Jesus Foi Seu Próprio Pai?
Essa frase o irmão Branham falou várias vezes na Mensagem. Mas será que com essa frase o profeta desta era estava ensinando que Jesus Cristo e Seu Pai fossem dois seres distintos, duas pessoas distintas? Pois é isto o que o grupo que crê que O Pai e o Filho são dois seres distintos, duas pessoas distintas, tentam provar com essa frase do profeta desta era. Vamos estudar essas frases do irmão Branham e tentar com a ajuda de Deus alinhar essas frases com as demais frases da Mensagem desta era.
A Bíblia promete a Vinda do Messias já em Gênesis 3:15 e o identifica como "A Semente da mulher". Depois, em Gênesis 12: 3 a Bíblia chama o Messias de " A Semente de Abraão". E em Isaías 7:14 Deus fala que daria um Sinal, que uma virgem daria a luz a um filho e Seu Nome seria Emanuel. Mas é só em Isaías 9;6 que Deus dá a completa identidade do Messias, ali Deus diz que esse Filho seria o Deus Forte, o Pai da eternidade. Isto significa que O Filho Messias seria o próprio Deus. Mas como um "filho" não é eterno, pois tem princípio, então Jesus não é o Filho eterno, mas Ele é sim O Deus eterno. Pois ali em Isaias 9:6 fala que o próprio Filho, que um dia teve princípio, que Ele é também o Pai da eternidade, aquele Deus que nunca teve começo e que nem terá fim de vida. Mas como entender isto?
Note que em Isaias 9:6 fala que o Messias seria Deus, mas como o Messias seria um outro deus, se no primeiro mandamento Deus disse: "Não tereis outros deuses diante de Mim", então não teria como o Messias ser um outro deus. Mas os teólogos politeístas trazem o ensinamento de que a palavra Elohim significa um plural de pessoas, dizendo que portanto há mais do que uma Pessoa na Divindade. Porém Deus prevendo esse dogma politeísta, então Ele o quebra em Deuteronômio 6:4 ao dizer: "Escuta Israel: Elohim é o nosso Deus, Elohim é um". Mas eles levantam este ídolo toda vez que A Palavra a quebra, como aconteceu em 1 Samuel 5 quando colocaram a Arca do Concerto dentro do templo de Dagom. No dia seguinte O Ídolo de Dagom estava quebrado no chão, mas eles o levantaram novamente. E Deus o derrubou outra vez.
Então eles rejeitaram o contexto deste versículo, que mostra claramente que Elohim é somente um Ser, uma Pessoa e afirmam que a palavra hebraica escrita no final desse versículo "echad" (um), significa uma unidade composta e que portanto tem mais do que uma pessoa na divindade. Mas eles ignoram o fato que essa palavra (echad) também é usada na Bíblia para se referir a apenas "um" também e não somente a uma unidade composta. como é o caso destes dois versículos abaixo:
Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma (echad)só testemunha não morrerá. Deuteronômio 17:6
Há um(echad) que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação. Eclesiastes 4:8
E Deus vem com Sua Palavra e derruba e quebra esse ídolo politeísta toda vez, mas eles o levantam novamente, pois eles não suportam um só Deus. Porém na Grande Tribulação todos os ídolos serão quebrados para nunca mais serem levantados sobre a terra novamente.
Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador.
Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus.
Isaías 43:10-12.
As pessoas alegam que O Filho era uma Pessoa distinta do Pai porque os dois conversavam, mas não existe na Bíblia tal conversa realmente. Pois em uma conversa tem de haver uma troca de palavras entre duas pessoas e neste caso era só Jesus quem falava. Não existe na Bíblia nem uma ocasião em que uma pessoa do céu conversou com Jesus. O que existe, são alguns raros momentos em que uma Voz falou dos céus alguma coisa a respeito de Jesus.
Uma dessas vezes foi no Batismo, onde apareceu uma pomba e uma Voz falou desde o céu: 'Este é meu Filho amado em quem me comprazo". Na outra ocasião foi no monte da transfiguração em Mateus 17 onde Jesus Se transfigurou e uma Voz falou do céu para os discípulos: "A Ele ouvi". Mas note que nem uma dessas vezes a Voz estava conversando com Jesus. E veja que quando Felipe pediu para Jesus mostrar a ele o Seu Pai, Ele então respondeu:
"Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? João 14:9.
93 "Então o que é isto?" Você diria. Não são três deuses. São três ofícios do mesmo Deus. ELE ERA O PAI no princípio que estava no. . .deserto em. . . uma chama de fogo, na sarça ardente. . .[Espaço vazio na fita - Ed.]. . .Paternidade, Deus, simplesmente como eu estava dizendo, condescendente, descendo; aquela era a ordem mais alta. O Espírito, o. . .o. . .o Ágape, o Zoe, a . . .a Vida de Deus Ele mesmo em forma de Coluna de Fogo. E aquela Mesma depois de estar na Paternidade, se tornou o Filho , e o Espírito do. . .que estava na sarça ardente estava no Homem Cristo. E isto trouxe a mesma evidência que o fogo trouxe. Disse: "Se Eu não faço as obras de Meu Pai, não creais em Mim." Cada árvore produzirá conforme o seu próprio fruto.
94 Então depois que Ele se tornou homem. . .Vêem, Isto desceu do Super natural a algo tangível que poderia ser tocado, um corpo. E através da morte sacrificial e do sacrifício supremo deste único Deus, Jesus. . .Ele disse: "Eu e o Pai somos Um. Meu Pai habita em mim." Pode. . .Ninguém poderia ler aquilo mais claro.
Eles disseram: "Por que tu não nos mostras o Pai, e isto nos basta." João 14:8
95 Ele disse: "A quanto tempo estou convosco e não Me tendes conhecido?" Ele disse: "Quando vês ao Pai. . .quem vê a Mim, vê ao Pai."
Como uma senhora certa vez saltou, e ela disse: "Ora, irmão Branham," Ela disse: "você. . .o Pai e o Filho são um como você e sua esposa são um."
Eu disse: "Oh, não eles não são."
Eu disse: "Você me vê?"
Ela disse: "Sim."
Eu disse: "Vê você minha esposa?"
Disse: "Não!"
96 Eu disse: "Então não são o mesmo. Jesus disse: 'Quem vê a Mim, vê ao Pai. O Pai habita em mim.' Minha esposa não habita em mim." Vê? Eles são um; de todas as formas Eles são um. E nós somos um através de um acordo, a esposa e eu. Nós somos um em companheirismo, mas nós temos duas personalidades. Minha esposa pode ter uma classe de pensamento e eu outro, e nós somos duas pessoas. Mas não é assim com Deus, eles. . .Deus e Cristo são a mesma Pessoa.
Batismo do Espírito Santo. 1958
Isto prova que a unidade do Pai e do Filho não é uma unidade composta, como a de um marido e sua esposa por exemplo, os quais são duas pessoas distintas, mas que por causa de um pacto que fizeram são um. Mas o Pai e o Filho são de fato a Mesma pessoa, porém em Formas diferentes. O Pai é o Espírito que enche os céus e a terra, já o Filho, mesmo sendo o mesmo Deus, a Mesma Pessoa, Ele está na Forma de um corpo humano de um metro e sessenta mais ou menos. Veja em João 3:13, O Filho do Homem estava ali falando com Nicodemos e ao mesmo tempo também estava no céu, porém não estava naquela Forma de Filho, mas sim na Forma de Pai, na qual Deus enche os céus e a terra. Porém não tem como explicar isto, pois é uma revelação, se crê pela fé, pois a Bíblia ensina assim.
Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. João 3:13
Eu não posso explicar isto... Nunca será explicado. Ninguém pode. Porque se você o fizer, então não é mais fé. Eu não vejo como Deus e Cristo poderiam ser a mesma Pessoa, mas eles são. A Escritura diz. Bem, você não pode explicar isto, mas eles são. Não Te Estribes no teu Próprio Entendimento 211, 212
Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5:19
E nesta grande revelação da Divindade temos de ficar atentos até mesmo com as traduções da Bíblia, pois tem muitos tradutores que traduzem o texto Bíblico de acordo com as crenças de suas denominações. Veja por exemplo Mateus 24:36, na maioria das traduções em português diz que nem o próprio Filho sabe do dia e hora de Sua Volta. Mas quando você vai no original grego ali não se encontra a palavra "filho" nesse versículo, como você pode estar constatando nesta tradução de João Ferreira de Almeida Atualizada Fiel.
Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. Mateus 24:36
Sabemos pela Bíblia que Jesus Cristo é o próprio Deus Criador e se Ele e o Pai forem a mesma pessoa, então teremos de concordar que o bebezinho nascido através da virgem Maria foi Deus criando a Si mesmo, mas será que na Mensagem tem respaldo para para tal ensinamento, de que aquele embrião no ventre de Maria foi quando o próprio Deus criou a Si mesmo em uma outra forma? E SE a Mensagem ensina isto, não iria este ensinamento contradizer essa frase do irmão Branham: " Jesus não poderia ser o seu próprio Pai" ? Vamos examinar essas frases do irmão Branham na Mensagem e vamos ver o que Deus nos dará na conclusão deste estudo.
Eu creio que li isto a poucos momentos atrás. Ouçam isto: “... Ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.” Deus é o criador e como foi Ele criado? Mas este é o princípio da criação de Deus. Quando Deus, o Espírito, foi criado em forma de homem; aquilo era Deus sendo criado. Deus o criador. Ele mesmo se tornando uma criação. Deus, quem fez o barro; fez o cálcio e fez o potássio; a luz cósmica, o petróleo, juntou tudo e criou a si mesmo, no principio da criação de Deus - o amém, o final. Amém significa assim seja. O final de Deus, quando Deus completou em sua criação. . .
“E Não Sabeis”. Parágrafo 97
Vamos ver agora o que o irmão Branham quis dizer ao falar que Deus não é um como o seu dedo e que nem Jesus foi o Seu próprio Pai. Pois estes parágrafos são os mais usados para o grupo que creem que o Pai e o Filho são dois seres, duas pessoas distintas, tentar fundamentar o seu ensinamento na Mensagem deste dia. Eu encontrei oito parágrafos nas Mensagens traduzidas em português onde o profeta fala essa frase, mas deve ter mais, porém creio que esses parágrafos serão suficientes para o nosso estudo. vamos ver a primeira Mensagem agora.
92 Você tem um lado do caminho aqui dizendo: “Deus é um como o seu dedo é um. Ele não pode ser o SEU PRóPRIO PAI.” Tem os outros aqui dizendo: “Ele é formado de três Deuses diferentes.” Bem, se Ele é três Deuses diferentes,
então Deus o Espírito Santo, e Deus o Pai são duas pessoas diferentes, e a virgem concebeu através do Espírito Santo. Qual deles foi o Seu Pai? Tem um Pai, o Espírito Santo e Deus são o mesmíssimo Espírito. Isto é correto. Então
naquele. . . Oh, não é misterioso. Se Ele tivesse. . . Se -- se um homem tivesse -- se os dois eram Seu Pai, então Ele seria espiritualmente, com certeza, um filho ilegítimo. Vejam, tudo vacila; não faz sentido. O que aconteceu foi que o
homem tentou imaginar com sua cabeça em vez de deixar o seu coração ir a Deus, e Deus revelar estas coisas para eles, se vocês simplesmente permitissem que Ele o fizesse. Sim, senhor.
93 Ele não pode ser o SEU PRóPRIO PAI; Jesus não poderia ser aquele Jesus, um Deus, tudo assim. Ele foi criado por Deus o Pai. Correto. E Deus, o Pai, habitou Nele para que Ele pudesse usar o Seu Sangue para santificação, e limpar a Sua igreja com aquele mesmo Espírito, para viver em Sua igreja, para
realizar obras e sinais e cumprir a Escritura que Ele prometeu: “Nos últimos dias, como foi nos dias de Sodoma, assim também será na vinda do Filho do homem.”
Abraão Restaurado
Nesse primeiro parágrafo vemos que Jesus não foi O Seu próprio Pai. E vemos também que o pai de Jesus foi o Espírito Santo, portanto Deus e o Espírito Santo são a Mesma pessoa. vamos agora ver o segundo parágrafo.
105- Eu disse: "Que parentesco terá o Messias com Deus?" Isso resolveu o assunto. Eu disse agora ... Ele disse: "Ele será Deus."
106- Eu disse: "Exatamente certo. 'Seu Nome será Conselheiro, Príncipe da Paz, Deus Forte, Pai da Eternida
107- É aí onde a unidade errou, é aí onde a trindade errou, ambos os lados da estrada. Mas o meio adequado fica bem entre os dois. Se Deus pudesse ser SEU PRóPRIO PAI, se Jesus foi SEU PRóPRIO PAI, Ele não poderia ser. E se Ele tivesse outro Pai além de Deus, e a Bíblia disse que o "Espírito Santo" foi Seu Pai, e se são dois espíritos diferentes, Ele foi um filho ilegítimo. Isso mesmo. Qual dos dois foi o Pai Dele, Deus ou o Espírito Santo? Você diz um e observe quão envergonhado vai ficar. Deus foi Seu Pai. Está certo? [A congregação diz: "Amém. "- Ed]de."'
A Semente não herda com a palha
Neste segundo parágrafo nós vemos que mesmo Jesus, O Messias não sendo o Seu Próprio Pai, que Ele não é um ser distinto de Deus, mas que Ele é sim o próprio Deus. Este segundo parágrafo quebra essa heresia que ensina que por Jesus Cristo não Ser Seu próprio Pai, que por isso Deus e Cristo seriam dois seres, duas pessoas distintas. Vamos agora para a terceira Mensagem.
111 E então, quando Ele o fez, Ele criou, fez sombra sobre uma
pequena virgem chamada Maria (Deus Jeová fez), e criou em seu
ventre uma célula, uma célula de Sangue. Essa célula de Sangue
desenvolveu células e gerou um Homem, que era Cristo Jesus. O
Deus Todo-Poderoso, o Pai, habitou Nele. No dia do batismo,
quando Ele recebeu o Espírito Santo, no dia em que João O batizou,
João disse: "Eu vi o Espírito de Deus como uma Pomba descendo do céu, e
uma Voz dizendo: Este é Meu Filho amado em quem tenho prazer de
habitar Eu e Meu Pai somos
Um Meu Pai habita em Mim
. " Jesus disse que Deus estava com Ele, "
. ". Não Jesus e um ser com Deus; mas Deus
estava em Cristo, reconciliando o mundo consigo mesmo.
112 E vocês, irmãos da Unicidade, muitos de vocês pegam o
caminho errado quando tentam pensar que Deus é um como o seu dedo é um. Ele não pode ser SEU PRóPRIO PAI. Não pode. Mas Ele é Deus. Deus é Jeová, o Espírito; Cristo foi a Casa em que Ele habitou. E então Ele sacrificou esta vida, e quando isso aconteceu, Ele entregou o Espírito. E através desse Sangue sem adulteração que Ele derramou, Ele me santificou, para que Ele mesmo pudesse vir e habitar em mim e em você.
113 E Deus está conosco; esse é o Espírito Santo, que é o mesmo, o Deus, Jeová Deus. "Estarei convosco, e em vós, até o fim do
mundo. E as coisas que Eu faço, vós também as fareis." É aí onde as lagartas começam a comer, e os pulgões, tentando fazer Deus o Pai assentado em glória, Deus o Filho assentado em alguma mão direita que Ele tenha.
114 A mão direita de Deus, onde a Bíblia diz: "Eu olhei e vi Jesus em pé à mão direita de Deus", Filipe, ou Estêvão, quando foi apedrejado, não significa que Deus tenha uma mão direita e que Jesus esteja de pé à Sua mão direita. Isso quer dizer que Ele está à mão direita do poder: autoridade. " ", disse Jesus. Ele estava em autoridade. Deus estava em Cristo. Ele está
Nele. A Bíblia diz: " É-me dado todo o poder nos céus e na terra"
Nele habita corporalmente toda a plenitude da
Divindade". Quando você tenta fazer três deuses individuais, você é tão pagão como um pagão pode ser.
O gafanhoto, a locusta e o pulgão
Nesta terceira Mensagem nós vemos que Deus fez sombra sobre Maria e criou no ventre dela uma célula de sangue que desenvolveu e gerou um homem, que era Cristo Jesus e Deus entrou em Cristo e reconciliou o mundo com sigo Mesmo. Mas não pense que por isso Deus e Cristo eram dois seres, duas pessoas distintas, pois não eram. O irmão Branham ensina que Deus e Cristo eram a mesma Pessoa. E nesta Mensagem o profeta volta a repetir também que Deus não é um como o seu dedo. Mas não interprete isto como se o irmão Branham estivesse ensinando com essas palavras que Deus e Cristo não são um só Ser, uma só pessoa. E nesta Mensagem o profeta ensina também que quando a Bíblia fala que Jesus está à destra de Deus, que isto não significa que um ser está no céu no lado direto de um outro ser.
212 Eu não vejo COMO DEUS E CRISTO podiam ser a mesma Pessoa, mas Eles eram. A Escritura disse.
Não te estribes no teu próprio entendimento
78 Agora, meus amigos cristãos. E estas fitas aqui que têm sido feitas se espalham através do mundo. Deixe-me lhes perguntar algo, vocês que tentam fazer com que Deus seja três deuses, ou vocês que tentam fazer Dele um, como o seu dedo. Ele é um em Pessoa!
A Mensagem da Graça
Vamos ver agora a quarta Mensagem onde o irmão Branham usa essa mesma frase e vejamos o que o profeta realmente está ensinando.
114- E por isso o vimos no tempo de Martinho Lutero, continuou no tempo de João Wesley, e chegou até com os Pentecostais. Na era quando saíram os Pentecostais, eles tiveram seus grupos de Só Jesus, porém isto também estava equivocado. Como pode ser SEU PRóPRIO PAI? ve você? Isso tão pouco enquadra.
115-porém devia vir o tempo da Águia. Nesse tempo todos os mistérios seriam aclarados. Pai, Filho e Espírito Santo são títulos do Senhor Jesus Cristo:
Observem bem os três: Mateus disse: "Pai, Filho e Espírito Santo". Pedro disse: "Senhor Jesus Cristo". Quem é o Pai? "Disse o Senhor a meu Senhor: Assenta-te a minha destra"', Mateus 22:44. Correto? Pai, Filho - Jesus -, Espírito Santo, o Logos que saiu de Deus. Pai, Filho e Espírito Santo, absoluta e indubitavelmente, são três títulos da Pessoa de Deus manifestado em três atributos de Si mesmo.
116- E para fazê-lo ainda mais claro para o que não entende; são como três ofícios do mesmo Deus. Em realidade são três atributos do mesmo Deus. É Deus operando nas três dispensações como Pai, Filho e Espírito Santo. Deus é perfeito em três atributos de Si mesmo.
Pergunta e Resposta sobre os Selos
Nesta quarta Mensagem o profeta revela o significado do Nome do Senhor Jesus Cristo e sua relação com os títulos de Pai, Filho e Espírito Santo. Senhor: Pai. Jesus: Filho e Cristo: Espírito Santo. São três títulos da Pessoa de Deus manifestado em três atributos de Si Mesmo. Vamos ver agora o que a quinta Mensagem diz:
125 Deus não é três pessoas. Se Ele é três deuses, então somos pagãos. Qual deles é Deus? Eles são, todos três, Um Deus. São três ofícios do mesmo Deus. Ele era o Pai, na forma de Espírito Santo naquela Coluna de Fogo no deserto. Ele era o Filho, quando Ele usava o ofício de Filho. “Um pouco mais e o mundo não me verá mais. Eu partirei e voltarei outra vez e estarei convosco, mesmo em vós, até o fim do mundo”. Vêem? Ele é a Paternidade, o Filho e o Espírito Santo, também. É tudo o mesmo Deus operando em três ofícios diferentes: Paternidade, Filho e Espírito Santo. Nunca... I João 5:7 diz, “São três que testificavam no céu, o Pai, o Filho, o Espírito Santo, estes três são Um”.
128 Agora, os Unicistas tomaram isto, o grupo de pessoas da unidade, e tentam fazer o Pai, Filho e Espírito Santo, simplesmente um ofício e um lugar, e como o seu dedo, um. Isto está errado. Deus não poderia... Jesus não poderia ser o SEU PRóPRIO PAI. Se Ele fosse, então Ele como um... Bem, como poderia Ele ser o SEU PRóPRIO PAI?
Hebreus 4
Neste quinto parágrafo o profeta explica o que ele quer dizer quando fala que não é unicista porque não crê que Deus seja um como o seu dedo. Neste parágrafo o profeta explica que o Unicismo tenta fazer o Pai, o Filho e o Espírito Santo, simplesmente um ofício e um lugar, como o seu dedo. Vemos que o mistério então está em não negar a existência do Filho, pois existem o Pai e o Filho. Mas o Filho não é um ser distinto, mas Ele e o Pai formam uma única Pessoa. Portanto existe o Pai, o Filho e o Espírito Santo, mas eles formam apenas uma Pessoa. Na verdade o próprio Paulo fala em 1 Timóteo 3:16 que isto é um mistério, mas ele não fala ali que foi O Filho que Se Manifestou em carne, mas fala que foi Deus, isto é o que está no original grego. O Apóstolo chama isto de o mistério da piedade.
E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória. 1 Timóteo 3:16
130- Agora, porém então esse mesmo Deus era a Coluna de Fogo, Ele Se tornou carne, através de Seu Filho, e habitou em um corpo chamado o Senhor Jesus Cristo. A Bíblia disse: "Nele habita a plenitude da Divindade corporizada." E Jesus disse em... Bem, em Primeiro Timóteo 3:16: "E sem dúvida alguma grande é o mistério da piedade." E se eles puderam chamar isto grande, ora, o que nós faríamos, está vendo? "Grande é o mistério da piedade; pois Deus foi manifestado na carne, e visto dos anjos, e recebido na Glória," e assim por diante. Agora, e Ele disse em São João 14, para Tomé: "Quando Me vês a Mim vês o Pai. E por que dizes tu: "Mostra-nos o Pai"? " A Bíblia disse que:
"Deus estava em Cristo, reconciliando Consigo o mundo."
131- Agora, Deus não pode ser três pessoas, três Deuses. Nem pode Jesus ser SEU PRóPRIO PAI, em um. Está vendo? De modo que, veja, isto torna ambos radicalmente errados.
137- Eu disse: "Em Isaias 9:6, de quem ele estava falando: 'Um
Menino nos nasceu, um Filho se deu; será: Conselheiro, Deus Forte, Príncipe da Paz'?"
Ele disse: "Esse era o Messias."
Eu disse: "Então, rabi, que relação o Messias terá com Deus?"
Ele disse: "Ele será Deus."
138- "Isso é o que pensei." Está vendo? Agora, veja, isso é exatamente correto. Isso é o que Ele é. E então eu disse: "Diga-me agora onde Jesus falhou em cumprir exatamente o que o profeta disse que Ele faria." E ele começou a chorar e a andar por ali. Eu disse: "Através Disso, John Rhyn tem a sua visão." Vê?
E ele disse: "Longe esteja de Deus ter um filho!"
139- Eu disse: "O grande Jeová fez sombra sobre uma mulher, assim como o profeta disse que Ele faria, e criou uma célula de Sangue. E através dessa célula de Sangue é que surgiu o corpo de Cristo.
143- E eu disse: "Então Deus, o maior que preencheu todo o tempo e espaço, chegou a descer a um pequeno embrião ao ventre de uma mulher." E então eu disse: "Quando nós somos salvos hoje...Jesus não era judeu nem gentio, porque o óvulo somente produziu a carne. O Sangue tinha a Vida. Deste modo nós-nós somos... A Bíblia disse: 'Nós somos salvos pelo Sangue de Deus.' Veja, Ele não era judeu nem gentio; Ele era Deus. Por essa razão, quando nós vamos ao altar e colocamos nossas mãos, pela fé, sobre a Sua cabeça, e sentimos o dilaceramento e a agonia no Calvário, e confessamos nossos pecados, que nós estamos errados, e que Ele morreu em nosso lugar!
146- Eu disse: "Agora o que é isto? É Deus, condescendendo." Ele desceu, primeiro; 'ninguém poderia tocá-Lo,' porque o homem havia pecado. Então Ele desceu em um corpo, 'para provar o pecado, para tomar o pecado.' Veja, Ele, a única coisa que Deus poderia fazer, para ser justo, era fazer isso dessa maneira."
147- Por exemplo, e se eu tivesse a jurisdição desta audiência esta manhã, do modo que Deus tinha sobre a raça humana, e eu dissesse: "O primeiro homem que olhar para aquela coluna, morre," e Tommy Hicks olha para ela? Agora, por exemplo, eu tomo Carl... "Irmão Carlson, o senhor morre por ele." Isso não seria justo. Eu diria: "Leo, você é meu secretário; você morre por ele." Isso não seria justo. "Billy Paul, meu filho, você morre por ele." Isso não seria justo. A única maneira que eu posso ser justo, é eu mesmo tomar o lugar dele.
148- E isso é o que Deus fez. Ele, Deus, é um Espírito. E Ele criou... Ele, Ele mudou Sua forma. Isto deveria ter impacto para as pessoas, de pensar no pequeno Jeová. Ele poderia ter vindo, um homem adulto, porém Ele veio em uma manjedoura, sobre um monte de estrume. O pequeno Jeová, chorando como um bebê. O pequeno Jeová, brincando como um menino. O pequeno Jeová, carpinteiro, como um trabalhador. O pequeno Jeová, na adolescência. Jeová, pendurado entre os céus e a terra, com escarros de babas de bêbados e cuspe de soldados sobre a Sua face. Jeová, morrendo pelos Seus filhos. Jeová, morrendo, para redimir; não uma outra pessoa, porém o Próprio Deus! Veja, Deus, esse era Seu ofício. Por quê? Ele está tentando voltar ao coração do homem.
152- Agora, Deus Jeová, Aqui em cima, não poderia tocar a raça humana, por causa de Sua Própria lei de santidade; Deus Jeová Se tornou pecado por nós, e pagou o preço; para que o mesmo Deus Jeová pudesse vir e viver em nós. Deus sobre nós; Deus conosco; Deus em nós. Não três Deuses; Um Deus! Os professores ficam loucos tentando explicar Isto. E-é uma revelação. Tem que ser revelado a você.
156- Agora olhe, se há três Deuses…Eu apenas desejo lhe mostrar quão ridículo isto é. Se há três Deuses, então Jesus era SEU PRóPRIO PAI...Jesus não poderia ter sido SEU PRóPRIO PAI, sendo um. E, se há três, Ele não nasceu de um nascimento virginal. Agora quantos…[O Irmão Branham ilustra, usando três objetos - Ed.] Eu vou dizer que este é Deus Pai; e este é Deus Filho; e este é Deus Espírito Santo.
A Divindade Explicada
Nesta sexta Mensagem, quando o Rabi exclama "Longe esteja de Deus ter um filho!", o profeta então lhe explica que isto aconteceu quando Deus mudou a Sua forma e condescendeu até se tornar um pequeno embrião no ventre de uma mulher, para dar a Sua vida em resgate de seus filhos caídos. Pois Deus não seria justo se enviasse uma outra pessoa para morrer por seus filhos caídos, mesmo sendo Seu Filho. A única forma de Deus ser justo, disse o profeta, seria o próprio Deus descer e morrer por seus filhos caídos. Então o profeta vem e concui isto dizendo: Ele poderia ter vindo, um homem adulto, porém Ele veio em uma manjedoura, sobre um monte de estrume. O pequeno Jeová, chorando como um bebê. O pequeno Jeová, brincando como um menino. O pequeno Jeová, carpinteiro, como um trabalhador. O pequeno Jeová, na adolescência. Jeová, pendurado entre os céus e a terra, com escarros de babas de bêbados e cuspe de soldados sobre a Sua face. Jeová, morrendo pelos Seus filhos. Jeová, morrendo, para redimir; não uma outra pessoa, porém o Próprio Deus! Veja, Deus, esse era Seu ofício. Por quê? Ele está tentando voltar ao coração do homem. A divindade explicada 148
Vamos ler agora a sétima Mensagem onde o profeta pala essa frase:
145 Agora, o ensinamento da unicidade da igreja da Unicidade, eu com certeza discordo dele, pensam que Jesus é um como seu dedo é um. Ele teve que ter um pai. Se ele não tivesse, como poderia ele ser o SEU PRóPRIO PAI? E se Seu Pai era um homem como os trinitarianos dizem, então Ele teria nascido de um nascimento ilegítimo com dois pais. Então, veja você, ambos estão errados na apresentação dos argumentos. Vêem?
146 Mas a verdade disto é que ambos: Pai, Filho e Espírito Santo são uma só Pessoa. [Espaço vazio na fita -- Ed.] . . . habitando em um tabernáculo de carne para tirar o pecado do mundo. Isto é exatamente correto, “Deus conosco.” Agora, portanto, quando Mateus 28:19. .
Perguntas sobre Hebreus 1
É isto, o irmão Branham não nega que Jesus teve um Pai, o que ele nega é que Deus e Cristo sejam dois seres, duas pessoas distintas. Então a verdade sobre essa doutrina é que Pai, Filho e Espírito Santo são uma só Pessoa. Vamos ler agora o ultimo parágrafo que eu achei em português onde o irmão Branham fala essa frase:
197 Alguém tem dito: “O irmão Branham é um unitário”. Não, senhor, não sou um unitário. Eu não creio que Jesus poderia ser seu próprio pai. Eu creio que Jesus teve um pai, e esse foi Deus. Porém Deus morou e habitou nesse corpo chamado Jesus, e Ele era Emanuel, Deus conosco. E creio que não há outro Deus aparte deste Deus. Ele é o Pai, Filho e Espírito Santo. E o Nome do Pai, Filho e Espírito Santo... Pai, o Senhor; Filho, Jesus; Espírito Santo, Logos, Espírito de Deus. Pai, Filho e Espírito Santo, o Senhor Jesus Cristo; esse é Ele. E Nele habitou corporalmente a plenitude da Divindade.
Pergunta e Resposta 9. Pregada em 28/06/59
Então nós vemos que de fato Jesus não foi Seu Próprio Pai, Ele teve um Pai e esse Pai foi o Espírito Santo, como diz em Mateus 1:18. Mas o Pai e o Filho não são dois seres distintos, duas pessoas distintas, mas apenas Um Ser, uma Pessoa. E o Filho não é eterno, pois um filho tem tem começo e fim, mas Jesus é sim o Deus eterno, Jeová mesmo, manifestado na carne.
As pessoas falam de Jesus ser o eterno Filho de Deus. Ora isso não é uma contradição? Quem já ouviu falar de um “filho” ser eterno? Filhos têm princípios, mas aquele que é eterno nunca teve principio. Ele foi o Deus eterno (Jeová) manifestado na carne.
A revelação de Jesus Cristo. Pagina 10.
Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Mateus 1:18
A Bíblia é clara em mostrar que em Jesus Cristo habitou toda a plenitude da Divindade, Ele nunca errou em sua vida, visto que Ele foi o próprio Deus encarnado e não somente um profeta, ainda que Ele haja sido um Profeta também, porém Ele foi mais do que um Profeta, Ele foi O Deus Profeta. O Profeta dos profetas. Ele nunca disse: Assim diz O Senhor, como os demais profetas disseram, pois Ele próprio é O Senhor. Jesus disse: Antes que Abraão fosse Eu Sou. Sabemos que Deus falou para Moisés dizer aos Judeus, que Ele era O Eu Sou. Portanto, o Jesus do Novo Testamento é o mesmo Jeová do Velho Testamento. Aos profetas veio A Palavra de Deus, mas Jesus foi A Própria Palavra de Deus. No principio era O Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus e O Verbo Se fez carne e habitou entre nós. São João 1:1, 14
97 Vocês já notaram na Bíblia, simplesmente pensando outro dia, quando um profeta fala, ele diz: “ASSIM DIZ O SENHOR.” Porém quando Jesus falou, Ele nunca disse isso. Ele disse: “Porém Eu que falo contigo.” Então O chamaram de um profeta. Ele era Emanuel. Nunca disse: “ASSIM DIZ O SENHOR,” Ele era o Senhor. “Eu quem falo contigo.”
Pastor do rebanho
De maneira que Ele não foi uma segunda Pessoa de uma suposta trindade ou dualidade. Pois o primeiro mandamento diz: Não tereis outros deuses diante de Mim (Êxodo 20:3). E em Isaias 43:10 também diz: Antes de Mim, nem um deus se formou e depois de Mim nenhum deus haverá. Você notou que A Bíblia sempre fala no singular ( De Mim) e não no plural ( De Nós) como se houvesse mais do que uma pessoa na Divindade? Portanto essa doutrina é totalmente inescriturística. E aqueles versículos que eles tomam para fundamentar a esse dogma, os quais são usados de uma forma totalmente desconectada dos demais versículos da Bíblia, sendo que se eles os juntarem ao resto da Escritura, eles perceberiam que os Mesmos se encaixam perfeitamente ao resto da Bíblia Sagrada. Pois a Escritura Sagrada é enfática em mostrar que há somente uma pessoa na Divindade. Em Mateus 1: 23 Está Escrito que Seu nome seria Emanuel, que traduzido é: Deus conosco. Portanto Ele foi o próprio Deus feito homem, O qual disse também: Quem vê a Mim vê ao Pai, como dizes tu, mostra-nos o Pai? (João 14: 9).
O Filho não foi uma pessoa distinta do Pai, porém É a mesma pessoa, o Mesmo Ser, só que em outra forma, a qual é a forma humana. É o próprio Deus Se manifestando no atributo de Filho. O Espírito Santo também, não é outra pessoa, mas é a Mesma Pessoa, porém em outra manifestação.
...A palavra grega ali, em morfe, quer dizer... Foi tirada do estágio de um ato, “aquela pessoa está mudando sua máscara para representar algum outro personagem.”.
E agora a palavra grega “en morfe” quer dizer que Ele mudou Sua máscara. E isso é o que Deus fez. É o mesmo Deus o tempo todo. Deus na forma do Pai, o-o Espírito, A Coluna de Fogo, o mesmo Deus Se fez carne e habitou entre nós: En morfe, Se apresentando assim Ele pôde ser visto. E agora, esse mesmo Deus é o Espírito Santo. Pai, Filho, Santo-não três deuses, três ofícios, três atos do único Deus. Quem é Este Melquisedeque? Par. 38- 40
É por isso que a doutrina da trindade ou dualidade é inescriturística, pois como podem três ou duas pessoas divinas formarem um só Deus? Se fossem três pessoas distintas ou duas, logicamente seriam três ou dois deuses, ou então a linguagem perdeu o seu sentido. Na verdade, as igrejas chamadas cristãs hoje, se afastaram do monoteísmo puro das Santas Escrituras e se tornaram pagãs, ou seja, politeísta, pois elas creem em três deuses, e se enganam a si mesmas dizendo que creem em somente um Deus. Seus lideres os enganam, dizendo que Deus é uno e trino ao mesmo tempo, sendo que isto é uma contradição escancarada, mas as pessoas estão tão cegas hoje, que ainda assim não conseguem ver o embuste. Pois como podem três pessoas formar a um só Deus? Esse é um engano do inimigo, ele quer vós afastar da Escritura e vós tornar pagãos. Pois fazendo assim ele sabe que te afastará de Deus, pois Deus é A Palavra. Deus já nos alertou que Satanás viria como anjo de luz para nos enganar, temos que ficar atentos as suas artimanhas.
Deus seria injusto em mandar outra pessoa para morrer por nós, visto que foi Ele mesmo quem pronunciou a lei: A alma que pecar, essa alma morrerá. A única forma justa de Deus salvar o homem seria Ele mesmo se tornar um parente do homem e morrer por ele, e foi isto mesmo que Ele fez. Tornou-se um Filho, um homem e deu a sua vida em resgate da Sua família.
Muitos anos atrás houve uma outra conferência, gostaria de falar dela só por um momento. Essa foi quanto à estação natalina na qual estamos entrando agora, se haveria um Natal, ou não. Mas houve uma conferência no céu, acerca do que seria este plano de redenção. E foi decidido por Deus, que Ele Se tornaria homem, que Ele desceria e tomaria Sua própria maldição sobre Si mesmo. Não seria justo Ele enviar um anjo. Não seria justo Ele enviar nenhuma outra pessoa. Mesmo que Ele tivesse um filho, não seria justo Ele enviar Seu filho.
Não seria justo eu fazer José sofrer pelas coisas que eu determinei em julgamento. Eu não seria justo ao fazê-lo. Se prescrevi meu julgamento, e quero redimi-lo, a única coisa que posso fazer é sofrer por isso, eu mesmo.
Aquele foi o sinal. Aquele foi o golpe mortal em satanás.
Agora meu irmão católico, e também muitos dos meus protestantes, não estou querendo feri-los. Mas quando você tenta fazer Jesus um Deus um pouco menor que Deus, fazer Dele um Deus menor, você corta o pé Dele, o traz um pouquinho mais baixo que a cabeça de Deus e o faz um Deus menor, você está tão errado. Conferência Com Deus. 106- 108
O Filho foi o próprio Deus na forma de homem, foi Deus Se condescendendo, Se humilhando, nascendo num amontoado de lixo, foi Deus chorando, foi Deus orando, foi Deus morrendo, mas foi Deus ressuscitando também. E agora esse Deus feito carne nunca mais morrerá, ele morreu uma só vez, para tirar os pecados de muitos e aparecerá a segunda vez sem pecado para aqueles que o aguardam para a salvação.
Então dizer que O Filho não é Deus, ou dizer que Ele é algo menos que Deus é uma heresia. O Filho de Deus foi o próprio Deus feito carne e não uma segunda ou terceira pessoa, Ele disse: Não temas; Eu Sou O Primeiro e o Último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno. Apocalipse 1:17,18.
Deus criou a si mesmo, ali em Belém, em uma forma humana. A Escritura é bem clara nisto, quando Ela diz que o Filho é Deus. Isaias 9:6 diz isto, João 1:1 também o diz e A primeira Epístola de São João 5:20 também é clara em afirmar isto. Portanto se O Filho não for o próprio Deus, então temos uma contradição nas Escrituras, pois há então dois deuses, você vê a incoerência desta doutrina? É um dogma totalmente inescriturístico.
Eles não conseguem olhar naquele pequeno Jesus da Galileia, tão só e humilhado e ver que aquele homem era Deus. O Eterno Deus. O véu de carne sempre cega às pessoas! Ele era um homem quando chorou no sepulcro de Lazaro, porém quando disse, Lazaro sai do sepulcro e Lazaro saiu, aquilo era mais do que um homem, aquilo era Deus! Quando Ele estava dormindo cansado no barquinho, aquilo era o homem dormindo, mas quando Ele levantou e disse, acalma-te mar e aquieta-te ventos e o mar e os ventos aquietaram-se, aquilo era mais do que um homem, aquilo era Deus!
Pois bem, podemos ver que Jesus é a Porta. Ele é a Porta das ovelhas. E observe que agora fala do abrir da Porta. O que é isto senão uma revelação Dele? E essa revelação está se abrindo para nos trazer força, iluminar a Palavra e glorificar Seu nome. Foi entre as duas últimas eras que a revelação da deidade de Jesus Cristo floresceu diante de nós. Sim, nós sabíamos que Ele era Deus. De que outra forma poderia ser nosso Salvador? Mas saber que Ele era o único Deus, ou Deus exclusivo, que Ele era o Alfa e o Omega, que este “Jesus era Senhor e Cristo”- fazendo-o Senhor Jesus Cristo, O Pai, O Filho e o Espírito Santo, todos uma pessoa- isso fora perdido desde as primeiras eras da Igreja, mas agora o estamos vendo novamente. A revelação de quem Ele era tinha voltado. Na verdade a divindade não é um Deus constituído de três pessoas com uma só personalidade, porque é preciso uma personalidade para constituir uma pessoa. Se há uma só personalidade, há apenas uma só pessoa. Porém os que crêem em três pessoas têm uma Divindade constituída de três deuses e são culpadas de quebrar o primeiro mandamento. A Era Da Igreja De Filadélfia. Pagina 275
É o véu humano que cega as pessoas, elas só conseguem ver o homem, O Profeta Jesus Cristo, porém as mesmas não conseguem ver que aquele homem, que aquele Profeta era O próprio Deus. O Jesus Cristo do Novo Testamento é o mesmo Jeová do Velho Testamento e não outra pessoa, mas a mesma pessoa. Quando Jesus nasceu em Belém, ali foi Deus nascendo. Deus já existia antes daquilo é claro. Porém, ali em Belém foi Deus nascendo na forma de homem, na forma de ser humano.
261- Não, meu querido, você não faça isto. Observe! Agora, você vê como isto é fácil para as pessoas? Quantos estavam aqui quando preguei esta mensagem? Eu disse que quando estive medindo a Nova Jerusalém, que estenderia aproximadamente desde Maine até Flórida, e 600 milhas ao Oeste do Mississipi; que isso seria 1.500 milhas quadradas. Eu disse que na MINHA OPINIãO a cidade estaria no mesmo solo onde o profeta Abraão buscou esta cidade, quando o mar já não for mais. A Bíblia diz que não haverá mais mar. 3/4 da terra está em águas. E Não haverá mais mar, portanto, não será uma Cidade muito grande colocada num lugar como esse. Creio que será colocada nesse lugarzinho no qual eles disputam tanto e onde Deus nasceu, ali em Belém. Creio que estará diretamente ao longo da Palestina, ali mesmo onde brotará a terra e será esse Monte.
Pergunta e Resposta número 2
A Bíblia é clara ao mostrar que o Filho aceitou adoração e não somente isto, mas o próprio Deus ao introduzir o Seu Filho primogênito no mundo, Ele mesmo ordenou aos anjos que o adorassem (Hebreus 1:6). Sendo que todos profetas, apóstolos e anjos sempre rejeitaram adorações, pois o primeiro mandamento é claro ao ordenar que somente uma pessoa deve ser adorada, O Criador, Elohim. Nisto vemos claramente que se Jesus não for o próprio Jeová, Elohim, então está havendo uma contradição na Bíblia. Mas a Bíblia é clara ao ensinar que Jesus é Emanuel, o próprio Deus conosco, que este Filho é o Pai da eternidade, O Príncipe da Paz, O Grande Eu Sou.
Mas então porque o irmão Branham ensinou que Jesus não foi seu próprio Pai? Isto é verdade, o irmão Branham ensinou isto mesmo, mas ele ensinou também que em Belém Deus juntou o cálcio, o potássio, a luz cósmica, o petóleo e criou a Si mesmo com estes materiais. Portanto fica claro que com esta expressão ele não está ensinando que O Pai, O Filho e o Espírito Santo são duas ou três pessoas distintas. E também quando o irmão Branham ensina que Deus não é um como o meu dedo, com esta expressão ele também não está se contradizendo e querendo dizer com esta frase que Pai, Filho e Espírito Santo sejam duas ou três pessoas distintas. O que acontece é que as pessoas usam de algumas frases isoladas do irmão Branham para tentar faze-lo ensinar doutrinas que ele sempre combateu na maioria de seus sermões. Como é o caso deste assunto nosso neste capítulo, pois sabemos através da Mensagem que o irmão Branham gastou a sua vida para mostrar que Jesus Cristo foi o próprio Deus, Elohim mesmo, a tal ponto que ele chegou a afirmar que se Jesus não foi Deus, então Ele foi o maior enganador que o mundo já conheceu:
76 Certa vez ouvi uma mulher, quando eu estava falando sobre Ele ser tão grande, ela disse: “Há uma coisa que eu tenho contra seu ensinamento, senhor Branham.” Eu disse: “Bem, obrigado, se você só tem uma coisa,” eu disse: “eu espero que Deus só encontre uma.” E ela disse: “Bem, você gaba muito a respeito de Jesus.” Eu disse: “Eu espero que esta seja a única coisa que haja contra mim.” E eu disse: “Eu não me gabo acerca Dele tanto quanto devia.” Ela disse: “Oh, sim, você faz isto.” Ela disse: “Você O faz divino.” Era uma mulher que não cria que Jesus era divino. Ela era da Ciência Cristã. E disse: “Você O faz divino, faz Dele Deus.” Eu disse: “Ou Ele é Deus, ou foi o MAIOR ENGANADOR que esse mundo já conheceu.” Eu disse, “Ele...” Disse: “Bem, eu posso provar pela sua Bíblia que Ele não era. Ele era apenas um profeta.”
Eu disse: “Ele era um profeta, verdadeiramente, mas Ele era Deus também.” Disse: “Ele era um homem, e Ele era mortal.”
Eu disse: “Isso também é verdade.” Ela disse: “No caminho indo ressuscitar Lázaro,” em São João capítulo 11, disse: “a Bíblia diz ‘Jesus chorou’”. Eu disse: “Isto é verdade.” Ela disse: “Bem, isto prova que Ele não poderia ser Divino e chorar.”
Chamando Jesus à cena