A Predestinação
A Doutrina sobre a predestinação está alicersada plenamente sobre as Escrituras Sagrada, é até difícil aceitar a incredulidade das denominações por não crerem neste ensinamento. O problema é que as pessoas querem conceber as coisas de Deus intelectualmente, mas não tem como a mente finita compreender a mente infinita. Esta doutrina da predestinação não contradiz a doutrina do livre arbítrio ou da perseverança dos santos, que ensina que quem perseverar até o fim será salvo. Estas doutrinas se harmonizam perfeitamente, pois somente os eleitos perseverarão até o fim, os demais retrocederão, mostrando assim que não eram predestinados para a vida eterna.
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele voa-lo conceda. João 15:16
Esta é a famosa doutrina da Graça, que diz que não somos salvos por nossos próprios méritos e escolha, porém sim, pelo mérito e escolha de Deus, o qual nos escolheu antes da fundação do mundo. Não dá para entender o porquê das pessoas não aceitarem a esta doutrina da predestinação, sendo que Ela é tão clara na Bíblia Sagrada, deve ser porque o homem sempre quer fazer seu próprio caminho para o céu. O homem gosta de dizer para todos que foi ele que fez a escolha certa e que por isso ele será salvo. Porém no caso da salvação não é assim, Deus fez tudo, até mesmo nos escolheu, não fomos nós que O escolhemos, isto é totalmente Bíblico, veja isto nesse outro versículo também:
Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:44
A Bíblia diz bem claro que ninguém pode ir a Jesus, se o Pai não o direcionar primeiro, isto mostra claramente a predestinação, Deus nos escolheu antes da fundação do mundo. Pare de ser incrédulo e aceite a esta verdade Bíblica. Não é pedido que você entenda a Bíblia Sagrada, é somente pedido que você creia Nela. Abra o teu coração agora e deixe a Luz da Palavra inundar a Sua alma e Ela te produzirá vida eterna.
Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),
Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.
Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
Que diremos pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
Romanos 09:11-21
Como foi que Deus endureceu o coração de faraó? Através de James e Jambres, os quais fizeram os mesmos primeiros sinais que Moisés fez, foi isto que endureceu o coração de faraó e assim ele não creu em Moisés. Isto Deus faz até nos dias de hoje, Ele manda a unção do Espírito Santo sobre os falsos também e assim ELE endurece o coração dos incrédulos para que eles não creiam no verdadeiro profeta de Deus e sejam salvos por isso. Só os eleitos, os quais foram eleitos antes da fundação do mundo, conseguem distinguir entre o falso e o verdadeiro ungido, Jesus Cristo deu graças a Deus por isto, por Ele ter escondido a Verdade dos sábios e inteligentes e por revelá-la aos humildes:
Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.
Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar
Lucas 10:21-22.
As pessoas não conseguem crer que Deus esconde a Sua Palavra de uns e as revela aos outros. Porém esta verdade está registrada em toda Escritura. Porém Ela seria revelada (em Sua plenitude) nos últimos dias através do profeta e mensageiro da sétima era da igreja, o qual cremos, por causa do testemunho das obras, que foi o irmão William Marrion Branham. Não que o irmão Branham tenha inventado alguma doutrina, não foi isto, estas doutrinas que ele ensinou sempre estiveram na Bíblia Sagrada, o que ele fez, não ele, mas Deus, foi simplesmente trazer estas doutrinas a tona nesta última era. Como é o caso desta doutrina da predestinação. Porém, ainda que você prove para as pessoas que esta doutrina está na Bíblia Sagrada, ainda assim elas não crerão, pois elas não foram eleitas antes da fundação do mundo para crerem na verdade revelada da era. Assim aconteceu em todas as eras, os eleitos aceitaram a verdade, mas os outros não.
E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta?
E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam
Lucas 8:9-10
Quem puder receber esta doutrina da predestinação que receba, sabendo que só os eleitos poderão crer Nela. Com isto não estamos querendo dizer que todos que dizem que creem na doutrina da predestinação, que essas pessoas são salvas, não é isto. Pois têm muita gente que diz que crê na doutrina da predestinação e não são salvo, suas obras mostram isto, pois elas não creem em toda a doutrina da Palavra de Deus. Para ser salvo é necessário crer em toda Palavra de Deus e não somente em parte Dela. Sabemos que são somente os predestinados que crerão em toda Palavra, os filhos de Deus, os demais não conseguirão ter fé para tanto!
68 É exatamente como, hoje, há duas grandes linhas de doutrina na igreja; uma delas é o calvinismo, a outra é o Armin-. . . Arminianismo. Uma delas é legalista, a outra é graça. E nós vimos a descobrir que as pessoas que crêem na graça, os calvinistas, dizem: "Bendito seja Deus, não me faz mal fumar. Não me faz mal beber. Eu posso fazer estas coisas, eu tenho segurança eterna." Então nós encontramos o outro lado, o do legalista, diria: "Oh, eu gostaria de gritar com ele, eu gostaria de falar-lhe umas verdades, mas, eu sou cristão, eu tenho de ficar quieto." Veja, você se encontra em duas estradas diferentes, e nenhuma delas está certa. Agora, é difícil dizer isso, mas é a verdade.
69 Nós nos encontramos em duas estradas diferentes; uma indo numa direção, outra na outra. Agora vejamos qual é a Verdade.
70 Agora escute, e veja se isto lhe parece sensato. Por exemplo, se eu me apronto para ir ao estrangeiro. E eu tomarei minha própria família. Eu chamarei minha esposa a mim, e lhe direi: "Nós va-... Eu vou ao estrangeiro, querida." Agora aqui está o lado legalista: "Agora, minha esposa, eu vou ditar a regra para você! Se você flertar com algum homem enquanto eu estiver ausente, quando eu voltar você é uma mulher divorciada. E não a quero dando olhares amorosos, não a quero flertando!
Você entende isso? Eu sou seu marido! Se você fizer isto, eu vou repudiá-la quando voltar.”.
71 Então ela estende o braço e me segura pela gravata, e diz: "Meu bom homem, eu quero lhe dizer uma coisa, veja, veja, que se você der olhares amorosos a alguma mulher, ou sair com alguma mulher, ou flertar com alguma mulher, você será um homem divorciado quando voltar." Agora, esse não seria um lar feliz? Os legalistas são assim. Muito bem.
72 Agora, o outro lado disto, que se eu fosse ao estrangeiro e eu cometesse um erro. . . Fosse e dissesse: "Agora, veja, eu sairei com esta mulher. Oh, está tudo bem com minha esposa, ela não se importa." Minha esposa dissesse: "Eu sairei com este homem. Está tudo bem com Bill, ele não se importa." Se eu não me importo, então há algo errado comigo; eu não amo essa mulher corretamente. E se ela não se importa, há algo errado com ela. Ela é minha esposa; eu não quero outro homem mexendo com ela. Ela é minha esposa.
73 Agora, a maneira correta disto, é, há ambos deles que têm uma verdade, mas não a exata Verdade.
74 Agora quando eu vou ao estrangeiro, para fazê-lo corretamente, minha pequena família se reúne, e nós oramos uns pelos outros. E eu os encomendo a Deus, e eles me encomendam a Deus. E quando o fazemos, nós vamos ao estrangeiro, eu vou ao estrangeiro. Agora, eu sei que ela me ama; eu tenho confiança nela. E eu a amo; ela tem confiança em mim. Enquanto eu a amar assim, ela não terá qualquer preocupação a respeito de eu sair com outra mulher. Enquanto ela me amar corretamente, ora, não há necessidade de eu pensar acerca de algum outro homem sair com ela, porque ela é minha esposa e eu confio nela.
75 Eu creio, que se eu de fato fizesse algo errado, cometesse um erro e saísse com alguma mulher, e voltasse e lhe confessasse isto, e lhe dissesse: "Meda, eu não tive intenção de fazer isso. Eu simplesmente caí numa armadilha; esta mulher simplesmente correu direto para mim e - e me agarrou pelo braço, e começou assim e assim," eu creio que ela seria compreensiva. Eu creio que ela me perdoaria por isto. Mas eu não faria isto, por nada, porque eu a amo. Ainda que ela me perdoasse, eu não faria isto. Eu não a magoaria, por nada. Apesar de eu saber que ela me perdoaria por isto, eu não quero magoá-la.
76 E é assim que é com Deus. Se eu. . . Se um amor fileo, o qual é amor humano, amor de companheirismo, pode fazer um homem sentir isso acerca de sua esposa; que me diz do amor ágape, a palavra grega significando "o amor de Deus," como isso me faria fazer acerca de Jesus Cristo? Eu, enquanto eu quero ir fazer isto, está em meu coração fazê-Io! Quer... Eu digo, enquanto está em meu coração fazer isto, eu vou fazê-Io. O legalismo não me deixará fazê-Io, é porque eu saberia que seria punido por fazê-Io. Mas a real Verdade disto, é quando o amor de Deus entra no seu coração de tal modo que você não quer fazê-Io. Essa é a Verdade disto. Aí estão as duas linhas. Não legalismo ou outra, ou o calvinismo, são ambas.
Casamento e Divórcio. Parágrafos 68-76
Vemos então que tanto o calvinismo, quanto o arminianismo estão errados, cada um deles segue por um caminho e ambos erram o alvo da Palavra, pois eles não encontram mais Escrituras que seguem na direção do caminho que eles escolheram e isto faz a trombeta dar um som incerto. O irmão Branham segue pelo caminho da Palavra, onde a Escritura se alinha com a Escritura e isto produz um som certo, o qual nos deixa preparado para a batalha. É por causa disto que cremos na Mensagem, Ela não se desvia da Palavra nem por um milímetro, como é o caso das denominações.
Porque os que dantes conheceram também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
Romanos 8:29-30
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Efésios 1:4-5
Quando a Bíblia diz que Deus predestinou ao homem antes da fundação do mundo, isto não quer dizer que Deus desejou que uma pessoa fosse salva e que a outra se perdesse, isto não seria compatível com a justiça de Deus. Entenda agora a verdadeira doutrina da predestinação, Deus na verdade predestinou pela Sua presciência, Ele sabia quem seria e que não seria salvo, isto porque Ele olha para o futuro com a mesma facilidade com que Ele olha para o passado. Ele sabia quem iria aceitar a salvação e quem não iria. Portanto a predestinação é pela presciência de Deus.
124 Ele é, Ele é infinito, e Ele é - Ele é onipresente. Onisciente, portanto Ele sabe de todas as coisas. Ele não pode estar presente em todos os lugares. Sendo onisciente, sabendo todas as coisas, então Ele pode estar presente em todos os lugares. Porque, esta é a maneira que Ele nos predestinou, através da Preciência, não porque Ele desejou que esta pessoa fosse salva e esta outra perdida. Porém Ele sabia quem se perderia e quem seria salvo. Veem? Portanto, através da Sua Preciência, Ele pode predestinar. E Ele faz tudo operar para Sua glória. É isto que os Seus atributos estão fazendo, manifestando Sua glória. Um vaso de honra e um de desonra, mas é Deus quem faz isto. “Não é para quem quer ou para quem corre, mas para quem Deus tem mostrado misericórdia”. Veem?
O Tempo de colheita. Parágrafo 124
Antes da fundação do mundo Deus olhou para o futuro e viu quem seria salvo e quem não seria e assim Ele compilou um Livro com o nome de todos que seriam salvos e quando Ele morreu na cruz Ele já sabia por quem Ele estava morrendo. Jesus não fez um espetáculo público ali na cruz, para que as pessoas tivessem dó Dele e o aceitassem, Deus não trata de seus negócios assim. Jesus Cristo morreu na cruz para todas as pessoas que tinham seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro desde antes da fundação do mundo. Nesse livro jamais será escrito um novo nome. Esta é a doutrina da predestinação de Deus. Quem não tem seu nome escrito no Livro da Vida, que foi escrito antes da fundação do mundo, jamais será salvo.
E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo
Apocalipse 13:8
A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir.
Apocalipse 17:8
58 Quando foi o seu nome colocado no Livro da Vida? Como eu disse ontem à noite, o homem que escreveu o hino "Há um novo nome escrito lá na glória, e é o meu, é o meu," pensando que ele estava certo, mas Escrituristicamente ele estava errado. Seu nome não foi escrito na noite em que você veio a Cristo. Jesus disse: "Todo que o Pai tem me dado virá a mim. E ninguém pode vir a não ser que Meu Pai o traga. Todos que vierem a mim eu lhes darei Vida Eterna e os levantarei no último dia. Nenhum deles se perderá. Nada perdi, porque nenhum homem pode arrancá-los das mãos do Meu Pai o Qual os deu a Mim." Oh! São João 5: 24, "Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." É por isto que esta igreja crê na segurança e. . .na perseverança dos santos, não da maneira batista, não da maneira presbiteriana, mas da maneira da Bíblia.
59 "Bem," você diz: "agora, irmão Branham, eu acho que uma vez na graça sempre na graça." Isto traz muita desgraça. Mas quando um homem ou uma mulher tem nascido do Espírito de Deus, as coisas velhas se passaram, todas as coisas têm se feito novas, e ele foi nascido e abençoado pelo Deus Eterno. E eles não podem perecer mais tal como Deus mesmo não pode.
60 Você quer me dizer que um Deus, um Deus infinito, desceria e lhe daria a Vida Eterna sabendo que Ele iria te perder, salvar a você aqui sabendo que Ele iria te perder ali? Para que foi que Ele te salvou? Ora, Ele estaria trabalhando contra Si mesmo. Se Ele uma vez te salvou, você estará salvo por toda a eternidade. Nenhum demônio do inferno pode te aborrecer.
61 Agora, o Deus infinito o Qual podia dizer o fim desde o princípio e então te salvar aqui nesta semana e sabendo que no ano que vem você vai se apostatar e te perderá. . .Bem, por que Ele está fazendo uma obra como esta? Isto seria tolice; eu não faria isto. Se eu o fizesse meu amigo hoje sabendo que você seria meu inimigo amanhã, bem, eu não faria isto; eu simplesmente te deixaria de lado. Veem? Deus te faz Seu servo hoje, porque Ele sabe e sabia antes que você viesse à terra quando Ele estava fazendo o cálcio que ia para seu corpo, quando Ele criou a luz cósmica que você. . .isto está em você, quando o petróleo e tudo de que você é feito, quando Deus criou isto na terra Ele conhecia cada fibra sua e o que você faria. Como pode o Deus infinito. . .
62 "Bem, é melhor eu andar cuidadosamente hoje; eu posso me apostatar e me perder amanhã." Então você não foi salvo no princípio. Talvez você foi trabalhado sob emoções. Você está pensando que é salvo. Você pode se sentir como se estivesse salvo. Você pode crer que você está salvo. Você pode se unir a uma igreja. Você pode ser um bom batista, metodista ou pentecostal; aquilo não tem nada a ver com isto. Se seu nome estivesse-se você foi alguma vez salvo, você foi salvo antes mesmo do mundo existir, quando Deus enviou Jesus em Sua mente para salvar aquele que Ele viu que era para ser salvo. . . Agora, Ele não está desejando que ninguém pereça. Ele não está desejando, mas se Ele é Deus Ele sabia quem iria e quem não iria. Assim dizem as Escrituras. Então aí está você.
63 Isto é porque nós nos diferimos dos batistas, metodistas e dos então chamados Calvinistas, pessoas pensadoras. Contudo, o Calvinismo está bem.
64 Então você vai para o lado Armênio. O que receberam eles? Obras: este é o grupo da santidade. Obras. . ."Louvado seja Deus, eu deixarei o meu CABELO crescer," as mulheres, e, "Oh glória a Deus, eu nem mesmo uso um short muito curto," os homens também e assim sucessivamente. Isto não tem nada a ver com o Reino. Não, senhor! Você pode deixar o seu CABELO crescer; você pode usar vestidos da maneira que quiser; ou você pode fazer isto, aquilo, ou aquilo outro, e isto não terá nada que ver com aquilo. Você não é salvo por causa de suas roupas. Se fosse assim, Deus teria feito somente alguns modelos. Jesus não teria que morrer. Você é salvo porque Deus te salvou pela graça. E você faz estas coisas somente em gratidão. A decência comum lhe dirá isto. Você faz estas coisas em gratidão.
65 O trabalho é o que faço para Deus. Se eu nunca pregar outro sermão e viver aqui cento e cinquenta anos, eu continuo salvo. Lógico! Eu não sou salvo porque eu sou um pregador. Eu sou salvo por causa da graça de Deus que me salvou. Não houve coisa alguma que foi feita como mérito por mim.
Batismo do Espírito Santo. Parágrafos 58-65
Esta é a doutrina da predestinação, ela é totalmente Bíblica, mas mesmo assim a maioria das denominações não crê neste ensinamento, isto mostra o quão longe à teologia pode afastar o homem de Deus, Deus é a Palavra e quem não crê Nela, Jesus Cristo disse que já está condenado. Abandone agora mesmo a todas as tradições dos homens e fique com o que A Palavra de Deus ensina, pois qualquer pessoa que a rejeita, Deus também o rejeitará no dia final.
Sabemos que terão nomes que serão riscados do Livro da Vida, pois essas pessoas não guardaram seus lugares na Palavra de Deus, mas tem uma coisa, essas pessoas não faziam parte do corpo de Jesus Cristo, pois Ele não perderá nem um dos que são Seu, como Ele Mesmo disse em São João 10: 28-30. Ou seja, essas pessoas que terão seus nomes tirados do Livro da Vida, elas nunca fizeram parte da Noiva de Jesus Cristo, são pessoas como Judas Iscaríeis, como Balaão, pessoas estas que tinham dons divinos, mas que venderam as suas primogenituras e traíram ao Senhor Jesus Cristo. Isto é, alguns nomes serão tirados do Livro da Vida, mas nem um novo nome será escrito Nele.
E aconteceu que no dia seguinte Moisés disse ao povo: Vós cometestes grande pecado. Agora, porém, subirei ao SENHOR; porventura farei propiciação por vosso pecado.
Assim tornou-se Moisés ao SENHOR, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro.
Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.
Então disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro.
Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação visitarei neles o seu pecado.
Assim feriu o SENHOR o povo, por ter sido feito o bezerro que Arão tinha formado.
Êxodo 32:30-35
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos
Apocalipse 3:5
"O que vencer, de maneira nenhuma riscarei o seu nome do LIVRO DA VIDA. "Uma vez mais chegamos a uma porção da Palavra extremamente difícil. Este versículo considerado superficialmente será usado tanto pelos arminianos como pelo calvinistas para convir a seus propósitos. Os arminiano declararão que este versículo seguramente anula João 6:37-44 "Todo o que o Pai Me da virá a Mim; e o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Porque Eu desci do céu, não para fazer a Minha vontade, mas a vontade Daquele que Me enviou. E a vontade do Pai que Me enviou é esta: que nenhum de todos aqueles que Me deu se perda, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade Daquele que Me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho, e crê Nele, tenha a vida eterna; e Eu ressuscitarei no último dia. Murmuravam pois Dele os judeus porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, Cujo pai e mãe nós conhecemos? Como pois diz Ele: Desci do céu? Respondeu pois Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a Mim, se o Pai Que Me enviou o não trouxer; e Eu o ressuscitarei no último dia." Os arminianos consideram a vontade do Pai, não um propósito soberano, mas meramente um desejo complacente enquanto Ele permanece atrás para ver o que todos os homens fazem com Seus bons e graciosos dons, e até mesmo a vida eterna.
Os calvinistas não veem assim. Eles veem neste versículo um forte consolo dado aos sofredores e sobrecarregados santos, não importando quão mal sejam os tempos, quão terrível a perseguição, porquanto o vencedor é aquele "que crê que Jesus é o Cristo," que ele não terá seu nome removido daquele livro. Alguns também dizem que este 'LIVRO DA VIDA' não é o 'LIVRO DA VIDA do Cordeiro. ' Mas como sempre, quando alguém considera um versículo superficialmente, apresenta um entendimento superficial.
A possibilidade de remoção de um nome dos registros de Deus merece mais do que um estudo fortuito, porque até agora a maioria dos estudantes meramente chegaram a conclusão de que Deus coloca os nomes dos nascidos de novo no LIVRO DA VIDA do Cordeiro por ocasião do renascimento deles; e se por qualquer razão aquele nome tiver de ser removido, o espaço no registro simplesmente ficará em branco, como era antes que um nome fosse colocado lá. Isto é cem por cento oposto ao que a Palavra realmente ensina.
Já no inicio de nosso estudo, saiba-se que não há NENHUMA Escritura que ensina que Deus esteja presentemente compilando um registro de nomes. Tudo isto foi feito antes da fundação do mundo, como mostraremos dentro em pouco. Também, não é uma questão de simplesmente nos envolvermos com dois grupos de pessoas ambos os quais tiveram oportunidade de receber vida eterna, donde um grupo a recebeu e teve seus nomes colocados no registro enquanto os outros que a recusaram não tiveram seus nomes assim colocados. Nós realmente mostraremos pela Escritura que multidões que nem mesmo nasceram de novo entrarão na vida eterna. Tão estranho quanto isto possa soar, é certamente verdadeiro. Também mostraremos que há um grupo de pessoas cujos nomes tendo sido colocados naquele registro antes da fundação do mundo, NÃO PODEM SOB QUAISQUER CIRCUNSTÂNCIAS, TER AQUELES NOMES REMOVIDOS; mas mostraremos também que outro grupo, CUJOS NOMES ESTAVAM NAQUELE REGISTRO ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, TERÃO SEUS NOMES REMOVIDOS.
Para começar, não há nenhuma base para as alegações de que o 'LIVRO DA VIDA do Cordeiro' não é o mesmo que o 'LIVRO DA VIDA. ' o LIVRO DA VIDA poderia ser chamado o LIVRO DA VIDA do Cordeiro, ou o LIVRO DA VIDA de Cristo, ou até mesmo Teu Livro e o Livro dos Viventes. Somente nomes estão escritos nele. Apoc. 13:8: "E adoraram-na (a besta) todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no LIVRO DA VIDA do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo." Apoc. 17:8: "A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no LIVRO DA VIDA, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá." Apoc. 20:12-15: "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro Livro, que é o da Vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo; esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito noLIVRO DA VIDA foi lançado no lago de fogo." Você pode ver que embora haja outros livros mencionados, há sempre referência a UM livro contendo nomes. Em Apocalipse ele é chamado o 'LIVRO DA VIDA do
Cordeiro', ou o 'LIVRO DA VIDA. '
Agora, onde se encontra este livro? Lucas 10:17-24: "E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo Teu Nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito, e disse: Graças Te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste as criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim Te aprouve. Tudo por Meu Pai Me foi entregue; e ninguém conhece Quem é o Filho senão o Pai, nem Quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. E voltando-Se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes. Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram." o LIVRO DA VIDA está indiscutivelmente localizado nos céus, e aparecerá no julgamento do grande Trono Branco. Nestes versículos Jesus disse que seus NOMES estavam escritos nos céus. Eles estava escritos no LIVRO DA VIDA, porque é aí onde os nomes estão colocados. Jesus estava falando aos setenta (versículo 17), porém estava também falando aos doze (versículo 23). Todos estes tinham se alegrado porque os demônios lhes eram sujeito em Nome de Jesus. A resposta de Cristo foi: "Não vos alegrei porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus (LIVRO DA VIDA)." Você notará que Judas era um dos que estavam expulsando demônios em Nome de Jesus, porém sabemos que ele era um diabo, o filho da perdição. João 6:70-71.
Era da Igreja de Sardes. Pagina 236-239
Agora vamos dar mais um passo, porém antes de fazê-lo vamos recapitular o nosso caso até este ponto. Em primeiro lugar, sabemos com toda certeza que o propósito de Deus baseia-se na eleição. Isto foi proposto em Si mesmo. Foi propósito de Deus gerar um povo semelhante a Si mesmo que seria a Noiva Palavra. Ela foi escolhida antes da fundação do mundo NELE. Ela foi de antemão conhecida e amada antes mesmo que fosse manifestada sobre a terra durante as eras. Ela foi redimida pelo Seu sangue e NUNCA pode entrar em condenação. Ela jamais pode estar no juízo porque o pecado não lhe pode ser imputado. Rom. 4:8: "Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado." Mas na verdade ela estará com Ele em Seu trono de juízo, julgando o mundo e até os anjos. Seu nome (cada um de seus membros) foi escrito numa seção do LIVRO DA VIDA do Cordeiro antes da fundação do mundo. Em segundo lugar, há uma outra classe. Seus nomes estão também no LIVRO DA VIDA e eles surgirão na segunda ressurreição. Os tais são as virgens loucas e os justos que são mencionados em Mateus 25. Nesta classe também encontram-se aqueles que não adoram a besta e nem se envolvem no sistema anticristão, mas morrem por sua fé, muito embora não estejam na noiva, não tendo nascido de novo. Mas eles surgirão na segunda ressurreição e entrarão na vida eterna. Em terceiro lugar há os cristãos fronteiriços tal como vimos em Israel saindo do Egito. Estes tinham seus nomes no LIVRO DA VIDA e suas obras escritas nos livros. Estes tendo falhado em obedecer a Deus e estando desprovidos do Espírito, não obstante os sinais e prodígios estivessem entre eles, terão seus nomes removidos do LIVRO DA VIDA. Entre este grupo estarão aqueles como Judas que, embora totalmente destituídos do Espírito, são religiosos e terão manifestações em suas vidas, e mesmo assim nos livros não foram eleitos NELE. Os tais como Balaão também estarão nesse grupo. Finalmente, em quarto lugar estão aqueles cujos nomes nunca estiveram e jamais estarão escritos nos livros. Esses tais se encontram em Apoc. 13:8 e Apoc. 17:8: "E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no LIVRO DA VIDA do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no LIVRO DA VIDA, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá." Jesus disse que um determinado grupo aceitaria um que viesse em seu próprio nome. Esse é o anticristo. E é exatamente isso que é dito deles em Apoc. 13:8, e 17:8. Estes foram ordenados por Deus, mas não para a eleição. E com este grupo estão os tais que são como Faraó. É dito dele: "Para isto mesmo te levantei. Vasos da ira, preparados para a perdição." Rom. 9:17 e 22. Nenhum destes seria colocado nos registros da vida. Eu não estou dizendo que não há nenhum registro deles. Não há dúvida de que há algum tipo de registro deles, porém NÃO NOS REGISTROS DA VIDA. O propósito da existência deles foi tratado ligeiramente nas demais partes deste livro porém podemos acrescentar mais duas Escrituras. Prov. 16:4: “O Senhor fez... ao ímpio para o dia do mal." Jó 21:3o: “... o mau é preservado para O dia da destruição, e arrebatado no dia do furor.”.
Era da Igreja de Sardes Pagina 249
A doutrina sobre a predestinação e sobre o Livro da Vida está clara nas Escrituras. O que acontece é que as pessoas preferem ficar com as interpretações da Bíblia, que é mais fácil de ser concebido pelo intelecto, do que crerem no que a Bíblia realmente ensina. E por causa dessa incredulidade toda, essas pessoas serão condenadas no dia do julgamento final, ou melhor, como disse Jesus: “Quem não crê já está condenado”.