O Pai e O Filho são a mesma Pessoa
Esses grupos dualistas dizem que é A Mensagem que ensina que O Pai e O Filho são dois seres distintos, mas na verdade isto contradiz A Mensagem, a qual é A Bíblia revelada. O próprio profeta diz na mensagem “Não te estribes no teu próprio entendimento”. Par.211-212 que: ...Eu não posso explicar isto... Nunca será explicado. Ninguém pode. Porque se você o fizer, então não é mais fé. Eu não vejo como Deus e Cristo poderiam ser a mesma Pessoa, mas eles são. A Escritura diz. Bem, você não pode explicar isto, mas eles são.
Vemos que não tem como explicar isto, mas o crente verdadeiro não precisa de explicações, o profeta fala e ele somente crê, já os intelectuais sofrem com isto, pois eles precisam conceber as coisas intelectualmente e se eles não conseguem concebê-las, eles então não conseguem receber aquilo. É por causa disto que essas pessoas tentam explicar essa unidade entre O Pai e o Filho dizendo que elas são duas pessoas, dois seres distintos, mas que ao mesmo tempo são uma única pessoa no sentido figurado, pelo fato das duas estarem de acordo, do Filho ser submisso ao Pai. Mas o irmão jamais falou tal tolice, pelo contrário, ele falou que O Pai e o Filho não são Um por estarem de comum acordo, como o marido e a mulher, mas que O Pai e o Filho são literalmente Uma Pessoa:
93 "Então o que é isto?" Você diria. Não são três deuses. São três ofícios do mesmo Deus. ELE ERA O PAI no princípio que estava no. . .deserto em. . . uma chama de fogo, na sarça ardente. . .[Espaço vazio na fita - Ed.]. . .Paternidade, Deus, simplesmente como eu estava dizendo, condescendente, descendo; aquela era a ordem mais alta. O Espírito, o. . .o. . .o Ágape, o Zoe, a . . .a Vida de Deus Ele mesmo em forma de Coluna de Fogo. E aquela Mesma depois de estar na Paternidade, se tornou o Filho , e o Espírito do. . .que estava na sarça ardente estava no Homem Cristo. E isto trouxe a mesma evidência que o fogo trouxe. Disse: "Se Eu não faço as obras de Meu Pai, não creais em Mim." Cada árvore produzirá conforme o seu próprio fruto.
94 Então depois que Ele se tornou homem. . .Vêem, Isto desceu do Super natural a algo tangível que poderia ser tocado, um corpo. E através da morte sacrificial e do sacrifício supremo deste único Deus, Jesus. . .Ele disse: "Eu e o Pai somos Um. Meu Pai habita em mim." Pode. . .Ninguém poderia ler aquilo mais claro.
Eles disseram: "Por que tu não nos mostras o Pai, e isto nos basta." João 14:8
95 Ele disse: "A quanto tempo estou convosco e não Me tendes conhecido?" Ele disse: "Quando vês ao Pai. . .quem vê a Mim, vê ao Pai."
Como uma senhora certa vez saltou, e ela disse: "Ora, irmão Branham," Ela disse: "você. . .o Pai e o Filho são um como você e sua esposa são um."
Eu disse: "Oh, não eles não são."
Eu disse: "Você me vê?"
Ela disse: "Sim."
Eu disse: "Vê você minha esposa?"
Disse: "Não!"
96 Eu disse: "Então não são o mesmo. Jesus disse: 'Quem vê a Mim, vê ao Pai. O Pai habita em mim.' Minha esposa não habita em mim." Vê? Eles são um; de todas as formas Eles são um. E nós somos um através de um acordo, a esposa e eu. Nós somos um em companheirismo, mas nós temos duas personalidades. Minha esposa pode ter uma classe de pensamento e eu outro, e nós somos duas pessoas. Mas não é assim com Deus, eles. . .Deus e Cristo são a mesma Pessoa.
Batismo do Espírito Santo. 1958
Veja o profeta falando também neste parágrafo a seguir que o Pai e o Filho não são duas pessoas, mas uma Pessoa somente, o mesmo Ser:
50- Agora, alguém disse o outro dia, um-um-um ministro batista lá em Tucson: "Como o senhor pode dizer que-que Jesus e Deus seriam a mesma Pessoa?"
51- Eu disse: "Bem, é muito fácil se você simplesmente deixar a sua própria opinião ir embora, e considerar os termos bíblicos disso. Eles são o mesmo Ser. Deus é Espírito; Jesus é o corpo em que Ele estava velado. Está vendo?" Eu disse: "Como em minha casa. Para minha esposa, sou seu marido. E eu tenho uma filha jovem, Rebeca, sou seu pai. E eu tenho um neto, e seu nome é Paul, sou seu avô. Sou marido, pai, e avô. E minha esposa não tem direitos sobre mim como pai ou avô; ela tem direitos sobre mim apenas como marido. E minha filha não tem direitos sobre mim como marido ou avô; ela é minha filha. Vê? Contudo todas estas três pessoas são a mesma pessoa. Vê? Assim é Deus; Pai, Filho, e Espírito Santo, são simplesmente os direitos da dispensação." Deus é o mesmo, o mesmo Deus.
52-Deus Se transformou, muda a Sua forma. Se você notar aqui em Filipenses, Ele disse: "Não tendo por usurpação, mas tomou a forma de homem."
53- Agora, a palavra grega aí para essa forma, eu estive dando uma olhada nela ontem o dia inteiro, tentando pensar profundamente o que ela era, eu encontro, vem com esta palavra de "en morphe." Soletra-se e-n m-o-r-p-h-e. Olhando no grego, para descobrir o que en morphe era... Eu talvez pronuncie isso errado, mas a razão por que eu soletro, é que quando uma fita for liberada, as pessoas irão, estudiosos irão, saber o que eu-eu quero dizer com isto. Ele, quando se deu o en morphe, isso significa que Ele mudou a Si Mesmo. Ele, Ele desceu. Agora, a palavra grega aí significa isso: "Algo que não podia ser visto, ainda que estivesse ali, e então foi mudado e o olho pode captá-lo." Vê?
O Desvelar de Deus. Parágrafos 50-53
Esses grupos dualistas dizem que foi o próprio Jesus quem disse haver um só Deus. Jesus de fato falou isto. Mas o que essas pessoas não podem ver é que Jesus era esse único Deus. Elas não podem ver isto por causa do véu de carne onde Deus estava velado, um véu muito humilde, não tinha nem onde reclinar a cabeça. Mas a um profeta é revelado todo mistério, é por causa disto que o irmão Branham pode ver toda a verdade das Escrituras Sagradas, ele é um profeta.
Olhem! Ele é o único Caminho de escape. Ele é a única Potestade verdadeira. Ele é o único Deus verdadeiro, não há nenhum outro além Dele. "Eu sou Deus, e o único Deus," Ele disse. Jesus disse: "Este é o mandamento: Ouve, ó Israel, Eu sou o Senhor vosso Deus, somente um Deus. Eu sou Ele. Por que buscais um outro? Um outro virá... Eu venho em Nome do Meu Pai, e vós não Me recebeis. Porém um outro virá em seu próprio nome, e a ele vós recebereis." E eles fizeram isto em Nicéia.
A Semente de Discrepância. 81
Então eles vêm e tentam torcer isto dizendo: “O profeta disse que Jesus não foi o Seu próprio Pai, portanto são dois seres distintos e não somente um”. Porém se o irmão Branham estivesse, com essa expressão, querendo ensinar isto, que esses grupos ensinam, que o Pai e o Filho são de fato dois seres distintos, então ele estaria contradizendo às dezenas de Mensagens, nas quais ele ensina que O Pai e O Filho são o Mesmo Ser, a Mesma Pessoa. Pois o irmão Branham nunca na Mensagem ensinou que Deus e Cristo são dois Seres distintos e que os dois são um simplesmente pelo fato de Deus ter estado dentro do Filho, ou seja, uma Pessoa dentro da outra. Este ensinamento de que o Pai e o Filho são duas pessoas, dois seres distintos, é totalmente contrário à Mensagem da hora.
197 Alguém tem dito: “O irmão Branham é um unitário”. Não, senhor, não sou um unitário. Eu não creio que Jesus poderia ser seu próprio pai. Eu creio que Jesus teve um pai, e esse foi Deus. Porém Deus morou e habitou nesse corpo chamado Jesus, e Ele era Emanuel, Deus conosco. E creio que não há outro Deus aparte deste Deus. Ele é o Pai, Filho e Espírito Santo. E o Nome do Pai, Filho e Espírito Santo... Pai, o Senhor; Filho, Jesus; Espírito Santo, Logos, Espírito de Deus. Pai, Filho e Espírito Santo, o Senhor Jesus Cristo; esse é Ele. E Nele habitou corporalmente a plenitude da Divindade.
Pergunta e Resposta 9. Pregada em 28/06/59
Aqui está falando que esta Pessoa, A Qual é o Único Deus, que Ela é o Pai, é o Filho e é O Espírito Santo também. Você viu o irmão Branham chamando este único Deus de “Ele”, não de Eles, isto porque o Pai e o Filho não são dois seres distintos, se fosse, então seria “Eles” e não Ele. As pessoas não conseguem entender que o Pai e O Filho são somente manifestações de uma única e mesma Pessoa, um Ser apenas, não dois seres.
Mas quando se fala Filho (Jesus), isto se refere logicamente ao homem que nasceu em Belém e é evidente que Ele não foi o Pai de si mesmo. Quem gerou o Filho foi O Pai é claro. Porém O Pai e o Filho são a Mesma Pessoa, apenas em manifestações diferentes. É igual por exemplo quando uma pessoa nasce, neste momento ela se torna filho, depois de alguns anos ela se transforma em pai, após algumas primaveras, ela muda novamente a sua forma, se tornando avô. Isto são apenas mudanças de formas, mas a pessoa ainda continua sendo a mesma, um único e mesmo ser. É por causa disto que não podemos dizer que Jesus Cristo é o Filho eterno de Deus, pois como Filho Ele teve principio, não é eterno. Porém nós podemos dizer que Jesus Cristo foi o Deus eterno, pois Ele é tanto pai, como Filho e Espírito Santo.
As pessoas falam de Jesus ser o eterno Filho de Deus. Ora isso não é uma contradição? Quem já ouviu falar de um “filho” ser eterno? Filhos têm princípios, mas aquele que é eterno nunca teve principio. Ele foi o Deus eterno (Jeová) manifestado na carne. A revelação de Jesus Cristo. Pagina 10.
Agora, nós não podemos dizer que Jesus é seu próprio Pai, mas nós podemos dizer que quando Jesus nasceu aqui na terra, em Belém, que ali foi Deus criando a Si mesmo numa forma humana. Pois os dois são a mesma Pessoa, mudando apenas a forma de Se manifestar. Então ali foi Deus, o Espírito sendo criado na forma de homem. Você notou a diferença, você não está dizendo que o Deus na forma humana criou a Si mesmo, pois Ele é o Filho nessa forma humana e Ele não pode gerar a Si mesmo, Ele nem ainda existia nessa forma. Mas foi o Pai, Deus quem gerou o Filho, o qual não foi um outro ser, uma outra pessoa, mas foi o Mesmo Deus, o mesmo Espírito, porém formado em uma forma humana. Você consegue notar a diferença? Pai, Filho e Espírito Santo não são duas ou três pessoas distintas, mas é uma Pessoa somente, apenas mudando a Sua forma de Se manifestar.
...Eu creio que li isto a poucos momentos atrás. Ouçam isto: “... Ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.” Deus é o criador e como foi Ele criado? Mas este é o princípio da criação de Deus. Quando Deus, o Espírito, foi criado em forma de homem; aquilo era Deus sendo criado. Deus o criador. Ele mesmo se tornando uma criação. Deus, quem fez o barro; fez o cálcio e fez o potássio; a luz cósmica, o petróleo, juntou tudo e criou a si mesmo, no principio da criação de Deus - o amém, o final. Amém significa assim seja. O final de Deus, quando Deus completou em sua criação. . .
“E Não Sabeis”. Parágrafo 97
Nós vemos neste parágrafo que quando Jesus disse ser o principio da criação de Deus, que Ele não estava querendo dizer com esta frase ser o primeiro ser a ser criado. O que aconteceu lá no principio foi que o Logos surgiu, o Qual foi O Filho, que era o mesmo Deus, porém numa forma que podia ser Visto, a Luz, a Coluna de Fogo. E quando Deus disse “façamos”, muitos querem dizer que ali havia dois seres criando, o Pai e o Filho. Mas não é assim, o irmão Branham nos diz que ali Deus estava falando com seus anjos. Não é que os anjos sejam criadores, mas o Pai chamou seus anjos, os quais foram a primeira criação, e fez tudo diante deles, assim como um pai terreno faz, ele chama seus filhinhos e lhes diz: façamos tal coisa, mas quem faz aquilo é somente o pai, mas ele quer dar a glória a seus filhos. Agora, isto quem ensina é o irmão Branham e não nós, se você pode crer nisto, então creia e seja salvo!
75- Ele deu outro sinal na sarça ardente. O que foi isto quando Ele apanhou o Seu profeta fugitivo: "Tenho ouvido o clamor de Meu povo, e lembrei do Meu pacto"? Ele deu outro sinal ali, que Ele era um Deus que guardava o pacto, que Ele lembrava de tudo que Ele disse, cada promessa que Ele fez. Ele deu um sinal na sarça ardente: "E Eu desci para libertá-los."
76 Observe a Deus em Suas maneiras de operar. Quando Ele criou os Céus e a terra, Ele ajuntou os Anjos, e Ele disse:
"Façamos." Cada lugar na Escritura onde Ele fez qualquer coisa, na maior parte: "Não Eu, mas Meu Pai."
77-Mas quando isto chegou ao plano de redenção, Ele veio só, ninguém estava com Ele. Ele era o Único que podia vir. Um Anjo não podia fazer isto. Outro homem, chamado Seu filho, não podia fazer isto. Outro chamado outra coisa, uma virgem santa, ou uma mãe santa, ou-ou algum santo, não podia fazer isto. Deus tinha que vir! "E Eu lhes darei um sinal. Uma virgem conceberá; e um filho nascerá, e Ele será Emanuel, Deus conosco," o super sinal. Deus em Seu povo. Deus com Seu povo. Deus Se torna o Seu povo. Deus e o homem se tornam um. Um sinal! Uma pedra de tropeço para o mundo, mas uma esperança bendita para o crente. Um sinal que falarão mal dele.
Um Super sinal
O logos, e esta grande fonte; esta grande fonte de Espírito a qual não tinha nenhum principio ou nenhum fim. Este grande Espírito começou a formar na criação, e o logos que saiu disto era o filho de Deus. Era única forma visível que o Espírito tinha. E isto era uma teofania, que significa um corpo, e o corpo era como de um homem.
Moisés o viu quando passou pela... Pela rocha. E ele olhou para quilo, e disse, “aquilo se parecia como um homem de costas”.
Aquele é o mesmo tipo de corpo que recebemos quando morremos aqui. Hebreus, capitulo 1 parágrafo 129 e 130
Veja em Gênesis 1: 26. Ali nos dá a impressão que o homem foi criado por mais do que uma pessoa. Mas quando chegamos em Gênesis 1:27, então vemos que foi apenas uma Pessoa que criou o homem. É por causa disto que não podemos isolar a nenhum versículo da Palavra de Deus. Devemos deixar que a Luz da revelação venha no decorrer da leitura da Palavra e a clareie completamente para nós. Vamos agora ver qual foi a conclusão da Mensagem sobre qual foi a primeira criação de Deus:
177 Assim a primeira coisa que Ele criou. Agora, alguns de vocês querem saber a respeito da minha história de Gênesis. Deus disse: “Façamos o homem.” A primeira coisa que Ele criou foi os Anjos, para adorá-Lo, então Ele Se tornou Deus. Então quando Ele disse: “Façamos o homem à nossa Própria imagem,” que tipo de homem Ele fez? Homem espírito. Então quando Ele fez esse homem, Ele lhe deu o controle. Então Ele fez o homem do pó da terra. Então, ele caiu; então Ele se tornou um Salvador. O pecado trouxe a enfermidade, então Ele Se tornou um Curador. Aleluia! Não há nada dando errado. Ele sabia tudo acerca disto, antes mesmo que o mundo fosse formado. Ele sabia que teríamos esta reunião hoje a noite. Ele conheceu cada mosquito que alguma vez estaria na terra, e quanto sebo ele produziria, e quantas vezes ele piscaria os olhos. Ele é o Deus infinito. Ele conhece todas as coisas. Amém. Você não está alegre, esta noite, de que seu nome esteja no Livro? (A congregação diz: “Amém” - Ed)
Que bonito pensamento estou tendo
A respeito de uma grande Ave salpicada,
E dizem que Seu Nome está registrado
Nas páginas da Santa Palavra de Deus.
Todas as outras aves reunidas à Sua volta,
Ela é desprezada por todas.
Cinco identificações definidas da verdadeira Igreja do Deus vivo
... Porque, primeiro, não havia nem mesmo uma lua, estrela, átomo, molécula, ou nada. Ele era Deus. Porém Ele não era exatamente Deus naquele tempo, porque Deus é um objeto de adoração, e não havia nada para adorá-lo.
Então, em Sua grande mente, Ele desejava que estes atributos fossem expressos. E Nele estava o amor; Nele havia de estar O Pai; Nele havia de estar O Filho; Nele havia de estar um salvador; Nele havia de estar um curador. E todos estes grandes atributos que nós já vemos expressos, eles estava em Deus.
Deste modo, minha opinião, a primeira coisa que Ele fez foram os anjos. E então eles O adoraram, e isso O fez Deus... Cristo é o mistério de Deus revelado. Parágrafo102-104
Mas não adianta o profeta falar essas coisas, esses grupos da dualidade ainda assim rejeitam ao seu ensinamento e ficam com aquilo que eles entendem das Escrituras Sagradas. Eles dizem que o profeta não veio contra a Bíblia Sagrada e se Ela diz que Jesus Cristo foi o principio da criação de Deus, então Ele o foi o primeiro ser criado e ponto final, dizem eles. Na verdade o profeta não veio contra As Escrituras Sagradas, mas ele veio contra o nosso entendimento acerca Dela. Pois ele veio para revelar o que Ela diz e na maioria das vezes, isto é contrario ao nosso próprio entendimento acerca da Bíblia Sagrada. Veja o que ele fala nessa próxima Mensagem sobre Jesus sendo o principio da criação de Deus:
“O Princípio da Criação de Deus.” É isso que o senhor Jesus diz que Ele é. Porém estas palavras não significam exatamente como soam para nós. O fato de tomá-las da maneiram como soam tem feito algumas pessoas (na realidade multidões de pessoas) pensarem que Jesus foi a primeira criação de Deus, fazendo-O menor do que a Divindade. Depois essa primeira criação criou todo o restante do universo e tudo quanto ele contém. Porém isso não é correto você sabe que isso não se alinha com o restante da Bíblia. As palavras são: “Ele é o Originador ou Autor da criação de Deus.” Sabemos com segurança que Jesus é Deus o próprio Deus. Ele é o criador. João 1:3 “Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.” Ele é Aquele de quem é dito em Gênises 1:1: “ No princípio criou Deus os céus e a terra.” Também diz em Êxodo 20:11: “Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou.” Veja, não há dúvida de que Ele é o criador, Ele foi o criador de uma criação física concluída.
Certamente podemos ver agora o que estas palavras significam. Ter qualquer outra interpretação significa que Deus criou Deus. Como poderia Deus ser criado quando Ele próprio é o criador?
Mas agora Ele está no meio da Igreja. Enquanto está ali revelando quem Ele é nesta última era, Ele se denomina o “Autor da criação de Deus.” Isto é uma outra criação. Isto tem que ver com A Igreja. Está é uma designação especial de Si mesmo. Ele é o criador dessa Igreja. O Noivo celestial criou sua própria noiva. Como Espírito de Deus, Ele desceu e criou na virgem Maria as células das quais nasceu Seu corpo... Maria foi a incubadora humana e esteve grávida daquele santo filho e o deu a luz. Era um homem Deus. Ele era o Filho de Deus. Ele era da nova criação. O homem e Deus se encontraram e se uniram; Ele foi o primeiro dessa nova raça. Ele é a cabeça dessa nova raça... “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” Você pode ver ai que embora o homem fosse da velha ordem ou velha criação, agora em união com Cristo, ele se tornou a nova criação de Deus. Efésios 2: 10... Esta nova criação não é a velha criação reformada, ou não poderia ser chamada de nova criação. Isto é exatamente o que diz que é: “Nova Criação.” É uma outra criação, distinta da velha. Ele não está mais tratando pelos caminhos da carne. Foi assim que Ele tratou com Israel. Ele escolheu Abraão, e os da prole de Abraão através da linhagem do piedoso Isaque. Mas agora, de cada tribo, grupo e nação Ele propôs uma nova criação. Ele é o primeiro dessa criação. Ele era Deus criado em forma de homem. Agora pelo Seu Espírito Ele está criando muitos filhos para Si... A Era da Igreja de Laodicéia. Pagina 303
Quem pode receber um profeta em qualidade de profeta que receba este ensinamento dele então, não somente este, mas todos os outros ensinamentos também e creia que faz parte desta nova criação, da qual Jesus Cristo foi o primogênito. Dizer que crê no irmão Branham é fácil, difícil mesmo é aceitar seu ensinamento. Ensinamento este que não é dele próprio, mas de Deus. Os sinais sobrenaturais na vida deste homem provam que o seu ensinamento é verdadeiro. Pois Deus jamais vindica a um falso ensinamento. Se Deus vindicou a este homem então podemos descansar nos ensinamentos que vieram através dele.
E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
João 3:1-2
Assim vemos que O Filho foi o próprio Deus sendo criado, Ele não foi uma outra pessoa, um outro ser, mas Ele foi o próprio Deus se tornando uma criação. Então Jesus Cristo não foi o Filho eterno, mas sim o Deus eterno, pois como Filho Ele teve um principio, mas não como Deus.
Eterno era o Seu manto. Ele estava vestido com Vida Eterna. Ele nunca teve princípio. Ele nunca iniciou em Belém, você sabe, como as pessoas tentam pensar que Ele iniciou. Ele não teve princípio. Amém! Vestido com Vida Eterna, e colocou isto de lado para tomar um velho, empoeirado manto de morte por você e por mim. Maravilhoso! O Céu era Seu palácio. Todo o Céu pertencia a Ele. Esse era o Seu palácio. Nada poderia alguma vez brilhar com Ele. E Ele veio até a terra e até mesmo disse: “As rapozas têm covis, e os pássaros têm ninhos, porém Eu nem mesmo tenho um lugar para encostar Minha cabeça.” Isso é Maravilhoso, não pensam assim?
Senhores, Queríamos Ver a Jesus. Pagina 26
Mas eles não entendem isto, então se levantam e vem novamente e dizem: o profeta disse que Deus não é um como o meu dedo, então sendo assim o filho é um ser e o pai é outro ser distinto. Mas o profeta vem pacientemente e explica na Mensagem da Graça no parágrafo 78:
...Vocês que tentam fazer com que Deus seja três deuses, ou vocês que tentam fazer Dele um, como o seu dedo. Ele é um em pessoa!
Você notou isto? Quando o profeta fala que Deus não é um como o dedo, ele não está querendo dizer com isto que o Pai e o Filho são dois seres distintos, duas pessoas. Mas ele explica bem claro nesta Mensagem que o Pai e o Filho são a mesma pessoa, “Eles são o mesmo Ser“. O Desvelar de Deus. Parágrafo 50,51. Porém essas pessoas usam a todas as expreções do irmão Branham, nas quais elas possam torcer e falar que ele está ensinando a dualidade. Uma outra expreção do irmão Branham que elas torcem para este fim é a que ele diz que: “Deus era um ser dual, hora era o Pai falando, hora era o Filho falando”. Porém nessa ânsia de defender essa heresia, eles acabam lutando contra eles mesmos, pois nessa expressão o irmão Branham diz bem claro que o Pai e o Filho eram “um Ser dual”, não dois ou três, mas somente um Ser. Assim o tiro que eles dão sempre sai pela culatra. O que acontecia com Jesus é que nele habitava duas naturezas, a humana e a Divina. Ele era completamente homem e completamente Deus. Isto não significava que o Pai e o Filho fossem dois seres distintos. Veja a seguir o verdadeiro significado desta unidade entre Pai e Filho:
96- Agora, deixem-me desenhar-lhes um circulo pequeno. Se tivesse um quadro... Quero que observem bem. Vou fazer um círculo assim. Agora vou fazer outro circulo dentro desse outro; e são dois. Então vou fazer outro circulo dentro desse; são três círculos, três círculos. Agora, esse é você. Esse é Deus. Deus numa trindade é Um, e sem uma trindade não é Ele, Deus. Não pode ser manifestado de nenhuma outra maneira. Tão pouco você pode ser manifestado sem ser a pessoa trina que é você. Esse é corpo, espírito e alma. Sem um deles não esta completo. Vêem? Se vocês não tivessem alma, não seriam nada; se não tivessem espírito não seriam nada. Se não tivessem corpo, seriam um espírito, não um corpo. Assim, Deus é completo na tríplice unidade de um ser, não na unidade tríplice de seres, mas sim um ser numa tríplice unidade. Pai, Filho e Espírito Santo são um verdadeiro Deus manifestado.
E Não Sabeis?
Quando o irmão Branham disse que Jesus até o batismo foi somente um homem, isto significa que até ali Deus ainda não havia descido sobre Ele na Plenitude do Espírito Santo e usado aquele corpo para cumprir o Ministério do Filho do Homem (O Deus Profeta). Isto tem o mesmo significado da expreção do irmão Branham, quando ele fala que Deus teve de sair de Jesus para que Ele pudesse morrer. Você pode notar que nesse tempo Jesus ainda não tinha iniciado Seu Ministério de Profeta, por isso Ele não fez nenhum milagre enquanto estava naquela forma. Agora, nos três anos e meio de Ministério do Filho do Homem, de Deus em Plenitude corporal, ali Jesus foi ao mesmo tempo completamente Deus e completamente homem. Ele chorou como um homem na sepultura de Lazaro, mas quando Ele chamou Lazaro do sepulcro, ali já era Ele na forma de Deus, completamente Deus. Também no barquinho, ali Ele estava tão cansado, que dormiu profundamente, como qualquer homem cansado. Porém quando Ele levantou e repreendeu a tempestade, ali já era Ele na forma de Deus, completamente Deus. Note que em todas as Mensagens onde o irmão Branham prega sobre isto, que em nenhuma delas ele fala como os dualistas falam, que dormindo ou chorando era a pessoa do Filho, mas que acalmando a tempestade ou ressuscitando a Lazaro já era o próprio Deus.
O que as pessoas não compreendem é que Deus se tornou completamente homem em Belém, não se tornou Deus ali, mas homem, pois Deus Ele já era bem antes de nascer na mangedoura. Isto é difícil para a nossa mente conceber, pois ela é finita, dependemos totalmente da revelação de Deus para vermos que Deus de fato se transformou em um homem, 100% homem. É por causa disto que o irmão Branham ensina que foi Deus quem morreu por nós na cruz, pois Deus tinha Se tornado homem. Isto é porque aquele homem era Deus, mas era Deus na forma de Filho, na forma de Homem, Ele ali era 100% homem. Seria injusto Deus enviar uma outra pessoa para morrer por nós, sendo que foi Ele quem fez a Lei. Então sendo justo, Ele se tornou homem, 100% homem e nesta forma de homem Ele morreu por nós na cruz.
“Deus velado em Jesus, para fazer a obra de redenção na cruz. Deus não podia morrer, como Espírito. Ele é Eterno. Mas Ele teve de pôr uma máscara e representar o papel de morte. Ele realmente morreu, mas Ele não o podia fazer em Sua forma de Deus. Ele teve de fazê-lo na forma de Filho, como Filho do Homem, na terra. Vê? Ele teve de ser forma de Filho. Logo quando Ele retornou em Pentecostes, Ele era Filho de Deus novamente. Está vendo o que eu quero dizer? Entende a idéia? Ele era...”
O desvelar de Deus, parágrafo 92.
81 Várias vezes quis saber o porque disto; que Jesus de Nazaré... E muitas vezes me indagaram. Por que um homem como Jesus teve que ser batizado? Por que esta Pessoa teve que ser batizada como um ato de arrependimento e confissão quando Ele era o Santo, Imaculado, Inadulterável FILHO DO DEUS VIVO? Por que esta Pessoa teve que ser batizada sendo um homem maduro? O batismo é após a confissão. Ele não tinha confissão alguma para fazer, pois Ele era Deus. E, Ele, por que teve Ele que ser batizado como foi, “para arrependimento”, uma vez que não precisava de nenhum arrependimento, pois Ele era o Deus infalível?”Ele estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não o conheceu”. Por que Ele teve que ser batizado?
Assim nos convém cumprir toda justiça
Uma outra expressão do irmão Branham que eles gostam de usar para ensinar que o Filho não era o próprio Deus é a expressão do irmão Branham: “Deus morou numa casa de três cômodos na terra, corpo, alma e espírito”. Agora, é evidente que Jesus tinha corpo, alma e espírito, pois ele era um homem completo. Porém, o irmão Branham é enfático em afirmar que Ele também era completamente Deus. O que as pessoas não conseguem entender é isto, como que Ele podia ser completamente homem e ao mesmo tempo ser completamente Deus e ainda assim ser somente uma Pessoa, um Ser apenas. O problema é que as pessoas naturais precisam conceber as coisas intelectualmente, porém para com Deus não é assim, Ele tem um outro caminho para Se interagir com os Seus filhos, o qual é a fé. Nem o próprio irmão Branham podia entender como que Cristo e Deus eram a Mesma Pessoa, ele somente cria nisto porque a Bíblia ensina assim. Portanto é isto, Deus mudou a Sua forma de Deus para homem, Ele não estava brincando, mas Ele de fato Se tornou completamente um homem. Todavia, aquele homem também era completamente Deus.
61 Todos nós aqui, esta tarde, que somos cristãos, cremos que Jesus Cristo foi a Palavra de Deus, manifestada. Cremos que Ele nasceu de uma virgem. Ele foi o tabernáculo no qual o Deus Todo-poderoso fez moradia, aqui na terra. Não apenas um profeta, não APENAS UM HOMEM comum, mas o Próprio Deus manifestado na forma de um homem. Ele foi Emanuel, "Deus conosco." Cremos nisso, de todo o coração. E agora note quando Marta ou... Shalom
Uma outra expressão do irmão Branham que esse grupo gosta de usar, de uma forma desconectada do resto da Mensagem é claro, para tentar fundamentar essa heresia da dualidade na Mensagem, de que o Pai e O Filho são dois seres distintos, é uma frase isolada, onde está escrito: “Interpretar mal a Jesus Cristo sendo a Palavra, você faria Dele um deus tirano de três. Ou você faria Dele a segunda pessoa de uma divindade”.
74 Observem. Interpretar mal a Jesus na forma de Deus em um homem, você faria Dele... Você faria Dele um deus tirano de três. Interpretar mal a Jesus Cristo sendo a Palavra, você faria Dele um deus tirano de três. Ou você faria Dele a segunda pessoa de uma divindade. E para fazer isto, você faria uma confusão com toda a Escritura. Você nunca chegaria a parte alguma. Então Ela não deve ser interpretada de uma maneira errônea.
Cristo é revelado em sua própria palavra
Esta frase isolada até que pareceria de fato em um estudo superficial que Jesus Cristo não seria a Palavra e não sendo a Palavra, obviamente Ele também não seria Deus. Mas como pode ser isto o que o irmão Branham está querendo ensinar nesta frase, sendo que ele gastou quase toda a sua vida para provar que Jesus Cristo é A Palavra, o próprio Deus encarnado.
Mas ao examinar o texto geral desta Mensagem “Cristo é revelado em sua própria palavra”, nós vemos que não é isto o ensinamento trazido pelo irmão Branham na Mesma. No parágrafo 76 desta Mensagem o irmão Branham nos diz que se nós interpretarmos a Jesus Cristo de um modo errado na Bíblia, Dele Mesmo não ser Deus (A Palavra), nós então O fazemos ser a segunda pessoa, ou, um deus tirado de três, contrariando cada Palavra da Bíblia. Isto quebraria o primeiro mandamento, “Não terás outros deuses diante de mim”. Nisto nós vemos que o Pai e O Filho são a mesma pessoa.
76 Se qualquer pessoa interpreta a Jesus Cristo de um modo errado na Bíblia, Dele Mesmo não ser Deus, O faz ser a segunda pessoa, ou, um deus tirado de três, isto contraria cada Palavra em toda a Bíblia. Isto quebraria o primeiro mandamento, “Não terás outros deuses diante de mim”. Correto. Isto faria de toda a raça cristã um punhado de adoradores pagãos, adorando a três deuses diferentes. Vê que tipo de Bíblia você teria? Então isto faria de nós o que os Judeus dizem que somos. Dizem, “Qual daqueles deuses é o seu deus?” Vêem? Então vê você, você não pode - você não deve interpretar a Bíblia de alguma maneira errada, pois Jesus Ele Mesmo é a interpretação da Bíblia quando Ele foi manifestado na era, que a parte de Seu Corpo foi manifestada. Se é a era da mão, deve ser a mão; não pode ser a era da cabeça. Se é a era da voz, bem, então, não pode ser a era do pé. Vêem? E agora estamos na era do olho. E agora, o próximo é Ele, Ele Mesmo vindo. Vendo - profético.
Cristo é revelado em sua própria palavra
Vamos voltar um pouco nesta Mesma Mensagem e mostrar o irmão Branham ensinando que Jesus Cristo é a Palavra. Quando se fala o Nome “Jesus Cristo”, todos devem estar cientes que está se referindo ao Deus que Se encarnou e morreu na cruz, ressuscitando alguns dias depois. Sabemos que Ele é o mesmo Deus que enche os céus e a terra, porém é Ele numa forma humana, sendo um homem. Estamos falando isto por causa desse grupo da dualidade quase sempre interpretar o Nome “Jesus Cristo” como sendo O Pai e não O Filho. Mas o que nós temos de entender é que o Nome “Jesus Cristo” se refere uma Mesma e única Pessoa, a Qual Se manifestou no Velho Testamento como Pai, no Novo como Filho e hoje está Se manifestando na Forma do Espírito Santo.
33 Agora, Cristo e a Palavra são o mesmo. Vêem?
Cristo é revelado em sua própria palavra
Quando se fala a palavra “O Cristo”, isto significa O homem Ungido, O Messias. Jesus Cristo foi este Messias, O Cristo, O Profeta ungido. A Palavra sempre vem ao profeta, mas no caso de Jesus, não tinha como a Palavra vir a Ele, pois Ele mesmo era a Própria Palavra. Agora, se Ele não fosse a Palavra, como esse grupo dualista afirma, então sim, teria como a Palavra vir a Ele. Porém esse grupo está equivocado, pois Jesus Cristo foi tanto o Profeta quanto a Palavra. Isto é, os profetas de Deus não eram a Palavra, eles eram pessoas distintas da Palavra, a Qual é Deus. Porém Jesus Cristo era O Profeta e também era A Palavra, a Mesma Pessoa, o Mesmo Ser, o qual é Deus.
47- Ele era o Profeta de Deus, Servo: Deus o Profeta. Não... estava - estava - estava ali diante, o profeta de Deus, e este é Deus o Profeta, não o profeta de Deus. Isso foi Malaquias, Jeremias, Isaias, Elias e assim sucessivamente, mas este era Deus o Profeta. Não o profeta de Deus. Entenderam agora?
Todos os profetas que representaram Sua vida em porções, fizeram sua parte, porém n'Ele está a Plenitude de todos os profetas. Os profetas, a eles veio a Palavra do Senhor, aos profetas, porém Este era a Palavra e o Profeta, a mesma Pessoa. Vêem?
Perguntas e respostas - N 02
Agora, se Deus é a Palavra e O Filho também é a Palavra, então eles tem de ser a mesma pessoa, o Mesmo Ser ou então existe contradição na Bíblia. É por causa disto que Jesus disse “Eu e Meu Pai somos um”, pois eles são a Mesma Pessoa. Mas esses grupos dualistas são tão incrédulos que eles chegam até a dizer que: “Se Jesus disse ‘Eu e Meu Pai’, então esse ‘Ele e Eu’, não podiam ser a mesma pessoa, o mesmo Ser”. Pois seria como se Jesus estivesse dizendo: “Ele é Eu”, isto não faria sentido algum, dizem eles. Mas não importa o que esses grupos dualistas ensinam, pois nós seremos julgados através do que o irmão Branham ensina e não através do que qualquer grupo ensina. veja o que o irmão Branham ensina sobre este assunto:
Agora, o credo diz: “Eu e Meu Pai somos três,” porém a Bíblia disse, e Jesus disse: “Eu e Meu Pai somos Um.” Isso é Maravilhoso! Veja como Deus Se fez carne (Aleluia!), não alguma segunda, ou terceira, ou quarta pessoa, porém o Próprio Deus. Jesus disse assim! Argumente com Ele, não comigo; eu estou apenas dizendo o que Ele disse. “Eu e Meu Pai somos Um. Não sou Eu que faço as obras, é Meu Pai; Ele habita em Mim. Se vós não credes em Mim, crede na Palavra, porque Ele é a Palavra. E a Palavra foi feita carne e Eu sou. No princípio era a Palavra.”
Este mesmo escritor do Evangelho, João, disse: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós,...Isso faz a Ele e a Deus a mesma pessoa se Deus é a Palavra e Ele é a Palavra; “Eu e Meu Pai somos Um,” então.
Oh, isso é Maravilhoso. Sim, senhor! Tantas coisas poderíamos dizer sobre isso. Maravilhosas, coisas que Ele disse.
“Eu sou a Luz do mundo. Eu sou a Verdade que está no mundo. Eu sou o Caminho.” Não há nenhum outro caminho a não ser Ele. Simplesmente isso. Não passe por um credo: “Vinde a Mim.” Está vendo? “Eu sou o Caminho, a Luz, a Verdade.” Tudo que Ele era, aquelas palavras Maravilhosas que Ele disse. “Eu sou o Caminho. Eu sou a Verdade. Eu sou a Luz. Eu sou o_Eu sou o Primeiro. Eu sou o Último. Eu sou o Princípio. Eu sou o Fim. Eu sou Aquele que era, que é, e que virá. Eu sou a Raiz e Descendência de Davi. Eu sou a Estrela da Manhã. Eu sou o Alfa até o Ômega. Eu sou TUDO. Eu e o Meu Pai somos Um. Ele habita em Mim; Eu estou Nele; Ele é Eu!” Eles disseram: “Tu sendo homem fazes a ti mesmo Deus?” Oh, como Ele disse aos fariseus uma vez: “Vós errais não conhecendo a Palavra de Deus, nem o Poder de Deus. Vós errais por não conhecê-Lo.” Certamente! Maravilhosas palavras, Maravilhosas!
Senhores, queríamos ver a Jesus. Parágrafo 22 e 23
Esses grupos também erram por não conhecerem a Palavra e o poder de Deus. Eles pegam essas frases de Jesus, como por exemplo: “Eu e O Pai somos um” ou “Não sou Eu que fasso as obras, mas é O Pai que habita em Mim”. Então eles interpretam essas frases como se Jesus estivesse falando ali que “Eu (o Filho) Sou uma Pessoa e Ele (O Pai) é outra Pessoa, outro ser distinto de Mim”. Mas na verdade, quando Jesus se referia ao Pai, era como Se Ele dissesse que “Ele é Eu”, pois os dois são a Mesma Pessoa, apenas Se Manifestando em papéis diferentes. Jesus disse que Ele era o principio e o fim, o Alfa e o Ômega, que Ele era tudo. Isto porque O Pai e o Filho são Manifestações das Mesma e Única Pessoa, o Qual é Deus, a Palavra, O Verbo, O Logos. Quem Satanás tentou no deserto, O Pai ou O Filho?
278- Ele atacou a Jesus Cristo três vezes! FORAM três ATAQUES VIOLENTOS, TRAZENDO-LHE INCREDULIDADE A PALAVRA DE DEUS. Jesus era a Palavra. Sim, seguro: porém ele não o creu, pois disse: 'Se tu és... “. "Se tu és... Ali veio e. e com seus ataques violentos; assm é como ele o faz de vez em quando. Ele veio dizendo-lhe: "Se tu es Filho de Deus, mostra-me, pois, um milagre. Deixa-me vê-lo efetuado". Três vezes lhe atacou com o: "Se tu és".
279- Agora, que fêz Jesus? Jesus ERA a Palavra de Deus, e Satanás atacou à Palavra. Glória! Agora é quando estou sentindo que posso pregar: é a verdade. JESUS É A PALAVRA: "No princípio era o Verbo, e o Verbo Estava com Deus, e o Verbo era Deus. E aquele Verbo se fez carne Jesus era a Palavra. Que fêz? Ele o fez pedacinhos. Que coisa: [Aqui tenho que terminar]. Que fêz Jesus? Ele era a Palavra, e COM A PALAVRA CORTOU A SATANÁS QUANDO VEIO COM SEUS ATAQUES VIOLENTOS: Satanás se lançou como um regimento de tropas Especializadas na guerra: assim se lançou contra Jesus, a Palavra: logo, Jesus tomou a Palavra e o cortou em pedacinhos. ALELUIA! Sim, o cortou em pedacinhos; o derrotou com a Palavra.
A maior batalha jamais pelejada
Eles vêm novamente e dizem: se A Bíblia diz que Jesus está hoje nos céus à destra de Deus, isto quer dizer que são dois seres e que um Ser está ao lado do outro Ser. Mas o profeta vem e nos explica isto na Mensagem Hebreus, capitulo um, no parágrafo 117:
Assentado à destra da Majestade. O que significa destra? Não que Deus tenha uma mão direita e que alguém está assentado nela. Destra significa o “poder e autoridade”; teve autoridade de tudo no céu e na terra. E todos os céus e terra foram feitos por Ele.
Então eles continuam e dizem: O Filho não era Deus, pois Deus não morre e O Filho morreu, mas o profeta vem e diz:
Deus é um Espírito e Ele não pode morrer. Então Deus tinha que ser feito homem, e Ele morreu em carne humana, na forma de um homem chamado Jesus Cristo, e aquele era O Messias prometido que trouxe a graça. Lá é onde você vê que Deus e Cristo são a mesma pessoa,...
A Mensagem da Graça, par. 81.
Eles em um total desespero tomam todas as escrituras de uma forma isolada e tentam provar que o Pai e o Filho são duas pessoas distintas. Dizem eles: “Jesus disse que nem o Filho sabia do dia de Sua Vinda mas unicamente o Pai, Ele disse também que não fazia nada sem que o Pai lhe mostrasse primeiro”. Tentando provar que Jesus Cristo não era Onisciente, Onipresente e Onipotente.
O que esses grupos não sabem é que o Filho era um dos papéis que o Ser supremo estava interpretando e que neste papel o Filho realmente não sabia daquilo. Porém Jesus Cristo não era somente O Filho, mas Ele era o Pai também. Foi por causa disto que Pedro disse um dia para Jesus Cristo: “Senhor, tú sabes todas as coisas”. Ele era Onisciente. Jesus Cristo de fato sabia de todas as coisas, pois sendo Ele o Pai, Filho e Espírito Santo, então Ele era Onisciente, Onipresente e Onipotente. Veja em João três, Ele estava falando com Nicodemos e naquele mesmo momento Ele estava no céu também. João 3:13 e 21:17. Apocalipse 1: 8
61 Eu perguntei à minha classe a outra noite, quando nós estávamos pregando sobre o terceiro capítulo de São João, eu disse: “Eu vou deixá-los segurando isto até o próximo culto. Quando Jesus levantou-se e disse: ‘Ora, ninguém subiu ao Céu senão o que desceu do Céu, O FILHO DO HOMEM QUE Está NO Céu... ’” Isso necessita imunização. “Ora, ninguém subiu ao Céu senão o que desceu do Céu, O FILHO DO HOMEM QUE Está NO Céu,” e ali estava Ele, falando com Nicodemos. A igreja, eles ficaram atordoados por umas poucas horas, ignorando o que aquilo significava. Rapidamente eles se aquietaram. Eu disse: “Isso provou que Ele era Deus. Ele é onipresente.” Isto é exatamente correto. Seguramente. Ele estava imunizado. “Não sou Eu que faço estas obras. É a minha imunização. Meu Pai que habita em Mim, Ele é Quem está fazendo estas obras. E as obras que Eu faço, (São João 12:4), quem crer em Mim, as obras que Eu faço também as fará.” Amém. Qual é o problema com as igrejas? Qual é o problema hoje que as faz condenar isto, dizer que isto é do diabo? Elas ainda não têm sido imunizadas. Elas ainda não sabem o que é o soro. Esta é a razão. É a incredulidade, e incredulidade é pecado. Aquele que não crer já está condenado. A incredulidade é que faz isto.
O Caminho de Volta.
Eles questionam e dizem: E quando o irmão Branham diz que Deus deixou a Jesus no Getsêmani? Querendo provar com este parágrafo isolado que Deus e Seu Filho são duas pessoas distintas. Mas para isto eles têm que rejeitar a todos os outros parágrafos em que o profeta ensina que o Pai e o Filho são manifestação e ofícios da mesma e única pessoa, a qual é Deus.
Esses grupos interpretam esse parágrafo como se fosse uma pessoa abandonando uma outra pessoa, foi o que já dissemos antes, eles creem que Deus e seu Filho são duas pessoas distintas e usam esses parágrafos isolados para tentar defender essa heresia. Mas ao colocarmos esses parágrafos no todo da Mensagem, nós vemos que eles se encaixam perfeitamente Nela, a qual ensina claramente a doutrina da unicidade da Divindade, doutrina esta, que estes grupos rejeitam, ou seja, eles rejeitam a doutrina que ensina que O Filho de Deus é o próprio Deus encarnado, isto é, em outra forma e não outra pessoa distinta.
O Filho foi um dos personagens que Deus teve que representar e um dos Seus atos nesta forma, foi o abandono do Pai ao Filho no Jardim do Getsêmani, para que Ele pisasse sozinho o lagar da ira de Deus. Ou seja, Pai, Filho e Espírito Santo são Três ofícios e manifestações de uma única e mesma pessoa a qual é Deus, a Palavra. E nenhuma dessas manifestações foram pessoas distintas, pois se o Filho fosse uma pessoa distinta, o Espírito Santo também teria que ser, pois Deus é perfeito em três e não em dois, Deus sempre trabalha em linha com Sua matemática e nunca fora dela.
...A palavra grega ali, en morphe, quer dizer... Foi tirada do estágio de um ato, “aquela pessoa está mudando sua máscara para representar algum outro personagem.”
E agora a palavra grega “en morphe” quer dizer que Ele mudou Sua máscara. E isso é o que Deus fez. É o mesmo Deus o tempo todo. Deus na forma do Pai, o-o Espírito, A Coluna de Fogo, o mesmo Deus Se fez carne e habitou entre nós: En morphe, Se apresentando assim Ele pôde ser visto. E agora, esse mesmo Deus é o Espírito Santo. Pai, Filho, Santo-não três deuses, três ofícios, três atos do único Deus.
Quem é Este Melquisedeque? Par. 38- 40
Vemos então que O Filho sendo abandonado pelo Pai no Jardim do Getsêmani foi um dos atos que Deus teve que representar quando Ele esteve aqui na terra na forma do Filho. Agora, nós temos que entender, que toda estas manifestações de Deus foram necessárias, Deus teve que fazer tudo isto para nos poder salvar. Isto não foi uma brincadeira de Deus. Deus teve que representar todos esses papéis para Ele poder Se revelar aos Seus filhos. Você pode perguntar, mas porque Deus agiria assim, como em um drama, como se o Filho fosse outra pessoa e não Ele mesmo? Ele fez assim para que nós, meros seres humanos, pudéssemos entender melhor, pois de outra forma, nós nunca entenderíamos o grande plano da Redenção:
Isto é, Ele mudou a Si mesmo, Ele “derramou-Se dentro,” (Amém!) em uma outra máscara, em uma outra forma. Não que uma outra pessoa saísse Dele, chamada Espírito Santo, mas isso era Ele próprio. Entendem? (A congregação diz “amém”- ED.) Ele Próprio Se derramou nas pessoas. “Cristo em você!” Que lindo que maravilhoso, pensar, Deus Se derramando no ser humano, no crente. “Derramar!” Foi uma parte de Seu drama, assim fazer.
Deus, toda a plenitude, toda a Divindade corporalmente estava nesta Pessoa, Jesus Cristo. Ele era Deus, e Deus somente. Não uma terceira pessoa ou uma segunda pessoa, ou uma primeira pessoa; mas a Pessoa, Deus velado em carne humana.
Primeiro Timóteo 3:16: “ Sem dúvida alguma grande é o mistério da piedade; pois D-e-u-s, Elohim,” com letra maiúscula D-e-u-s, na Bíblia. Consulte sobre isso, qualquer um. Ela refere-se à, no original, Ela disse: “Elohim!” “No principio, Elohim.” Está vendo? “ E, Elohim, sem dúvida alguma grande é o mistério de Elohim; pois Elohim se fez carne, e nós o tocamos.” Elohim, velado em carne humana! O grande Jeová que cobria todo o espaço, tempo, e todo lugar, Se fez homem. Nós O tocamos, Elohim. “ No principio, Elohim. E Elohim Se fez carne, habitou entre nós.”
O quê? Esta é sua maneira, as partes do drama. É assim mesmo que Ele deve representar, Sua maneira de Se revelar a nós como alguma pessoa diferente. Nós somos mortais, e Ele sabe disso. E nós somente entendemos como mortais. Nós somente conhecemos como mortais. Nós somente conhecemos à medida que os nossos sentidos nos deixam conhecer, e o resto disso nós temos de crer por fé. Nós temos de dizer que há um Deus; quer o vejamos ou não, nós cremos, de qualquer maneira. Vê? Quer haja ou não, nós ainda cremos porque Deus assim disse.
O Desvelar de Deus. Parágrafo 78- 80
Mas os dualistas, que professam crer na Mensagem, eles não conseguem crer nessa doutrina do irmão Branham de jeito nenhum, de que O Pai e o Filho são apenas dois papeis representado pela Mesma e única Pessoa, Pessoa esta que é Deus, O Criador. É que isto é uma revelação e jamais será concebido pelo intelecto humano e por causa dessa incredulidade das pessoas, de não crerem que O Filho é o próprio Deus, eles então morrerão em seus pecados. Pois não crer que o Filho é Deus é pecado. Se você não crer que o Filho é o próprio Deus, você está perdido. Você coloca Nele uma terceira pessoa, segunda pessoa, ou qualquer outra pessoa além de Deus, você está perdido.
55 Eu disse: "Então vocês têm que rejeitar Jesus Cristo, pois Ele é a revelação de Deus, Deus revelado em carne humana." A menos que você veja isto, você está perdido.
Jesus disse: "A menos que creiais que Eu sou Ele, morrereis em vossos pecados." Ele é a revelação de Deus, o Espírito de Deus revelado em forma humana. Se você não puder crer nisso, você está perdido. VOCÊ COLOCA NELE UMA TERCEIRA PESSOA, SEGUNDA PESSOA, ou qualquer outra pessoa além de Deus, você está perdido. "A menos que creiais que Eu sou Ele, morrereis em vossos pecados." Uma revelação!
Os ungidos dos últimos dias. Parágrafo 55
Então eles já cansados, num último esforço, blasfemam e dizem: Então Jesus mentiu quando disse que não sabia o dia da sua Vinda e que só fazia o que o Pai lhe revelava? Isto sim é limitar a Deus e não conhecê-lo em suas formas, isto não foi mentira, mas foi somente Deus en-morphe, como já explicamos antes, isto é uma palavra grega que significa que Deus estava representando vários papeis, como um ator em uma peça. E foi isto o que aconteceu quando Deus se tornou homem. Ele estava representando um papel humano, um papel de morte, pois só assim Ele poderia salvar o ser humano. Ele não estava brincando de ser um homem, porém, Ele de fato se transformou em um homem. Sabemos que isto é difícil de entender, mas isto é fato, Deus Se fez carne, temos de crer nisto ou pereceremos!
“Deus velado em Jesus, para fazer a obra de redenção na cruz. Deus não podia morrer, como Espírito. Ele é Eterno. Mas Ele teve de pôr uma máscara e representar o papel de morte. Ele realmente morreu, mas Ele não o podia fazer em Sua forma de Deus. Ele teve de fazê-lo na forma de Filho, como Filho do Homem, na terra. Vê? Ele teve de ser forma de Filho. Logo quando Ele retornou em Pentecostes, Ele era Filho de Deus novamente. Está vendo o que eu quero dizer? Entende a idéia? Ele era...”
O desvelar de Deus, parágrafo 92.
Os dualistas que se dizem da Mensagem, eles chegam a tanta incredulidade que questionam a veracidade da própria Bíblia nos versículos onde ensina que O Filho é Deus, dizendo que ela foi adulterada através dos séculos e que portanto não podemos confiar totalmente em sua tradução. Mas acontece que o irmão Branham ensina que todos os verciculos da Bíblia são inspirados e que devemos confiar inteiramente em Sua revelação. No entanto, ainda que eles não creiam na Bíblia, eles fazem uso de alguns de seus versículos, de uma forma isolada é claro, para tentarem fundamentar a heresia da dualidade, como por exemplo do versículo onde Jesus disse: “Que sejam um, como nós somos um” ou onde Ele diz que a vida eterna é crer no Pai como sendo o único Deus verdadeiro. Eles interpretam estes versículos dizendo que Jesus Cristo, o Filho, não é o Deus verdadeiro, mas somente o Pai o é. Vamos ver agora através da Bíblia quem é o Deus verdadeiro e a vida eterna.
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
João 17:3
E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
João 17:20-22
Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
1 João 5:20
Dizem: "Bem, Jesus orou para que todos nós fôssemos um."
78 Então Ele também disse: "COMO PODEM ANDAREM juntos, dois andarem juntos, a não ser que eles estejam de acordo?" Ele disse "um," como Ele e o Pai são Um. E o Pai era a Palavra, e Ele era a Palavra feita manifesta. Ele era "Um" com o Pai, porque Ele era a manifestação da Palavra prometida de Deus. E assim é isto hoje, ou outro dia qualquer. Sim, senhor. Esse Deus é Um, Ele deseja que nós sejamos um.
79 Como pode este ser um, este negando o nascimento virginal, e este não, nega a cura Divina, e isto, aquilo, todos eles em uma confusão como essa? Alguns deles nem mesmo crêem em Deus, crêem que Ele era um Filho de Deus; crêem que Ele era o filho de José, chamado o Filho de Deus. Certamente! Os irmãos gêmeos dos luteranos, zwinglianos, crêem nisso, que Ele absolutamente era somente um bom homem. A Ciência Cristã disse que Ele era um profeta, somente um simples homem, que Ele não era Divino. Ora, se Ele não era Divino, Ele é o maior enganador que o mundo já teve. Ele era Deus ou Ele não era nada. Ele era Divino! Ele era a Deidade, Ele mesmo, feito carne entre nós, na pessoa do Filho de Deus. Certamente, isso é o que Ele era.
80 Agora nós vemos que a discrepância tem entrado. Nós sabemos que está aqui, ninguém pode negar isto. Oh, que coisa! Somente notem. Ele destruirá, esse grupo que afirma estar servindo a Deus. Observem isto.
81 Deus plantou a Sua Semente. Eu estou encerrando, porque é tempo de começar a fila de oração. Deus plantou a Sua Semente, e Sua Semente é Cristo. Eu vou pregar sobre isso em umas poucas noites, aonde Deus decidiu colocar o Seu Nome, o Senhor, permitindo, possivelmente em um dos cafés da manhã quando eu tiver um pouco mais de tempo. Olhem! Ele é o único Caminho de escape. Ele é a única Potestade verdadeira. Ele é o único Deus verdadeiro, não há nenhum outro além Dele. "Eu sou Deus, e o único Deus," Ele disse. Jesus disse: "Este é o mandamento: Ouve, ó Israel, Eu sou o Senhor vosso Deus, somente um Deus. Eu sou Ele. Por que buscais um outro? Um outro virá... Eu venho em Nome do Meu Pai, e vós não Me recebeis. Porém um outro virá em seu próprio nome, e a ele vós recebereis." E eles fizeram isto em Nicéia.
A Semente de Discrepância. 77-81
Sim amados, Jesus do Novo Testamento, foi o mesmo Jeová do Velho Testamento, Ele apenas mudou a sua forma, pois não seria justo, Deus enviar outra pessoa para morrer por nós, mesmo se essa Pessoa fosse Seu Filho, isto não seria justo, sendo que foi Ele mesmo quem deu a lei. A única forma de Deus ser justo, era Ele mesmo descer e morrer por seus filhos e foi isto mesmo o que Ele fez. Deus não enviou um filho, não enviou um anjo, mas Ele mesmo desceu e morreu por nós, mas Ele o fez na forma de Filho, portanto O Pai e O Filho são a mesma e única pessoa.
Muitos anos atrás houve uma outra conferência, gostaria de falar dela só por um momento. Essa foi quanto à estação natalina na qual estamos entrando agora, se haveria um Natal, ou não. Mas houve uma conferência no céu, acerca do que seria este plano de redenção. E foi decidido por Deus, que Ele Se tornaria homem, que Ele desceria e tomaria Sua própria maldição sobre Si mesmo. Não seria justo Ele enviar um anjo. Não seria justo Ele enviar nenhuma outra pessoa. Mesmo que Ele tivesse um filho, não seria justo Ele enviar Seu filho.
Não seria justo eu fazer José sofrer pelas coisas que eu determinei em julgamento. Eu não seria justo ao fazê-lo. Se prescrevi meu julgamento, e quero redimi-lo, a única coisa que posso fazer é sofrer por isso, eu mesmo.
Aquele foi o sinal. Aquele foi o golpe mortal em satanás.
Agora meu irmão católico, e também muitos dos meus protestantes, não estou querendo feri-los. Mas quando você tenta fazer Jesus um Deus um pouco menor que Deus, fazer Dele um Deus menor, você corta o pé Dele, o traz um pouquinho mais baixo que a cabeça de Deus e o faz um Deus menor, você está tão errado.
Conferência Com Deus. 106- 108
É isso que esse grupo faz com Jesus, eles cortam o pé Dele e O faz menor que Deus, eles estão errados, pois foi o próprio Deus quem desceu e morreu por nós e não outro ser. Ele se tornou Filho e morreu. Mas não adianta, por mais parágrafos que nós colocarmos aqui, isto não vai adiantar de nada para quem não for eleito, pois a Deidade de Jesus Cristo é uma revelação e só os eleitos verão isto. Mesmo o profeta ensinando tudo isto, ainda assim esse grupo não consegue crer que o Pai e o Filho são a manifestação da mesma pessoa, a qual é Jeová e não dois seres distintos.
Ele era o Pai guiando os filhos de Israel. Aquele era o Seu ofício, o grande Pai Jeová. E Ele habitou na terra, chamado o Filho. E agora Ele habita em Sua Igreja, chamado o Espírito Santo. Não três deuses, um Deus em três ofícios. Pai, Filho e Espírito Santo!
Hebreus, capitulo um. Parágrafo 119
O Filho foi Deus condescendendo-Se até tornar-Se homem e achado na forma de homem, humilhou-se a Si mesmo até a morte e morte de cruz.
Ele poderia ter vindo de outra forma, como eu disse, mas, um bebê, porque Ele se fez um bebê?...Aquilo era Deus chorando. Jeová chorando; um homem... Ele brincou como um menino na rua. Ele trabalhou como um homem, mas mesmo assim Ele era Emanuel. Este é o super sinal. Deus habitando na criação que Ele criou. O super sinal: “Isto será um sinal para vós”... O Deus Jeová na terra, como um fugitivo, um peregrino na terra que Ele criou; rejeitado e empurrado, e caçoado, e zombado; uma pedra de tropeço para o incrédulo, uma rocha de ofensa; um diabo, para o mundo religioso. Mas um sinal eterno, para o crente, “Deus conosco,” o super sinal. Vê você isto? Deus manifestado, Deus apresentado a si mesmo ao mundo como um fugitivo; poderia ter vindo de alguma outra maneira, mas escolheu vir desta maneira. Um super sinal, parágrafo 65 até 68.
Eles têm O Filho de Deus como apenas um profeta, o qual para eles, não era onipresente, onisciente e nem onipotente, o qual se divergia dos outros profetas apenas pelo nascimento virginal. As pessoas desses grupos não conseguem ver que o filho era o próprio Deus em uma manifestação de homem.
Apenas ouça estas palavras de novo: “Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Principio e o Fim, diz O Senhor, Que É, e que era, e que há de Vir, O Todo-Poderoso”. Isto é Deidade. Isto não é simplesmente um profeta, um homem. Isto é Deus. E não uma revelação de três deuses, mas de um Deus, O Todo-Poderoso.
Você viu isto? O filho é O Todo-Poderoso. O Onipotente, Onisciente e Onipresente, pois sabemos que Jesus Cristo era O Pai, O Filho e o Espírito Santo. A plenitude da Divindade corporizada. Mas esses dualistas quando olham para o homem Jesus, eles só conseguem ver um mero ser humano, um simples profeta que teve um principio e pensam que Ele iniciou ali em Belém, mas na verdade Ele nunca teve principio, pois esse homem que nasceu em Belém é o próprio Elohim, O Ser Auto Existente, sem principio e sem fim de vida.
Eles disseram: “Que tipo de Homem é este?” Maravilhoso! Amém! Maravilhoso! Você não crê que Ele era Maravilhoso? Seguramente Ele era Maravilhoso. Sim, senhor! Quando esse Próprio Homem deixou os céus, quando o sistema solar inteiro era Sua coroa - cada bilhão de estrelas que pairavam na terra, cada estrela, que milhões de milhas além... Quando eles olharam através daquele telescópio ali no Monte Palomar e puderam ver um espaço de 120 milhões de anos luz, e todos aqueles bilhões e trilhões de estrelas estavam em Sua coroa... E Ele as deixou para tomar uma coroa de espinhos. Quem faria isto? Maravilhoso! Oh, que coisa!
Eterno era o Seu manto. Ele estava vestido com Vida Eterna. Ele nunca teve princípio. Ele nunca iniciou em Belém, você sabe, como as pessoas tentam pensar que Ele iniciou. Ele não teve princípio. Amém!
Vestido com Vida Eterna, e colocou isto de lado para tomar um velho, empoeirado manto de morte por você e por mim Maravilhoso! O Céu era Seu palácio. Todo o Céu pertencia a Ele. Esse era o Seu palácio. Nada poderia alguma vez brilhar com Ele. E Ele veio até a terra e até mesmo disse: “As raposas tem covis, e os pássaros tem ninhos, porém Eu nem mesmo tenho um lugar para encostar Minha cabeça”. Isso é Maravilhoso, não pensam assim?
Senhores, queríamos ver a Jesus. Parágrafos 25b e 26a
Mas eles, não entendendo isto, então questionam dizendo: E quando a Bíblia diz que Jesus está hoje no trono do Pai e que um dia, depois que acabar a obra de Redenção, Ele sairá do trono de Deus e irá para o Seu próprio trono, isto não mostra claramente que O Cordeiro e Deus são dois seres distintos? Eles não entendem que o homem Jesus Cristo é o próprio Deus invisível, O grande Espírito que enche os céus e a terra. O Filho é o próprio Deus, só que numa forma humana, materializada, ou seja, Jesus Cristo é O Deus invisível feito visível e não outro ser distinto de Deus.
Ele tem estado fazendo a obra do Redentor semelhante; porém virá o tempo quando a obra de Redenção cessará. E quando cessar a obra redentora, então Ele deixa o trono de Deus onde está assentado agora; porque a verdade é que esse não é Seu trono. A Bíblia diz: “Ao que vencer darei que se assente comigo em meu trono, assim como Eu tenho vencido e me tenho assentado no trono de meu Pai”. Este não é Seu trono, mas pertence ao Espírito-Deus. Não pertence a Cristo, o Cordeiro: Ele é o Deus encarnado, o qual é o mesmo Deus porém feito carne.
O Terceiro Selo. Parágrafo 16
Vemos então que esses grupos estão todos confusos, eles dizem também que Cristo é o Espírito Santo e não O Filho de Deus, mas neste parágrafo está bem claro que O Cordeiro é Cristo e Paulo diz: Cristo em vós a esperança da glória, vemos então que é O Filho que está em nós hoje, pois Ele mesmo é O Espírito Santo. Pai, Filho e Espírito Santo, como já dissemos antes, são três ofícios e manifestações da mesma e única pessoa, a qual é Deus.
Não faz muito tempo eu estava falando com um rabino judeu. Ele me disse: "Vocês, gentios, não podem dividir Deus em três pedaços e dá-Lo a um judeu. Nós sabemos que não é assim." Eu lhe disse: "É exatamente este ponto, rabino, nos não dividimos Deus em três pedaços. o senhor crê nos profetas, não crê'?"
Ele disse: "Certamente que creio." "o senhor crê em Isaias 9:6'?" "De quem o profeta estava falando'?" "Do Messias."
Eu disse: "QUE RELAÇÃO TERÁ O MESSIAS com Deus'?" Ele disse: "Ele será Deus."
Eu disse: "Isso e correto." Amém.
Você não pode colocar Deus em três pessoas ou três partes.
Você não pode dizer a um judeu que há um Pai, e um Filho, e um Espírito Santo. Ele lhe dirá imediatamente de onde veio essa idéia. Os judeus sabem que este credo foi estabelecido no Concílio de Nicéia. Não é de admirar que eles escarneçam de nós como pagãos.
Nós falamos sobre um Deus que não muda. Os judeus creem isso também. Porém a igreja mudou seu Deus imutável de UM para TRÊS. Mas a luz está retornando ao entardecer. Quão extraordinárioé que esta verdade tenha vindo no tempo quando os judeus estão retornando para a Palestina. Deus e Cristo são UM. Este Jesus é AMBOS, SENHOR E CRISTO.
João teve a revelação, e JESUS era a Revelação, e Ele apresentou-Se bem aqui na Escritura-"EU SOU Aquele Que Era, Que É e Que Há de Vir, o Todo-Poderoso. Amém."
A REVELAÇÃO DE JESUS O CRISTO. Pagina 18
Assim vemos que o irmão Branham gastou a sua vida para ensinar que o Messias foi o próprio Deus encarnado e não alguma outra pessoa. Se Ele fosse uma outra pessoa, como um profeta por exemplo, Ele teria falado: “Assim diz o Senhor”. Mas acontece que Ele nunca disse isto, pois Ele é o Próprio Senhor. Sabemos que a palavra “Senhor” com a letra maiúscula significa “Elohim” Deus.
Quando Cristo veio, Ele foi a Plenitude. Ele foi o Profeta. Ele foi o-o Deus dos profetas. Esta vendo? Esta vendo.
O Sétimo Selo. Parágrafo 90
97 Vocês já notaram na Bíblia, simplesmente pensando outro dia, quando um profeta fala, ele diz: “ASSIM DIZ O SENHOR.” Porém quando Jesus falou, Ele nunca disse isso. Ele disse: “Porém Eu que falo contigo.” Então O chamaram de um profeta. Ele era Emanuel. Nunca disse: “ASSIM DIZ O SENHOR,” Ele era o Senhor. “Eu quem falo contigo.”
Pastor do rebanho
Mas essas pessoas questionam ao irmão Branham e dizem: “Você acha que Jesus falava com ele mesmo quando se dirigia ao Pai? “E quando Ele diz que todo poder dos céus e da terra lhe foi dado, é porque um outro ser lhe deu esse poder”, “ E quando Ele fala ‘Eu e o Pai somos um’, é claro, dizem elas, que esse ‘Eu’ e esse ‘Ele’ está mostrando que são dois seres distintos”. Essa lista de questionamento que essas pessoas fazem ao irmão Branham é grande, porém ele responde a todos os questionamentos. Agora, se essas pessoas creem na resposta do irmão Branham, isto já é outra coisa. Os eleitos crerão é lógico, porém os outros não.
E os onze discípulos partiram para a Galiléia para o monte que Jesus lhes tinha designado.
E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.
Mateus 28: 16 -18
95- Agora, ONDE ESTá O PODER DE DEUS? Onde está Deus? Se todo o poder do Céu e todo o poder na terra foi dado , então onde está Deus? Ai está Ele, veja. É Esse que está lhe falando. Muito bem.
Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as no nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo;
Mateus 28: 19
O Sétimo Selo (A Voz de Deus). Parágrafo 151, 152
Isaias disse: “Seu Nome seria chamado...” No mesmo capítulo ele disse: “Seu Nome será chamado...” Não, o capítulo 55 de Isaías disse: “Seu Nome será chamado Maravilhoso, Conselheiro, o Príncipe da Paz, Deus Forte, Pai da Eternidade”. Amém!
Desejaria que eu tivesse tempo. Eu deveria... Eu gostaria de tomar um texto sobre cada um deles: Conselheiro, Príncipe da Paz, Deus Forte, Pai da Eternidade, e Maravilhoso.
Vamos apenas tomar o pensamento Maravilhoso por um minuto, Maravilhoso. Oh, Isaias disse que Ele era Maravilhoso. Vamos pensar em algumas coisas que Ele disse que O fez Maravilhoso. O que O fez Maravilhoso? Quando Ele disse isto: “Eu e Meu Pai somos Um”, Maravilhoso! Diga-me que fariseu poderia ter dito isso. Diga-me que sumo sacerdote poderia ter dito isso, com Deus sustentando isto. Está vendo? Disse: “Se Eu não faço as obras, agora, não creiais em nada que Eu digo. Porém se Eu prego isso, então isto mostra que Deus enviou-Me para fazer isso”. Disse agora, Ele disse: “Eu e Meu Pai somos Um”, não: “Eu e Meu Pai somos três,” Jesus disse...
Agora, o credo diz: “Eu e Meu Pai somos três”, porém a Bíblia disse, e Jesus disse: “Eu e Meu Pai somos Um”. Isso é Maravilhoso! Veja como Deus Se fez carne (Aleluia), não alguma segunda, ou terceira, ou quarta pessoa, porém o Próprio Deus. Jesus disse assim! Argumente com Ele, não comigo; eu estou apenas dizendo o que Ele disse. “Eu e Meu Pai somos Um. Não sou Eu que faço as obras, é Meu Pai; Ele habita em Mim. Se vós não credes em Mim, crede na Palavra, porque Ele é a Palavra. E a Palavra foi feita carne e Eu sou. No princípio era a Palavra”.
Este mesmo escritor do Evangelho, João, disse: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós,... Isso faz a Ele e a Deus a mesma pessoa se Deus é a Palavra e Ele é a Palavra; “Eu e Meu Pai somos Um”, então. Oh, isso é Maravilhoso. Sim, senhor! Tantas coisas poderíamos dizer sobre isso. Maravilhosas, coisas que Ele disse.
Uma outra coisa que Ele disse: “Eu sou a Luz do mundo”. Diga-me que sacerdote poderia dizer isso. Diga-me que denominação pode dizer isso. Diga-me que credo poderia dizer isso. Isso é Maravilhoso.
“Eu sou a Verdade”. Oh, que coisa! Nossos credos estão a um milhão de milhas longe da Verdade. O credo não pode manifestar Deus. O credo não pode... Do mesmo modo que Elias disse no cume do Monte Carmelo: “Se Deus é Deus, que Ele responda”. O credo não o fará. Não, senhor! Porém Deus o fará. Quem é Deus? A Palavra, a Palavra manifestada. Ele o fará.
“Eu sou a Luz do mundo. Eu sou a Verdade que está no mundo. Eu sou o Caminho”. Não há nenhum outro caminho a não ser Ele. Simplesmente isso. Não passe por um credo: “Vinde a Mim”. Está vendo? “Eu sou o Caminho, a Luz, a Verdade”. Tudo que Ele era, aquelas palavras Maravilhosas que Ele disse. “Eu sou o Caminho. Eu sou a Verdade. Eu sou a Luz. Eu sou o - Eu sou o Primeiro. Eu sou o Último. Eu sou o Princípio. Eu sou o Fim. Eu sou Aquele que era, que é, e que virá. Eu sou a Raiz e Descendência de Davi. Eu sou a Estrela da Manhã. Eu sou o Alfa até o Ômega. Eu sou TUDO. Eu e o Meu Pai somos Um. Ele habita em Mim; Eu estou Nele; ELE é EU!”
Eles disseram: “Tu sendo homem fazes a ti mesmo Deus?”
Oh, como Ele disse aos fariseus uma vez: “Vós errais não conhecendo a Palavra de Deus, nem o Poder de Deus. Vós errais por não conhece-Lo”. Certamente!
Maravilhosas palavras, Maravilhosas!
Vamos pensar sobre as obras Maravilhosas uma vez. O que Ele fez? O que era Ele que Isaias disse que Ele seria Maravilhoso? Quando ele O chamou de todos os nomes que ele pôde: Conselheiro, Príncipe da Paz, Deus Forte, Pai da Eternidade, tudo isto, ele disse: “Ele é simplesmente Maravilhoso”. Maravilhosas palavras! Agora nós vamos falar sobre obras Maravilhosas por um minuto.
Senhores, queríamos ver a Jesus. Parágrafo 22 e 23
O que acontece é que esse grupo não crê que a Mensagem revela a Bíblia, eles a interpretam de suas maneiras carnais. Por exemplo, quando Pedro disse: “Too é o Cristo o Filho do Deus vivo”, esse grupo dualista então diz: “Está vendo quem é Jesus Cristo? Ele é o Filho do Deus vivo e não o próprio Deus e sobre esta Rocha a igreja está edificada”. Se você olhar a Bíblia sem revelação será isto que você verá mesmo, que o Filho não é Deus. Porém se você olhar na Bíblia através da Revelação, então você verá que O Filho é o próprio Deus e não outra pessoa distinta.
101- Eu não sei. Eu simplesmente tenho que levar a madeira até lá em cima, e a pregar. E esta madeira é a Palavra de Deus. E aí está o meu consolo, isto é certo, porque Isto foi construído da maneira que Deus disse para construí-La. "Sobre esta Rocha edificarei a minha Igreja. e as portas do inferno não prevalecerão contra Ela". Isto é correto. O que é isto? "Sobre esta revelação espiritual para saber QUEM é JESUS Cristo". Não a terceira pessoa da trindade; nenhuma trindade Nisto, ele é Deus, e somente Ele, manifesto em carne. É aí que Ele edifica a Sua Igreja. "E as portas do inferno não podem prevalecer contra Isto". Embora, isto mostre, que as portas do inferno estariam contra Isto, mas nunca seriam capaz de prevalecer
O Consolador
E assim será com vários versículos, os quais, se você os tomar de uma forma isolada, desconectada do resto da Bíblia, parecerá que o Pai e O Filho são duas pessoas distintas. Veja em Apocalipse 5, quando O Cordeiro pega o Livro da destra de Deus, até parece que são duas pessoas distintas. Porém ao olhar estas Escrituras através da revelação, onde a verdadeira Igreja está edificada, então você olha estas Escrituras alinhadas com o resto da Bíblia, onde você vê que somente existe um Deus, uma única Pessoa Divina.
Agora há uma porção da Escritura muito apreciada que os trinitarianos pensam provar seu ponto de vista de haver mais do que uma Pessoa efetiva na Divindade. É Apoc. 5:6-8: “E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados a toda a terra. E veio, e tomou o livro da destra do Que estava assentado no trono. E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraramse diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos”. De fato estes versículos, se isolados, pareceriam provar o ponto de vista deles. Note, eu disse, estes versículos ISOLADOS. Entretanto, leia Apoc. 4:2-3 e 9-11: “E logo fui arrebatado em Espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e UM assentado sobre o trono. E o Que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda. E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graça ao Que estava assentado sobre o trono, ao Que vive para todo o sempre, os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do Que estava assentado sobre o trono, e adoravam o Que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade são e foram criadas.” Note atentamente que no versículo dois diz: “UM” (não dois ou três, mas UM) assentado sobre o trono. No versículo três diz: “O” (não os) [que estava assentado] era, na aparência, semelhante à pedra jaspe. No versículo nove diz que os animais davam honra “AO” (não aos) [que estava assentado]. No versículo dez diz que os anciãos prostravam-se diante “DO” (não dos) [que estava assentado]. No versículo onze diz que eles clamavam: “Digno és, SENHOR” (não Senhores). Também no versículo onze diz que ESTE sobre o trono era o “Criador”, Que é Jesus (João 1:3), Que é Deus-Espírito-Jeová do Velho Testamento (Gên. 1:1).
Mas não vamos parar aqui. Leia agora em Apoc. 3:21: “Ao que vencer lhe concederei que se assente Comigo no Meu trono, assim como Eu venci, e Me assentei com Meu Pai no Seu trono.” Também leia Heb. 12:2: “Olhando para Jesus, Autor e
Consumador da fé, o Qual pelo gozo que Lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” Note que de acordo com o Próprio Jesus, Que escreveu o Apocalipse, Ele está assentado COM o Pai. O Espírito em Paulo (e Esse Espírito é o Espírito de Cristo, pois Esse é o Espírito de Profecia por meio do qual vem a Palavra) diz que Ele está assentado à DESTRA de Deus. Mas quando João olhou ele viu somente “UM” sobre o trono. E não foi antes de Apoc. 5:6-8 (que vem depois de Apoc. 4:2-3 na seqüência de tempo) que vemos o “Cordeiro” tomando o livro “DO” Que estava assentado no trono, como indicado em Apoc. 4:2-3 e 9-10. O que é isto? É o mistério de “UM DEUS.” Ele (Jesus), saiu de Deus, tornou-se manifesto em carne, morreu e ressuscitou, e retornou ao “Seio do Pai.” Como João disse: “O Filho unigênito, Que está NO seio do Pai, Esse O fez conhecer.” João 1:18. Agora era tempo de Deus (Messias) voltar e reclamar Sua noiva e então Se apresentar (fazer-Se conhecido) a Israel. Desse modo vemos Deus novamente avançando para assumir um relacionamento físico com o homem como o “Filho de Davi, Rei dos Reis, e Senhor dos Senhores, e Noivo da Noiva Gentia.” NÃO é “Dois” Deuses, mas simplesmente UM DEUS manifestando Seus poderosos ofícios trinos e títulos.
As Sete eras da igreja. paginas 10 e 11
Eles também tentam fundamentar a essa heresia na Mensagem, de que o Pai e o Filho são dois seres distintos, usando a frase do irmão Branham de que o Filho de Deus teve principio mas Melquizedeque não. Porém este argumento é mais fraco do que a sopa que foi feita da sombra da sombra de um frango que morreu de fome. Pois sabemos que o Filho de Deus teve principio, é claro, isto porque todo filho tem que ter princípio. Todavia, além de Jesus Cristo ser Filho, Ele também era Pai. Por isto Ele disse: “Não vos deixarei órfãos”. É por isto que o irmão Branham diz que Jesus não é o Filho eterno, mas sim o Deus eterno. Isto porque como Filho Ele teve principio. Mas note que ao falar de Jesus sendo O Deus eterno e ao mesmo tempo Dele também sendo O Filho não eterno, que ele estava a todo tempo falando da Mesma e única Pessoa .Agora, Melquisedeque não foi filho, ele não nasceu de mulher alguma, ele foi uma teofania de Deus. Você entendeu isto? Todavia, ambos eram o Mesmo Deus, um era o Deus sem princípio e sem fim de dias, já o outro era o mesmo Deus, mas na forma de Filho, com principio e com fim de dias. Não dá para entender por que as pessoas fazem tanta confusão.
Quando Jesus foi manifestado no velho testamento como cremos nisto... Agora, vocês, pregadores lá fora, vocês podem discutir isto, faça o que vocês desejarem, mas estou falando o que eu penso. Vêem?
Quando Jesus foi manifestado em teofania no velho Testamento, na pessoa de Melquisedeque, não um sacerdócio, mas a pessoa, o homem... Vêem? Pois este homem ainda não havia nascido, mas Ele estava em uma teofania então, Ele não tinha pai, nem mãe. Ele era Deus Ele mesmo. Ele estava manifestado na forma de um homem chamado Rei de Salém, o qual é Rei de Paz e Rei da justiça. Vêem? Ele era Melquisedeque. Ele não tinha pai nem mãe, princípios de dias ou fim de vida. Vêem? Era Jesus em uma teofania na forma de homem. Poderia você entender aquilo? Correto.
Então Ele foi feito verdadeiramente carne humana e habitou no nosso meio na pessoa de Jesus Cristo Ele mesmo, nascido da virgem Maria. Ele veio daquela forma para que então Ele pudesse morrer, e voltou ao céu. Agora, nesses últimos Ele tem prometido manifestar a si mesmo na plenitude outra vez de sua carne em Espírito. Vêem? Pois como foi nos dia de Sodoma, assim também será na vinda do Filho do Homem. Agora, veja Sodoma, como ela está, o que aconteceu, é Jesus Cristo manifestado corporalmente na sua igreja hoje. (Vêem), fazendo as mesmas coisas, as mesmas obras, as mesmas coisas que Ele fez o tempo todo, nunca muda, o eterno. Vêem? E sobre a terra hoje, Ele tem se manifestado nos corpos humanos, nossos corpos humanos que Ele tem chamado, e Ele tem feito exatamente a mesma coisa que Ele fez várias vezes, e nos tempos de sua carne sobre a terra. E esta fazendo a mesma coisa hoje, porque Deus várias vezes falou aos pais através dos profetas, neste ultimo dia através de seu Filho, Jesus Cristo (Vêem?), o Filho sendo revelado nos últimos dias, Deus manifestado em carne humana, estabeleceu antes da destruição de Sodoma, o fim do mundo Gentio. Vê você isto? Há três manifestações.
Cristo é revelado em sua própria Palavra, Par. 139-141.
68 Agora, a diferença entre Ele e você como um filho... Vêem, Ele era no princípio a Palavra, um corpo en morfe. Ele entrou e viveu nisso, na Pessoa de MELQUISEDEQUE. Então mais tarde... Nunca mais ouvimos de MELQUISEDEQUE, porque Ele Se converteu em Jesus Cristo. MELQUISEDEQUE foi o Sacerdote, porém Se tornou em Jesus Cristo. Agora, vocês passaram por isso, porque naquela forma Ele sabia todas as coisas. E vocês nunca puderam saber isso ainda. Vocês vieram como Adão, como eu. Vocês se tornaram do atributo à carne para serem tentados. Porém quando esta vida estiver terminado aqui...” Se este tabernáculo terrestre se desfizer, temos um já esperando.” Esse é para onde vamos; isso é a Palavra. Então podemos olhar atrás e ver o que fizemos. Agora não o entendemos. Nunca temos nos tornado a Palavra; só nos tornamos o homem-carne, não a Palavra. Porém...
95 Agora, a verdadeira revelação de MELQUISEDEQUE que aparece foi... que Ele era Deus, a Palavra, antes de se fazer carne, Deus a Palavra. Porque Ele o tinha de ser; ninguém mais poderia ser imortal como Ele. Vejam, eu tive pai e mãe; vocês também. Jesus teve pai e mãe. Porém este Homem não teve nem pai nem mãe. Jesus teve um tempo em que começou; este Homem não. Jesus deu Sua vida; este Homem não podia, porque Ele era a Vida. E é o mesmo Homem todo o te mpo. Espero que Deus o revele a vocês. A mesma Pessoa todo o tempo.
Quem é este Melquisedeque?