Porque surgem as heresias em torno da Mensagem.
Como temos explicado antes, as heresias são obras de Satanás, ele as faz com o intuito de confundir as pessoas, para que elas não encontrem as doutrinas originais entre tantas falsas cópias. Ele sabe muito bem que, se as pessoas crerem em uma doutrina falsa, não precisa ser duas ou três, basta somente uma, elas serão condenadas por isto e estarão eternamente separadas da presença de Deus, pois isto é incredulidade, Jesus mesmo disse: “Quem não crê já está condenado”. Temos que voltar para a Palavra de Deus e deixar do que diz o homem. Toda Palavra de Deus.
Note, da Palavra Dele somente, não apenas uma Palavra mal empregada. Ninguém... Uma palavra matou a raça humana. Na Bíblia, em Apocalipse 22, uma palavra ainda matará o negócio todo, o nome desse será tirado do Livro da Vida. “Todo aquele que acrescentar uma palavra, ou tirar uma Palavra.” Nem uma palavra! Não... Não, quero dizer, não-não duas palavras, apenas uma palavra! Não uma sentença; uma palavra! Uma palavra! Oh, pessoal, vocês entendem? Provando A Sua Palavra. Par 160
Os pastores hoje, que se dizem da Mensagem, estão enganando o povo e dizendo a eles, que Deus não levará em conta as pequenas doutrinas e que as pessoas devem confiar em seus lideres, pois segundo eles, foi Deus quem os colocou ali para pastorearem os rebanhos. Porém isto é nicolaitismo, o que significa tirar A Palavra de Deus da liderança e estabelecer a liderança humana.
O profeta nos diz bem claro na Mensagem “O Único Lugar Provido Para Adoração” que, quando algum grupo que diz crer na Mensagem coloca um líder entre eles, para confirmar a Palavra de Deus, que aquele grupo já está morto e que já se tornou uma denominação. Pois não precisamos de homem algum para nos dizer qual é a doutrina certa e qual é a doutrina errada, pois Deus já enviou e vindicou o Seu profeta para isto.
Esses nicolaitas dizem que são o quíntuplo de Efésios, mas eles estão mentindo, pois o quíntuplo de Efésios jamais leva o povo a confiar neles, mas sim a confiar na Mensagem. Esses homens ensinam ao povo que Deus fala ao profeta e que o profeta fala aos pastores e os pastores são o que falam ao povo. Nisto nós vemos que eles se põem como mediadores entre o profeta e o povo e é isto que é nicolaitismo, um sacerdócio entre Deus e o homem. Sendo que o único mediador entre Deus e os homens é Jesus Cristo, O qual é A Palavra de Deus e Ela somente vem através de um profeta, portanto Deus fala ao profeta e o profeta fala direto ao povo, sem intermediários.
Mas vamos ver agora o caminho que o diabo usa para torcer a Palavra de Deus ao povo, usando é claro, esse falso quíntuplo de Efésios. Pois se o povo não confiasse nesses homens, eles próprios iriam e examinariam a Mensagem por si mesma e assim veriam o que era certo e o que era errado e não seriam enganados. Mas sabemos que não é isso o que acontece, eles confiam cegamente nesses ministérios de homens e assim cometem formicações espirituais, tomando outros líderes além da Palavra. Sendo que na Mensagem “Cristo é O Mistério de Deus Revelado” o profeta diz que A Igreja só reconhece uma liderança, A Palavra!
Uma das Principais causas do por quê surgem as Heresias em Torno da Mensagem.
A causa principal do surgimento dessas heresias entre os grupos que professas crer no irmão Branham é porque as pessoas não estão dando o real valor para as datas das Mensagens. Pois está bem claro na Mesma que a Luz da revelação da Palavra de Deus veio ao profeta gradativamente, como a luz da aurora, que vai clareando mais e mais até ser dia perfeito. Sendo assim, nós temos que concluir qualquer entendimento doutrinário da Mensagem, com a última Luz que veio ao profeta sobre aquela doutrina.
Vemos nas Mensagens que a revelação da Palavra de Deus não veio ao profeta em um só dia, mas ele foi aprendendo com Deus através dos anos e só chegou à plena revelação de Deus em dezembro de 1965. E sendo assim, se a pessoa pegar um ensinamento do começo de seu ministério e desconectá-lo dos ensinamentos futuros dessa mesma doutrina, sobre a qual veio mais luz, então aquilo irá fazer a própria Mensagem se contradizer.
Mas na verdade isto não é contradição, é somente mais luz vinda sobre aquele mesmo assunto. Por exemplo, tem uma Mensagem de 1954 em que o profeta fala que no corpo celestial a pessoa não poderá pegar na mão uma da outra, pois segundo ele nessa Mensagem, nós não teríamos nenhum dos cinco sentidos naquele corpo celeste. Porém quando veio a ele mais luz sobre essa doutrina, então ele viu que não era bem assim:
Agora. Mas quando morremos agora - quando morrermos agora, nós vamos diretamente à presença do Deus Todo Poderoso em um corpo celestial. Se eu encontrasse com o irmão Neville ali encima, se ambos morrêssemos agora, em uma hora de agora eu o encontraria; eu diria: saudações, irmão Neville, conversaria com ele. Eu não poderia dar um aperto de mãos; ele está em um corpo celestial. Eu poderia falar com ele; ele teria a mesma aparência que tem aqui. Eu me pareceria como sou. Mas nós poderíamos conversar um com o outro, mas não poderíamos nos tocar porque não teríamos nenhum dos cinco sentidos: visão, paladar, tato, olfato e audição. Vê? Mas seremos imortais, e poderíamos enxergar um ao outro. Nós viveremos nas esferas benditas sob o altar de Deus. Você não sabe que João viu as almas sob o altar clamando: “até quando, Senhor, até quando,” para voltarem à terra e serem sobre vestidos? Pergunta e Resposta numero 3 de 1954, parágrafo 18
Mas vemos que seis anos mais tarde, Deus o levou além da cortina do tempo e lhe mostrou que isto que ele pensava estava errado. Pois o corpo celeste tem sim o sentido do tato e ali sob o altar poderemos pegar nas mãos um dos outros e ter companheirismo como temos aqui. Com a diferença de que ali o companheirismo será perfeito, pois lá não existirão mais as glândulas sexuais.
Mas agora eu sei que aquilo é errado. Pois está escrito nas Escrituras, que eu digo que não é contrário, “Pois se este tabernáculo terrestre for desfeito, já temos um outro esperando”, outro tabernáculo que tem olhos, ouvidos, lábios e faculdades mentais. “Se este tabernáculo terrestre for desfeito”. Ele tem um corpo que pode sentir, pode falar. Adoção 1 . Confronto de Efésios com Josué. Parágrafo 14
E como este exemplo existe muito outros iguais a ele na Mensagem, que falam sobre doutrinas, as quais o irmão Branham não as entendia muito bem, mas que ao passar do tempo Deus foi trazendo mais luz a ele sobre aqueles assuntos e os cabos soltos foram sendo conectados. Até que em 1965 todas as doutrinas chegaram à perfeição e todos os ensinamentos foram consumados. Olha o que ele falou na Mensagem “Testemunhas” em 1953. Ele disse nesta Mensagem que O Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade. Porém mais tarde veio a ele a revelação de que não existem as três pessoas da trindade, pois este ensinamento é um dogma católico e não um ensinamento da Palavra de Deus.
39- E agora, como Teu pobre, indigno, inútil servo, parece caber a eu partir o Pão da Vida, para o povo novamente nesta noite. Senhor, eu oro que Tu auxilies, nesta noite. Que o Espírito Santo, a terceira pessoa da trindade, venha, tome a Palavra de Deus, e A coloque em cada coração, conforme sua necessidade. Então que Ela possa ser regada com fé, e trazer frutos em abundância. Concede, Senhor.
Testemunhas. Parágrafo 39. Pregada em 1953
Em alguns anos após a esta Mensagem, Deus revelou ao irmão Branham que O Jeová do Velho Testamento era O mesmo Jesus do Novo Testamento e não outra pessoa. Portanto não havia três pessoas na Divindade, mas somente uma. Depois que essa revelação veio ao irmão Branham, nunca mais ele voltou a dizer que o Espírito Santo era a terceira pessoa da trindade, pois veio mais luz a ele sobre este assunto.
Isto nós também podemos ver sobre o ensinamento de casamento e divórcio. No começo o irmão Branham cria que não poderia ter um segundo casamento de maneira nenhuma, nem para o homem e nem para a mulher. Porém mais tarde Deus revelou para ele que dependendo do motivo da separação, se fosse por causa de prostituição da mulher, ou que a mulher rejeitasse ao marido, cortasse seu cabelo ou adulterasse, que nesses casos o homem poderia divorciar e casar de novo. Portanto, se a revelação não veio ao irmão Branham gradativamente, então nós temos que concordar que há contradição na Mensagem. Porém está claro na Mensagem que a Luz da revelação veio gradativamente ao irmão Branham.
43- Mas agora apenas para dizer, "Eu... Irmão Branham, eu me casei e minha esposa é uma incrédula, e aqui tem uma irmã que eu posso me casar. Eu vou deixar esta e me casar com aquela". Oh, não! Realmente não! O seu voto é até que a morte vos separe, e não há nada mais neste mundo que te permitirá que case [na Bíblia] até que seu companheiro esteja morto. Isto é certo. O único motivo! Não existe um novo CASAMENTO em parte alguma de modo algum, exceto quando morre o companheiro.
Isto é tudo. Veem?
Pergunta e Resposta 43. Pregada em 1962
243 Todavia para endireitar este Casamento e Divórcio, de modo que você saiba o que era certo e o que era errado, agora Ele claramente mostra aqui nestes tipos. Há um Cristo; e muitos membros dessa Esposa. Note, Ele pode nos REPUDIAR por fornicações espirituais e falsa doutrina, a qualquer momento que queira; porém como você ousa tentar repudiá-Lo e sair-se bem? O homem pode REPUDIAR a esposa e casar com outra; mas não a mulher REPUDIAR o marido e casar com outro. Está vendo todas as sombras e tipos aí perfeitamente balanceados? Veja a criação original; não o subproduto em nenhum lugar. Não a igreja; a noiva através da Palavra. Não a mulher; o homem, cada vez. E por isso que nunca diz nada contra o homem fazer isto; é sempre a mulher. Exatamente.
252 Note, Ele pode REPUDIAR Sua esposa a qualquer momento que queira, porém ela não pode repudiá-Lo; Ele pode me fazer, Ele pode me lançar no pó a qualquer momento que desejar, porém, oh, irmão, é melhor que eu nunca tente lançá-Lo ali, eu estou liquidado.
Casamento e divórcio pregada em 1965
Olhe também a respeito da doutrina da Evidencia do Espírito Santo. Até meado de 1962, o irmão Branham ensinava que esta Evidência era ter os frutos do Espírito Santo, o qual é amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, fé, mansidão e temperança. Conforme está em Gálatas 5:22. Porém, algum tempo depois disto, veio a ele a revelação plena sobre esta doutrina e ele ensinou então, que a evidência do Espírito Santo não era ter os frutos do Espírito Santo, pois segundo a revelação que veio a ele, os fariseus e saduceus tinham mais desses frutos do que o próprio Jesus Cristo. Então Deus revelou a ele que a verdadeira Evidência do Espírito Santo era receber toda Palavra de Deus da hora, ou seja, dar amém a toda Palavra de Deus. Isto significa que a verdadeira Evidência do Espírito Santo é Crer em toda Mensagem da era, sem aumenta-la o diminuí-la em coisa alguma.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22
Porém, se você não tiver a revelação de que a Luz da Revelação veio ao irmão Branham gradativamente, como a luz da aurora, você irá pensar então que há contradição na Mensagem. Todavia, depois que esta revelação vem a você, você então passará a ver essa Luz da revelação vindo praticamente em quase todas as doutrinas que o irmão Branham ensinou. Isto te encherá de alegria, te dando o estimulo da Revelação! Olhe agora essa Luz da aurora, espiritualmente falando, vindo ao irmão Branham sobre a Mensagem desta última era:
140- Então, não há nada que você possa dizer: “Esta é a EVIDêNCIA DO ESPíRITO SANTO”, a não ser que seja a vida que você vive. Agora se você deseja falar em línguas, está perfeitamente correto se você vive uma vida digna para sustentar isto. Isto é correto. E se você deseja gritar, ótimo, isto é bom. Eu grito também, fico tão feliz as vezes, que, dificilmente consigo ficar calçado, eu pulo até eles saírem dos pés. E isto é maravilhoso... Eu creio nisto.
Hebreus capitulo 5 e 6. (1957)
268 (495 - Parág. antigo) Não há nada na Bíblia deixado como “EVIDêNCIA DO ESPíRITO SANTO”, somente os frutos do Espírito. Descubra qualquer lugar onde Jesus disse isto. Sim, Senhor, a EVIDêNCIA DO ESPíRITO SANTO é o fruto do Seu Espírito. Jesus disse assim, “Pelos seus frutos os conhecereis”. E o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, benignidade, bondade, paz, mansidão, humildade. E os frutos do inimigo são: inimizade, ódio, malícia, contenda e assim sucessivamente; estes são os frutos do inimigo. Então, você pode julgar pelo modo que você está vivendo, onde você está firmado com Deus. Se todo o seu coração está apaixonado por Ele, e você O ama e é dócil, e vive com Ele diariamente, você sabe que passou da morte para a Vida. Se não é isto e você é de outro modo, você está simplesmente personificando um cristão. E isto é certo. Pois, todas personificações com certeza serão expostas; nós sabemos disto.
Hebreus capitulo 6(1957)
242 E eu sempre ensinei: A EVIDêNCIA DO ESPíRITO SANTO é o amor perfeito. Vêem? Eu creio no falar em línguas, é claro. “Mas embora eu falasse a língua dos homens e dos anjos e não tivesse caridade, eu nada seria -- me tornaria como o metal que soa e o sino que tine.” Então, quando você fala em línguas e tem amor ali, aquilo te mostrará.
Desde então(1960)
58 “Amai-vos uns aos outros.” Disse Jesus: "E nisso conhecerão que sois Meus discípulos, se vos
amardes uns aos outros." Nisto é quando todos conhecerão que sois meus discípulos: Amando um ao
outro. Essa é a maior EVIDêNCIA DO ESPíRITO SANTO que eu saiba, quando puderem amar um ao outro. Sim,
senhor. Esse é o grande mandamento. Algo tremendo. Apesar de “você falar a língua dos homens e dos
anjos, se não tivesse amor, nada seria.”
Virando apara o norte (1961)
209 A EVIDêNCIA DO ESPíRITO SANTO é o fruto Disto, o fruto do Espírito, isto... Bem, agora, você diz, "Eu sou o talo, sou o cardo. Sou tão talo quanto aquele trigo é um talo". Mas que tipo de vida está em você? A vida que está nisto produz espinhos, sempre agitando e cortando, e muito vil e ruim, e tudo mais. Vêem o que quero dizer? Arrogante, vêem, este não é o fruto do Espírito . O fruto do Espírito é a mansidão, paciência, bondade, vêem tudo isto. Vêem?
Perguntas e respostas(1961)
Agora, repare nos parágrafos que estaremos pondo a seguir, que o irmão Branham fala que a evidência do Espírito Santo não é ter os frutos do Espírito, como ele havia afirmado nos parágrafos anteriores. Portanto, se você crê que se deve tomar todas as palavras do irmão Branham como sendo a infalível Palavra de Deus, então temos que aceitar que há contradição na Mensagem. Porém não existe contradição alguma na Mensagem, o que aconteceu foi que o irmão Branham expressou o seu ponto de vista, a sua opinião, como qualquer pessoa sincera deve fazer. No entanto, Deus veio mais tarde e revelou a seu servo qual era a verdadeira evidência do Espírito Santo. Portanto, a Mensagem que temos hoje, a Mesma é a infalível Palavra de Deus. O que temos que fazer é seguir a Luz da revelação que veio sobre cada ensinamento da Mensagem.
44- Agora, essa não é EVIDêNCIA DO ESPíRITO SANTO. Vêem? Não podes confiar no fruto do Espírito, porque o primeiro fruto do Espírito é amor. E a Ciência Cristã exerce mais amor que qualquer outro que eu saiba e eles negam mesmo que Jesus Cristo seja Divino. Vêem? só há uma EVIDêNCIA DO ESPíRITO SANTO que eu saiba, e essa é uma fé genuína na prometida Palavra da hora.
Perguntas e respostas(1964)
218 Há alguém aqui que ainda não recebeu o Batismo do
Espírito? Agora você diz: "Irmão Branham, eu lhe digo, gritei uma vez." Isso é muito bom. "Eu falei em línguas uma vez." Isso é muito bom, também. Mas ainda assim, não é disso que estou falando. Como pode você gritar e falar em línguas e negar a Palavra? A EVIDêNCIA DO ESPíRITO SANTO é crer em Sua Palavra. Sempre tem sido, em todas as eras, se você pode receber a Palavra. Aqueles sacerdotes superavam Jesus em um milhão de milhas quando se tratava dos frutos do Espírito: Gentis, e pacíficos, e mansos, humildes. Ele arrasava as igrejas,
chutava; e expulsava as pessoas, e as chamava "serpentes
disfarçadas" e tudo mais. Estão vendo? Mas Ele era essa
Palavra. Ele era essa Palavra. E isso: Creia em Deus. Deus é a Palavra. Creia Nisto.
Quem dizeis ser este? (1964)
66 Hoje, eu estava conversando com meu bom amigo Dr. Lee Vayle, o qual está presente agora. E ele é um -- um teólogo e tanto. E então nós geralmente temos algumas -- temos algumas boas discussões na Escritura. Muito inteligente, e ele me perguntou certa vez o que eu pensava da evidência inicial do Espírito Santo; era falar em línguas? (Isso foi há muitos anos atrás.) Eu disse: “Não, não posso ver isto.” Ele disse: “Nem eu creio.” Disse: “Embora eu tenha sido ensinado assim.” Ele disse: “O que você acha que seria uma evidência?”
67 Eu disse: “A evidência mais perfeita que posso pensar é o amor.” E então continuamos a falar sobre isto. E eu pensei: “Aquilo soou muito bem.” Então eu apenas me mantive naquilo: Se um homem tiver amor. Mas um dia o Senhor, em uma visão, me corrigiu, e Ele disse que a evidência do Espírito era aqueles que podiam receber a Palavra, nem amor nem falar em línguas, mas era o receber a Palavra.
68 E então o Dr. Vayle estava me dizendo que isso é escriturístico. Ele disse: “Porque em João 14 Jesus disse: ‘Quando Ele, o Espírito Santo vier sobre vós, Ele vos revelará estas coisas que vos tenho ensinado, e lhes mostrará as coisas que hão de vir.’” Então aí está a genuína EVIDêNCIA DO ESPíRITO SANTO. E ele nunca me disse nada errado ainda. É isto; a EVIDêNCIA DO ESPíRITO SANTO é poder crer na Palavra; poder recebê-La. Porque Jesus nunca disse: “Quando o Espírito Santo vier, você falará em línguas.” Ele nunca disse: “Quando o Espírito Santo vier vocês farão qualquer uma destas coisas,” mas Ele disse: “Ele tomará estas minhas coisas e as mostrará a vocês, e lhes mostrará coisas que hão de vir.” Então aí está a genuínaEVIDêNCIA DO ESPíRITO SANTO, de acordo com Jesus, Ele mesmo.
Cisternas rotas(1964)
Vemos então, que quando o profeta fala que ele nunca teve que voltar atrás com nada que ele ensinou, que isto não significava que ele não aprendia nada novo sobre a Palavra de Deus. Não era isto com certeza o que ele queria dizer, pois ele mesmo sempre ensinou que somente Deus não aprendia nada novo, por Ele ser a própria fonte de toda sabedoria. Na verdade, o que ele queria dizer com essa frase era que ele começou com a pura e santa Palavra de Deus e que ele nunca precisou voltar atrás com isto, só o que aconteceu foi que veio a ele mais luz sobre essa mesma Palavra de Deus que ele sempre ensinou.
Neste momento você pode estar perguntando: “Como eu vou distinguir na Mensagem o que é a opinião do irmão Branham e o que é a Palavra de Deus então?” Isto é fácil de saber, pois toda a Mensagem é a Palavra de Deus, o que aconteceu foi que alguns ensinamentos precisaram ser lapidados por Deus até que eles ficassem perfeitos, como foi o caso dos ensinamentos sobra as doutrinas: A Divindade, o corpo celeste, o sete trovões, a terceira puxada, a semente da serpente, as duas unções, casamento e divórcio, a Evidência do Espírito Santo. etc.
Nós vemos na Mensagem que estes ensinamentos foram sendo revelados ao irmão Branham gradativamente, como a luz da aurora, que foi clareando mais e mais até que em 1965 eles foram concluídos e ficaram perfeitos e assim Deus pode levar o seu instrumento humano para casa. É por causa disto que a conclusão sobre estes ensinamentos estão nas ultimas palavras em que o irmão Branham falou sobre eles.
Precisamos entender que o irmão Branham era somente um ser humano e como tal ele não sabia de todas as coisas, ele ia aprendendo de acordo com a medida que Deus tirava o véu e o deixava ver os mistérios escondidos dê sua Palavra.
Nós vemos nas Mensagens anteriores ao Sétimo Selo que o irmão Branham tinha a opinião de quê os Sete trovões fossem trazer à Igreja um grande avivamento de cura divina, o qual seria acompanhado de muitos sinais e maravilhas, veja o que ele disse na Mensagem “Senhores, é este o Tempo?” nos parágrafos 313e314, esta Mensagem foi pregada antes da Revelação dos Sete Selos:
...E sendo o mistério consumado, o Anjo disse:“O tempo não será mais,”e os sete trovões fizeram soar suas vozes. E se é algo para nos deixar saber como entrar na fé do rapto? É? Correremos e saltaremos sobre paredes? Haverá algo se preparando para ocorrer, e estes velhos corpos vis, fadados a se perder, vão ser mudados? Oh, Senhor! Viverei para vê-lo? Estará tão perto que o verei? É esta geração? Senhores, meus irmãos, que tempo é este? Onde nos encontramos?
Nos primeiros Selos ele também expressa essa mesma opinião, de que os Sete Trovões iriam trazer um avivamento de cura divina para a Igreja, como podemos constatar nessas Mensagens abaixo:
35... Logo vêm sete TROVõES misteriosos que nem estão escritos. Correto. E eu creio que por meio dos sete Trovões será revelado nos últimos dias o que se necessita para preparar a Noiva para ter a fé do rapto, porque o que temos agora não poderíamos subir. Há algo que tem que vir para preparar-nos porque como estamos agora apenas podemos ter cura divina. Temos que ter suficiente fé para sermos transformados em um momento e sermos tirados da terra. E veremos [Deus permitindo], onde está isto escrito.
Primeiro selo. Parágrafo 35
104- E essa é a mesma razão porque os avivamentos que devemos ter hoje... Agora temos tido avivamentos denominacionais, porém não temos tido uma verdadeira sacudida. Não, não senhor. Não pense que temos avivamentos, porque não os temos. Têm milhões e milhões de membros de igrejas, porém não há nada avivamento. A Noiva ainda não tem tido um avivamento, ainda não tem havido ali nenhum nenhuma manifestação de Deus para sacudir a Noiva. Estamos esperando isso. Se necessitarão destes sete Trovões misteriosos para despertá-la. Ele os mandará o tem prometido.
Terceiro selo. Parágrafo 104
106- Agora ontem à noite vimos que vinha com sua grande espada para matar, e também vemos que ele será morto com a Espada - a espada da Palavra. A Palavra de Deus é uma espada de dois fios que o matará. Espere você até que esses Sete Trovões pronunciem suas vozes; e aquele grupo que em verdade pode tomar a Palavra de Deus e colocá-la bem, então cortará e partirá poderão cerrar o céu; poderão fazer isto ou aquilo ou o que lhes apraz.
107- Ele será aniquilado com a Palavra que procede de Sua boca, a qual é mais aguda que toda espada de dois gumes. Eles poderão chamar cem bilhões de toneladas de moscas se assim o desejam. Amém:
O que eles disserem assim sucederá porque será a Palavra de Deus procedendo da boca de Deus. É a Palavra de Deus, porém Ele sempre usa ao homem para colocá-la em operação. Deus podia haver chamado as moscas ali no Egito, porém disse: "Moisés isto corresponde a ti. Eu te digo o que deves fazer, e tu vá e o facas". Assim o fez. Podia haver escolhido o sol para essa obra, ou a lua ou o vento, porém disse: "Moisés...", Ele escolheu Seu homem. Bem.
Quarto selo. Parágrafos 106-107
Podemos ver por estes parágrafos que o irmão Branham tinha a opinião de que os Sete Trovões iriam trazer um tremendo avivamento de cura divina entre a Noiva e que A Palavra Falada seria ministrada poderosamente em Seu meio novamente. Porém quando a revelação dos Sete Trovões veio a ele no Sétimo Selo e Deus lhe revelou que os Sete Trovões eram o mistério da Vinda de Jesus Cristo, então a partir desta data, ele nunca mais voltou a relacionar os Sete Trovões com avivamento de cura divina. Pelo contrário, quando questionado sobre este assunto, ele sempre respondia que os mistérios dos Trovões estavam contidos nos Sete Selos. Portanto ninguém deve acrescentar ou tirar nada do que foi revelado sobre os Sete Trovões no Sétimo Selo, pois foi somente neste último Selo que foi realmente revelado o que é este mistério.
Porém tão certo como eu estou de pé aqui na plataforma esta noite, tive a revelação que revelou isto, e é numa maneira tríplice. E agora com ajuda de Deus quero lhes falar de uma parte disso. Então vocês... Primeiramente vejamos isto. Aqui está a revelação para dar começo porque quero dizer-lhes o que é. O que sucedeu é: aqueles sete trovões que ele escutou e que lhe foi proibido escrever, esse é o mistério detrás desses sete trovões consecutivos que saíram. O Sétimo Selo Parágrafo 141
Sete é o número perfeito de Deus e houve sete trovões consecutivos um após o outro. Estes sete trovões soaram assim rapidamente, como se estivessem soletrando algo. Agora notem pois que nesse tempo, João começou a escrever e lhe foi dito:” não o escrevas” . Jesus nunca falou disto; João não podia escrever; os anjos não sabiam nada disto. Então, que é? É aquilo do qual disse Jesus que nem os anjos no céu o conheciam. Nem o próprio Jesus o conhecia, porque Ele disse que somente Deus o conhecia...
O Sétimo Selo Parágrafo 143
Sete trovões fizeram soar as suas vozes, e João foi até mesmo proibido de escrever isto, veja, a Vinda do Senhor. Essa é uma coisa que Ele não tem revelado ainda, de como Ele Virá, e quando Ele Virá. É uma boa coisa que Ele não revele. Não. Cristo é o Mistério de Deus Revelado. Par 106
Está bem claro aqui que os Sete Trovões é o mistério da Segunda Vinda de Jesus Cristo. Essa revelação dos Sete Trovões veio ao irmão Branham no Sétimo Selo e note que depois da revelação deste último Selo, o profeta nunca mais voltou a falar que Os Sete Trovões seriam revelados antes da Segunda Vinda de Jesus Cristo, como ele havia falado nos Selos anteriores. Pois no Sétimo Selo lhe foi revelado que a Segunda Vinda de Jesus Cristo era o próprio mistério dos Sete Trovões e sempre ao ser redargüido sobre os trovões, ele sempre respondia que os Sete Trovões já tinha sido revelados nos Sete Selos. E sabemos que foi O Sétimo Selo que revelou os Sete Trovões e não algum outro Selo anterior. Depois que esta revelação veio a ele, isto mudou completamente suas opiniões.
“Têm os Sete Trovões os quais se igualam sete mistérios já sido revelados”? Foram revelados nos Sete Selos, porém ainda são- porém ainda não nos são dados a conhecer como os Trovões?
Resposta: Não, nos Sete Selos foram revelados, disso se tratavam os trovões. Eles haveriam de revelar... Os Sete trovões que emitiram suas vozes e ninguém podia entender o que eram... João sabia o que eram, porém lhe foi proibido escrevê-lo. Ele disse: Porém o sétimo anjo, nos dias de seu toque, os mistérios dos sete trovões serão revelados’. E anjo é um mensageiro da sétima era da igreja.
Pergunta 21e- página 23, parágrafo 78 da mensagem Perguntas e Respostas nº 4 de 30 de Agosto de 1964:
Agora, este mensageiro de Mal. 4 e Apocalipse 10:7 fará duas coisas. Primeiro: Segundo Mal. 4 ele converterá os corações dos filhos aos pais. Segundo: Ele revelará os mistérios dos Sete Trovões em Apoc. 10, os quais são as revelações contidas nos sete selos. Serão estas ‘verdades mistérios’ divinamente reveladas que literalmente converterão os corações dos filhos aos pais do Pentecostes. Exatamente assim. A era da igreja de Laodicéia, página 295.
E ele disse: “Bem, então, aqueles sete trovões, o senhor veja,” disse, “ não seriam aqueles sete trovões soando, não será aquilo uma revelação a ser dada a algum homem?”
Eu disse: “Não, senhor, isso estaria lhe acrescentando algo ou lhe tirando algo.”
Esta tudo revelado ali dentro, e o Sete Selos abriram totalmente a revelação do que foi aquilo!... O Desvelar de Deus parágrafo 277-279
...Porem nos últimos dias, a razão por que isso foi uma coisa tão tremenda, porque Ele falou disto aqui e mostrou esses Sete trovões. E as re-...Look e Life. Cristo é o mistério de Deus revelado. Parágrafo 206
As pessoas fazem confusão por não compreenderem que o irmão Branham tinha as suas opiniões próprias também, como todos os seres humanos têm, como é o caso da predição que ele fez sobre o fim da era de Laodicéia para o ano de 1977. Na qual ele disse que Jesus Cristo voltaria por volta daquele ano e que o arrebatamento aconteceria, ele disse claramente que aquilo era uma opinião dele e não o “Assim diz o Senhor”.
Cremos que a igreja de Laodicéia começou no ano de 1906. Eu predigo...Agora recordem, “predigo”, especialmente vocês que escutam a fita. Não digo que será, mas predigo que terminará por volta de 1977, que a igreja entrará completamente em apostasia e ela será vomitada da boca de Deus. E a Segunda Vinda, ou o Rapto de Cristo, pode vir em qualquer momento. Agora, poderá falhar por um ano, pode falhar por vinte anos, poderá falhar por cem anos. Não sei quando...mas somente predigo isso segundo uma visão que Ele me mostrou, e tomando o tempo, da maneira que está progredindo, eu digo que vai ser em algum momento entre 1933 e 1977. Ao menos, esta grande nação vai entrar em uma guerra que a vai fazer voar em pedaços, vêem? Agora isso está muito perto, está bem próximo. E eu poderia estar equivocado, estou predizendo. Se todos entendem isso,digam “Amém”. (A congregação diz: “Amém”- editor). A Era da Igreja de Laodicéia. Parágrafo 46. Pregada em 11/12/60. No livro das Eras da Igreja escrito em 1965, este assunto está na pagina 290.
As pessoas não compreendem a Mensagem desta última era, elas não conseguem ver que a revelação veio ao profeta dia após dia, é por isto que elas fazem tanta confusão, elas não entendem que o irmão Branham era um ser humano e que às vezes ele expressava as suas próprias opiniões em suas pregações. Mas quando O “Assim diz O Senhor vinha”, então ele deixava de suas próprias opiniões e acatava o que Deus revelava a ele. As pessoas precisam entender que A Luz da Palavra veio ao irmão Branham gradativamente, como a luz da aurora, brilhando mais e mais até que em dezembro de 1965 essa Luz foi consumada e se tornou um dia perfeito.
13- Eu creio, não o vou dizer em Seu Nome mas na revelação de MINHA PRóPRIA Fé, o que sucedeu no Canyon Sabino outro dia. Eu creio que a hora se aproxima quando haverá braços e pernas restauradas, e veremos o glorioso poder do Criador. Eu creio que se Ele puder fazer com que apareça um esquilo que nem... Então aqui nisto uma pessoa que lhe faltaria uma parte de seu corpo somente, mas aquilo foi um animal completo. Ele é Deus! Eu o amo.
Quinto selo. Parágrafo 13
54 Agora, lembrem-se, estas coisas que eu digo têm de vir da Palavra de Deus. NÃO PODEM SER MINHA PRÓPRIA OPINIÃO, porque minha opinião é exatamente como a de qualquer outro. Mas tem de estar em continuidade com a Palavra de Deus. Lembre-se, Deus mantém tudo em continuidade. Ele nunca muda. Ele é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente. Vocês crêem nisso? [A congregação diz: “Amém”. “-Ed”.] Ele é o mesmo.
Casamento e divórcio. Parágrafo 54
21-Isto é algo muito misterioso. E quero dizer isto para benefício dos que ouvirão a fita, para os ministros que estão presentes: Se vocês têm um ponto de vista diferente ao que digo, eu também tinha minhas opiniões mas somente estou tomando isto da inspiração que mudou totalmente minhas opiniões.
Quinto selo. Parágrafo 21
A revelação dos Sete Trovões, o qual é o mistério da Vinda de Jesus Cristo, só veio a ele no Sétimo Selo, pois nos Selos anteriores ele ainda tinha a expectativa de que os Sete Trovões seriam um ministério de curas e sinais entre A Noiva, que daria a fé de Rapto a Ela. Porém após a revelação do Sétimo Selo, o profeta nunca mais voltou a relacionar os Sete Trovões com sinais e maravilhas ou dizer que eles ainda seriam revelados à Igreja para dar a Ela a fé de rapto. Mas pelo contrário, ele sempre afirmou nas mensagens posteriores aos selos, que eles já foram revelados nos Sete Selos e que eles eram o mistério da Vinda do Senhor. E disse também que os Sete Selos consumaram os mistérios que eram para a Igreja conhecer antes da Vinda de Jesus Cristo.
Agora, os mistérios ocultos de Cristo foram totalmente revelados nos Sete Selos. A Festa das Trombetas. Parágrafo 45
Isto é a revelação completa de Jesus Cristo. (O irmão Branham dá uma palmadinha em sua bíblia- Ed.) E os Sete Selos tinham os mistérios ocultos, de tudo que isto era; e devem abrir isto no último dia, na era de Laodicéia, no final do tempo. Graças a Deus! isso encerra a Mensagem à Igreja. Isso a encerra. Quando eles olham para trás e vêem o que tem sido, e vêem aonde tudo isto foi trazido, isso a encerra, a Era da Igreja. A Festa das Trombetas. Parágrafo 134
Houve três etapas disto, como eu disse. Os mártires, a era dos mártires, para isto; e então a etapa dos reformadores; e agora o tempo do chamado para fora.
Quando concluído, na era de Laodicéia, de acordo com Apocalipse 10, o mistério de toda a Bíblia seria dado a conhecer à Noiva... A Festa das Trombetas. Parágrafo 244-245
Estudando sobre a Luz que veio ao irmão Branham sobre a Terceira Puxada, nós vemos que até o inicio de 1964, ele ainda tinha a opinião de que esse ministério daria a Igreja um avivamento de cura divina também e que seria isto que produziria Nela a fé de Rapto. Mas algum tempo após isto, Deus lhe revelou que a terceira Puxada foi a Revelação dos Sete Selos. Como nós veremos daqui a pouco. Vamos ver primeiro o parágrafo onde ele relaciona a Terceira Puxada com o poder da Palavra falada, a qual ele tinha a opinião que a Igreja a iria manifestar quando a perseguição viesse sobre Ela, porém ele afirma que esta era uma opinião dele e não o “ASSIM DIZ O SENHOR.”:
43 É tão sagrado que não devo dizer muito sobre isto, como Ele me disse no principio. Ele disse, “isto - nada diga sobre isto”. Você recorda daquilo, anos atrás? Isto fala de Si Mesmo. Mas você... Eu tentei explicar aos outros, e cometi um engano. Esta será a coisa que, na minha opinião, (eu não digo que o Senhor me disse isto) esta será a coisa que começará a “fé no rapto” para a partida,
veem. E eu devo ficar quieto só por algum tempo
47 E de agora em diante, pessoas como nós mesmos, nós seremos cortados de tudo isto junto. Isto é exatamente certo, porque eles não serão capazes de fazer isto. É o aperto; e então quando aquela hora chegar, e a pressão chegar a um ponto onde você é pressionado, então observe, (o que estou preparando para lhes dizer em poucos minutos) observe a TERCEIRA PUXADA então! Isto será absolutamente a perda total, mas isto será para Noiva e a Igreja.
Olhe sempre para Jesus. Parágrafos 43,47
Mas ao chegar em 1965, já em posse da Revelação plena de Jesus Cristo, ele então disse que A Terceira Puxada era A Revelação dos Sete Selos e que não faltava mais nada para acontecer para a Igreja antes da Vinda de Jesus Cristo. Tudo que era para vir para a igreja gentia já tinha vindo com os Sete Selos e que agora Deus somente iria enviar um avivamento de cura divina aos Judeus. Estaremos colocando aqui algumas Mensagens onde o profeta confirma que o cumprimento da terceira puxada foi a revelação dos Setes Selos ali no Canyon Sabino.
Certa manhã o Senhor me despertou, disse: “Suba lá no Sabino Canyon (Desfiladeiro - Trad.).” Eu tomei um pedaço de papel e minha Bíblia.
Minha esposa disse: “A onde vai?”
Eu disse: “Eu não sei”. Eu lhe direi quando voltar.
Eu fui ao desfiladeiro, subi bem até onde as águias estavam voando por ali. Eu estava observando alguns veados lá de pé. E me ajoelhei para orar, e levantei minhas mãos e uma espada veio até minha mão. Eu olhei ao redor. Eu pensei: “O que é isso? Eu não estou fora de mim. Aqui está essa Espada em minha mão; brilhando, reluzente, reluzindo com o sol.” Eu disse: “ agora, não ha gente a milhas de mim, aqui em cima neste desfiladeiro. De onde poderia ter vindo isso?”
Eu ouvi uma voz, disse: “Essa é a Espada do Rei”
Eu disse: “Um Rei arma um cavaleiro com uma espada.”
Ele, a voz voltou, disse: “Não a espada de um rei, mas, ‘A Espada do Rei, ’ a Palavra do Senhor.” Disse: “Não temas. É simplesmente a Terceira Puxada. É a vindicação de seu ministério.”
Qual É A Atração Sobre A Montanha? Pregada em 25/07/65. Domingo à noite. Parágrafo 131-133
Isto revelou a Verdade oculta que tem estado selada na Palavra de Deus por todos estes anos e vindicou o ministério do irmão Branham, ministério este que prepara a Igreja para o arrebatamento.
A Primeira Puxada, cura; Segunda Puxada, profecia; Terceira Puxada, a abertura da Palavra, os mistérios revelados... E, lembrem-se, a Terceira Puxada foi a abertura dos Sete Selos, para revelar a Verdade oculta que tem estado selada na Palavra. Os ungidos dos Últimos Dias. Pregada em 25/07/65. Domingo de manhã. Parágrafo 262.
27 Então eu tenho que estar com a minha mente concentrada nesta Mensagem. Esta é aquela TERCEIRA PUXADA, e é a isto que eu devo ser leal e reverente.
Qual é a atração sobre a montanha? Parágrafo 27
Tudo que era para a Noiva saber, que A iria preparar para o rapto, já foi revelado a Ela, a terceira Puxada concluiu tudo, já não resta mais nada, o próximo passo é A Vinda de Jesus Cristo, o qual é O Sétimo Selo, que são Sete Trovões soando suas vozes e este mistério jamais será dado a conhecer ao público.
As pessoas estão sendo manipulados por esses falsos profetas, os quais as enganam, dizendo a elas que virá um grande avivamento entre a noiva e que ela fará ainda grandes sinais e maravilhas antes da Vinda de Jesus Cristo. Eles usam para isto, alguns parágrafos isolados da Mensagem e rejeitando a Luz que veio posteriormente ao irmão Branham sobre este mesmo assunto.
Sendo que todos deveriam saber que as últimas revelações que vieram ao profeta são as que concluem e selam o seu verdadeiro ensinamento sobre qualquer de suas doutrinas, pois A Mensagem é luz sobre luz e não há ensinamento algum que possa sobrepujar as suas últimas palavras.
Sabemos que até o começo de 1964, o profeta ainda tinha a opinião de que iria vir um grande reavivamento na Noiva, e que cairiam sobre ela à chuva tardia e que a Palavra Falada seria ministrada em Seu meio. Essa era a opinião que ele tinha até o inicio de 1964.
274- Agora, o que eles estão tentando fazer, eles estão tentando manufaturar a CHUVA TARDIA. É besteira! Ora, a CHUVA TARDIA varrerá o mundo, irmão. Houve uma chuva temporã semeando a Palavra. Isto é correto. Agora você verá o que a CHUVA TARDIA produz. Você descobrirá que haverá uma adoção. Os Pentecostais e todos os grupos se unirão, e eles fecharão as portas naqueles sujeitos que não ouvirem a isto, e não lhe será nem mesmo permitido abrir a sua boca. Correto! É aí quando Ele virá. É aí quando Ele mostrará. É aí quando você verá a chuva. Oh que coisa, fique quieto; aquietai-vos; deixe isto para lá.
A palavra falada é a semente original, 18/03/62. Parágrafo 274
300- Deus Pai, seja misericordioso agora, e que todos nós possamos estar seguros, na arca e estar prontos para a CHUVA TARDIA. Nós pedimos isto no Nome de Jesus. Amém.
A palavra falada é a semente original, pregada em 18/03/62. Parágrafo 300
Mas chegou um dia em meado desse ano de 1964, que Deus revelou para ele, que ambas as chuvas prometidas em Joel 2:23 já haviam caídas e que isto foi em seu próprio e humilde ministério. Então a partir dali, ele nunca mais falou de um reavivamento futuro para a Noiva, mas pelo contrário, ele condenou a esse ensinamento, e disse que as pessoas que criam que viria esse avivamento estavam cegas, ele disse que elas estavam buscando no futuro o que já estava no passado.
Eles estão chorando, crendo que haverá um despertamento. Eles são boas pessoas. Por que é assim? O que eles tem feito? Eles não têm reconhecido o despertarmento da Noiva. Vê? Por serem cristãos, eles sentem a puxada da hora, mas não têm reconhecido o que já aconteceu. Isso é o que os fazem sentir dessa maneira. Eles sabem que algo esta suposto a acontecer, mas (vê?) eles estão procurando algo lá longe, no futuro, quando isso já aconteceu bem à vista de todos... Reconhecendo o dia e a sua mensagem 26/07/64 parágrafo 56.
Ele complementa este assunto dizendo:
Eu creio que vocês estão vendo a ultima coisa que sucederá a igreja antes do rapto. É exatamente isso. Eu creio. Terminou a chuva. Apenas leiam os três primeiros capítulos de Apocalipse e verão o que há prometido para a igreja. Isso é o que está prometido, aqui mesmo...
Agora, a chuva tardia, 144-000 Judeus... Isso é quando Moises e Elias...
Ai é onde acontecem os milagres. As coisas pelo qual têm estado buscando as pessoas: pentecostais, pelos milagres, ai é onde acontecem os milagres, ai é onde acontecera isso... Esses de Elias e Moises. Eles ferem a terra...
Estamos apenas esperando a vinda do Senhor. Apenas esperando, preservem suas lamparinas adereçadas... (23/08/64 parágrafo 187) pergunta e resposta numero 1 pergunta numero
Estaremos colocando aqui as últimas palavras do irmão Branham sobre o reavivamento e você constatará que ele é bem enfático ao declarar que não virá mais nenhum avivamento à Igreja gentílica. Tudo que tinha que vir para A Igreja já veio, agora o avivamento só virá aos 144 mil Judeus e isto somente após o Rapto da Noiva. Portanto os verdadeiros eleitos não estão esperando por avivamento nenhum, mas estão esperando pela Segunda Vinda de Jesus Cristo !
...Esta é a última coisa que a igreja Cristã verá, no sinal de milagre, até o aparecimento de Jesus Cristo. Se Deus tem me concedido favor diante de vocês, creiam em mim no Nome do Senhor, nada mais há deixado na Bíblia para ser feito exceto tomar a marca da besta; e você tem o selo de Deus. O Cristo identificado de todas as eras 17/06/64.
Todo sinal que podia ser prometido, tem se cumprido. A próxima coisa é O Filho Prometido A Vinda. A Voz do Sinal 13/03/64. Par 237.
Não há nenhuma outra coisa que eu saiba por acontecer exceto o arrebatamento, A Vinda do Senhor Jesus Cristo. Está tudo pronto. Muda Deus seu parecer 27/04/65. Par. 124.
Eu não estou esperando por avivamento em nossa geração, estou esperando pela Vinda do Senhor em nossa geração. A união invisível da Noiva de Cristo 25/11/65. Par. 19.
“Este é o Último Sinal. Recordem, Assim diz o Senhor. Vocês já me ouviram dizer alguma coisa que não fosse à verdade? Vocês estão vendo seu Último Sinal. Isto é Escriturístico. Vocês têm visto seu Último Sinal, pentecostais. Não façam confusão agora com o que Ele prometeu a Israel depois do rapto. Isto não é para vocês. Então estará terminado para vocês vêem? Agora é o seu dia, agora é o seu sinal, agora é o seu tempo. Não rejeite isto”. Amnésia espiritual 11/04/64 parágrafo 130.
Cremos que esses parágrafos são suficientes para provar que esse ensinamento que diz que virá um reavivamento futuro na Noiva e que ela fará sinais e maravilhas, que isto é totalmente uma heresia. Mas estaremos colocando aqui mais um parágrafo reforçando isto.
...Eu noto nas nossas sedes locais e coisas tais dos homens de negócios: “Virá logo, aleluia, um grande reavivamento!”
Não sejam enganados: “Ele já veio, e fizeram-lhe o que desejavam.” Está ocorrendo? Não! Está terminado, e morto, acabou. Há-há. Note, este é o tempo de preparação das lâmpadas, saindo e entrando. “Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças.” Tentando fazer um serviço para Deus sem ser da vontade de Deus. 27/11/65. Par 155-156.
Vemos que a revelação veio em etapas ao profeta, não estamos querendo dizer com isto, que as Mensagens mais antigas não são inspiradas, pois Elas são. Porém o que estamos querendo dizer é que A Luz da Palavra veio ao profeta clareando ao decorrer dos anos, mais e mais até que em 1965 foi um dia perfeito.
Este é o motivo principal, do porque surgem tantas heresias, é que as pessoas tomam alguns parágrafos anteriores ao término da revelação, a qual foi consumada em dezembro de1965 e em posse desses parágrafos desconectados do restante da luz que veio posteriormente sobre um mesmo ensinamento, eles então criam suas heresias com isto. Seria como pegar uma obra de arte antes dela ser lapidada e concluída pelo seu autor e dizer que ela já está perfeita. Isto é o que eles estão fazendo com A Mensagem, eles não tem a simples revelação que o profeta desta era não sabia de todas as coisas e que Deus revelava os mistérios a ele gradativamente, um passo por vez, como andar a noite sob a luz de uma lanterna, foi assim que a revelação veio ao profeta desta era, gradativamente.
O Dr. Lee Vayle está aqui está manhã? Eu queria perguntar se o Dr. Vayle... O senhor está aqui, irmão Vayle? Levante a mão se estiver. Ele está na parte de trás? Está bem, obrigado, irmão Roy. E quero que não deixe de verificar aquelas notas, irmão Vayle... Quero que verifique a minha revelação da semente da serpente, para ser colocada na primeira, era da igreja de Éfeso que ele está escrevendo, regramaticando para mim. Muito bem feito! E quero que você verifique isto e deixe alguém dizer alguma coisa contra a semente da serpente agora (se estava certo, ou não)! Assim que o Senhor acabou de me dar isso ontem, veja. Oh, está além! Como consigo uma mensagem: vou seguindo e algo se manifesta a mim. Então... E se eu sei que é Deus, eu tomo isso encontro na Escritura. Então tenho... Nunca falhou, mas desde Gênesis a Apocalipse, acontece o esperado, não importa o que as pessoas acham disso. E tem sido muito mais dede aqueles Sete Selos. Veja, aquilo intensificou a coisa aquela vez. Assim que, o Senhor os abençoe agora enquanto estudamos. Agora em respeito à Palavra... Provando a Sua Palavra. Parágrafo 49 pregado em 16/08/64
Você viu isto? Ele pregou a Mensagem: “A Semente da Serpente” em 1958, mas O Senhor só consumou esta revelação em 1965 e assim foi com todos os demais ensinamentos da Mensagem. É por isso que você não pode pegar um ensinamento do começo do ministério do irmão Branham e querer basear uma doutrina sobre aquilo, isso seria, como já dissemos antes, como se uma pessoa entrasse em um estúdio de um escultor e pegasse uma de suas obras inacabadas, faltando um olho, um nariz, e dissesse que ela já estava perfeita. É isto que as pessoas tem feito hoje com as doutrinas da Mensagem, elas isolam alguns ensinamentos e não prosseguem adiante para verem como foi que O Grande Escultor a concluiu até dezembro de 1965. Sabendo que este grande escultor é Deus e o seu instrumento de trabalho nesta era foi o seu profeta vindicado, o irmão William Marrion Branham.
William Branham foi somente homem e não Deus por isso é que ele aprendeu dia a dia, assim como todos os homens aprendem.
O profeta desta era foi somente um homem, como todos os outros homens, o qual teve sobre si, em sua alma, uma pequena porção do Espírito Santo, como todos os demais cristãos. Com a diferença que ele foi o único homem a ser usado como o canal humano da manifestação do Filho do Homem, o Deus-Profeta. Ou seja, Elohim, o qual é a plenitude da divindade, usou esse homem, para Se manifestar novamente na terra nestes últimos dias.
Mas tirando isto, essa singularidade, na qual ele foi o canal humano da manifestação plena de Deus nesta última era, quanto ao demais ele foi tão somente um homem, como todos os outros homens, nada mais do que um homem. Ele não foi como Jesus Cristo, o qual foi completamente homem, mas completamente Deus também e foi por isso que Jesus Cristo nunca cometeu erros e falhas em sua vida.
O irmão Branham não era onisciente, ele só sabia das coisas à medida que Deus revelava para ele, é por isso que em várias Mensagens ele dizia que estava supondo, olhe o que ele diz na Mensagem “O Intervalo” : Até que cheguemos a ver o que estes sete Selos têm selado por dentro apenas estamos supondo estas coisas;...
Agora, simplesmente estamos supondo, porém a genuína revelação de Deus será perfeita com o sonido da trombeta de Apocalipse 10:7 e a Verdade será vindicada. O Intervalo. 28-29
Se você não consegue ver o homem irmão Branham na Mensagem, aquele que questionava, que supunha, que não sabia qual era o próximo passo a dar, aquele que foi enganado por Satanás e mentiu (naquele caso do telefone), aquele que queria fugir para as montanhas e nunca mais pregar o Evangelho. Se você não consegue ver este homem, cheio de falhas, então leia a Mensagem “Parado na Brecha”. Nesta Mensagem ele se sentia rejeitado pelas pessoas e queria fugir do seu dever para com Deus, de pregar a O Evangelho e queria viver nas montanhas. Mas Deus lhe deu um sinal eterno do seu chamado e ele então se ré entregou ao chamado do alto.
Leia também a Mensagem “Almas que estão em prisão agora” e você verá o desespero de um homem, o qual não sabia naquele momento. Se a graça havia acabado ou não, pois Deus ocultou aquilo dele naquele tempo. Ali, ele estava desesperado, achando que tudo tinha acabado, que Jesus já tinha saído do trono da misericórdia . Porém mais tarde tudo isto foi descortinado diante dele e ele então viu que o sangue de Jesus Cristo continuava no propiciatório e por causa disto a misericórdia ainda está vigente. Assim ele pregou a graça salvadora até o fim de seus dias aqui na terra.
Assim vemos que a revelação veio gradativamente ao irmão Branham, ele aprendia com o passar do tempo, como todos os homens e todos que não verem isto na Mensagem, eles entrarão em grande confusão, pensarão que há contradição na Mensagem. Pois muitas vezes vemos ao irmão Branham cometendo erros no decorrer de sua vida e até mesmo no púlpito vemos isto. Às vezes o vemos ensinar algumas coisas que não são corretas, porém em seguida Deus vinha e consertava aquilo. Porém às vezes Deus levava vários anos para corrigir certos erros, como no caso da doutrina do corpo celeste por exemplo, o qual Deus só corrigiu 6 anos mais tarde.