As condições em que o homem está livre para casar novamente
Existem três linhas principais de entendimento sobre este assunto entre as pessoas que dizem crer na Mensagem da Bíblia. Uma é aquela em que determinadas pessoas creem que o homem pode vir a casar-se novamente a partir do momento que o esposo vem a alegar que sua esposa tenha cometido um ato de infidelidade. Já a segunda linha de entendimento é aquela que ensina que um homem somente pode casar de novo se a sua esposa morrer ou se ela cometeu prostituição, isto é, se a mulher casar sem ser virgem e não confessar isto para o seu marido, quando ele descobrir isto, ele poderá repudiá-la e casar com outra. E a terceira linha de entendimento é aquela em que as pessoas creem que o homem não esta livre para casar-se novamente em hipótese alguma, enquanto a sua esposa viver.
De maneira que dependendo de como estas pessoas que creem nestas três linhas de entendimento venham a fazer o julgamento de casos relacionados com este assunto, as mesmas podem estar totalmente equivocadas no modo como elas têm procedido em relação a esses casos, nos quais elas então aprovam ou não o desligamento de um homem de seu matrimonio. E estas pessoas sempre usam determinadas passagens da mensagem para tentarem desse modo dar sustentação a essas formas extremistas, e por isso então equivocadas, delas crerem no modo como se deve ser compreendido este assunto.
Desta forma aquelas pessoas que creem que o homem pode casar novamente sob qualquer condição (isto é, os homens deixam suas esposas e os pastores fazem seus casamentos novamente sem dar explicação nenhuma para a igreja), chegando a alguns destes casos a fazerem estes casamentos na surdina da noite, escondido de todos. E os mesmos fazem uso de um modo deturpado de algumas referências que encontramos na Mensagem; ‘Casamento e Divórcio’. Como por exemplo, aquela que esta registrada no paragrafo 243. Na qual o irmão Branham afirma que o homem pode repudiar sua esposa e casar com outra.
Porém estas pessoas que creem neste dogma o qual propaga que o homem pode casar novamente independente do motivo que ele venha alegar para justificar esta atitude. Os mesmos não levam nenhum pouco em consideração para chegarem ao entendimento correto sobre este assunto, àquelas outras passagens que encontramos nas pregações do irmão Branham, nas quais ele já nos mostra que é em determinadas circunstâncias que o homem pode vir a deixar sua esposa e casar com outra.
Por outro lado já àquelas pessoas que creem que o homem não esta livre para casar-se novamente em hipótese alguma. Exetuando naquela condição em que ele encontra-se viúvo ou que sua esposa haja cometido prostituição. Também estas pessoas não podem crer nos ensinamentos do irmão Branham sobre este assunto nos quais ele apresenta cinco condições que vem a dar ao homem depois do caso dele ter logicamente passado pelo julgamento da Igreja, o direito para que ele possa vir a casar-se novamente.
Isto não é contradição alguma, pois todos estes motivos para divórcio se tornam em um único motivo, pois o irmão Branham ensina que a palavra usada em Mateus 19:9 (prostituição), que no grego é "porneia". O irmão Branham ensina que a Palavra usada ali pode se aplicar tanto a fornicação quanto a adultério. E quando a mulher corta o cabelo o irmão Branham ensina que ela está sendo imoral, suja, desonrada, infiel, como se ela estivesse adulterando ou cometendo fornicação. E o cabelo comprido da mulher simboliza a sua submissão ao marido, portanto quando ela é insubmissa a ele, ela se torna desonrada do mesmo modo. E quando a mulher rejeita o marido sexualmente, isto a leva para a mesma insubmissão, que é o corte de cabelo, a infidelidade, etc. Portanto todos esses motivos se tornam em um único motivo, que é ser infiel ao voto matrimonial. Abaixo estaremos pondo os parágrafos que provam que este ensinamento é do profeta desta era.
17. Irmão Bill, qual é a diferença entre fornicações e adultério, em Mateus 19: 9?
185 Jesus disse em Mateus 19:9, “Qualquer que REPUDIAR sua mulher, a menos que seja por causa de prostituição, e se casar com outra, adultera. A diferença entre fornicação e adultério, a palavra poderia aplicar-se de uma e de outra maneira. Porém para esclarecer o que ele estava falando aqui, é como no caso de uma mulher solteira, ela não pode cometer adultério, porque não tem esposo para que cometa adultério contra ele. Isto é imundície para ela. Ela tem que confessar aquilo para seu marido antes que eles se casem, se ela fez isto. Se não e seu esposo descobre isto mais tarde, ele tem o direito de deixa-la, porque ela fez um voto falso. Pois a Bíblia diz - “Seja pois...” ou o ritual diz: “Seja pois conhecido de vós (eu tenho escrito no meu) que se algum casal tem se unido de outra maneira que não seja o que a Palavra de Deus permite, o matrimônio deles não é lícito. Eu exigirei e responsabilizarei a ambos quando vocês certamente responderão no dia do juízo quando os segredos de todos os corações serão revelados, se algum de vocês sabe de algum impedimento pelo qual essa união não será legal, fale isto agora”. Ali o tem. Vê?
Pergunta e Resposta. 1959
Uma primeira condição é aquela em que sua esposa não esteja procedendo corretamente no que refere ao relacionamento intimo dela para com ele, rejeitando-o sexualmente. A segunda é aquela em que ela venha confessar-lhe que não era mais virgem quando casou com ele. A terceira é aquela condição na qual ela confessa-lhe que não tem sido fiel a ele depois do casamento. E uma quarta condição é aquela na qual sua esposa venha a cortar o cabelo. O quinto motivo seria aquilo que o cabelo dela é o simbolo, que é rejeitar o marido como cabeça, rejeitando ser submissa a ele.
Agora não é pelo fato do irmão Branham ter apresentado estas cinco condições como sendo fatores que vem a dar direito ao homem para que ele venha a casar novamente, logicamente depois do caso dele ter sido julgado pela Igreja. Que o irmão Branham possa ter ensinado que basta um membro da Igreja vir a apresentar uma destas condições ao pastor que este então de um modo unilateral pode vir a declarar que esta pessoa esta livre para casar-se novamente. Não. Jamais o irmão Branham teria ensinado que o procedimento em relação a casos como estes deve ser avaliado de um modo assim tão superficial.
Visto que encontramos passagens, como por exemplo, aquela que esta registrada na mensagem Perguntas e resposta sobre o espirito santo. Data 12- 12- 59. Na qual o irmão Branham ao comentar sobre coríntios capitulo cinco diz que; se houver casos como este na igreja os membros deve se reunir e tomar a devida decisão em relação a eles. E também este nosso entendimento no qual nós expomos que há necessidade de que a igreja venha julgar casos como estes de casamento e divorcio. Nós também o fundamentamos através daquelas referências nas quais o irmão Branham diz, como, por exemplo, na mensagem perguntas e respostas N: 9 paginam 31, em seu paragrafo: 127. Que os membros da igreja deve julgar as pendências que possam existirem de uns irmãos para com outros. E não levarem estas divergências para que a justiça dos homens venha então a dar solução para as mesmas.
Portanto temos notado que os assim chamados pastores da Mensagem, simplesmente chegam diante de seus seguidores e anunciam que determinada pessoa que tem esposa viva estará casando novamente. Sem ao menos ter levado o caso desta pessoa à julgamento. Isto é, o pastor juntamente com os anciões da igreja depois deles terem ouvido as ambas as parte interessadas no caso e depois também deles terem ouvido a possíveis testemunhas relacionadas com o mesmo, declaram que esta pessoa esta livre para casar-se novamente. Ou que então venham a decidir que a mesma não pode fazê-lo
E cremos que em relação a casos como este, que o irmão Branham sem duvida que usou como uma primeira regra para chegar a uma decisão final em relação aos mesmos, aquele aspecto em que ele diz que; Se ele cometesse um ato de infidelidade ou se fosse sua esposa que o cometesse. O irmão Branham então diz que; Como cristãos eles perdoariam um ao outro. E algumas das referências na mensagem nas quais vemos expondo este entendimento esta registrada nas mensagens perguntas e resposta N: 15 página: 22, parágrafo109, Pergunta e resposta n: 2 pagina N: 15 paragrafo: 87. Ou seja, o homem pode perdoar sua esposa em casos relacionados com este assunto. Assim como Deus é longânimo para conosco também, dando tempo para que venhamos ao arrependimento.
Mas o que podemos notar é que nestas decisões simplórias que os assim chamados pastores têm tomado em relação a este assunto. Os mesmos não tem considerado este aspecto o qual é que o esposo pode perdoar a esposa em casos relacionados com este assunto. E deste modo poderíamos ter provavelmente a solução de situações como estas, tendo uma boa parte delas outro desdobramento e não aquele que parece que é o que sempre ocorre. No qual então temos homens casando novamente simplesmente porque o seu pastor o liberou para tal prática, sem ao menos ter dado a sua esposa uma oportunidade para que a mesma venha a corrigir-se deste ato falho que ela tem cometido.
Agora com isto não estamos dizendo que é obrigatório que o marido venha dar a sua esposa o perdão. Mas que isto ele deve fazer se ele tiver este desejo, depois que sua esposa tenha sido ouvida na presença dele e perante o pastor e alguns anciãos da igreja, quando ela então reconhece o seu erro. E promete lhe que não irá mais agir desse modo.
87-Agora, esta pessoa; se ela é a culpada, ela o fez, foi a seu esposo. Agora, você se tem livrado da culpa irmã porque entre... Você adulterou contra seu esposo. Foste a teu esposo e te livraste de culpa. Estás livre. Se teu esposo continua - quer viver contigo, isso está de sua parte. Ele não tem que fazê-lo agora, porém ele - porém se ele quer viver contigo e te perdoa, seja pois suficiente dama para nunca mais ser culpada de tal coisa. Porém se ele não te perdoa, então esse é seu - esse é negócio seu. Ele pode te REPUDIAR. Exatamente correto.
Pergunta e Resposta. 1964
Mas o que temos visto no meio das pessoas que dizem crer na Mensagem é que o pastor toma a decisão sobre casos ligados a este assunto, sem em nenhum momento ter o cuidado juntamente com os anciões da igreja de ouvir em uma reunião em que esteja presente tanto a esposa quanto o esposo, o que eles têm a dizer sobre o fato que é alegado pelo esposo como uma justificativa para que ele então possa vir deixar sua esposa, e consequentemente estar livre para casar-se novamente. Como também de ouvir possíveis testemunhas que possam ter conhecimento do comportamento da esposa em relação, como por exemplo, ao caso de infidelidade.
E a partir sim, destes procedimentos dar então uma decisão a este caso. Decisão esta a qual depende de como eles analisaram o mesmo, esta decisão podem então caminhar para a permissão que este homem venha casar novamente. Ou o contrario que ele não pode vir a fazê-lo.
Agora os homens que auto proclamam pastores da Mensagem fazem uso de uma referência de uma pregação do irmão Branham na qual ele diz em relação a separações de casais, que este assunto deve ser tratado apenas entre eles. E se nós tivéssemos apenas esta passagem na qual ele então ele passa a impressão que estaria ensinando desta forma. Sem duvida que as pessoas que veem no pastor como sendo o único que deve tratar deste assunto, teriam razão.
Porem esta não é a verdade da Mensagem sobre este tema, visto que estes homens têm escondido das pessoas aquelas outras passagens das pregações dele nas quais ele trata também deste assunto. E nestas outras passagens ele já diz algo bem diferente. Nas quais ele então mostra-nos como, por exemplo, através das Mensagens; Um Homem Correndo da Presença do Senhor no paragrafo; 23, e Escolhendo Uma Noiva; Paragrafo; 136. Perguntas e resposta n; 1 pag.33 parag.201. Que; Toda a congregação deve tomar conhecimento do que ele crê sobre separações de casais. Com isto podemos notar que o irmão Branham nunca creu que este assunto deveria ser comentado somente por pastores. Mas que ele creu sim, que todo membro da igreja deve dar testemunho do ensinamento dele sobre este tema. E isto é em relação àqueles pontos básicos que estão registrados como, por exemplo na mensagem: "União Invisível da Noiva de Cristo paragrafo 68", Perguntas e respostas n: 9 pagina: 46 paragrafo: 189 e Casamento e Divorcio paragrafo; 257.
68 Agora, ela tem um sagrado... um, eu desejo nomear três coisas aqui das quais ela não deve se apartar. Agora, eu estou falando, tenha a igreja em mente enquanto estou falando isto à mulher natural, segundo Paulo o está aqui... no sétimo capítulo dos Romanos. Tem um cargo sagrado de virtude encomendado a elas por Seu Senhor - uma virtude em particular. Nenhuma outra coisa o tem, senão a mulher. Isso é certo. Isso é encomendado a ela por Deus. Ela não deve violar essa virtude. Mesmo se ela faz algo errado, ela deve confessar aquilo a seu esposo antes que ele a aceite, e corrigi-lo. Simplesmente da mesma forma como a igreja que estava casada com a lei também tem que confessar isso. Se ela não o faz e vive com seu esposo por dez anos e então o confesse ele tem o direito de repudiá-la e casar-se com outra mulher. Essa é a Escritura. A fornicação é vida imunda.
69 “José, não temas receber a Maria tua mulher, porque o que nela está gerado, é do Espírito Santo”. Ele estava pensando em repudiá-la, secretamente, vêem vocês, depois que ele já estava desposado com ela, ao que Deus concerne, quando está comprometido com ela, estás casado com ela.
A união invisível da noiva. 1965
Referências estas através das quais podemos notar que ele aponta para basicamente cinco situações em que um homem esta livre para casar novamente. Uma seria aquela em que ele após ter casado vem, a saber, que sua esposa não era virgem quando casou com ele. Outra é aquela em que sua esposa tenha lhe sido infiel. Uma terceira situação é a aquela em que sua esposa não esteja cumprindo com suas obrigações intimas para com o marido, sem ter um motivo justo para isto. A quarta condição é aquela em que sua esposa venha à cortar o cabelo. E a quinta é rejeitar o marido como cabeça, como líder, não querendo mais ser submissa a ele. Mas todas essas razões se resumem em uma só, que é desonrar a cabeça, o marido.
Porém já em relação à esposa, a mesma não está em hipótese nenhuma livre para casar novamente, como está ordenado por Deus em Romanos 7, condição está que lhe sobreveio, como todos sabem, por ter sido a culpada da queda da raça humana, como está escrito em 1 Timóteo 2:9-. Excetuando aquela condição em que o esposo venha falecer, neste caso sim a mulher pode casar novamente. Agora isto não quer dizer que um membro da igreja individualmente sem ter conhecimento dos detalhes que envolvem esses casos relacionados com este assunto, pode então vir a dizer que um homem esta livre ou não para deixar sua esposa. Sem dúvida que um membro individualmente não tem esta autoridade. Como da mesma forma um pastor não esta capacitado para tomar tal decisão, sem que antes ele tenha ouvido na presença de anciãos da igreja, o que o casal envolvido neste assunto tenha a dizer sobre este caso.
Pois não encontramos em nenhuma passagem na Mensagem que venha dar sustentação para este tipo de entendimento. Onde então teríamos situações desse tipo sendo resolvidas por posicionamentos vagos, sem consistência e de um modo unilateral por um pastor, sem que os membros de mais experiência na fé, venham a ponderar sobre casos como estes. Mas o que cremos sim é que o pastor juntamente com os anciãos da igreja, depois deles tomarem conhecimentos de todos os aspectos que estão relacionados com situações como estas e depois deles terem ouvido conjuntamente tanto a esposa quanto o esposo sobre o que eles têm a dizer e como também depois deles terem ouvido possíveis testemunhas que possam auxiliar no julgamento destes casos.
Daí sim, a partir destes procedimentos o pastor juntamente com alguns anciãos deverão estar aptos para então vir dar a aprovação para que uma pessoa venha casar-se novamente. Ou que então eles venham a desaprová-lo em vir a tomar tal decisão. E após este julgamento independente de qual seja o seu resultado, o pastor deve anunciar o mesmo a igreja. Para que todos os membros dela estejam conscientes de que aquela pessoa que tem contraído novo matrimônio, o fez em condições justificáveis. Ou por outro lado que a igreja também venha a tomar conhecimento de que alguma pessoa, mesmo sem aprovação da igreja possivelmente veio a casar-se novamente.
Agora em relação à quarta condição a qual relatamos anteriormente, sobre a qual também encontramos o irmão Branham comentando sobre a mesma e afirmando que o homem também pode deixar sua esposa. Que é aquela condição em que sua esposa tenha cortado o cabelo, pois ele chega a afirmar que ela se torna uma mulher desonrada, quando ela age desta forma. Portanto nós também compreendemos que em relação a este caso o irmão Branham também passou a crer após a revelação que ele teve sobre o assunto de casamento e divórcio. Que o homem também podia casar novamente, se sua esposa viesse a cortar o cabelo.
E nós fundamentamos este nosso entendimento no qual expomos que em relação a estes casos que listamos anteriormente, sobre os quais o irmão Branham diz que o homem pode deixar sua esposa. Que em relação aos mesmos o irmão Branham também passou a crer que o homem além de deixar a esposa podia também vir a casar novamente. E esta possibilidade do esposo vir a deixar sua esposa esta restrita logicamente a estes casos sobre os quais ele em muitas passagens de suas pregações afirma que o homem pode vir a tomar esta decisão. Naturalmente depois de estes casos terem passado pelo julgamento da igreja.
Pois cremos que um dos aspectos sobre o qual Deus lhe mostrou como ele devia tratar deste assunto de casamento e divorcio está registrado na mensagem “Casamento e Divórcio”. Na qual o irmão Branham diz como, por exemplo, que; ‘o esposo pode deixar sua esposa e casar com outra’. E esta declaração ele a expressa por varias vezes nesta mensagem casamento e divórcio. Portanto como ele não aplica esta afirmação a nenhum caso especifico, com isto chegamos àquele entendimento no qual vemos que ele então a partir deste tempo em que ele recebeu a revelação sobre este assunto de casamento e divórcio. Que ele então passou a ver que em relação àqueles casos sobre os quais ele cria que o homem podia deixar sua esposa, que também nestes casos o esposo não somente podia deixar sua esposa, como também podia ele vir a casar novamente. Naturalmente depois de estes casos terem passado pelo julgamento da igreja.
Agora muitas pessoas irão alegar que não foi este o entendimento que ele teve como, por exemplo, sobre aquela condição em que a esposa corta o cabelo. Pois estas pessoas fazendo uso como, por exemplo, de uma referência que está registrada na Mensagem; ‘Demonologia 2, estado religioso, pregada em 1953’ em seu parágrafo: 226, no qual ele diz que em casos como este ele pode deixar sua esposa, porém o mesmo não pode vir a casar novamente. E a partir de referências como estas elas irão então dizer que o irmão Branham cria sim, que o homem podia deixar sua esposa, mas que ele não podia vir a casar novamente.
226- A Bíblia afirma que se uma mulher corta o cabelo o homem tem direito de repudiá-la em divórcio, porque ela não é honesta com ele. Temos que vir e pregar a Bíblia aqui um dia destes. Disse: "Se ela corta o cabelo, ela desonra seu marido" Se ela é desonrosa, ela deve ser repudiada. Não se pode CASAR COM OUTRA, mas pode-se repudiá-la. Ufa! Que coisa, isso, isso foi duro, posso sentir. Mas essa é a Verdade.
Demonologia 2 estado religioso 1953
Mas o que essas pessoas que têm chegado a este entendimento sobre este caso baseado em referências como esta não tem levado em consideração, para se chegar ao entendimento correto sobre casos como estes. É o fato de que em nenhum momento na mensagem casamento e divórcio o irmão Branham aponta para algum caso especifico sobre o qual então o homem pode deixar a sua esposa, mas que ele não poderia vir a casar novamente. E como ele então não apresentou nesta mensagem Casamento e Divórcio, a qual é sem duvida a base fundamental para através dela chegarmos ao entendimento correto sobres estes casos relacionados com este assunto, uma condição em relação a qual o homem poderia deixar a sua esposa, mas que o mesmo não poderia casar novamente. Visto que é nesta mensagem que ele tratou diretamente sobre este assunto, tendo a Própria Coluna de Fogo como a autenticação divina do Assim Diz O Senhor desta Mensagem.
Com isto chegamos à conclusão de que ele então passou a ver este assunto de casamento e divorcio, de um modo bem diferente após ele ter tido então a reposta sobre este assunto. Resposta esta, a qual ele a recebeu naquele dia em que ele encontrava-se literalmente sob a coluna de fogo, a qual foi identificada visivelmente por muitas pessoas naquele dia em Deus falava com ele sobre este assunto, lá no monte por do sol.
E outro aspecto que também temos que analisar sobre este caso do corte de cabelo pela esposa é o fato de que não encontramos nenhuma passagem após a pregação de casamento e divórcio o irmão Branham afirmando que em relação a este caso o esposo tem direto de deixar a esposa, mas que ele não poderia casar novamente. Desta forma chegamos a um entendimento de que sem dúvida em relação a esta condição, o irmão Branham ao julgar um caso como este ele iria ter como base para chegar a uma sentença sobre o mesmo. Aquilo que ele afirmou lá na mensagem casamento e divórcio. Isto é, o homem pode deixar sua esposa e casar com outra. Mas logicamente ele também iria levar em consideração para chegar a um veredito sobre casos como este aquele outro fator sobre o qual já nos referimos anteriormente. Que é aquele em que o esposo pode vir a perdoar a esposa por este procedimento incorreto que ela tem tomado.
Agora em relação à afirmação na qual o irmão Branham diz que ‘o marido pode deixar sua esposa e casar com outra’. Na qual nós vemos ele então expressando sobre esta condição distinta do homem em relação à mulher no que refere ao matrimonio. Condição esta, a qual é enfatizada por ele varias vezes na mensagem casamento e divórcio. No entanto muitas pessoas não podem crer que esta afirmação dele se aplicaria de um modo geral a todas aquelas condições que já relatamos aqui, sobre as quais o irmão Branham afirma que o homem pode vir a deixar sua esposa.
Pois segundo a visão destas pessoas, esta afirmação dele na qual ele diz que: ‘O homem pode vir a deixar sua esposa e casar com outra’, que a mesma se aplicaria somente naquela condição em que a mulher venha a confessar que não era mais virgem quando casou com ele. Isto é, somente no caso de prostituição. Agora se é somente neste caso que se aplica esta afirmação que encontramos sendo enfatizada na mensagem casamento e divórcio. Então porque é que o irmão Branham não especificou esta condição, na qual então seria aplicada esta afirmação dele, na qual ele diz que o homem pode deixar sua esposa e casar com outra na mensagem casamento e divorcio?
Portanto compreendemos que o porquê dele não especificar esta condição nesta mensagem casamento e divórcio e em nenhuma outra mensagem posterior. Foi simplesmente pelo fato de que a compreensão que ele chegou a ter deste assunto de casamento e divórcio. É que naqueles casos em relação aos quais ele cria que o homem devia deixar sua esposa, que nestes casos também se aplicaria esta afirmação dele na qual ele diz que o homem pode vir a casar novamente. Mas isto naturalmente depois que cada um destes casos terem passado por um julgamento da Igreja.
Sem contar que neste caso da mulher ter tido relações sexuais com outro homem o casamento na verdade não é nem tido por Deus como um casamento oficializado. Portanto este homem pode casar novamente, pois ele não estava realmente casado com aquela mulher, pois ela contou uma mentira no altar, anulando assim aquele casamento. E note que este entendimento o irmão Branham já tinha muito antes da Revelação da Mensagem de Casamento e Divórcio. Portanto quando Deus desce na forma da Coluna de Fogo em 1965 e revela ao irmão Branham que o homem pode repudiar a sua mulher em divórcio e casar com outra, é óbvio que ele não estava lhe trazendo a mesma revelação que ele já tinha. Pelo simples fato que ninguém pode dar para uma pessoa a mesma coisa que ela já deu anteriormente. Sendo assim, fica claro que quando Deus revelou ao irmão Branham em 1965 que o homem podia casar novamente, que isto não se tratava do mesmo caso do homem poder repudiar a sua mulher e casar com outra ao descobrir que ela casou com ele sem confessar que não era mais virgem, pois esta revelação o irmão Branham já tinha, como nos prova este parágrafo a seguir:
189 E SE UM HOMEM SE CASA COM UMA MULHER QUE NãO HAJA VIVIDO LIMPAMENTE antes de haver se casado com ele, e então ela vem a ele depois de haver vivido com ele por algum tempo, e diz: “Amor, quero te dizer uma coisa. Eu sai com outro homem e nunca te disse isto”, Jesus disse que ele tinha o direito de rejeita-la e de casar-se com outra, porque eles não estavam casados no princípio, porquanto ela lhe disse uma mentira, mentiu a ele.
Bem, temos outra aqui... Obrigado.
Pergunta e Resposta 9, pregada em 1959
De maneira que cremos que a única forma de podermos crer que exista fundamento na mensagem para dizermos que o esposo não pode vir a casar novamente em relação a estes casos sobre os quais o irmão Branham sempre diz que o homem pode vir a deixar sua esposa, mas que diretamente ele não afirma que ele podia casar novamente, especialmente em Mensagens anteriores a casamento e divórcio. É encontrarmos referências em mensagens posteriores a casamento e divórcio nas quais ele aponta para um ou mais casos sobre os quais ele então esteja afirmando que o esposo pode vir a deixar sua esposa, mas que ele não pode vir a casar novamente.
Porém, quanto a nós, essas referências não as temos encontrado até este presente momento. Por isso é que temos chegado a esta forma de compreendemos estes casos relacionado com o assunto de casamento e divórcio. Agora alguém pode estar levantando a seguinte pergunta a qual é: Porque dizemos que para termos uma visão diferente sobre estes casos relacionados com casamento e divórcio teríamos que encontrar referência em mensagens posteriores a casamente e divórcio, nas quais teríamos o irmão Branham expondo uma visão diferente destas que temos exposto sobre estes casos que temos abordado neste comentário?
Porque cremos que aquilo que o irmão Branham expressou na mensagem casamento e divórcio foi a resposta conclusiva que ele recebeu de Deus sobre este tema de casamento e divórcio. Portanto não poderíamos fundamentar um entendimento sobre casos relacionados com este assunto de casamento e divórcio baseado em Mensagens anteriores a pregação da Mensagem casamento e divórcio. Pois cremos que é nesta Mensagem e a partir da Mesma que encontramos base para chegamos àquele que deve ser a compreensão correta sobre casos relacionados com este assunto.
Já que as referências que encontramos em mensagens anteriores a casamento e divórcio sobre este tema, as mesmas por certo refletia apenas aquilo que era uma visão pessoal do irmão Branham sobre este assunto. E como também estas referências podiam estar apontando para aquilo que era apenas uma luz parcial que ele tinha até aquele tempo sobre este tema de casamento e divórcio. Mas quando chegamos em 1965 ali então temos a Luz completa, a visão conclusiva que ele recebera sobrenaturalmente de Deus sobre este assunto. Pois se nós formos ter como base para darmos uma resposta sobre estes casos de casamento e divórcio, fazendo uso de modo exclusivo daquelas referências que encontramos registrada em passagens anteriores a mensagem casamento e divórcio, nas quais o irmão Branham comenta sobre casos relacionados com este assunto. Nós estaremos com isto expondo uma possível contradição em relação à maneira com que o irmão Branham tratou deste assunto.
Portanto a verdade é que não existe esta possível contradição na forma como o irmão Branham abordou este assunto. E nem mesmo em relação a nenhum outro assunto que ele abordou em todo o decorrer de seu ministério O que ocorreu é que ele teve este assunto sendo dado a conhecer a ele de um modo gradual. Por isso mesmo é que em mensagens anteriores a casamento e divórcio ele chegou a afirmar que em relação a estes casos sobre os quais o homem pode vir deixar sua esposa, mas que ao mesmo tempo ele não podia vir a casar novamente.
Porém na mensagem casamento e divórcio nós já o vemos tratando deste assunto expondo uma visão de um modo abrangente sobre o mesmo. Na qual ele diz que o homem pode sim, casar novamente. Por isso é que chegamos a este entendimento. Que nestes casos sobre os quais o irmão Braham afirma que o homem pode deixar sua esposa. Que ele também passou a crer a partir desta mensagem casamento e divórcio que em relação a estes casos o homem também pode vir a casar novamente. Mas logicamente depois dos mesmos terem passado pelo julgamento da igreja.
40 E por falar nisto, as pessoas que ouvem estas fitas. Alguns - muitos as enviam, dizem, “Por que, em Casamento e DIVÓRCIO você disse isto e aquilo”. Eu disse aquilo tantas vezes: estas fitas vão somente... Estou falando à minha congregação, irmão. Eu não sou responsável pelo que Deus te dá para pastorear; eu sou responsável pelo tipo de alimento que dou a estas pessoas. Isto é somente para este tabernáculo. Vêem? Agora, se as pessoas desejam ouvir fitas, isto é com elas. Mas estou falando ao que Deus tem me dado. Foram os seus pecados que foram omitidos. Alguém escreveu e disse, “Bem, tenho feito isto e tenho feito aquilo. Você disse que nossos pecados...” Eu - eu não disse aquilo.
Eu disse, “Veja isto nisto; isto é somente para estas pessoas bem aqui, para as pessoas aqui no tabernáculo, o meu próprio rebanho”. Agora, se as pessoas querem comida híbrida e se empanturram lá fora... Você - você tenha uma revelação de Deus e faça o que Deus lhe disser para fazer. Eu farei a mesma coisa. Mas estas mensagens são para esta igreja.
Cristo é revelado em sua própria palavra. 1965
70 Falando a alguém outro dia sobre poligamia, eu disse que a nação, como um
todo, seria melhor se ela praticasse poligamia. Seria melhor. Nós somos a nação com o
mais alto índice de DIVÓRCIOS, casamentos e re-casamentos, casamentos e re-casamentos.
Porque nós tentamos fazer os homens do mundo, lá fora, coincidir com a doutrina cristã,
e você não pode colocar a natureza de um cordeiro em um porco. A poligamia seria
muito melhor para ele. Você pode não crer nisto, mas Deus olharia para a poligamia e a
perdoaria mais rapidamente do que Ele...
71 Agora, lembre-se, não diga que eu creio em poligamia; eu não creio. Eu...?... o
que Deus disse... Moisés disse que... Os Fariseus disseram a Jesus, disseram, “Por que
Moisés permitiu escrever carta de DIVÓRCIO?” Disse, “Ele fez isto por causa da dureza do
vosso coração.” Correto. Mas, ao princípio não foi assim, jamais será. Deus fez isto por
causa da dureza do coração deles.
72 Mas, nas nações onde eles têm poligamia, as cortes de DIVÓRCIO estão vazias,
quietas. Mas aqui, onde estamos tentando fazer e governar este país como uma nação,
porque sendo uma nação cristã, porém o nome de nação cristã não faz dela uma nação
cristã. E você não pode governar o mundo pelas regras de Deus. Você não pode. Eu não
tenho nada contra um pecador bebendo. Eu não tenho nada contra um pecador
cometendo adultério, nada contra o pecador fazendo isto. Mas do que estou falando é
destas pessoas que estão supostas a serem cristãs fazendo aquilo.
O sobrenatural. 1956