top of page

             O Sábado

     O Sábado e toda a Lei do Velho Testamento eram sombras, não a imagem exata das coisas, essa sombra apenas refletia o verdadeiro corpo que estava vindo, o qual é Jesus Cristo. Hoje, depois que já veio o verdadeiro corpo que refretia a sombra, já não convém viver dessas coisas que não são reais, mas que são sim, meros reflexos do corpo, o qual é Jesus Cristo. Porém hoje, dois mil anos depois que o Verdadeiro Corpo já chegou, existem milhares de pessoas que ainda estão vivendo da Sua sombra. Isto é como tentar se aquecer no inverno antártico em um fogo pintado na parede, às pessoas que tentarem tal coisa, com certeza perecerão por sua insensatez!

     Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo 

Colossenses 2:16-17

     Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam 
Hebreus 10:1

     O povo de Israel no Velho Testamento, coitados, eles não podiam entrar neste verdadeiro sábado, pois eles somente tinham uma sombra desta verdadeira substância que nós desfrutamos nestes dias. Mas hoje, essas pessoas estão querendo voltar para uma sombra novamente, sendo que agora temos a real substância que refletia aquela sombra, que Israel tinha. Isto não dá para entender, porque voltar para uma sombra quando temos agora a realidade?

     A Lei, por ser somente uma sombra, nunca aperfeiçoou coisa nenhuma, é por isto que veio essa melhor esperança que temos hoje, a qual é o Senhor Jesus Cristo. Se a Lei fosse capaz de aperfeiçoar o adorador, então não precisaria ter vindo o Senhor Jesus Cristo. O sacrifício do Senhor Jesus Cristo aperfeiçoou o adorador para sempre. Coisa que a Lei de Deus não consegue fazer, pois na Lei não há Graça. E hoje não estamos mais na Lei, porém sim na graça. Não há nada que o homem possa fazer para ser salvo. A Graça é soberana. A salvação é totalmente gratuita. Não precisamos fazer nada para sermos salvos.

     (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus. 
Hebreus 7:19

     Agora estaremos colocando aqui um versículo que é muito usado pelas denominações que guardam ao sétimo dia para tentar fundamentar a sua doutrina de que os apóstolos também guardavam o sétimo dia como o dia do Senhor. Mas com apenas um pequeno estudo sobre este versículo já é possível perceber que este dia do Senhor que está sendo referido nesta Escritura, que este dia do Senhor não é um dia de 24 horas, como você estará constatando ao ver o que esta Escritura realmente está ensinando:

     Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, 
Apocalipse 1:10

     Agora, ela diz que João estava no Espírito no Dia do Senhor. Oh, que coisa, aqui está a um versículo que realmente causa dissensão. Não que seja preciso, ou deva, mas alguns simplesmente não veem o que a Palavra realmente diz. 
Para começar encontramos algumas pessoas excelentes que chamam 0 Dia do Senhor de Dia de Sábado, 0 qual para eles é o sábado. Então ha outros que chamam 0 Dia do Senhor de domingo, o primeiro dia da semana. Mas como poderia ser um destes dias, ou mesmo os dois juntos, visto que João esteve no Espírito recebendo aquelas visões por um período de dois anos? Realmente 0 que acontecera foi que João fora arrebatado no Espírito e transportado para dentro do Dia do Senhor, que ainda esta por vir. A Bíblia fala do Dia do Senhor que está a para acontecer no futuro, e João esta agora vendo as coisas daquele dia futuro. Mas neste ínterim, apenas para fixar nossas mentes, vamos descobrir exatamente 0 que é, hoje, 0 Sábado. 
     O Sábado, como 0 conhecemos no Novo Testamento, NÃO é a guarda de um certo dia. Não temos absolutamente nenhum mandamento para guardar 0 sábado como um Sábado, nem temos nenhum mandamento para guardar 0 primeiro dia da semana, que e 0 domingo. Aqui esta a verdade sobre 0 Sábado, que significa "repouso." Heb. 4:8: "Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso (ou dia de repouso), não falaria depois disso de outro dia. Portanto resta ainda um repouso (guarda sabática) para 0 povo de Deus. Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das Suas." Você atentou para essa frase chave na ultima parte do versículo? "Deus repousou de Suas próprias obras." Deus deu a Israel o sétimo dia como 0 seu Sábado, em comemoração a Sua própria obra na qual Ele criou o mundo e tudo que nele estava, e então parou de criar. Ele cessou de Seus labores. Ele repousou. Agora foi ótimo dar um Sábado para um povo que estava todo num só lugar ao mesmo tempo, de modo que todos podiam guardar um certo dia. Hoje metade do mundo está a na luz enquanto a outra meta de está em trevas, portanto isto não funcionaria de maneira alguma. Porem, isso é apenas um argumento natural. 

     Vamos ver o que a Bíblia nos ensina acerca deste repouso sabático. "Porque aquele que entrou no seu repouso." Entrar não é apenas entrar, mas é permanecer, no repouso . É um 'repouso eterno' do qual o sétimo dia e apenas um tipo. 'Sete' e completamento. 'Oito é o 'primeiro' dia novamente. A ressurreição de Jesus foi no primeiro dia da semana, dando-nos vida eterna e eterno repouso sabático. Assim podemos ver porque Deus não podia nos dar nenhum determinado dia da semana como um Sábado (repouso). 'Entramos em' e também 'permanecemos em' nosso repouso, o que Israel não podia fazer, tendo apenas uma sombra da verdadeira substância que nós desfrutamos. Porque voltar para uma sombra quando temos agora a realidade? 
     Como recebermos este repouso, ou Sábado continuo, acha-se no convite de Jesus. Ele disse em Mat. 11:28, 29: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós 0 Meu jugo, e aprendei de Mim,... e encontrareis descanso (ou guarda do Sábado, não um dia, mas vida eterna, Sábado) para as vossas almas." Não importa quanto tempo você tenha estado oprimido sob sua carga de pecado, sejam dez anos, trinta anos ou cinqüenta anos, ou mais, venha com sua vida abatida e cansada e você encontrara o Seu descanso (0 verdadeiro Sábado). Jesus lhe dará descanso. 
     Agora o que exatamente é esse descanso que Jesus dará? Is. 28:8-12: "Porque todas as suas mesas estão cheias de vômitos e de imundícia; não há nenhum lugar limpo. A quem, pois, se ensinaria a ciência? e a quem se daria a entender 0 que se ouviu? ao desmamado, e ao arrancado dos seios. Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento; regra sobre regra, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali. Pelo que por lábios estranhos e por outra língua, falará a este povo. Ao qual disse: Este é o descanso (Sábado), dai descanso (ou guarda do Seu Sábado) ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir." Eis profetizado bem aqui em Isaias. E aconteceu cerca de 700 anos mais tarde em Pentecostes quando todos eles foram cheios com 0 Espírito Santo exatamente como fora dito que seriam. Este é o verdadeiro Sábado que foi prometido. Assim, quando foram cheios do Espírito Santo eles repousaram de suas obras terrenas, seus feitos terrenos, seus maus caminhos. 0 Espírito Santo tomou conta de suas vidas. Eles entraram no repouso. Ai esta 0 seu repouso. Esse e 0 seu Sábado. Não e um dia, nem um ano, mas a eternidade de ser cheio e abençoado no Espírito Santo . É você repousando, e Deus fazendo. .É Deus em você operando o querer e o efetuar segundo Sua boa vontade. 
     Deixe-me fazer mais um comentário sobre os sabatistas, que afirmam que nós nos reunimos no dia errado da semana quando nos reunimos no domingo, o primeiro dia. Aqui esta 0 que Justino disse no segundo século: "No domingo é realizada uma reunião com todos os que vivem nas cidades e vilas, e é lida uma porção das memórias dos apóstolos e os escritos, enquanto o tempo permite. Quando termina a leitura, o presidente, em um sermão, da a admoestação e exortação para imitar aquelas coisas nobres. Depois disto todos nós nos levantamos para oferecer oração em comum. Ao termino da oração, como temos descrito, pão e vinho são postos diante de nos, e dada ação de graças e a congregação responde: "Amem." Então os elementos são distribuídos para cada um e consumidos, e levados pelos diáconos as casas dos ausentes. Os ricos e os que desejarem então dão contribuições de acordo com seu livre-arbítrio, e esta coleta e confiada ao presidente, que com ela supre órfãos, viúvas, prisioneiros, e estranhos em necessidade." Assim, vemos que aqueles que afirmam que a igreja primitiva prosseguiu com a tradição judaica de ajuntar-se no último dia da semana estão grosseiramente ignorantes do que a historia realmente apresenta, e portanto não são dignos de confiança. 
    Oxalá as pessoas pudessem vir a Ele e encontrar esse descanso. Há um clamor em todos corações por esse descanso mas a maioria não sabe a resposta. Assim, eles tentam aquietar o clamor através de um processo religioso de guardar certos dias ou aceitar credos e dogmas denominacionais. Mas falhando nisso, muitos tentam beber, farrear, e todo excesso físico, pensando que através de prazeres mundanos possa haver alguma satisfação. Mas em tais coisas não há descanso. Eles fumam e tomam comprimidos para acalmar seus nervos. Porem não ha descanso em poções terrenas. Eles precisam de Jesus. Eles precisam do remédio celestial, o descanso do Espírito. 
     Então a maioria deles vai a igreja no domingo. Isso e bom, mas mesmo ali eles não tem nenhuma idéia de como se aproximar de Deus e de como adorá-lo. Jesus disse que a verdadeira adoração era em Espírito e em verdade, João 4:24. Mas que tipo de adoração você pode alcançar em uma igreja que sabe tão pouco de Deus que apresenta um Papai Noel no Natal e coelhinhos na Páscoa? Onde eles conseguiram isso? Eles o conseguiram dos pagãos e fazem-no uma parte da doutrina da igreja. Mas quando alguém volta-se para o Senhor e é cheio do Espírito Santo, ele repousa de todas estas coisas. Ele tem um repouso em sua alma. Ele realmente começa a viver, e amar a Deus e adorá-lo. 
     Agora vamos voltar a nossa Escritura. Nós sabemos o que o Dia do Senhor não é. Se não é 0 sábado nem 0 domingo, 0 que é? Bem, digamos assim. Hoje certamente não é o Dia do Senhor. Este é o dia do homem. É 0 efetuar do homem, a obra do homem, a igreja do homem, a idéia de adoração do homem, tudo do homem, porque é 0 mundo (cosmos) do homem. MAS o DIA DO SENHOR ESTA CHEGANDO. Sim, está. Acontece Justamente que, neste tempo da Revelação de Jesus Cristo, João foi arrebatado pelo Espírito e transportado pelo Espírito ao Grande Dia que esta chegando. 0 Dia do Senhor vem quando os dias dos homens terminarem. Os reinos deste mundo tornar-se-ao então os reinos de nosso Deus. 0 dia do Senhor acontece quando os juízos caírem, e após isso vem 0 milênio. Agora mesmo, 0 mundo faz 0 que quer com 0 cristão. Eles 0 xingam de todos os tipos de nomes maus, zombando dele. Mas esta chegando aquele grande e notável dia quando eles lamentarão e uivarão, pois 0 Cordeiro esta vindo com Ira para julgar 0 mundo. Será ai quando os justos terão seu dia com 0 Senhor, pois os ímpios serão abrasados e os justos caminharão sobre suas cinzas milênio adentro. Malaquias 4:3: 
"E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que farei, diz o Senhor dos Exercitos. "
 

A visão de Patmos. Paginas 31-34

     O Dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido... "(Is 2.12);

     "Pois o Dia do Senhor está perto, e virá como assolação da parte do Todo-Poderoso" (Jl 1.15);

     "O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor" (Jl 2.31);

     "Certamente aquele dia vem; arderá como fornalha "(Ml 4.1);

     "Porque vós sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite" (1 Ts 5.2).

     Vemos nas Escrituras que Deus prometeu outro descanso ao Seu povo e este descanso veio quando O Espírito Santo desceu no dia de Pentecostes. Já sabemos que o Espírito Santo é Jesus Cristo dentro das pessoas, isto é o que causa o descanso na alma do individuo. A Bíblia dizia que esse descanso (a palavra “descanso” no hebraico significa “sábado”) viria para as pessoas no momento em que Deus cumprisse a Sua promessa de Joel 2 e Ele falasse por outras línguas através das pessoas, isto se cumpriu no dia de Pentecostes, como já dissemos antes, mas as pessoas não O quiseram Ouvir. Isaias 28:8-12

  76 Agora o que dizemos? 
Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: 

77 Agora, eu não quero ferir o sentimento das pessoas contra suas religiões, este não é o meu propósito. Fora nos campos, eu simplesmente prego a grande e comum doutrina evangélica fundamentalmente. Mas no Tabernáculo, entre os meus filhos aqui, eu sinto que tenho o direito de pregar o que eu penso que é Doutrina e Verdade. Vêem? Eu creio que isto é correto.

78 Agora, eu tenho milhares de bons amigos sabatistas, de pessoas que são Adventistas do Sétimo Dia. Alguns dos amigos mais queridos que eu tenho, alguns deles são Adventistas do Sétimo Dia. Embora o grande movimento do ...o que chamamos de... “A Voz da Profecia”, eles estão firmemente contra mim. Eles disseram que eu fiz a afirmação no púlpito, e disse que, “Eu era Deus. E que o... e que esta Luz que seguiu era um Anjo e eu era Deus. E que eu vim ao mundo para fazer grandes coisas para provar ao povo que eu era Deus”. Agora, isto foi o que “A Voz da Profecia” disse sobre mim lá na Califórnia. E seja quem foi que disse isto, vocês sabem, algo foi dito e não é assim.

79 Mas em primeiro lugar, não fazendo um conceito contra a igreja Adventista do Sétimo Dia ou qualquer outra igreja Sabatista, mas somente pelo amor ao Evangelho. Nós chegaremos, em poucos minutos aos Pentecostais, também. Sim, verdade. Os Batistas, nós chegaremos nisto e mostraremos que Deus não se agrada de nenhuma denominação. Isto é certo. Ele simplesmente tem graça com o indivíduo. E Ele não trata com denominação alguma, Ele nunca tratou e nunca tratará, de acordo com Sua Palavra. Mas Ele trata com os indivíduos em cada denominação. Sim, é com os indivíduos que Deus trata.

80 Agora ouça isto claramente e se alguma vez, a qualquer tempo, aquela pergunta alguma vez chegar para você, ela estará respondida. Agora, que o Senhor possa nos ajudar.

81 Agora, atentamente: 
Por que... (versículo 4)
Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo... 

82 Agora, observe, Ele está falando sobre o sábado. Quantos sabem que a Palavra S-á-b-a-d-o” no... é uma palavra hebraica que significa “D-e-s-c-a-n-s-o”? Quantos sabem disto, no Inglês? Claro. Sábado, não soa como uma palavra engraçada? É sim.

83 A Palavra “Santificar” não soa engraçado? Santificar é uma palavra grega. Santificar significa “ser feito santo”. Em Hebreus, significa “feito santo”. No grego significa “Santificar”. Em inglês, significa “limpo”.

84 Sábado significa “Um dia de descanso”. Isto é o que era o velho sábado, um dia de repouso. Quando você vê repouso, isto significa “Sábado’. Veja isto no seu manuscrito original, se por acaso você tem uma Bíblia Grega, e descubra se a palavra... Se você tem a Bíblia Scofield, veja a sua leitura nas margens sobre “Repouso” e veja se isto não te trás de volta ao Sábado. Sábado significa “descanso”. Está bem.

85 Agora, observe: 
Temamos pois que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu (sábado) descanso,...

86 Agora, muitas pessoas guardam dias, como guardam o dia do sábado. Outras fazem do domingo um ídolo, um dia de adoração. E pela graça de Deus e pela Palavra de Deus, Deus me ajudando nesta noite, eu posso te provar que eles estão ambos errados. Ambos adoradores do domingo e guardadores do sábado. Ambos estão absolutamente errados de acordo com a Palavra. E além de tudo, é pela Palavra que temos que ir, não pelo que os Adventistas dizem, ou pelo que os católicos dizem. É o que a Bíblia diz!

87 Agora, observe agora: 
Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: ... (Agora colocaremos algo assim e chamaremos isto de - isto de “Descanso de Deus”, o sétimo dia). 

88 Agora veja: 
...E Deus... (Ouça a esta Escritura agora) e repousou Deus de toda as suas obras no sétimo dia. (Deus tinha um sábado, e aquele sétimo dia teve a duração de mil anos, um tipo do Milênio) 
Porque... disse assim do dia sétimo, e descansou Deus... de todas suas - Seu trabalho. (o pronome pessoal, de todas Suas obras. E Deus descansou no sétimo dia).
E neste lugar: ... (debaixo da lei)... não entrarão no meu repouso. 

89 Deus descansou fisicamente. Pois Ele fez os céus e a terra em seis dias, e no sétimo dia Ele descansou de todo o Seu trabalho. Ele descansou por mil anos. Pois a Bíblia diz que “um dia na terra são mil anos no céu, mil anos no céu é um dia na terra. “Quantos sabem que as Escrituras dizem isto em II Pedro? Está bem, Deus descansou no sétimo dia e Ele disse em certo lugar.

90 Agora ouçam atentamente: 
Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas suas obras. 
E outra vez neste lugar: ... (a lei)... não entrarão no meu repouso. (Ele dá aos judeus em seu caminho da terra prometida... ou do Egito para a terra prometida, o sétimo dia o sábado). 

91 Agora ouçam: 
Visto, pois que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas... (o descanso, Deus lhes deu a lei, e o sábado foi o quarto mandamento)... não entraram por causa da desobediência... 

92 Agora, observe, Ele está falando a respeito da lei. Como eles entraram... Não estava misturado com a fé, eles não guardavam isto. Eles guardavam o sábado em memória, que eles iriam para uma terra do sábado para ter descanso eterno de todos os seus problemas e todas as suas preocupações, sem patrões, sem as noites sem descanso. Eles estavam a caminho da terra prometida de descanso. Ali manava leite e mel. As uvas eram tão grandes que precisavam de dois homens para carregar um cacho em seus ombros. Ó que terra de bendito descanso! Mas eles falharam em obter isto quando eles chegaram ali por causa da sua incredulidade. Eles foram colocados de um lado a somente quarenta milhas, de onde eles saíram do Egito para a terra prometida. E eles gastaram quarenta anos para chegar ali por causa da sua incredulidade. Deus lhes deu seu profeta, lhes deu Seu sinal, lhes deu a Coluna de Fogo, mostrou sinais e maravilhas e pregou o evangelho para eles. E eles andaram atras dos peixes e dos pães, e caíram no deserto, e seus corpos pereceram no deserto.

93 (Jesus, na fonte) Ele disse - disse, “Nossos pais comeram do maná no deserto, por quarenta anos”.

94 Ele disse, “Eu sou aquele Pão da Vida que vim de Deus do céu. Eu sou o Pão da Vida. Moisés não lhes deu aquele Pão. Meu Pai deu aquele Pão. E eu sou o Pão que vim de Deus do Céu. Se o homem O comer, ele nunca morrerá”. Aí está a diferença.

95 Agora, observe. Eles disseram que Ele... eles “beberam da Rocha que havia no deserto”, por um período de muitos anos.

96 Ele disse, “Eu sou Aquela Rocha!” Bendito seja o Seu Santo Nome. “Eu sou Aquela Rocha”. Como poderia Ele ser aquela Rocha? Aquela Rocha era uma Rocha Espiritual, Ela seguiu os filhos de Israel. E Moisés tinha uma vara em sua mão, que era a vara do julgamento de Deus. E Deus lhe disse para ferir a Rocha, e ele feriu a Rocha. E quando ele o fez, águas saíram da Rocha. E Cristo era aquela Rocha, e o julgamento de Deus da punição do pecado caiu sobre ele. Deus fez cair sobre Ele a iniquidade de todos nós, e aquela iniquidade jorrou do Seu coração. E do Seu coração derramou o Espírito Santo como rios de água para um povo moribundo que perece. “Eu sou aquela Rocha que estava no deserto”. “Ora”, ele disse, “Você quis dizer...”

97 Disse, “Moisés, aquele que lhe disse aquilo, ele almejou ver o Meu dia. E ele viu isto em porção”.

98 Ele disse, “Agora, você quer nos dizer que você é maior do que Moisés? Que você viu Moisés? E Moisés morreu há oitocentos anos”. Disseram, “Agora sabemos que tu tens demônio”. (Em outras palavra, “louco”). “Nos sabemos que tu és louco”.

99 Ele disse, “Antes que Abraão fosse, Eu Sou. Eu era o grande Eu Sou que estava na sarça ardente. Eu Sou Aquele Fogo que estava na sarça ardente. Eu sou aquele Anjo que estava diante deles”. E Ele disse, “Eu vim de Deus e volto para Deus”. E Ele veio de Deus, foi feito carne e habitou no nosso meio, voltou para a mesma Coluna de Fogo. E aqui está Ele nesta noite, depois de dois mil anos (o mesmo ontem, hoje e eternamente) fazendo a mesma coisa, dirigindo seus benditos filhos. E muitos entram por causa da incredulidade.

100 Agora, Ele disse, “Ele limitou um dia”, um dia... quando Deus terminou Sua obra. Então Ele limitou “outro dia”, e assim, que se eles ouvirem, se eles virem, (eles guardaram o sábado, e seguiram através das luas novas e assim por diante)... Aí está onde os irmãos adventistas tentam te levar para trás.

101 Vamos seguir lendo. Observem: 
Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas, não entraram por causa da desobediência.

102 Agora, no verso 7 (oh que coisa), eu digo que a Escritura é matematicamente inspirada. Eu digo que a Escritura é, em todas as maneiras, inspirada. As matemáticas da Bíblia são perfeitas.

103 Você observou os Estados Unidos e o número treze em tudo que eles fazem? Você sabe que foram estabelecidos em treze colônias? Você sabia que a bandeira primeiro tinha treze estrelas em si? Você sabe que tudo que os Estados Unidos fazem é no número treze? Você sabia que isto aparece na Bíblia em Apocalipse treze? Claro que aparece! A pequena besta, o cordeiro que saiu da água, sem densidade e multidão de pessoas... não da água, mas de uma terra onde não há ninguém. Tinha dois chifrinhos: poderes civis e eclesiásticos. E ele era um cordeiro: liberdade de culto. E após algum tempo eles saíram juntos e ele falou como o dragão, e exercitou todo o poder que Roma teve diante dele. Isto está chegando a nossa nação. Você anote isto. Observe a Confederação de Igrejas e os Católicos se unirem, e observe o que acontece.

104 O povo que segue a Coluna de Fogo certamente terá um tempo difícil mas eles estão prontos para a trasladação naquela hora. Isto é certo, simplesmente prontos para ir. “Pois o Cordeiro os venceu”, disse a Bíblia. “E aqueles que O seguiam eram chamados... eles foram chamados de eleitos e de fiéis, o Eleito de Deus”. Para não entrar naquela profecia agora, então podemos seguir em frente com isto.

105 Ouçam atentamente, o capítulo 7 de... quero dizer o capítulo 4, e o verso 7. Sete é o número da perfeição. Três é o número da Vida. Sete é o número da perfeição, e isto traz o sábado completo. 
E outra vez... (Recordem, ele falou, “Deus” desta maneira. Então, ele falou da “lei” assim. E então, outra vez, “Ele determinou um dia”: o terceiro dia, a terceira vez).
Determina outra vez um certo dia, hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, ... como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações (veja). 
...se Josué lhes houvesse dado repouso, (um sábado) ...não falaria depois disso de outro dia (as dispensações mudam com Jesus Cristo: da lei até a graça; das obras para a graça, de algo que você faz a algo que Deus fez, sobre os seus próprios méritos ou sobre os Seus méritos; isto mudou). 

106 Quando Moisés saiu do deserto com a lei, ele disse, “Não adulterarás. Não roubarás. Não matarás. Guarde o santo dia sábado”. Quando Jesus saiu do deserto... Quando Moisés veio, o diabo o tentou. Logo que o diabo o tentou, ele deu atenção a isto. Moisés tinha um ponto fraco. Quantos sabem qual era ele? O temperamento. E logo que os viu adorando o bezerro de ouro, ele jogou no chão os mandamentos e os quebrou, te mostrando que aquele sacerdócio seria quebrado. E Deus os deu a ele outra vez.

107 Mas quando Jesus saiu do deserto, quarenta dias de jejum, Ele estava com fome, o único ponto fraco que Ele tinha. E o Diabo chegou para Ele, e disse, “Se tu és o Filho de Deus, transforme estas pedras em pães”. Faça um milagre aqui. Deixe-me ver você fazer isto e eu crerei em você”.

108 Jesus disse, “Está escrito, “Não só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus”. Ele sabia que não encontraria Moisés ali, pois ele foi para a Palavra!

109 O levou até o pináculo do templo, disse, “Se Tu és o Filho de Deus, lança-te aqui embaixo”. (e citou a Escritura), disse, “Está escrito, “Ele deu aos anjos poder sobre... tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra”.

110 E Jesus foi diretamente à Palavra, e o repreendeu!

111 O transportou até um monte e Lhe mostrou os Estados Unidos, a Alemanha, a Suíça e todas as nações do mundo que existia, disse, “Eu... Elas são todas minhas. Eu faço com elas o que eu quero” (Não é e se admirar que tenhamos guerras e problemas) disse, “Eu faço com elas...” (Não é de se admirar que as mulheres se vistam... e segue com isto pela lei, todos eles são governados pelo diabo; isto é o que a Bíblia diz). Satanás disse, “Eles são meus. Eu faço com eles o que eu quero”. Disse, “Se me adorares, eu Te farei rei como eu sou”.

112 Jesus disse, “Está escrito, “Ao Senhor Teu Deus adorarás, e só a ele servirás”. Vai-te, Satanás!” Por que? Jesus sabia que Ele seria herdeiro delas neste Grande Milênio, quando Seu Reino chegaria. “Seja feita a Tua vontade assim na terra como no Céu”. Ali não haverá mais usos de shortes. Não haverá mais bebedeira. Não haverá mais cobiça. Não haverá mais cobiça. Não haverá mais adultério. Não haverá mais morte. Não haverá mais tristeza. Ele será herdeiro de cada nação. Elas são Sua. Isto é certo. Eles são Seus, e Ele será herdeiro, mas Satanás os terá por um período de tempo, isto é, o dia em que estamos vivendo.

113 Mas: 
...determinou um... dia, dizendo... hoje, muito tempo depois; ...? ... não endureçais os vosso corações. 
Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia.

114 Meu irmão Adventista, veja Isto. Paulo aqui disse... E Paulo disse em Gálatas 1:8, se você está anotando as Escrituras, Gálatas 1: 8, “Se um anjo vier do céu e pregar qualquer outro evangelho além Deste que tenho pregado, que seja anátema”. Paulo disse, “Se Josué lhes tivesse dado o dia de Descanso...”

115 Bem, veja, quando Ele desceu da montanha... Ele desceu então, Ele havia vencido o diabo. Ele foi ungido, pronto para Seu ministério. Ele disse: “Você os ouviu dizer, aqueles do passado, “não matarás”, mas eu lhes digo, aquele que se irar com seu irmão sem causa já o matou. Você os ouviu dizer, aqueles do passado” (este dia, os guardadores do sábado)... “Você os ouviu dizer, lá atras, aqueles do passado, “Estamos debaixo da lei, não cometerás adultério”, tinha que ser um ato para a culpa. Mas eu vos digo, que quem olhar para uma mulher e cobiça-la já cometeu adultério com ela em seu coração”. Diferente, passou diretamente por aquele quarto mandamento. Mas deu Ele a eles Descanso?

116 Vamos ver o que Ele disse: 
Davi disse,... após tanto tempo viria um perfeito Descanso. 
Deus descansou de Suas obras no sétimo dia. 
Deus abençoou o dia do sábado e o deu aos judeus no deserto desta maneira. Eles entraram... por causa da incredulidade, porque a Palavra não misturou com a fé...
E outra vez, determinou um certo dia, dizendo por Davi,... muito tempo depois... (centenas de anos depois que Davi morreu, o Filho de Davi se levantaria, o qual é Jesus”. “E se ouvirem a Minha Voz, não endureçam os corações”. Deus fala ao coração).

117 Agora, observe. O versículo 9 agora, para vocês que estão lendo: 
·... Josué lhes houvesse dado repouso... (o verso 8)... e ele ...falaria depois disso de outro dia. 

118 Se tivesse que haver um sábado, se tivesse que guardar o domingo, então Ele teria falado sobre isto. Se dissesse, “Agora não existe mais sábado, não precisa mais guardar o sétimo dia, pois eu quero que vocês guardem o domingo”. Ele diria isto, Paulo disse que ele o faria. Ele teria dito, “Vocês todos tem que adorar o domingo, este será o descanso”. Bem, se ele quisesse que guardasse o sábado, Ele teria dito, “Simplesmente continuem guardando o sétimo dia. Mas agora eu quero que vocês guardem o domingo, o oitavo dia”. Não! Ele nunca disse isto.

119 Ele disse, “Se Josué lhes tivesse dado um dia, não teria Ele falado disto?”

120 Agora, o verso 9, fique preparado: 
Portanto resta ainda um repouso para o povo de Deus (a guarda do sábado para o povo de Deus).
Porque aquele que entrou no seu (Cristo) repousou, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das Suas no sábado.

121 Vêem isto? Agora vamos tomar algumas Escrituras e sustentar isto. Está bem, quando Deus fez o mundo em seis dias, Ele descansou no sétimo dia, e nunca mais trabalhou. Bendito seja o Nome do Senhor. Ele construiu o mundo, colocou a criação sobre ele, e foi descansar e nunca voltou outra vez para construir mais nenhum outro mundo. Ele terminou as obras, e foi descansar. Agora, aquilo... após aqueles mil anos, então veio o pecado. Então Cristo foi representado, o Cordeiro foi representado. Agora, foi dado isto aos Judeus como um tipo do sétimo dia de Descanso. 
Agora Ele determinou outro dia, dizendo por Davi,... muito tempo depois, “Outro descanso está vindo”. 

122 Agora o que é aquele Descanso? Vamos ver comigo em Mateus capítulo 11, e a última parte do capítulo 11 de São Mateus. Foi aí quando Jesus terminou o seu sermão no monte, e você verá o que Ele disse.

123 Ele disse, “Quem olhar para uma mulher, cobiça-la, já cometeu adultério com ela em seu coração. Quem ficar irado com seu irmão sem uma causa, já matou o irmão”. Todas estas coisas e Ele nunca tocou naquele quarto mandamento (aquele sábado). Agora Ele está terminando, e o sábado é a grande Promessa de Deus. É um Repouso.

124 Agora - agora observe aqui, quando Ele estava terminando as bem-aventuranças bíblicas. Aqui Ele diz, no versículo 27 do capítulo 11 de São Mateus (onde Ele estava ensinando as bem-aventuranças no capítulo 5):
Todas as coisas foram entregues em Minha mão... a mim por Meu Pai: e ninguém conhece o Filho a não ser o Pai;... (vêem, você não pode conhecer um sem conhecer o outro, porque Ele era o Pai manifesto em carne)... ninguém conhece o Pai, exceto o Filho,... (parece que as pessoas podiam ver aquilo e não discutiam, claro).

125 Deus não é três pessoas. Se Ele é três deuses, então somos pagãos. Qual deles é Deus? Eles são, todos três, Um Deus. São três ofícios do mesmo Deus. Ele era o Pai, na forma de Espírito Santo naquela Coluna de Fogo no deserto. Ele era o Filho, quando Ele usava o ofício de Filho. “Um pouco mais e o mundo não me verá mais. Eu partirei e voltarei outra vez e estarei convosco, mesmo em vós, até o fim do mundo”. Vêem? Ele é a Paternidade, o Filho e o Espírito Santo, também. É tudo o mesmo Deus operando em três ofícios diferentes: Paternidade, Filho e Espírito Santo. Nunca... I João 5:7 diz, “São três que testificavam no céu, o Pai, o Filho, o Espírito Santo, estes três são Um”.

126 Tomé Lhe disse, “Senhor, mostra-nos o Pai, e isto nos satisfará”.

127 Ele disse, “Estou a tanto tempo no vosso meio e não me conhecereis?” Disse, “Quando vêem a Mim, vêem ao Pai. E por que dizeis, “Mostra-nos o Pai?”

128 Agora, os Unicistas tomaram isto, o grupo de pessoas da unidade, e tentam fazer o Pai, Filho e Espírito Santo, simplesmente um ofício e um lugar, e como o seu dedo, um. Isto está errado. Deus não poderia... Jesus não poderia ser o Seu próprio pai. Se Ele fosse, então Ele como um... Bem, como poderia Ele ser o Seu próprio Pai?

154 Ouçam! Isto te chocará. Aqui está o mandamento. Paulo disse, “Se Ele tivesse deixado outro dia, Ele teria falado disto”. Mas aqui está o que Ele disse: 
Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei (o Sábado). 
Tomai o meu jugo e aprendei de mim, pois sou manso e humilde de coração; e encontrareis (sábado) para as vossas almas. 
Pois o meu jugo é suave, e meu fardo é leve. 

155 Observe o que Paulo disse: 
·... se Josué lhes houvesse dado repouso, ele teria ... falaria depois disso de outro dia.
Mas ele determina um... dia, dizendo... Davi,... muito tempo depois,... quando ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.
Portanto resta ainda... (ouçam agora, verso 9). 
Portanto resta ainda um repouso (o sábado) para o povo de Deus. 
Porque aquele (o homem ou mulher) que entrou no Seu repouso, (“Vinde a Mim todos aqueles que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”)... repousou de suas... obras, como Deus das suas. 

156 Você pode ter vinte anos de idade, você pode ter trinta anos de idade, você pode ter cinqüenta anos de idade, mas no momento que você ouve a Voz de Deus batendo em seu coração, não o endureças. Então dirija-se, “Aquele que ouve Minhas Palavra e crê Naquele que Me enviou, tem Vida Eterna (eterna), e não entrará em condenação, mas tem passado da morte para a Vida”.

186 O que é o repouso? Quando veio o repouso? Quando as pessoas falaram em outras línguas e tinham lábios trêmulos, eles não falaram nada, eles tremiam. Quando aquilo aconteceu? No Dia do Pentecostes quando o Espírito Santo veio! Aquele é o Descanso: O Espírito Santo. Jesus disse, “Vinde a Mim todos os que estão cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei. Eu lhes darei Vida, Vida Eterna (Zoe), a própria Vida de Deus”. Deus entrará em vós e será parte de vós. Ele vos dará um nascimento e vos fará um filho e uma filha.

187 Agora, observe, aquele era o terceiro descanso que Ele dava. O primeiro: Deus o recebeu de Sua obra. Segundo: Israel o recebeu na lei. Terceiro: a Igreja recebeu Aquilo como parte de Deus.

188 Três é o numero da vida. Quantos sabem disto? Cada vez que você vê três, é vida. Observe, quando Deus criou a terra, no terceiro dia houve vida. Quantos sabem disto? No terceiro dia, houve vida no terceiro dia da criação. A trindade: o Pai estava acima do povo numa Coluna de Fogo, o Filho era o homem que falava com o povo e os preparava, o Espírito Santo era o terceiro passo, o Espírito Santo era Deus no povo. Vida, Pai, Filho... O descanso de Deus, o descanso de Israel, e o Descanso da Igreja. A guarda do sábado!

189 Então, se você não recebeu o Espírito Santo ainda, você ainda não entrou no Descanso de Deus. Você não tem que dizer, “Oh, eu não poderia, eu quero fumar. Eu - simplesmente não poderia fazer isto, eu sou um cristão. Eu realmente não quero beber, mas eu - eu - eu sou um cristão. Eu simplesmente não posso... Não quero beber, mas mesmo assim eu gosto”. 

190 Se você cobiçar as mulheres, se você fizer todas estas coisas que não são de Deus, você ainda não alcançou aquele período de Descanso. Você nunca entrou no seu Descanso. E quando você entra neste Descanso, você cessa com suas obras mundanas como Deus cessou das Suas. Por que? Você é parte de Deus, você descansará eternamente. Aí está você. Este é o sábado. “Vinde a mim, todos vós que estais cansados”.

191 “Hoje Ele determinou um certo dia, após tanto tempo, em Davi, quando ouvirdes a Sua Voz não endureçais os vossos corações”.

192 Somente uma ou duas palavras mais aqui agora, ouçam atentamente:
Porque aquele que entrou no repouso de Cristo (“Vinde a Mim todos os que estão cansados e oprimidos”) ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas no sétimo dia. (a sua pode ter sido no terceiro ano, no quarto ano, no quinto ano, seja o que for, você repousou das suas obras como Deus fez das Suas, eternamente. Você não deseja mais as coisas do mundo, o mundo está morto para você). 

193 Agora, o verso 11 agora, atentamente: 
Procuremos pois entrar naquele repouso, (não neste, não neste, mas naquele) para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. 

194 O que é isto? A Coluna de Fogo está aqui. O Anjo do Senhor está conosco. Ele está fazendo as mesmas coisas que Ele disse que faria. E as pessoas tropeçam por aí e dizem, “Agora... Ah, bem, eu acho que Isto não tem importância. Isto é muito bom. Ah, eu acho que não tem problemas”. Tenha cuidado para que você não caia no mesmo laço de incredulidade. Receba Isto de todo Seu coração!

195 Observe: 
Porque a Palavra de Deus (não a doutrina da igreja)... a Palavra de Deus é viva... e eficaz,... mais penetrante do que espada alguma de dois gumes,... (ouçam)... penetra até... à divisão da alma... e do espírito... e das juntas e medulas,... (ouçam)... e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (o que foi isto? O Espírito Santo pode vir e dizer, “Você fez tal e tal coisa, e você fez isto e aquilo, e você tem este tipo de enfermidade e Aquele; se você fizer isto corretamente, você fará aquilo”. Vêem? Discerne os pensamentos). 

196 E as pessoas dizem, “O que é aquilo? Ora, é telepatia mental. Ora é... ele é um leitor de sorte”. Vêem o que eu quero dizer? É um perverso, velho mundo de adultério que não conhece a Deus.

Hebreus capitulo 4. Parágrafos 76-196

     Não estamos falando aqui que Deus mudou a Lei, mas sim que Ele a magnificou, pois Deus não pode mudar nada do que Ele fala, o que Ele pode fazer é magnificar o que Ele tem falado e foi isto o que Ele fez com a Lei, Ele a magnificou. Magnificar é fazer algo se tornar muitas vezes maior do que era anteriormente e foi isto o que Jesus veio fazer com a Lei, Ele magnificou. Ele subiu no monte e disse: “Está Escrito: Não adulterará, Eu porem vós digo que, se alguém olhar para uma mulher e a cobiçar, ele já adulterou com ela. Você viu isto, Ele não mudou a Lei, Ele a magnificou, a ampliou, a aprofundou mais. 'Lembra-te do dia do sábado, para santificá-lo,"' um dia na semana; agora Ele o magnificou, o "descanso" vem de guardar o Espírito de Deus. Por lábios estranhos e por outras línguas Eu falarei a este povo. E este é o descanso. “Este é o refrigério da Presença do Senhor.” Você viu isto, Jesus magnificou o dia de sábado.

  405 Vocês mulheres que sustentam ter recebido o batismo do Espírito Santo, e não têm a coragem de deixar os seus cabelos crescerem completamente; quando a Bíblia condena isto e disse que a mulher tem... um homem tem o direito de deixar a sua esposa em divórcio se ela corta o seu cabelo. Honroso diante de Deus, assim fazer. A Bíblia disse, se ela corta o seu cabelo, ela desonra a sua cabeça. Isto é baixo; realmente, você sabe, que coisa baixa é, para uma mulher até mesmo orar com o cabelo cortado curto. Está vendo?

406 Usando shorts, e essas calças compridas, e coisas! A Bíblia disse: "Qualquer mulher que," [oh, você diz...] "que vestir uma peça de roupa que pertença ao homem, é uma abominação a Deus," imundo, sujo, como um velho banheiro fétido em algum lugar. Está vendo? Oh, que coisa! A imundície nas narinas de Deus! E então você tenta orar ou oferecer orações numa tal coisa como essa? Deus recusa isto, rejeita isto. Isso é correto.

407 "Bem," você diz: "agora espere um minuto, Irmão Branham, você está falando sobre o Velho Testamento."

408 Ele é o mesmo ontem, hoje, e eternamente. E a plena revelação de Deus. Se Deus alguma vez diz algo, Ele jamais pode mudar isto. Ele sempre magnifica isto, não muda isto. A lei foi MAGNIFICADA, não mudada. MAGNIFICADA!

409 "'Qualquer que cometer adultério será culpado de morte,' porém qualquer que," agora MAGNIFICADA, "atentar numa mulher para a cobiçar!" Ele nunca mudou o mandamento. Ele o magnificou.

410 "'Lembra-te do dia do sábado, para o santificar,"' um dia na semana; agora Ele o magnificou, o "descanso" vem de guardar o Espírito de Deus. "Mandamento sobre mandamento, e regra sobre regra; um pouco aqui, e um pouco ali. E retém aquilo que é bom. Pelo que por lábios estranhos e por outras línguas Eu falarei a este povo. E este é o descanso. Este é o refrigério da Presença do Senhor."

411 E no entanto eles não ouviam Isto, e balançavam as suas cabeças e iam embora, para as suas denominações. Hum-hum. "Este é o refrigério," veja, magnificando o dia do sábado; para vocês sabatistas, e assim por diante. Oh, que coisa! Ele não muda. Ele o magnifica. "O inferno tem aberto as suas portas para recebê-los."

412 Agora, vocês podem ver agora, a Mensagem do tempo do fim, por que Ela é rejeitada. Vocês podem? [A congregação diz: "Amém."-Ed.] Agora, nenhuma denominação, mas a revelação de Seu mistério. Veja, nenhuma denominação. A revelação! Deus não é conhecido pela denominação. Ele é conhecido pela revelação.

413 Olhe! Deus em Seu corpo, Cristo; e Cristo em Seu Corpo, a Noiva. Oh-oh-oh, que coisa! Deus manifestado em Cristo; Cristo manifestado na Noiva! E assim como Deus tirou do corpo de Adão, a mulher, e ela caiu; então Deus tem tirado do Corpo de Cristo, Sua carne, Seu Corpo, o qual é a Sua Palavra, e está trazendo para fora uma Noiva que não se deixará enganar por denominação ou credo. Não, senhor. Mas Ela está voltando com a pura, inadulterada Palavra de Deus sendo manifesta.

Cristo é o ministério de Deus revelado. Parágrafos 405-413

  14 Nós voltamos a Deuteronômio e mostramos que um filho ilegítimo, um filho bastardo, não podia nem mesmo entrar na congregação do Senhor por quatorze gerações. Aquilo era sob a lei, e Cristo veio para MAGNIFICAr a lei. Quanto mais é isto agora? 

15 O que está acontecendo com estas mocinhas na rua hoje... estas mulheres com estes cigarros, usando shorts, mocinhas de cabelos cortados, e assim por diante? Qual é o problema com elas? Porque as suas mamães agiram assim. Isto trouxe iniqüidade de uma geração para a outra. Isto é o que é. O que temos nós? Nós chegamos a um lugar que é uma aglomeração de nada mais a não ser pecado.

16 Esta é a razão que Deus tem levantado a Rússia ali com a bomba atômica para varrê-la como foi na inundação antidiluviana, quando Ele levantou as nuvens. Claro que Ele tem, e assim diz a Bíblia. Rússia, o país ateu que eles estão, tem estado brincando exatamente nas mãos do Deus Todo Poderoso. Exatamente como o Rei Nabucodonozor ia destruir Israel porque eles falharam em andar com Deus, a Rússia está se levantando para vingar da igreja Católica o sangue que ela derramou dos santos. Assim diz a Bíblia. Isto vai tomar toda a coisa.

17 Então olhe aqui, a avó dela era bailarina, e a mãe uma mocinha petulante, o que é ela hoje? Faz “show” de “strip-tease” e de rock and roll. O que os seus filhos serão? E você diz, “Deus faz isto?” Sim, senhor! Deus visita a iniqüidade dos filhos. A geração... mesmo quatorze gerações. E se Cristo veio para MAGNIFICAr isto, nós diríamos com gerações ou quinhentas gerações. Porque Ele disse... “Você ouviu isto falar deles nos velhos tempos “Não matarás. Eu vos digo, quem estiver irado com o seu irmão sem uma causa já o matou.” Você já ouviu dizer dos velhos tempos, “Não cometerás adultério,” mas eu digo, quem olhar para uma mulher e a cobiçar já cometeu adultério com ela.” Ele fez isto. O que é MAGNIFICAdo? Feito muitas vezes maior. E se sob a lei era quatorze gerações, quanto tomará esta mesma coisa hoje?

A semente da serpente. Parágrafos 14-17

  34 E então nós encontramos . . .Para conseguir um pequeno fundo para mostrar a era que estamos vivendo e apanhamos isto na noite passada que uma-uma criança nascida bastarda, filho ilegítimo, não podia nem mesmo entrar-entrar na congregação do Senhor por quatorze gerações. Que seriam quatrocentos anos, quarenta anos para uma geração.

35 Quão horrível era o pecado. Quão horrível, não que era, mas o é agora. E se aquilo estava debaixo da lei e Cristo veio para MAGNIFICAr a lei. . .Ele disse: "Ouvistes vós dizer naqueles tempos primitivos, 'Não matarás,' eu porém vos digo, "O que tiver ódio contra o seu irmão sem uma causa já o matou": Magnificou isto. "Ouvistes vós dizer naqueles tempos antigos: 'Não adulterarás (aquilo era o ato)', eu porém vos digo, o que olhar a uma mulher e cobiçá-la, já cometeu adultério com ela": Magnificou isto milhares de vezes. Bem, se isto toma quatorze gerações para aquilo terminar então, que tal quando a grande taça de Deus for derramada sobre ela?

36 E as pessoas hoje, os jovens nos ginásios com festas de cerveja, e bebendo, e vivendo, e mocinhas vivendo em adultério, rapazinhos e coisas assim. Que tipo de geração aparecerá depois desta? O que faz estas mocinhas agirem desta maneira? Suas mães eram garotas petulantes; suas avós eram bailarinas. E Ele disse que visitaria a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração. O que pode você esperar mais?

Batismo do Espírito Santo. Parágrafos 34-36

  117 Nós temos a mesma escolha, porque tem que ser. Se Deus colocou Adão na Palavra, e somente na Palavra, então Ele nos coloca em um credo ou qualquer tipo de credo, então Deus é injusto em Seu julgamento, isto não é adequado a Sua santidade nem a Sua soberania. Porém é adequado a Sua soberania ver que Ele coloca cada homem na mesma base. E Ele é Deus e não muda. O que Deus faz primeiro, Ele para sempre fará a mesma coisa. Ele nunca muda Seu - Seu programa. A única coisa, Ele MAGNIFICA isto, porém Ele nunca o muda. A mesma coisa prossegue.

O Tempo de colheita. Parágrafo 117

 

25- IRMÃO BRANHAM, QUANDO ISAIAS FALOU ÁS FILHAS DE SIÃO ACERCA DOS BROCHES; FRIZADO DO CABELO, E CABEÇA RASPADA EM LUGAR DA COMPUSTURA DO CABELO, EM LUGAR DE... SE APLICARÁ ISSO A HOJE EM DIA OU NÃO ESTÁ EM OPERAÇÃO A BÍBLIA ANTIGA COMO ALGUNS DIZEM?
170- A Bíblia antiga sempre esta vigente e toda palavra que Deus diz e vigente. Sim senhor! A única coisa que faz a Bíblia nova da Antiga Bíblia é magnificá-la. Jesus disse: "Ouviste o que foi dito: Não adulterarás [ tinhas que estar no ato], mas Eu vos digo, que qualquer que olhar a uma mulher para cobiçá-la, já adulterou com ela em seu coração".
Que grandes coisas proeminentes são estas!
Agora, amigos, tenho que concluir. Se está fazendo um pouco tarde. Agora, essa é uma muito longa. Agora vejamos se posso conseguir alguma outra. Vejamos.

Perguntas e respostas. Parágrafo 170

     Nisto nós vemos que o sábado e a Lei somente serviu enquanto Jesus Cristo ainda não tinha vindo. Porém depois que o Mesmo veio, porque continuar com aquilo que não aperfeiçoou a ninguém? Estamos falando sobre ficar com algo que já tem sido magnificado, e as pessoas estão querendo ficar com aquilo que era antes de ser magnificado. Pois esta foi à mudança que houve. Deus pegou a Lei e a magnificou, a fez ficar perfeita. Hoje nós estamos nisto que é perfeito, em um novo mandamento, em um novo pacto, isto porque Ela foi magnificada. Agora, como Ele mudaria (magnificaria) a forma do sacerdócio, sem mudar a Lei? Não há maneira de fazer isto, pois ao mudar o sacerdócio, necessariamente tem que mudar a Lei também. E sabemos que o sacerdócio mudou, do levítico para o de Melquizedeque, portanto a Lei também mudou, mudou desta forma, ela foi magnificada.

     De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
     Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.

Hebreus 7:11-12

     Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.

Hebreus 7:18-19

     Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.
Hebreus 7:28

     Portanto estamos hoje em um Novo Testamento, um testamento perfeito, de vida, não como o velho testamento, o qual era um ministério de morte. Porém, ainda que sendo um ministério de morte, todavia ele veio em glória, pois o rosto de Moisés brilhava com a glória de Deus. Mas, ainda assim, sendo um ministério glorioso, todavia ele foi um ministério transitório, pois um que era perfeito viria para tomar o lugar dele. E hoje nós estamos neste Ministério Perfeito, que é o Novo Testamento. Mas o abutre gosta mais de uma carne putrefata, estragada, do que de uma carne fresca da hora. O Maná era um alimento bom em um dia, mas no outro, Ele estragava.

     O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
     E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
Como não será de maior glória o ministério do Espírito?
     Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.
     Porque também o que foi glorificado nesta parte não foi glorificado, por causa desta excelente glória.
     Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece.
Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.
     E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.
    Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;
    E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
    Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
    Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
    Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória    em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

2 Coríntios 3:6-18

     Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
     Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
     Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,

Hebreus 8:6-8

     Assim vemos que o homem é justificado pela fé em Jesus Cristo e não por praticar as obras da Lei. Pois a Lei foi simplesmente uma sombra, a qual apontava para a Vinda de Jesus Cristo. Pobre dessas pessoas que se justificam por guardar a lei, digo a lei antes de a Mesma ser magnificada. Ou seja, pobre dessas pessoas que se gloriam por guardar dias e anos, por não comerem certos tipos de carne, o que estava bem no velho testamento, pois ali, ainda não tinha vindo o que é perfeito. Porém agora, ficar guardando essas coisas, isto é totalmente errado, ante Cristo. As pessoas que se justificam pelas obras da Lei, da Graça elas têm caído.

     Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.
     Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma.
     Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.
     Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.
     Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.

Gálatas 2:16-21

    Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
     E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.
     Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
    Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.
     Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta.
Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.
     Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa.
     Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.
     Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
     Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um.
Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.
     Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.
Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.
De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.

Gálatas 3:10-25

     Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
Gálatas 5:4

    Portanto vemos que a Lei e os profetas duraram até João. Isto é, a Lei e seus profetas duraram até João. Isto não quer dizer que na Graça não haja profetas, pois tem tido muitos profetas no Novo Testamento também, como teve no Velho Testamento. A Bíblia fala de vários profetas que surgiram na dispensação da Graça, no Novo Testamento. O próprio Senhor Jesus prometeu, após a morte de João, que Ele enviaria profetas ao mundo. E lendo o livro de Atos dos Apóstolos, um Livro que foi escrito depois da morte e ressurreição de Jesus Cristo, nós vemos que ali surgiram vários profetas, dando assim cumprimento a Promessa de Jesus, de que Ele enviaria profetas na dispensação da Graça.

      A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. 
Lucas 16:16.

     Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas: e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros os perseguireis de cidade em cidade. Mateus 23:34

     João Batista havia morrido em São Mateus 14 e em São Mateus 23 Jesus estava prometendo que enviaria mais profetas na terra. Daqui a pouco estaremos alinhando São João 16:16 com as demais Escrituras e você verá então que Elas se encaixam perfeitamente. Olhe agora a Mateus 10:41, Jesus ali esta falando sobre um profeta e sobre um justo e isto no mesmo versículo, se um deles não existe mais hoje, então o outro também não existiria, você vê a incoerência desse povo? Eles se afastaram tanto de Deus, que já não conseguem ver as coisas mais simples da Palavra de Deus.

     Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. Mateus 10:41

     Vamos agora alinhar São Lucas 16:16 com as demais Escrituras. Isto será como alinhar a mira de um rifle. Se alinharmos a massa e a alça de mira corretamente, o tiro dará no alvo toda vez. Sabemos que pecado é errar o alvo, por isso é importante saber alinhar as Escrituras Sagradas corretamente, para não errarmos o Alvo da Palavra. Nessa Escritura de São Lucas 16:16, Jesus Cristo está falando Ali, que A Lei e os profetas da Lei duraram até João. Você entendeu isto? Os profetas da Lei terminaram juntos com A Lei. Mas se na Lei houve profetas, na Graça também nós os temos. E para você não pensar que isto é interpretação nossa, que veio de nossas próprias ideias, estará te mostrando na própria Escritura os primeiros profetas que Deus enviou na dispensação da Graça.

     Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram os irmãos com muitas palavras e os fortaleceram. Atos 15:32

      Nós sabemos que O Livro de Atos dos Apóstolos foi Escrito no Ano 70 depois de Cristo, portanto muito tempo depois da morte de João Batista. Assim nós vemos que essa interpretação deles, está totalmente contrária às Escrituras Sagradas. Percebemos então, que essas pessoas caíram na armadilha do mesmo interprete de Eva e assim todos eles se afastaram da Palavra de Deus e se tornaram alvos fáceis para Satanás. Todos eles estão mortos hoje (por não crerem na Palavra de Deus) e não sabem disto. Pois a vida está na Palavra de Deus, a qual é Jesus Cristo. E uma vez que eles se afastaram da Bíblia, neste mesmo instante eles morreram.

     Demorando-nos ali por muitos dias, desceu da Judéia um profeta, de nome Ágabo; 

     E vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus ligarão em Jerusalém o homem a quem pertence esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. 
Quando ouvimos isto, rogamos-lhe, tanto nós como os daquele lugar, que não subisse a Jerusalém. 
 Então Paulo respondeu: Que fazeis chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. 
 E, como não se deixasse persuadir, dissemos: Faça-se a vontade do Senhor; e calamo-nos. 
Depois destes dias, havendo feito os preparativos, fomos subindo a Jerusalém. 

Atos 21:10-15

     Você viu esta Escritura? Paulo não disse que Ágabo era um falso profeta. Se fosse aos dias de hoje, os teólogos modernos não teriam crido em Agabo de maneira nenhuma. Eles teriam dito que Ágabo era um falso profeta, “pois os verdadeiros profetas vieram até João Batista somente”, diriam eles. Você vê para onde a interpretação da Palavra de Deus tem levado as pessoas? Às tem levado para muito longe de Deus, pois Deus é a Palavra!

Bom, achamos que isto já é o suficiente para provar que existem profetas na dispensação da Graça também, do mesmo modo que existiram na dispensação da Lei. E para aqueles que ainda estão com dúvidas, se é a denominação que é certa ou se é a Palavra de Deus, estaremos colocando aqui mais um versículo. O qual diz que a Igreja de Jesus Cristo jamais será aperfeiçoada sem o ministério de profetas, pois sem profecia o povo se corrompe! É por causa disto que essas denominações estão tão corrompidas, é por elas não crerem no ministério do verdadeiro profeta de Deus para esta última era da Igreja.

     E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, 

Efésios 4:11-13

bottom of page