O Pastor Não é o Sacerdote da Igreja
Existe também outra heresia entre esses grupos que professam crer no irmão Branham, a qual ensina que há uma ordem sacerdotal entre a Igreja e Deus. Sendo que o Novo Testamento é bem enfático ao ensinar que a ordem sacerdotal foi abolida quando Jesus Cristo morreu na cruz. Na Igreja do Novo Testamento não existe ninguém maior do que ninguém, cada membro é sacerdote e Deus pode usar a qualquer membro Dela para retransmitir a revelação da Sua Palavra que já veio através do Seu profeta. Porém esses nicolaítas, querendo ser maiores do que os demais membros da igreja, eles então se intitulam de o sacerdote da Igreja. Sendo que em lugar nenhum do Novo Testamento o líder da Igreja é denominado de sacerdote. Veja a lista dos ofícios da Igreja descrita em Efésios 4:11, ali é denominado cinco ofícios e não consta nem um ofício ali denominado de "sacerdote". Portanto chamar um pastor de sacerdote da igreja é estabelece a doutrina nicolaíta, que significa estabelecer um ser humano como intercessor entre Deus e a Igreja.
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. Efésios 4:11
78 Agora, observe. Era para todos os que fossem sacerdotes no Velho Testamento. Todo aquele no Novo Testamento que se torna um cristão, nascido de novo, se torna um sacerdote para Deus. E nós somos reis e sacerdotes. A função de um sacerdote é fazer sacrifício. E nós damos a Deus o sacrifício de nossos lábios, dando louvores ao Seu Nome. Você pode dizer: “Eu não sinto vontade.” Louve de todas as maneiras. É um
sacrifício. Aleluia! Você diz: “Eu me sinto tão cansado!” O diabo vai dizer isto para você até que ele te leve para o inferno. Isto é certo. Você está suposto a fazer um sacrifício espiritual: o fruto de nossos lábios dando louvores ao Nome Dele; sacerdotes e reis para Deus. A Bíblia diz que nós somos. Ele nos fez REIS E SACERDOTES para Deus.
O poder de decisão
Todos os Membros da Igreja do Novo Testamento são sacerdotes e a Igreja toda é o sacerdócio santo de Deus. Porém, esses homens corruptos, na ânsia pelo poder, eles criaram esse falso ensinamento, no qual eles então propagam que eles são a classe sacerdotal, que intercede pelos demais membros perante Deus. Mas isto é uma mentira, pois na Igreja do Novo Testamento, toda a Igreja é o sacerdócio santo de Deus e há somente um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. Aqui não estamos negando que haja pastores na Igreja, não, não é isto. Pois o ministério de pastor está claro em Efésios 4: 11 e o irmão Branham ensina em várias Mensagens que a Igreja necessita dos cinco ministérios descrito nesta Escritura.
Hoje existem dois extremos sobre este ensinamento. um extremo ensina que não há mais a necessidade de haver pastores ensinando a Mensagem nas igrejas, que basta colocar as fitas do irmão Branham para quê a Igreja seja preparada para o rapto. Já o outro extremo ensina que o pastor é a conclusão sobre todo o ensinamento da Mensagem e que todos os membros devem ficar ao lado dele sobre todas as questões doutrinárias. Porém ambas as linhas estão erradas. Isto porque o irmão Branham é claro em ensinar que a Igreja necessita dos ministérios de Efésio 4:11 para a sua perfeição. Todavia, ele ensina também que a Palavra não vem a pastores ou doutores, mas que ela somente vem a profetas. Portanto a conclusão, o nível de fé para a Igreja Noiva não é o pastor, mas é sim o profeta desta era, é ao lado dele que devemos ficar e não ao lado de um pastor que rejeita ensinar tudo o que a Mensagem ensina.
Nisto nós vemos então que o verdadeiro líder da Igreja não é o pastor, mas é sim a Palavra que veio através do profeta vindicado desta última era. Porém, esta Palavra será retransmitida para a Igreja, na integra, através do pastor, do verdadeiro pastor é claro. O que queremos deixar bem claro neste texto é que cremos no oficio de pastor, que ele é o líder, o governante da Igreja, pois isto está claro na Mensagem. Mas esta liderança, este governo que o pastor exerce sobre a Igreja é realizado através da Palavra, sendo assim, então o verdadeiro líder, o Governante da Igreja não é o pastor, mas é a Palavra. Portanto o que estamos negando aqui não é o oficio de pastor, mas é essa heresia que ensina que eles fazem parte de uma classe sacerdotal que intercede pela igreja. isto é nicolaitismo. pois está claro na Mensagem que todo membro da Igreja é sacerdote, tanto homens quanto mulheres.
23 Agora, isto é verdade. Deus chamou os Messias... Deus nos chamou, e nos tornamos REIS E SACERDOTES para Deus. Como Jesus foi o Sumo Sacerdote de Deus, nós nos tornamos um sacerdote menor. Jesus foi... Deus em Plenitude habitado Nele para brilhar a expressão de Deus ao mundo, porque Deus estava em Cristo reconciliando o mundo para Si. E assim como Deus estava em Cristo reconciliando o mundo para Si, Deus entra em Sua igreja e unge para Si alguns pequenos messias. Oh, que coisa. Vê você? As mesmas coisas que Ele fez estão em Sua igreja. O mesmo poder que Ele tinha está em Sua igreja. E Sua igreja se torna Seu domínio, e Ele é Rei sobre este domínio, e somos REIS E SACERDOTES, oferecendo sacrifícios espirituais a Deus, os frutos de nossos lábios, dando louvores a Seu Nome. Amém. Oh, que coisa. Aí está: pequenos messias, pequenos messias, pequenos messias, pequenos ungidos. Ungidos do quê? Do Principal, ungidos do Grande.
O Messias. Parágrafo 23
147 Nós miseráveis, desprezíveis, do mais baixo de todos os insetos, da mais baixa de todas as criaturas, moralmente poluídos, espiritualmente mortos podemos ser levantados deste lugar, pela arca do Sangue do Senhor Jesus Cristo, para ser filhos e filhas, e REIS E SACERDOTES para Deus. Que quadro! O que nós temos sob consideração? Como pode o homem recusar tal oferta que Deus tem feito para com ele?
A arca
Vemos então que na Igreja do Novo Testamento não existe um sacerdócio formado por uma classe especial de homens, como existia no Velho Testamento. Porém nesta Igreja todos os Membros são sacerdotes e juntos eles formam o sacerdócio Santo de Deus. Mas isto é o que esses falsos pastores não suportam, que é dizer que eles não fazem parte coisa nenhuma, de um sacerdócio que intercede pela igreja, que seja superior aos irmãos. Pois esta verdade os coloca no mesmo nível dos irmãos! O que eles querem mesmo é serem considerados especiais na igreja, uma classe superior de crentes. Porém este tipo de sacerdócio não existe na Igreja do Novo Testamento.
...Ele não separou as pessoas em classes para que as multidões sejam dirigidas por um sacerdócio santo. É verdade que a liderança deve ser santa, mas assim deve ser também toda a congregação. Além disso, não há nenhum lugar na Palavra onde sacerdotes ou ministros ou semelhantes sejam mediadores entre Deus e o povo, tampouco há onde eles sejam separados na sua adoração ao Senhor. Deus quer que todos O amem e O sirvam juntos. O nicolaitismo destrói esses preceitos e, em substituição, separa os ministros do povo e faz dos lideres senhores supremos em vez de servos.
Era da Igreja de Pérgamo. Paginas 171
Esses nicolaítas torceram descaradamente os parágrafos onde o irmão Branham faz comentários a respeito de Efésios 4:11 e a partir daí eles formularam uma heresia, a qual eles a denominaram de “Quintuplo de Efésios”. Essa heresia ensina que os homens que foram chamados para o ministério descrito nesta Escritura, que os mesmos fazem parte de um sacerdócio que faz mediação entre Deus e os membros da Igreja. E ensina também que esses pastores são dotados de dons e que os leigos devem por causa disto, confiar inteiramente no ensinamento da Mensagem que esses homens dão a suas congregações.
Depois que o diabo conseguiu enganar as pessoas com essa mentira, então elas deixaram de crer no que a Mensagem dizia. Pois as mesmas passaram a pensar que elas já não eram mais capacitadas para entender a Mensagem por si mesmas. Que elas precisavam de homens com dons especiais para interpretar a Mensagem para elas. Nisto Satanás conseguiu colocar mediadores entre elas e a Mensagem da hora , separando assim as pessoas de Deus.
Assim Satanás levou o povo de volta ao antigo sacerdócio Araônico, onde havia uma classe especial de pessoas que fazia intercessão entre Deus e os homens. Sendo que este sacerdócio foi abolido quando Jesus Cristo rasgou o véu do templo de alto a baixo ao morrer na cruz do calvário.
Veja como isto começou na igreja primitiva. Foi chamado de obras. Depois tornou-se uma doutrina. Tornou-se o padrão. Tornou-se o caminho inflexível. Finalmente assumiu o controle e Deus foi lançado de lado. Oh, aquilo começou tão pequeno, tão quietamente, tão inofensivamente. Parecia tão bom. Parecia tão sadio. Então tomou o domínio, e como uma jiboia extraiu à força, o próprio fôlego e matou toda a espiritualidade que havia na igreja. Oh, essa falsa vinha é astuta. É como um anjo de luz até que se apodere de você. Agora, eu quero dizer que creio em liderança. Mas não é em liderança de homens que eu creio. Eu creio na liderança do Espírito Santo vindo através da Palavra. Eu também creio, que Deus tem estabelecido homens na igreja, e são dotados pelo Espírito; e eles manterão a igreja em ordem. Eu creio isso. Eu creio também que a igreja é governada por homens que Deus envia para tomar conta. Mas esse governo é PELA PALAVRA, de maneira que não são homens realmente governando mas o ESPÍRITO DE DEUS, porque a Palavra e o espírito são UM. Heb. 13:7: "Lembrai-vos dos vossos pastores que vos falaram a Palavra de Deus, a fé dos quais Imitai, atentando para a sua maneira de viver."
Mas veja o que estava acontecendo lá atrás. Aquela falsa vinha estava se apoderando e ensinando que o domínio pelo homem era correto. Ela ensinou que a igreja tinha que ser governada. Ela ensinou um controle sobre o povo, mas em vez de fazê-lo da maneira de Deus, eles simplesmente assumiram autoridade e investiram todo o poder espiritual em suas próprias mãos e surgiram com um sacerdócio santo posto entre Deus e o povo. Eles voltaram diretamente ao antigo sistema araónico. Eles tornaram-se anticristo, pois desfizeram-se da mediação Dele e impuseram a sua própria. Deus aborreceu isso. Os efésios aborreceram isso e qualquer verdadeiro crente também aborrecerá. Teríamos que ser completamente cegos para não enxergar essa mesma coisa operando do começo ao fim das eras e agora mesmo está pior do que todas. O que foi isto, foi organização. Isso separou o povo. O povo de Deus deve ser um. Por UM Espírito são TODOS batizados em um corpo e CADA UM deve ser movido pelo Espírito Santo e CADA UM deve participar da adoração a Deus.
Era da Igreja de Éfeso. Pagina 75
Quando Jesus Cristo morreu na cruz, Ele aboliu para sempre o sacerdócio levítico. O qual era um sacerdócio segundo a ordem de Arão. Este sacerdócio consistia de uma classe especial de pessoas, as quais ofereciam dons e sacrifício pelo pecado do povo. A partir da morte de Jesus, teve inicio o sacerdócio segundo a ordem de Melquizedeque, do qual Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote. Na Igreja do Novo Testamento não existe nem uma classe especial de homens que façam intercessão entre Deus e o povo. Todos os membros da Igreja são sacerdotes do Deus altíssimo, não há ninguém maior do que ninguém na Igreja. Os líderes, os governantes da igreja, os mesmos são servos e não senhores dos demais.
Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.
E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina,
E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo,
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia
1 Pedro 2:5-10
E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
Apocalipse 1:5-6
E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
Apocalipse 5:9-10
Porém esses, assim chamados de pastores da Mensagem, construíram uma falsa ordem sacerdotal, para assim poderem subjugar ao povo a seus próprios caprichos doutrinários. Eles interpretam erroneamente os primeiros versículos do capítulo cinco do Livro de Hebreus, como se ali estivesse falando sobre sacerdotes do Novo Testamento. Sendo que basta uma leitura superficial do texto para ver que ali nem se quer está se falando sobre sacerdotes e sim sobre sumo sacerdotes. E de sumo sacerdotes do Velho Testamento é claro, pois no Novo Testamento somente existe um Sumo Sacerdote, o qual é O Próprio Senhor Jesus Cristo .
Porque todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados;
E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza.
E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados.
E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão.
Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei.
Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
Hebreus 5:1-6
Sabemos que o velho sacerdócio levítico foi abolido, por sua fraqueza e inutilidade. Pois a Lei constituía a homens fracos como sumos sacerdotes, os quais precisavam oferecer a cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo. E por causa disto este sacerdócio não aperfeiçoou a ninguém, pois era constituído por meros homens. Porém neste novo sacerdócio Deus constituiu ao Seu próprio Filho como o Sumo Sacerdote, o qual é perfeito, sem erro algum. Por causa disto este sacerdócio pode aperfeiçoar, através do próprio Sangue de Jesus, a todos que se achegarem a Deus através deste novo e vivo caminho.
De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,
Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.
E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,
Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
E visto como não é sem prestar juramento (porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes,
Mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque),
De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador.
E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre
Hebreus 7:11-28
Quando Jesus Cristo morreu, Ele aboliu para sempre o sacerdócio Araonico, hoje não existem mais um sacerdócio entre Deus e os homens, a não ser Jesus Cristo homem, o qual é O Sacerdote segundo a ordem de Melquizedeque. Hoje quando esses pastores levam ao povo a temê-los, como se eles fossem uma classe de sacerdotes de Deus (mediadores), isto é tão somente nicolaítismo, que é o domínio do homem na igreja, uma liderança humana. A Bíblia diz que no Novo Testamento toda a Igreja é o sacerdócio Santo e não somente uma classe especial de pessoas, portanto todos os membros da Igreja são sacerdotes, os quais vivem para oferecer sacrifícios a Deus.
124- Observem, aqueles ômeres eram conservados cheios. Ele disse: "Agora vejam. Quando vocês entrarem na terra, e seus filhos começarem a inquirir sobre isto..." Disse: "Cada sacerdote agora que entra para o sacerdócio, depois dele ter tido a permissão de entrar no lugar santo, e assim por diante, e ordenado, um sacerdote, então ele tinha direito de entrar e tomar um bocado do maná original que caiu no princípio." O primeiro que caía, eles o apanhavam e o colocavam em um ômer, e o guardavam, e era reservado só para o sacerdócio.
125- Agora você diz: "Irmão Branham, que tipo isso tem hoje?"
126- Ora, Nós SOMOS O Sacerdócio. "Nós SOMOS O Sacerdócio real, uma nação santa, um povo peculiar, fazendo sacrifícios espirituais a Deus, os frutos dos seus lábios dando graças ao Seu Nome." Amém. Aí está. Agora, então, no Dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo estava caindo; nosso maná.
127- Agora, cada sacerdote lá no passado, sob o Velho Testamento, quando eles vinham ser sacerdotes, eles sabiam que receberiam um bocado do maná original; não algo manufaturado, feito pelo homem que parecia com aquilo. Mas eles iam receber um tanto do original.
Redenção em plenitude e regozijo
Nisto nós vemos que somente os sacerdotes têm o direito de comer do maná da panela dourada, o que é o tipo da Mensagem deste último dia. isto prova que toda Igreja é o sacerdócio de Deus, pois se fosse somente os pastores que constituem essa classe de sacerdotes, como eles gostam de pensar, então o resto da igreja estaria perdida, porque ela não poderia comer do maná de hoje, pois o Mesmo somente é reservado para os sacerdotes. Mas a Mensagem ensina que todos os membros da Igreja são sacerdotes, deixe esses nicolaítas ensinarem o que eles quiserem, os eleitos não serão enganados, pois a conclusão para eles é o profeta e não esses falsos pastores.
Esse é o caminho que o diabo usa para torcer a Palavra de Deus ao povo, ele usa a esse falso quíntuplo de Efésios. Levando ao povo a crer nesses pastores, como se os mesmos fossem um sacerdócio divino, o qual não pode ser questionado. Assim o povo confia nesses líderes cegamente, desta forma o diabo consegue enganar as pessoas tranquilamente. Sendo que a Bíblia nos ordena a jamais crermos em homens:
“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR” (Jeremias 17:5).
Agora, se o povo cresse em Deus e não confiassem em homem algum, como nos ordena a Bíblia, então eles próprios iriam examinar a Mensagem por si mesmos. Desta forma eles veriam o que era certo e o que era errado, assim eles não seriam enganados por essas imitações baratas da Mensagem desta era. Mas sabemos que não é isso o que acontece, eles confiam cegamente nesses ministérios de homens e assim cometem formicações espirituais, tomando outros líderes além da Palavra. Sendo que na Mensagem “Cristo é O Mistério de Deus Revelado” o profeta diz que A Igreja verdadeira só reconhece uma liderança, A Palavra!
O corpo, portanto, não pode reconhecer nenhuma outra liderança a não ser a Palavra. Porque a cabeça está ligada com o corpo, e a cabeça é a Palavra, e é a mesma Palavra, uma só liderança! Portanto, denominações, e santos padres, e tudo mais, são absolutamente estercos. Há uma só Liderança, que é Cristo. O Corpo somente reconhece uma coisa, a Palavra! Cristo é o mistério de Deus Revelado par 519.
A Bíblia é muito clara em mostrar que na Igreja do Novo Testamento não existe nem uma classe especial de pessoas, como havia no Velho Testamento. Os sacerdotes eram homens da descendência de Arão que ficavam em intercessão entre os homens e Deus. Porém na Igreja não é assim. Nela não há ninguém maior do que ninguém, todos os membros são iguais, todos são sacerdotes do Deus altíssimo. Os verdadeiros líderes da Igreja são servos e não senhores.
"Então Jesus, chamando-os para junto de Si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro seja vosso servo; bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a Sua vida em resgate de muitos." Mateus 20:25-28
"Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque Um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque Um só é o vosso Pai, o Qual está nos céus."
Mateus 23:8-9
Vemos que no Novo Testamento não existe ninguém maior do que ninguém na Igreja, como esses nicolaítas que professam crer na Mensagem ensinam. Esses pastores dizem que eles são a porta do rebanho e que Deus somente usará a eles para trazer a revelação da Mensagem para o povo, mas isto é mentira. O Espírito Santo tem direito de usar a quem Ele quiser na Igreja, não precisa ser o pastor. Eles mentem assim para se colocarem acima de todos os membros e para que assim ninguém creia em uma doutrina que não seja ensinada por eles. Depois que o falso pastor consegue enganar a igreja com esta mentira, de que ele é o único canal por onde Deus revela a sua Mensagem ao rebanho, então aquele povo dificilmente crerá na verdadeira Mensagem de Deus. Pois a verdadeira Mensagem jamais virá através de um falso pastor!
Como se atreve a hierarquia declarar que os leigos não têm nenhuma palavra a dizer? Cada um tem algo a dizer. Cada um tem um trabalho, cada um tem um ministério. O Espírito Santo veio no Pentecostes e separou-Se sobre cada um,... Ele tem direito de Se mover onde quer que Ele queira e sobre quem quer que queira. Nós não consideramos nenhum homem santo entre nós, mas toda a verdadeira congregação do Senhor é santa, por causa da presença do Espírito Santo. É Ele, o Espírito Santo, que é Santo, não a congregação em si mesma.
A era da igreja, A Revelação de Jesus Cristo pagina 14.