o que quiserem (serem a cabeça da casa, cortar os cabelos, usarem roupas imorais, etc.), então eles automaticamente quebram este mandamento e morrem, se separando assim eternamente da presença de Deus.

         Pois o homem sendo a cabeça da mulher, ele então se torna o responsável por essa mulher, pela roupa que ela usa e por todo seu procedimento. Isto porque o homem está suposto a ser aquele que deve autorizar tudo em casa, o que entra o que sai, o que se pode fazer o que não se pode, resumindo, ele é o responsável pela casa e Deus requer isso das mãos dele. Porém o que acontece é que os maridos não conseguem governarem suas próprias casas, visto que suas esposas são mais fortes do que eles, elas conduzem as coisas da forma como querem.

          Portanto esses maridos fracos serão condenados por deixarem suas mulheres serem as líderes em suas casas, quando esse posto era para serem ocupados por eles. É por causa disto que o irmão Branham ensina que o homem será culpado duplamente pelos erros que ele deixa sua mulher praticar. Isto é, no dia do julgamento final a pena imputada a mulher será muito menor do que a pena que será imputada ao homem. Isto por causa dele ter sido complacente com seus erros. Portanto o homem não pode de maneira nenhuma deixar a sua mulher ser insubmissa a ele, usar pinturas, cortar o cabelo, usar roupas imorais, roupas de homens, etc. Porque se o marido permitir que sua mulher pratique tais erros, ele então será duplamente culpado pelos crimes dela.

35- Aqui há uma pergunta, eu... possivelmente a responderei agora mesmo. Esta aqui, a vi esta manhã ou em alguma ocasião Dizia: “Você sempre está machucando as mulheres, como elas não devem usar seu cabe-lo, porém nunca dizes nada do homem".

       36- Se visse a um homem entrando aqui com cabelos compridos em suas costas como uma mulher, diria: "Senhor, por que não vais a barbearia? Você parece uma mulher". Veem? Porém o homem geralmente não faz isso. Veem? Não como o homem... Agora, não como a infabilidade do homem, eles são tão culpados quanto à mulher. E um homem que DEIXA SUA MULHER fazer isso, ele é duplamente culpado disso, porque ele está suposto a ser o que tem que dizer assim em casa. E esse homem nem pode governar sua própria casa, como poderá o tal fazê-lo na casa de Deus? Veem?

Perguntas e respostas - N 02

229 Ouçam aqui, o homem é o governante; não pense você que pode governar a casa. Você não é o governante da casa. Você é absolutamente. . . Agora, você não é uma escrava, mas você é uma companheira. E Adão. . . O homem tem o controle sobre a sua esposa, e unicamente ele é responsável por sua esposa. Deus faz o homem responder por sua esposa. Agora, leia e veja se Deus diz isto agora. O varão, pois, não deve cobrir sua cabeça, porque é a imagem e glória
de Deus . . .

Perguntas sobre Hebreia parte 3

       Temos visto até aqui que os cabelos longos significa a submissão da mulher ao seu marido, é o sinal de que ela o reconhece como sendo a sua cabeça, o seu governante. Porém a partir do momento em que a mulher se rebela contra este mandamento divino, rejeitando assim o homem como sendo o seu senhor, lhe negando submissão, neste momento ela então o rejeita como marido também. E deste momento em diante evidentemente os cabelos longos passam a dar um falso testemunho, pois ela na verdade já não é mais submissa a autoridade de seu marido, como seus cabelos longos aparentemente estão testemunhando.  Portanto neste caso a mulher está em completa afronta a Deus e se o marido aceita-a nesta condição de insubmissão a sua autoridade, ele também se torna uma afronta a Deus. Assim ambos separam-se eternamente da presença de Deus.

     O que se tem de entender é o seguinte, não há como a mulher rejeitar a autoridade do marido sem rejeitar a ele próprio, do mesmo modo como não tem jeito de rejeitar a autoridade de Jesus, não querendo obedecer Sua Palavra, sem rejeitar a Ele próprio. Isto porque Deus lá no Édem, depois da queda, Ele conectou o oficio de esposo à autoridade sobre a esposa. De maneira que estes dois aspectos (esposo e autoridade) com os quais Deus condicionou o homem em relação a este assunto. Os mesmos se resume na verdade a apenas um. Não havendo, portanto maneira de rejeitar um sem rejeitar ao outro. Portanto no momento em que a mulher recusa se sujeitar a autoridade do marido, negando obedecer-lhe, ser submissa a ele, neste mesmo instante ela o rejeita completamente como marido, dando-lhe, portanto o direito de repudiá-la e assim casar com outra.

       Desse modo vemos que a submissão da mulher ao marido é um tipo da submissão da Igreja a Cristo. Pois não tem como a igreja se recusar a ser submissa a autoridade de Jesus Cristo, se negando a obedecer Sua Palavra, sem rejeitar-Lhe também. E Foi exatamente por causa disto que Jesus Cristo repudiou a igreja da falsa vinha, e entre ela está também a essas assim chamadas igrejas da Mensagem. Visto que esses grupos também rejeitaram a Jesus, isto eles fizeram no momento em que rejeitaram a verdadeira Palavra manifestada da hora (São Lucas 17:30). Desta forma esses grupos rejeitaram a autoridade da Palavra de Deus, a Qual foi expressa nesta era através de William Branham. O qual ensinou em dezenas de passagens em seus Sermões que esta escritura tem se cumprido em nossos dias, um pouco antes da Volta de Jesus Cristo.    

      Por isso é que Jesus não tem mais nenhum desejo por essas supostas igrejas da Mensagem, visto que elas o rejeitaram como marido, recusaram ter uma relação sexual, espiritual com Ele. Por causa disto Jesus Cristo a repudiou em divórcio e casou com outra, a Virgem pura da Palavra. Assim também acontece com a mulher que falha em tomar a palavra de seu marido, rejeitando-o. Esse homem perde todo desejo por ela, tornando-se assim impossível a continuidade desta relação conjugal. Desta forma, se ela não muda seu comportamento, ele então a repudia em divórcio, como fez Jesus com a igreja mundana, e casa com outra, com uma virgem submissa à Palavra.

256 Notem, Ele pode repudiá-la, porém ela não pode repudiá-Lo. Ele fez isto, provou isto, nos dias quando Lutero, Wesley, e os pentecostais, quando recusaram tornar-se a parte adicional Dele ao ter relacionamento sexual espiritual para ficarem grávidas com parte adicional da Palavra. Você entende? Ela se recusou. A igreja luterana recusou que Cristo tivesse mais algum desejo com ela; a luterana recusou isto. E permita-me dizer isto, vão me chamar de alguma coisa de qualquer maneira; assim é hoje com cada uma delas, elas falham em tomar essa Palavra, elas rejeitam a Cristo!

257 E qualquer mulher que recuse a um homem seu filho não têm direito de ser sua esposa. Amém. Você se lembra, na Bíblia, quando o rei casou com Ester? Porque a rainha se recusou, ele simplesmente obteve outra para si. E quando a.. . O que aconteceu quando ela se recusou a sair com o rei e obedecê-lo? E a mesma coisa com uma mulher que se recusa a ser esposa para seu marido.

Casamento e Divórcio

      De maneira que quando a esposa é insubmissa a autoridade do marido, ela então automaticamente impede-lhe de ter algum desejo por ela. E com isto ela na verdade está dizendo que não quer ter mais a ele como esposo. Neste caso este esposo não deve permanecer mais tendo esta mulher como sua esposa. Pois foi o próprio Deus quem organizou a família nesta ordem, colocando o homem como o dominador, a cabeça da mulher.

       Quando a pessoa rejeita esta ordem do casamento, ela então se coloca em completa rebelião contra o próprio Criador, numa apostasia total de Deus. Portanto quando a mulher rejeita este ensinamento, ela está rejeitando o próprio Deus, pois foi Ele quem ordenou que isso deveria ser dessa maneira. E quando o homem permite que a mulher use de autoridade sobre ele, o mesmo também esta rejeitando a Deus, pois Deus é a Palavra. Todos devem voltar para a Palavra de Deus, visto que somente escudado Nela é que venceremos a Satanás.

       Agora, todo o caso de divórcio precisa ser julgado pela igreja primeiro, para que não aconteça injustiça contra ninguém. Pois as mulheres tem uma faze em suas vidas, nas quais elas se tornam nervosas, essa faze da vida se chama de menopausa. As mulheres nessa faze ficam muito perturbadas, com muitas dúvidas, parece que tudo está errado com elas. É neste tempo difícil que as mulheres mais precisam da ajuda de seus maridos, pois toda a sua constituição esta sendo mudada nesse período. O marido precisa ser compreensível nessa hora e ser sempre o namorado atencioso, carinhoso, que a mulher mais precisa neste momento de virar a mais difícil das esquinas de sua existência.

31 Agora, agora, se isto é - se é algo que você tem feito que é errado, que te incomoda, então examine isto com a Bíblia e veja o que você deve fazer. Mas se você não tem feito nada e você não é condenada por nada, talvez sejam os seus nervos. Vê? Isto pode ser muitas coisas que aconteceram: talvez algum problema lá atrás em sua vida. Talvez seja uma - uma mulher aqui que possa estar no tempo da MENOPAUSA. É aí quando tudo está errado com ela, e não há nada de errado com ela, e ainda tudo fica errado para ela. E ela não está simplesmente colocando aquilo, ela geralmente sente aquilo; é tão real. Qualquer pessoa nervosa é desta maneira. E nunca discordam.

32 E vocês, maridos, para suas esposas, quando elas estão nesta época da vida, se você alguma vez - se ela sempre foi sua namorada, deixe-a ser então, porque ela precisa de você. Ela realmente precisa de sua ajuda; ela precisa de alguém para ajudá-la, e compreendê-la. Converse com ela, levante-a em seus braços como - como - como se ela fosse sua namorada, e ela deve ser. E - e compreenda-a, porque ela está passando por um tempo em que toda a sua constituição está sendo mudada, e você deve ser bom para com ela durante este tempo.

33 Penso que foi por esta razão que o Sr. Rockfeller cometeu um erro fatal. Ele era amado pela nação, provavelmente teria sido o nosso próximo presidente. Mas quando sua esposa entrou na MENOPAUSA, e estava na MENOPAUSA, ele a abandonou e casou-se com a sua secretária. Vê você o que aconteceu? Isto mostra que ainda há algum bom pensamento nos americanos.
Agora, eu gosto do Sr. Goldwater, ou - ou o Sr. [O irmão Branham estala seus dedos. - Ed.] Rockfeller. Ele é um - eu gosto do Sr. Goldwater também; eu gosto de todos. Mas eu - eu não queria... Alguns de vocês - alguns de meus irmãos Republicanos estão assentados lá fora me ouvindo dizer isto, eu...

34 Observem, mas eu não sou um político, eu - eu desejo ser um cristão. Vê? E este não é um lugar para políticas. Veem? A coisa toda se acabou, de qualquer maneira, daquela maneira; mas disto que estamos falando a respeito é Eterno. Democrata ou Republicano... Oh, é uma desordem; isto nunca pode ser remido. Está terminado, então não discutam sobre isto. A coisa a fazer é viver para este Reino. “Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura”. Amém! Isto é correto. Sim, senhor!

Pergunta e Resposta número 3

153 Você é incomodada com um problema nervoso, verdade senhora É um nervosismo
mental. Você fica fraca, sofre com ataques, principalmente à tarde. E ainda satanás tem te dito
que tu vais perder a mente. Isso é correto. Porém, é uma mentira. Você ficará bem. Isto não é
nada, é apenas um período de tempo em sua vida no qual você está entrando, é a MENOPAUSA.
Toda mulher tem de chegar a isso, mas agora você estará bem. Você crê em minha palavra
Então vá agradecer a Deus, e cante hinos, e regozije-se, e sinta-se bem.

154 Bem, minha senhora, sou estranho para você também. A coisa engraçada é que
quando disse isso a ela, isso mesmo a deixou na mesma hora, porque isso era exatamente o
seu problema, nervosismo. Agora, siga teu caminho, e creia de todo o seu coração, e você
ficará bem. Amém. Vá e creia de todo o seu coração.

A igreja irá antes da tribulação?

243 E como algumas de vocês, irmãs, que passam pelo período da MENOPAUSA, e eles injetam hormônios em você. Não faça isso. Apenas confie em Deus. Hormônios são células selvagens, e você está simplesmente colocando câncer em você. Vê Eu não sou… Médico, não pense que estou tentando tomar o seu lugar aqui. Mas eu tenho encontrado muito disto na fila de oração. Vê Então, a coisa a fazer, apenas coloque sua fé em Deus. E seu bom e honesto médico, seu médico em casa, te dirá que isto é a verdade. Apenas  tenha fé em Deus e confie Nele. Ele vai te conduzir através das sombras. Ele está sempre ali para te ajudar. Isso mesmo.

 O maior que Salomão está aqui

    Agora, com isto nós não estamos dizendo que na faze da menopausa as mulheres estão liberadas por Deus para usarem de autoridade sobre os seus maridos e deixarem de serem submissas a eles. Não, não é isto. Pois até mesmo nessa faze os erros das mulheres no tocante a essas falhas serão cobrados delas. Veja o caso da esposa do irmão Branham, ela se rebelou uma vez contra ele quando ela estava nesta faze e mesmo ela estando nessa condição, aquele erro foi imputado como injustiça a ela. Mas ela se arrependeu de seu erro e isto aplacou a ira de Deus, então Ele a curou.

128 E há cerca de dois anos, eu cheguei um dia, agora eu—eu devo contar toda a verdade. Veja, não se quer simplesmente deixar nada de lado, deve-se contar toda a verdade. Eu tenho expressado a vocês o meu amor pela minha esposa. No entanto nós temos que observar as coisas. Eu estou lhes dizendo a verdade. O Pai Celestial, que é minha Testemunha aqui mesmo agora, sabe que é verdade. Oh, em casa, como é, simplesmente isto, aquilo, e tudo! A pobrezinha está passando pela mudança de vida no momento, MENOPAUSA.

129 E pelos últimos dois anos, há cerca de dois anos, quando nós fizemos um exame físico, então o médico encontrou um tumor no ovário esquerdo. Ele tinha crescido aproximadamente ao tamanho de uma—de uma noz. Ele disse: "Deixe-me examinar isso novamente, irmão Branham." Disse: "Dentro de aproximadamente três meses, se começar a crescer, ei e terá que ser extraído." Bem, então nós.

130 Mas pouco antes disso, eu tenho algo para lhes contar. Eu me esqueci disso. Um dia eu cheguei e, da casa, e eu tinha entrado para fazer algo, e eu dei a volta e saí. E eu disse.. . Ela disse: "Você pode ir ao centro comigo, Bill?"
E eu disse: "Não neste exato momento, querida." E ela disse: "O que nós vamos fazer a respeito de Becky, uma certa coisa?" Eu disse: "Bem, querida, eu simplesmente não sei o que fazer.

132 E teve alguma coisa que aconteceu, e ela estava tão nervosa que mal podia se controlar. As pessoas em casa, a noite inteira. E como anteontem à noite, até a uma hora da manhã, aqui tinha pessoas dentro, em volta da casa, em volta das janelas e toda... Então ela ficou muito nervosa, e ela me falou algo, asperamente, que ela não devia ter dito. Está vendo? Ela disse:
"Então, Bill, você sempre está viajando, e eu tenho que cuidar das crianças sozinha." Ela disse: "Você nunca está aqui. Não podemos tomar nossas decisões juntos. Ou você está fora, viajando..." E ela começou a chorar, entrou, fechou a porta.

133 Na mesma hora eu disse: "Oh, pobrezinha!" Eu disse: "Que coisa, eu devo..." E fui saindo.

134 E Ele disse: "Leia II Crônicas 22." Foi quando Miriã repreendeu a Moisés por se casar com uma moça etíope; seria melhor que seu pai tivesse cuspido em seu rosto do que ela ter feito isso.

135 E eu—eu tornei a entrar, eu disse: "Querida, o que você disse não foi certo." E ela estava chorando. Eu disse: "O que você disse não foi certo, querida. Deus vai fazer você pagar por isso. Você não devia ter feito isso. Eu estou muito aflito, eu mesmo. Você não devia ter dito isso.

136 E ela disse: "Bem, Bill, eu—eu fico tão aflita." E eu apenas virei e me fui, porque eu sabia que ela não estava com disposição para receber isso, assim que me retirei.

137 E o exame seguinte, cerca de um mês depois disso, mostrou o tumor.

145 E então quando me preparava para partir outra vez, estando sozinho, o outro dia, eu me ajoelhei, anteontem, e me ajoelhei no quarto. E eu dei uma olhada por ali. Fazia uns dois dias que eu estava ali, solitário, ninguém ali na casa. E eu disse: "Pai Celestial, eu—eu rogo que Tu sejas misericordioso agora, e me ajudes. Eu vou a Shreveport para fazer tudo que possa para ajudar Teu Reino." Eu disse: "Quantas vezes minha esposa e eu temos nos ajoelhado aqui no quarto deste jeito! Nós oramos. E hoje sinto tanto a falta dela." E eu disse: "Amanhã ela vai, e talvez eu não tenha condições de terminar minhas reuniões, porque talvez ela seja levada para o hospital, por causa deste grande tumor o qual temos pedido que Tu tires. Ele tem crescido cada vez mais, de tal modo que agora tem de ser extraído." E eu disse: "Eu—eu tenho implorado a Ti."

146 E eu disse: "Senhor, se ela disse alguma coisa errada, quando ela.., quando ali, eu fiquei aflito. Se ela disse alguma coisa errada," eu disse, "Senhor, apenas pensa, ela nem uma vez, nem sequer uma vez ela me disse uma coisa por eu ir às Tuas reuniões." Eu disse: "Tu. . .Ela sempre está com minhas roupas limpas e preparadas; e me segura pela mão, e chora e ora, e diz: 'Se eu simplesmente pudesse fazer alguma coisa para ajudar o Senhor!"' E eu disse: "Olha para a condição dela, Senhor. E não—não faças isto. Não, por favor não, Senhor." E eu—eu disse: "Deus, ajuda-a, rogo que sejas misericordioso com ela. E se ela tem de passar por essa operação, ajuda-a a passar por isso, Senhor. Se eu a perdesse agora, eu não sei o que faria. Eu sou—eu sou um homem velho. E as criancinhas para serem criadas, e o que poderia eu fazer? Sê misericordioso com ela Senhor. Tu sabes que eu a amo." E eu disse: "Eu—eu apenas rogo que Tu a ajudes."

147 E enquanto eu orava, ouvi Algo dizer: "Coloca-te de pé." E eu apenas prossegui, orando, porque eu—eu—eu apenas pensei que talvez tivesse imaginado aquilo. E enquanto eu seguia orando, Algo disse: "Coloca-te de pé." E eu parei de orar, e olhei para cima. E a pintura de Cristo, aquela que eu...

148 Eu nunca gostei muito da pintura de Sallman. Eu—eu gosto da pintura de Hofmann, A Cabeça aos Trinta e Três, você sabe. E eu tenho um quadro grande dela, porque, quando eu O vi na visão naquela ocasião, era justamente assim que Ele parecia. E ali estava ela, eu a coloquei de maneira que Ele estivesse olhando bem para mim quando eu orasse, neste quadro.

149 E eu olhei ali para cima, e eu olhei para o quadro. E olhei por todos os lados. Eu pensei: "O que foi isso: 'Coloca-te de pé'?" Eu pensei: "Bem, eu me colocarei de pé." E me coloquei de pé.

150 Justamente aquela mesma Voz que falou lá em cima na colina aquela noite, Aquele Mesmo que sempre vem. Eu disse:
"Senhor Deus, foste Tu falando com Teu servo?"

151 Ele disse: "Apenas diga a palavra, e não haverá mais tumor."

152 Eu fiquei ali um pouquinho, para me recompor. Muitos de vocês sabem, aqui dentro, e o povo do tabernáculo sabe o que era, que ela tinha isso. Eu disse: "Então eu digo, no Nome do Senhor Jesus Cristo, que aquele tumor a deixe." Andava incomodando-a tanto que ela estivera de cama por três ou quatro dias, por causa dele. Eu disse: "Eles nem sequer encontrarão um vestígio dele. Pois o Senhor meu Deus, que é Criador, que pode parar ventos e tempestades, e pode repreender os mares, e produzir isso, Ele é o Criador dos céus e da terra. Eu O amo e creio Nele, e creio que esta hora agora está chegando quando estas coisas estão para acontecer. E Tu, o Qual pudeste criar um esquilo e trazê-lo à existência, poderias tirar um inimigo da existência." Eu disse: "Quando o Diabo se envolveu na tempestade. . . Os ventos são criação de Deus. A água é criação de Deus. Mas o Diabo entrou nisto, foi isso o que o causou, e colocou um—um espasmo no mar, desse jeito." Eu disse: "Tu pudeste acalmá-lo. E Tu que pudeste acalmar isso, podes tirar o tumor de minha esposa. E eu digo que isto está acabado neste exato momento, nunca mais ele será encontrado. Está terminado."

153 Eu saí dali com confiança, contei ao meu filho e minha nora. Nós viemos, e na noite passada eu vim correndo aqui para ter a reunião; e voltei, telefonei para ela. E ela ainda não sabia nada a este respeito. Eu não lhe contei.

154 E quando telefonou, ela estava toda feliz. Ela disse: "Billy, eu tenho uma coisa para lhe contar, querido." Ela disse: "Não sobrou qualquer sinal de tumor em lugar algum. O médico disse que ele não conseguiu encontrar nada." Ela disse: "Eu fiquei tão feliz! E a Sra. Norman e muitas das irmãs aqui, duas ou três delas, estavam conosco aqui no quarto." Ela disse: "O médico disse: 'E você quer dizer.. . Não consigo entender. Um mês atrás havia um tumor ali do tamanho de uma toronja.' E disse: 'Senhora Branham, fique descansada que não existe qualquer sinal de tumor."' O médico dela saberia onde estivesse.

155 É o Senhor nosso Deus! Um dia de ação de graças? Oh, graças a Deus pelo dom de Jesus Cristo, esse Dom supremo que e o mesmo ontem, hoje, e eternamente! Isso é verdade. Eu não acredito em fazer juramentos pelos céus acima, ou nada mais. Mas com a Bíblia sobre o meu coração, e Deus a Quem amo, sabe que cada palavra disso é solenemente a verdade. Dia de ação de graças! Quando eu pensei que amanhã eu teria, ou nos próximos dias, eu poderia ter que até mesmo deixar a reunião, para ir. Eu nem podia prometer às pessoas que eu estaria de volta na época de Natal, em casa, para os meus filhos, para trazê-los de volta para cá outra vez para o Natal; sabendo, tremendo no fundo do meu coração, que uma operação esperava minha esposa, com um tumor do tamanho de uma toronja. E ali estava.

156 E a própria Palavra de Deus, que disse: "Dize o que quiseres, e assim será."

157 E eu disse: "O tumor desapareceu. Eles nunca mais o encontrarão."

158 E não mais existe, hoje. E o melhor cirurgião e os melhores médicos que havia nesta equipe em Tucson, Arizona; quando, alguns dias atrás, havia um imenso tumor assim. E o mesmo médico não pôde encontrar absolutamente nenhum vestígio dele, e escreveu um atestado de livre vontade assim, que: "A Sra. Branham não tem absolutamente nenhum sinal de tumor, em nenhum lugar."

159 Oh, ações de graças a Deus! Este é um dia de ação de graças para mim. Saber, acima disso, que algum dia aquele rostinho, com quem eu me casei lá, glória a Deus, algum dia estas marcas de morte da velhice desaparecerão, e nós estaremos lá na imagem da juventude, e para nunca mais envelhecermos. E o dom de Deus, através de Jesus Cristo, do Espírito Santo que agora temos recebido, é o que nos dá isto, esta âncora.

160 E vejam isso hoje, amigos. Fala-se de povo grato, nós deveríamos ser o povo mais grato dentre todos no mundo! Além da cura, além destas coisas que estão acontecendo, o que é isso? E a convicção absoluta que o mesmo Deus, pela mesma natureza, a mesma Coluna de Fogo, o mesmo Anjo de Deus, o mesmo Jesus ontem, hoje e eternamente, está fazendo as mesmas coisas, pelo mesmo Poder, através da mesma coisa. Que âncora da alma, segura e firme! Que o Senhor Deus do Céu ricamente os abençoe, a cada um.
Inclinemos nossas cabeças.

Testemunho

        Porém o que acontece é que essas mulheres desta última era, as quais não creem na Mensagem, ainda que algumas dizem crerem, elas têm seus maridos em suas mãos, em submissão a elas. Já que quando eles tentam usar de suas autoridades dadas por Deus para governa-las, elas então viram para eles e dizem: “Eu não vou te obedecer e você não poderá fazer nada contra isso, pois se você me abandonar, você terá de viver sozinho pelo resto de sua vida, não poderá casar com nem uma outra mais”.

       E este posicionamento a mulher toma-o fazendo até uso de algumas passagens das pregações do irmão Branham para sustentar tal decisão. Passagens estas, nas quais ele diz que o homem pode se separar de sua mulher em alguns casos, mas que ele não pode casar novamente.

     Porém o que essas mulheres não param para considerar é que nestas passagens o irmão Branham estava expondo aquilo que era a luz que ele tinha sobre este assunto até o tempo no qual Deus lhe disse o que ele realmente devia ensinar sobre ‘Casamento e Divorcio’. Quando Deus então lhe fez saber algo bem diferente do que ele sabia, o que mudou totalmente suas opiniões sobre este assunto. O qual é que: O homem pode casar novamente, mas a mulher não. Desta forma também muitos homens creem que estas passagens da Mensagem, nas quais o irmão Branham diz que; O homem pode até deixar sua esposa, porém ele não pode casar novamente. Que as Mesmas é a resposta conclusiva sobre este assunto. Por isso é que muitos homens não tem exercido a autoridade com a qual Deus lhes revestiu para assim governar suas mulheres.

        Esses maridos sem a revelação da Mensagem “Casamento e Divórcio” estão como alguns passarinhos, que aparentemente estão bem alimentados, parecendo terem fortes asas, mas que, no entanto estão presos em gaiolas, impossibilitados de voarem, e fazerem assim uso deste poder que Deus lhes deu. Ora, você acha que Deus deixaria seus filhos presos nas mãos de um ser tão baixo assim, como é o caso dessas mulheres incrédulas?  Pois é isto o que acontece enquanto a mulher for insubmissa a seu marido e ele não tiver a revelação que ele a pode repudiar em divórcio por causa desta rebeldia e casar com outra. Desse modo ele sempre estará nas mãos dela, se colocando numa condição de um simples escravo de sua mulher. Porém depois que a revelação da Mensagem “Casamento e Divórcio” vêm a esse marido, então ele ficará livre do jugo feminino criado por Satanás.

       Assim como também depois da mulher passar a ter como fundamento a Mensagem ‘Casamento e Divorcio’, tomando assim conhecimento de qual é a verdadeira posição em que ela deve estar em relação a este assunto de ‘Casamento e Divorcio’. Depois desta revelação ela também jamais será influenciada por espíritos malignos os quais tem como alvo tira-la de sua posição original no casamento.  Sendo assim a mulher também será libertada das garras de Satanás ao conhecer a Verdade sobre este assunto de Casamento e Divórcio. Agora, logicamente não é somente esta verdade que irá libertar as pessoas de Satanás, mas sim toda a Verdade da Palavra de Deus, porém neste capítulo estamos tratando exclusivamente sobre este assunto, todavia nos demais capítulos abordamos os assuntos das demais doutrinas.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:32

171 Ela foi feita para enganar, como ela enganou Adão no princípio, ao lhe dizer que o fruto era agradável, e assim por diante, para enganá-lo e tirá-lo da Palavra. E assim que a igreja faz hoje, a mesma coisa. Porém então, depois disso, ele se tornou seu dominador, para dominá-la.

172 Agora que diferença neste dia, neste dia de concepção.
Ao invés dele ser seu dominador, ela se tornou seu deus.
Certamente, ela o domina. Agora provavelmente você possa entender bem em quê tenho batido. Por sua beleza e seu controle sexual, sua forma que lhe foi dada por Satanás, o subproduto que Satanás fez, ela é enviada a enganar os filhos de Deus. E ela pode influenciar mais deles para o inferno do que qualquer outro instrumento que Satanás tenha. É exatamente isso mesmo.

173 Eu estou falando da imoral agora, não vocês, irmãs. Nós lhes daremos seu lugar, lugar correto, em alguns minutos, na Palavra de Deus aqui. Esteve no plano de Deus desde o principiar - princípio.

225 Mateus 5:32. Eu quero que você note aqui, para provar esta mesma idéia de "um" e "muitas." Mateus, trinta-… Eu acho que é Mateus 5:32, 31 para começar.
Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, que lhe dê carta de desquite:

226 Isso é Jesus falando, Aquele que disse: "Ao princípio." Agora observe.
Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser. . . causa de prostituições, faz que ela cometa adultério; veja, qualquer que repudiar sua mulher, a não ser. . . causa de prostituição, faz que ela cometa adultério; (por quê? Ela casará novamente) e qualquer que casar com a repudiada cometeu adultério.

227 Veja, ela tem marido vivo, de modo que nenhum homem pode se casar com ela. Não importa o que ela faça ou quem ela seja, ela tem marido vivo, não há fundamentos para ela em absoluto. Porém, não é, para ele. "Faz que ela," não ele.
Entende? Você tem de fazer a Palavra andar em continuidade.
Veja, nada dizendo que ele não pudesse, mas ela não pode.
Veja, "faz que ela," não ele. Isso é exatamente o que a Bíblia diz, "faz que ela." Não é dito contra ele casar, mas "ela." Por quê? Cristo no tipo.

228 Note, é dito que ele não pode casar novamente, somente com uma virgem. Ele pode casar novamente. Ele pode, ele pode casar novamente se é com uma virgem, porém ele não pode casar com a esposa de outro. De jeito nenhum. E se ele casa com uma mulher divorciada, ele está vivendo em adultério, não me importa quem ele seja. A Bíblia diz: "Qualquer que casar com a repudiada, vive em adultério." Aí está você, nada de divorciadas.

229 Está vendo esse original ali atrás, "ao princípio," agora? Casar novamente, agora note, ele pode, porém ela não pode. Como Davi, como Salomão, como a continuidade da Bíblia inteira, agora, igual a Davi e os demais.

230 Agora note em Primeira Coríntios 7:10, note, Paulo manda à mulher que está, que se divorcia do marido, permanecer solteira ou se reconciliar, não casar novamente. Ela tem de permanecer solteira, ou se reconciliar com o marido. Ela não pode casar novamente. Ela tem de permanecer solteira, porém, note, ele nunca disse acerca do homem. Veja, não se pode fazer a Palavra mentir. "Ao princípio," a lei do sexo pela poligamia.
Agora, a Palavra de Deus anda exatamente conforme a natureza de Deus, anda em continuidade.

243 Todavia para endireitar este CASAMENTO e Divórcio, de modo que você saiba o que era certo e o que era errado, agora Ele claramente mostra aqui nestes tipos. Há um Cristo; e muitos membros dessa Esposa. Note, Ele pode nos repudiar por fornicações espirituais e falsa doutrina, a qualquer momento que queira; porém como você ousa tentar repudiá-Lo e sair-se bem? O homem pode repudiar a esposa e casar com outra; mas não a mulher repudiar o marido e casar com outro. Está vendo todas as sombras e tipos aí perfeitamente balanceados? Veja a criação original; não o subproduto em nenhum lugar. Não a igreja; a noiva através da Palavra. Não a mulher; o homem, cada vez. E por isso que nunca diz nada contra o homem fazer isto; é sempre a mulher. Exatamente.

252 Note, Ele pode repudiar Sua esposa a qualquer momento que queira, porém ela não pode repudiá-Lo; Ele pode me fazer, Ele pode me lançar no pó a qualquer momento que desejar, porém, oh, irmão, é melhor que eu nunca tente lançá-Lo ali, eu estou liquidado.

256 Note, Ele pode repudiá-la, porém ela não pode repudiá-Lo. Ele fez isto, provou isto, nos dias quando Lutero, Wesley, e os pentecostais, quando recusaram tornar-se a parte adicional Dele ao ter relacionamento sexual espiritual para ficarem grávidas com parte adicional da Palavra. Você entende? Ela se recusou. A igreja luterana recusou que Cristo tivesse mais algum desejo com ela; a luterana recusou isto. E permita-me dizer isto, vão me chamar de alguma coisa de qualquer maneira; assim é hoje com cada uma delas, elas falham em tomar essa Palavra, elas rejeitam a Cristo!

257 E qualquer mulher que recuse a um homem seu filho, não tem direito de ser sua esposa. Amém. Você se lembra, na Bíblia, quando o rei casou com Ester? Porque a rainha se recusou, ele simplesmente obteve outra para si. E quando a.. . O que aconteceu quando ela se recusou a sair com o rei e obedecê-lo? E a mesma coisa com uma mulher que se recusa a ser esposa para seu marido.

 Casamento e Divórcio.

          Agora quando afirmamos, por exemplo, que em casos como este o homem estará livre para casar novamente. Logicamente isto será depois de seu caso ter sido julgado pela Igreja, e a Mesma ter aprovado tal decisão. Isto é, Alguns irmãos de mais experiência na fé se reúnem e juntamente com o pastor julgam casos como estes e assim aprovam que determinado irmão na igreja está livre para casar novamente. Ou pelo contrario decidem que este determinado irmão de acordo com o que eles ouviram, tanto da parte dele, assim como também da parte de sua esposa, que ele não esta livre para casar novamente. Depois o caso é levado para a igreja geral julgar e dar a palavra final, aprovando ou não um novo casamento para este irmão.

       No entanto não estamos com este entendimento exposto neste capítulo querendo dizer que todos estes assim chamados pastores da mensagem. Os quais tem já casado duas e até três vezes, apesar de terem ainda a primeira esposa viva. Que eles estariam corretos nestas decisões que eles têm tomado, quando sabemos que os casos deles jamais tem passado pelo julgamento da Igreja. De maneira que todas estas pessoas que intitulam-se como pastores da mensagem, as quais encontram-se nesta condição, estão eles vivendo em adultério. Já-que eles não têm recebido uma aprovação oficial da Igreja para tomar tal decisão.

      E não são somente estes homens que se colocam como portadores da Mensagem, que tem estado de um modo ilegal em um segundo casamento. Mas sabemos também de casos nos quais um destes assim chamados pastores da Mensagem veio a fazer casamentos de irmãos sem que os casos deles tivessem também sido analisados pelos anciões da Igreja.  E em um  destes casos este suposto pastor veio a fazer o casamento de um irmão que era desconhecido da igreja. A qual nem sabia na verdade que este irmão era casado e em que condição encontrava-se o relacionamento dele com sua esposa. E neste caso é evidente que este irmão também se encontra em uma condição imoral neste seu novo matrimônio. 

       De forma que em relação a este assunto de Casamento e Divorcio, a revelação que veio ao irmão Branham em 1965 sobre esta doutrina corrigiu tudo o que ele havia ensinado anteriormente sobre este tema. Ensinamento este, que vemos ao lermos as Mensagens anteriores a esta data, que era contrário a Luz Plena que viera com a revelação de 1965 a respeito deste assunto. Pois Deus lhe fez saber nesta data o que ele deveria ensinar sobre este assunto ao falar-lhe através da própria Coluna de Fogo que desceu a ele em uma Forma Visível, a qual foi vista por muitas pessoas pairando sobre a montanha no momento da vinda desta revelação a ele. Porém mesmo com toda esta vindicação Sobrenatural vindo autenticar esta Mensagem, e provando assim que Ela é a conclusão completa sobre este ensinamento. Ainda assim, a maioria dos grupos que professam crer em William Branham procura se basearem em outras Mensagens anteriores a esta. E desse modo eles difundem os seus conceitos filosóficos acerca de Casamento e Divórcio, arrastando com isto uma multidão de cegos após si.

Se um cego guiar outro, ambos cairão no abismo. Mateus 15:14

      De maneira que quando não se tem a Mensagem ‘Casamento e Divorcio’ como fundamento ao fazer uma analise sobre casos relacionados com o assunto de casamento e divorcio. Neste caso só resta mesmo que aquelas pessoas que tem sido incrédulas acerca do real ensinamento do irmão Branham sobre este tema. Que as mesmas andem em trevas, na medida em que elas propagam assim seus devários filosóficos sobre este assunto.      

      E como sabemos um pouco de fermento leveda toda a massa. Veja por exemplo este ensinamento que estamos tratando neste capitulo, o qual diz que o homem pode repudiar a sua esposa e casar com outra quando a mesma corta o cabelo, pois ela está dizendo com este ato que ela não é submissa ao seu marido. No entanto estes grupos recusam este ensinamento e ficam com o que o irmão Branham cria antes que esta revelação de Casamento e Divórcio viesse a ele em 1965. Pois o irmão Branham cria antes desta data que o homem podia repudiar a sua mulher por causa dela cortar os cabelos, mas que ele não podia casar com outra. Isto porque o irmão Branham cria antes da revelação de 1965, que nem o homem e nem a mulher podiam casar novamente se seu cônjuge estivesse vivo.

     Porém quando veio a ele toda a revelação sobre este assunto, na Mensagem “Casamento e Divórcio”, ali o irmão Branham não faz referência a nem um caso em que o homem podia repudiar a sua esposa, mas que o mesmo não podia casar de novo. Pelo contrário, nesta Mensagem o irmão Branham sempre enfatiza que o homem pode casar de novo, mas que a mulher não pode. Com isto fica claro que em qualquer daqueles motivos em que o homem pode repudiar a sua esposa, que, portanto logicamente ele também pode casar novamente. Isto é, depois dele ter a aprovação da Igreja para assim faze-lo. Deixe isto sempre na sua cabeça quando ler estes capítulos sobre casamento e divórcio, que toda vez ao falarmos que o homem pode repudiar a sua esposa em divórcio e casar com outra, que isto somente poderá ser feito depois do caso ser levado e julgado pela Igreja primeiro.

18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.

 Mateus

    Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?
Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?
Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julga-los os que são de menos estima na igreja?
Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?
Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis.

1 Coríntios 6:1-6

57 Aquele deveria ser o motivo de cada cristão e de cada pessoa na igreja, nos ajuntar e nos unir. Seja para o que for o VOTOda igreja, isto é em que devemos nos firmar. Então dizer, por exemplo, eles querem mudar algo na igreja. Bem, então, se os administradores desejam, ou alguém mais deseja, os diáconos, eles querem mudar algo, isto vem para a igreja, para toda a igreja então reunida. E se nossa - se nossa idéia aqui parece ser um pouquinho diferente do que a de toda a igreja, vamos sacrificar aquela idéia, porque esta é a única maneira pela qual podemos permanecer unidos. E se esta igreja simplesmente seguir adiante da maneira que vocês estão agora, e unidos, Deus... É ilimitado o que Ele fará se nós permanecermos juntos. Nós devemos ser inseparáveis. Isto é como nós desejamos ser, tão perfeito um com o outro, e então perfeitos nas mãos de Deus.

       Uma Libertação Total

       8 Todos vocês votaram cem por cento nisto, então nós seguramos firme nisto, veem. A igreja é SOBERANA. O que a igreja disser, é isto. Administradores ou qualquer pessoa... Dos administradores é somente, cada um, um voto. Do pastor é simplesmente um voto. É a igreja, que - é a democracia da igreja, a soberania da igreja. A igreja, em um todo, fala. Isto é tudo. E nós gostamos disto, porque não temos bispos ou hierarquias ou supervisores ou outros para nos dizer isto, aquilo, ou aquilo outro. É o Espírito Santo na igreja, Quem fala. Eu gosto deste regulamento, e é muito bom. 

A chave para a porta. Parágrafo 8

      E, isto é, que a primeira coisa é a colocação de alguns diáconos na igreja. E nossa igrejinha aqui é SOBERANA. Ela não tem nenhuma denominação ou coisa alguma para enviar seus diáconos, ela elege seus próprios diáconos. Ela elege seu pastor, ela elege seus administradores, ela elege tudo que entra e sai da igreja. Nenhuma pessoa tem que dizer algo sobre coisa alguma, é a igreja. E a igreja são aqueles que vem e mantém a igreja com sua presença, com seu dízimo e ofertas, são sempre aqueles que tem direito de dizer algo em lugar de tais coisas.

Colocação de diáconos. Parágrafo 1

      Agora nem nesta Mensagem “Casamento e Divórcio”, assim como também  em nenhuma outra posterior a Ela, ele ensinou  que existe apenas um único motivo, pelo qual o homem pode repudiar a sua esposa e casar de novo. No entanto existem muitos grupos hoje que estão ensinando esta heresia, e ainda tendo a audácia de afirmar que foi o irmão Branham quem ensinou tal coisa. Isto é, que o esposo pode casar novamente se sua esposa confessar que não era mais virgem quando casou com ele, estando ela neste caso naturalmente em uma condição de prostituta. Porém isso é uma mentira, já que não existe este ensinamento na Mensagem. Ou seja, que existe um único motivo que dá direito ao homem de repudiar a sua esposa e casar novamente.

     Portanto esses grupos tem deturpado a Mensagem, ao ensinar que o homem somente pode casar de novo se sua esposa houver cometido prostituição. Ou seja. Quando a esposa confessa a seu marido que ela não era mais virgem quando casou com ele.  Ora isto não tem cabimento, pois se tivesse somente um motivo pelo qual o homem pudesse casar novamente, certamente o irmão Branham teria ensinado isto na Mensagem “Casamento e Divórcio” ou em alguma outra Mensagem posterior a Ela.

          Porém não existe este ensinamento na Mensagem, nem mesmo antes de 1965 e muito menos depois desta data. O que o irmão Branham ensinou antes de 1965 foi que o homem podia repudiar a sua esposa por causa de alguns motivos. E prostituição foi um desses motivos, mas ele ensinou também que o homem não poderia casar de novo de maneira nenhuma, ele poderia repudiar a sua esposa, porém ele não poderia casar com outra.  De modo que foi isso que o irmão Branham ensinou antes de 1965.

       Agora quando veio a ele a revelação completa sobre este assunto. Revelação esta, que foi expressa basicamente através do sermão intitulado ‘Casamento e Divorcio’, então ele viu que A Bíblia ensina que o homem pode repudiar a sua esposa e casar novamente, mas sua mulher não pode fazer isto. Portanto ele jamais ensinou, em mensagem alguma, que a prostituição é o único motivo que dá direito ao homem de repudiar a sua esposa e assim vir a estar legalmente em outro relacionamento conjugal.

        Pelo contrário, ele chega a dizer que as palavras prostituição e adultério, são expressões as quais podem ser usadas tanto de uma como de outra maneira. Mostrando com isto, que estes dois atos imorais tem diante de Deus o mesmo grau de imundície e que, portanto os dois também tem a mesma pena.  Portanto, ensinar que um homem pode repudiar a sua esposa pôr ela cometer prostituição e casar com outra, mas por outro lado ensinar que ele já não poderia casar com outra se ela cometesse adultério. Isto é uma concepção acerca deste assunto completamente contraditória e ante Bíblica.

17. Irmão Bill, qual é a diferença entre fornicações e adultério, em Mateus 19: 9?
185 Jesus disse em Mateus 19:9, “Qualquer que REPUDIAR sua mulher, a menos que seja por causa de prostituição, e se casar com outra, adultera. A diferença entre fornicação e adultério, a palavra poderia aplicar-se de uma e de outra maneira. Porém para esclarecer o que ele estava falando aqui, é como no caso de uma mulher solteira, ela não pode cometer adultério, porque não tem esposo para que cometa adultério contra ele. Isto é imundície para ela. Ela tem que confessar aquilo para seu marido antes que eles se casem, se ela fez isto. Se não e seu esposo descobre isto mais tarde, ele tem o direito de deixa-la, porque ela fez um voto falso. Pois a Bíblia diz - “Seja pois...” ou o ritual diz: “Seja pois conhecido de vós (eu tenho escrito no meu) que se algum casal tem se unido de outra maneira que não seja o que a Palavra de Deus permite, o matrimônio deles não é lícito”. Eu exigirei e responsabilizarei a ambos quando vocês certamente responderão no dia do juízo quando os segredos de todos os corações serão revelados, se algum de vocês sabe de algum impedimento pelo qual essa união não será legal, fale isto agora”. Ali o tem. Vê?

Pergunta e Resposta. 1959

      Assim vemos que quando a mulher começa a ter autoridade sobre o marido e passa governar a casa, então a família vira uma desordem, a harmonia é quebrada no lar, e assim Deus se afasta desse casal. Visto que a família é como um corpo, sendo o marido a cabeça desse organismo. Portanto se temos estado fora do nosso lugar na Palavra no tocante ao casamento, peçamos perdão a Deus e assim cada membro encontre seu lugar neste corpo. Pois sendo o homem a cabeça desse corpo será logicamente ele que terá de guiar os membros para a perfeita harmonia entre eles e também deles em relação a Deus.

      De modo que isto será cobrado do homem no último dia, mas nenhum dos membros da família ficará livre do julgamento, pois Deus deu o livre arbítrio para todos e a salvação é individual. Sendo assim, então ainda que a família toda não queira voltar ao seu lugar correto na ordem do casamento, cada individuo será julgado pelo seu procedimento a respeito do que ele fez com relação a isto.

      84 Agora se você encontrar seu lugar, irmã, não me deixe magoá-la, ou irmão, porém você encontrará seu lugar na Palavra, como um Cristão. Não o que o credo disse; isso é aqui embaixo nesta bucha-de-canhão inferior que vai ser destruída. Vê, você encontra seu lugar como um Cristão, porque seu caráter é moldado como o de Cristo. Você é Zoe da mesma forma que Ele era Zoe. Então se a Bíblia disse para “uma MULHER Não cortar seu cabelo”, como pode você faze-lo? Ela diz que “um homem é o governante da casa”, como podem ser vocês mulheres? O que há com vocês homens que são filhos de Deus? Veem? Vê, você não encontra seu lugar. Vê? Observe agora. Em... Você é convidado a vir e tomar Seu caráter. Tendo Seu caráter em você, ele molda-o à mesma mente que havia Nele, e Sua mente era a de sempre fazer o que o Pai Lhe ordenara a fazer.

Identificação

84. A Bíblia disse que é errado para as mulheres agirem assim, e homens deixarem elas fazerem isto. Isto é ambos vocês. Um homem que permite sua mulher sair na rua seminua - usando roupas assim, eu tenho pouco respeito por ele como sendo um homem. Ele é um fantoche. Isto é correto. Ela o usa como um pano de prato. Que vergonha. Vocês deveriam ser homens.
E um pastor que permite sua igreja ir adiante com tais coisas como esta sem atacar isto do púlpito, ele é um marica. O que precisamos é de homens.
O Evangelho - não com luvas de borrachas, mas com o poder e demonstração do Espírito Santo com a Palavra... A Bíblia diz que estas coisas são erradas. 
É errado para as pessoas fazerem isto desta forma, agirem desta forma. Isto deve ser pregado, vivido em todos os lugares. Deve... A igreja precisa de uma purgação, uma limpeza.

Casamento do cordeiro

    Você vê um homem tão efeminado que ele não prega contra o pecado ou nada assim, para não ferir os sentimentos de alguém, há um cruzamento lá em cima em algum lugar também, não só o seu nascimento natural, mas o nascimento espiritual. Oh, o que precisamos
hoje é que um homem seja um homem, uma mulher, uma dama. Deus os fez para serem assim: vestirem-se diferente. Dizem: "Você está martelando nós mulheres." Agora eu vou lhes falar sobre o homem. Qualquer homem que deixa sua esposa fumar cigarro, e usar shorts, e agir assim; existe pouco DE HOMEM NELE, em minha opinião. Isso mesmo. Eu tenho minha opinião de um homem que deixa sua esposa fazer isso. Eu - eu com certeza tenho. 

O Cordeiro e a pomba. Par 38

156- Ontem eu vi um homem descendo a rua. Eu fui até o centro fazer alguma coisa, ali eu vi muitos homens, andando pela rua, com suas jovens e bonitas esposas, vestidas com umas roupinhas, estava horrível. Aquele não é um homem; é um efeminado. Qualquer pessoa que permite que sua esposa vista daquela forma, não é MUITO HOMEM. Oh, ele pode ter músculos, assim; é um bruto, um animal.

As realidades infalíveis do Deus Vivo

37 Você não deveria fazer isto. Suas mães que estavam no Pentencostes há anos atrás não fizeram isto. Mas eles fazem isto. E Vocês HOMENS, como podem suportar, permitindo que suas mulheres façam isto? Vocês ainda estão no jardim da infância. Veem? Isto é correto. Você presume que está tudo correto, mas não está. Você diz: “Bem, minha esposa fará isto e aquilo”. Você é a cabeça da casa. Assim disse Deus. Veem? 
Você simplesmente presume que está tudo certo porque o restante deles fazem isto. Não me importa o que o restante deles fazem; é o que a Palavra de Deus diz. É isto que é a verdade. 

Presumindo

128 E Vocês HOMENS que deixam suas mulheres fazer isso; irmão, eu-eu não sei o que pensar de você. Agora, isto é correto.

 Por que não somos uma denominação?

190 Você diz: "Bem, as mulheres!" Sim, E Vocês HOMENS que permitem que suas esposas façam isso, isso mostra do que vocês são feitos. Isso é certo. Certamente. É uma desgraça. É uma pena.

Invasão dos EUA

386- E Vocês HOMENS que permitem suas mulheres fazerem aquilo, não estão envergonhados de si mesmos? Não estão envergonhados?

Perfeita força por perfeita debilidade

      Enfim, temos visto através destes últimos parágrafos que o homem, por ele ser o governante da casa, a cabeça da mulher. Que será cobrado duplamente dele pelos erros que ele vê sua esposa praticar, mas que no entanto não faz nada para tentar reverter esta condição em que ela se encontra. Mas o que ocorre é que ele por não querer entrar em conflito com ela, o mesmo então se cala. Porém não deve ser esta a postura correta de um homem de Deus. Pelo contrário, um verdadeiro homem de Deus deve defender a Palavra a todo custo, ainda que isto lhe custe a mulher amada ou até mesmo a sua própria vida. Deus quer homens corajosos, Já que Ele não suporta covardes! Jesus disse:

E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.
Mateus 19:29

Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;
Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;
E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.
Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.

Mateus 10:34-39

     Agora concluindo este assunto nós então dizemos que depois do marido ter dado tempo para que a esposa venha arrepender-se. Mas se ainda assim ela continuar irredutível, se negando persistentemente a aceitar sua autoridade, ordenada pelo próprio Deus. Então este caso deve ser levado para julgamento dos anciões da Igreja. E se eles confirmarem que de fato a esposa está realmente decidida nesse seu propósito. Eles então darão um prazo para que essa mulher venha a arrepender-se. Agora se depois deste prazo ela continua incrédula acerca da Palavra. Então os anciões juntamente com o pastor fará conhecida a igreja este caso e assim anunciará a igreja que determinado marido esta livre para casar novamente por esse motivo que aqui temos relatado o mesmo.

     Pois como temos visto o homem não é obrigado a continuar casado com uma mulher que o rejeita como marido (como sua cabeça, seu governante), sendo que foi Deus quem estabeleceu esta ordem no lar. Pois de que adianta a mulher ficar com o símbolo da sua submissão ao marido (cabelos compridos), mas no entanto rejeitar o objeto real para o qual este símbolo aponta.

      Temos entrado neste assunto pelo motivo que a única forma de vencermos a Satanás é estando no lugar onde Deus nos colocou. Isto é em relação ao casamento e também em todas as outras áreas da vida. Visto que quando saímos da ordem na qual a Palavra nos tem posicionado, então o inimigo ganha terreno em nossas vidas.

 36- LOGO PENSEI que se essas hostes - celestiais tem que guardar seu lugar dessa maneira para que tudo esteja em Ordem, então, que tal com a desordem das hostes terrestres? Ou seja, que ao sair um de ordem, isso interrompe a coisa completa. O programa completo de Deus e interrompido quando um só membro sai de Ordem. Devemos esforçar-nos continuamente por guardar a ordem do Espírito.

A Maior Batalha jamais pelejada

      Dessa forma vemos que o casamento em ordem é o tipo de Cristo e da Igreja. Porém quando o homem deixa de ser a cabeça da mulher, como Cristo é a cabeça da Igreja, então este tipo é desfeito e o casamento se acaba. Pois não tem como o casamento existir sem que haja esta ordem estabelecida por Deus, na qual o marido é a cabeça da mulher. E quando o homem é de fato a cabeça da mulher, porquanto ela lhe é submissa, não corta o cabelo, não usando calça comprida, não passando pinturas e nem colocando roupas indecentes. Então sim o marido e sua mulher é um tipo perfeito de Cristo e da Igreja! Visto que há uma harmonia excelente entre os dois, uma coesão maravilhosa no lar, assim como também havia no jardim do Éden antes da queda. Sendo eles assim, um perfeito tipo de Cristo e da Igreja!

bottom of page